Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

Você já ouviu falar nos Pirarrãs?

Amanda, 19 Novembro 2007 - 12:25
O gerativismo é com toda certeza predominante entre os lingüístas da USP, sem contar o fato de que quem não concorda com a tal corrente não se atreveria a discordar com nomes como Esmeralda Negrão, professora que inclusive comentou na reportagem. Também é fato que os gerativistas não têm explicações para todas as perguntas que geram a própria teoria. E mais: quando alguém da FFLCH usar os termos "preconceito" ou "racismo", saiba que as significações para esses termos se definem em duas, que podem ser aplicadas aos dois, e são elas "eu não tenho uma boa réplica" ou "eu não gostei do que você falou". Na verdade, podem ser resumidas em uma: "não me contrarie!"
o observador, 17 Novembro 2007 - 22:50
Já tinha visto referências sobre os ¨pirahã¨, não dos ¨pirarrã¨.
Dario Stefanine Maximiliem Ivo Kovalski, 15 Novembro 2007 - 18:24
Imfelismente a reportagem da super se deteve au debate da linguistica,não se aprofundando em fatos mais imterresantes como a estrutura social dos pirarrãs,gostaria de sabr se existe antropologos estutando os pirarrãs, pois linguistas não são apetos a desvendar o misterio desta tribo.Sobre o Sr Chomski e sua teoria da recursividade la tem mais de uma ponta solta uma delas e os pirarrãs e a outra que poucos lembrão e a do memino que foi encomtrado em uma matilha de lobos na india(li sobre isto em um almamaque da revista selesoes intitulado grandes misterios da humanidade)ele jamais conseguio aprender a falar ou compreender a Deus ou qualquer sentimento abstrato pondo assim em cheque a teoria da recursevidade acredito que defensors de tal teorria teman os pirarrãs
Ramon, 14 Novembro 2007 - 21:19
Quero ver quem ai com suas línguas super sofisticadas como as nossas, entende uma palavra na "primitiva" língua desses índios...
Ulisses Dioneles Manaus-Am, 14 Novembro 2007 - 19:27
Moro no Amazonas e nunka ouvir falar dessa tribo indigena!!
Lúcio Moutinho, 11 Novembro 2007 - 18:17
Não conhecia estes indios. Mas acredito que já esta na hora do governo Brasileiro dar um fim nesta organização internacional de pregadores como o sr. Everett. Que en-trtram no Brasil para converter os Indios. Este estrangei ro não esta respeitando os costumes do Brasileiro. Teria outro resultado trabalhar junto as favelas do Rio de Ja- neiro, nos presidios, ou então ir para Angola, Luanda e outros Paises carentes . Indio não tem que Engolir a Religião dos brancos.
didier santana, 09 Novembro 2007 - 10:54
jamais tinha ouvido falar dos pirarrãs,até o dia em que li e materia da Super, e fiquei impressionado,principalmente,com o fato deles naum padronizarem cores,numeros ,ficção.. com total certeza eles devem ter uma visão de relidade totalment diferente de qualquer outra sociedade... gostaria de uma materia comentando esse fato . De como eles vêem o mundo. gostei muito da materia parabens!!!!!!!
Parllon da Cruz de Mendonça, 08 Novembro 2007 - 11:32
Nunca tinha ouvido falar desses índios, mas fiquei de boca aberta com a reportagem. Pra min cada povo tem sua cultura e não cabe a nós tentar mudar isso, se eles falam coisas que a gente não entende cabe a nós respeitamos isso, afinal se nós não fizermos seremos preconceituosos. E pra min esse tal de Everett é um ignorante que não sabe ver a beleza nas coisas mais simples, como contar 1,2 e bastante, e se ele fosse mais inteligente não teria perdido 30 anos de sua vida chateando os índios, se eu fosse um deles contaria até dois e acho que seria o bastante pra perder a paciência, pois esse cara deve dar uma dor de cabeça pra qualquer um, fala sério!Deixa-os em paz!Por isso que o mundo vive em conflito, ta todo mundo querendo meter a cara onde não é chamado. Te mais!
Ana Letícia, 07 Novembro 2007 - 23:08
Eu queria ler o comentário da galera... q sem graça isso.
Ana Letícia, 07 Novembro 2007 - 23:08
Eu queria ler o comentário da galera... q sem graça isso.
Bruna Stievano - graduanda de Letras - UEL, 04 Novembro 2007 - 22:18
Se os pirarrãs realmente não possuem recursividade em sua língua, então eles estão mesmo desafiando a teoria de Chomsky e ainda de outros linguistas e estudiosos gerativistas. Não tem nada a ver com capacidade intelectual, mas acho que é a primeira vez que é encontrado um povo sem a naturalidade de falar do passado, imaginar coisas, fazer abstrações. Nunca tinha ouvido falar de nenhuma língua sem recursividade, nem dos índios pirarrãs. Super interessante!
Fco Haroldo Lima, 02 Novembro 2007 - 21:57
Um povo indígena Brasileiro, encontrado nas selvas Amazônicas.
ezequiel athayde, 02 Novembro 2007 - 10:24
a superinteressante, como sempre, trazendo assuntos de ponta no conhecimento humano. Isso não é um elogio gratuito. Sobre o debate que se travou, um tanto artificial, por se querer dogmatizar teorias como a de Chomsky, na realidade, uma versão sofisticada da origem convencional da linguagem. O que Everett descobriu é uma lingua das mais primitivas contendo apenas 8 consonantes e 3 vogais. É claro que é uma prova viva da evolução da linguagem, com o surgimento e desenvolvimento de consoantes e vogais até à linguagem de hoje. E é claro que a sintaxe também evolui juntamente com as palavras limitadas a tais consoantes. Não foram dadas desde a origem todas as consoantes e linguagem. Em um livro de minha autoria, The Prehistoric Origin of Language, A origen pré-historica da Linguagem, publicado em 1991, e que como vários outros trabalhos meus, se encontram totalmente excluidos do conhecimento humano, apresentei uma teoria da evolução da linguagem humana, que vem totalmente comprovada pela descoberta da lingua dos Pirarrãs. Somente por isso essa tribo represente um dos maiores tesouros para humanidade e que deve ser preservada com o maior cuidado, principalmente sua lingua, o que devemos agradecer a Everett. abraços. ezequiel
Ogro, 30 Outubro 2007 - 10:47
Sim, sei!
Júlia Paes Leme, 29 Outubro 2007 - 22:55
Isso é nome de alienígena ou alguma raça mutante super desenvolvida? Parece até coisa de filme de ficsão científica!?
Clauden W. Martins, 27 Outubro 2007 - 14:13
Não seria uma tribo indígena brasileira do Amazonas com a linguagem "Mura" da mesma origem do nome "Mura-pirahã e Pirahã " com população estimada em 360 indivíduos? É o que diz a wikipedia.
Allan da Silva Passos, 26 Outubro 2007 - 14:37
Nunca.É algum movimento político?Grupo radical ou algo do tipo?
Allan da Silva Passos, 26 Outubro 2007 - 14:30
Nunca.É algum movimento político?Grupo radical ou algo do tipo?
Publicidade

Superinteressante

[1987 - 2009] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.