Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

O que você achou da história do jornalista que passou um ano inteiro seguindo as leis bíblicas?

Alexandre Tadashi Takakuwa, 03 Janeiro 2008 - 00:50
Um ano só é pouco , devemos entregar nossas vidas aos cuidados de Deus , pois a Sua Santa lei nos guarda de todo mal ... www.bloggospel.criarumblog.com/ Shazan ... acesse rapidinho !
IVANILDO VASCONCELOS, 31 Dezembro 2007 - 21:39
A Palavra de Deus(biblia sagrada)nos diz 'que o mundo jaz no maligno' I jo.5.19. E incrivel como ha tantas pessoas de cosmovisao naturalista,que pensam so nest vida, e se dizem crer em Deus.nao ha como crer em Deus se nao crer na sua palavra.ate mesmo as tjs(russelitas)que seguem os preceitos da torre de vigia que tambem seguem a doutrina de Ario(325dc.)sabem que existe um Deus que fez o ceu a terra e tudo que nela ha.Mas sabemos que JESUS esta voltando e sua palavra se cumpre a cada dia.MARANATHA!!!
Dud´S, 26 Dezembro 2007 - 21:29
Além demostrar que as pessoas que dizem que seguem tudo que a bíblia prega são mentirosas,mostra que nem tudo que a bíbla prega é certo(como ter um escravo por exemplo).Definitivamente Super Interessante.
Fábio, 15 Dezembro 2007 - 16:04
Isso só prova,que se ah uma religião que segue a Biblia,essa é as Testemunhas de Jeová. E se a Biblia for a verdade como tudo indica,elas estão no caminho certo
Douglas, 13 Dezembro 2007 - 23:59
Lendo uns 20 comentários vc já percebe a opinião do povo. les não estão lembrando que essas leis um dia já foram leis do estado. Só acham que ele foi um homem que queria fama e fortuna (embora fosse algo que ele quisesse, e quem não quer?, como diz a Bíblia: Que alguém atire a primeira pedra). Gostei da matéria, e cheguei a uma conclusão (embora eu já tivesse essa opinião agora eu tenho mais um argumento para defende-la): Sorte que existe o Secularismo... embora o Brasil infelizmente ainda seja uma nação muito religiosa.
Rhyna Victor, 11 Dezembro 2007 - 12:46
Sinceramente achei muito engraçado essa história do jornalista querer viver um ano "biblicamente". Acredito no que ele disse que todos nós interpretamos e seguimos os mandamentos a nosso modo, mais também achei meio difícil ele ter conseguido "sobreviver" um ano assim.
Eduardo, 07 Dezembro 2007 - 15:33
É inacreditável dar espaço a uma matéria tão sem propósito como essa, a única explicaçao para um jornalista se sujeitar a viver desta forma é apenas aparecer. Profissionais incompetentes inventam situações ridículas para seus 15 minutos de fama.
Carlos, 05 Dezembro 2007 - 13:47
Quando fiz um comentário em 05 de Novembro às 13hs25, realmente não me atentei ao erro, pois quis somente expor o que achei do reporter, portanto existem pessoas preocupadas com a vida alheia, ou seja não comentou e se preocupou com a opinião de quem estava comentando logo abaixo, isso realmente é ilário. O comentário foi dirigido a pessoa errada, vc esqueceu o reporter, e se preocupou comigo. Foi mal hein professorinha do dia 05/11/2007 13hs56.
Alessandra Estevão, 04 Dezembro 2007 - 11:53
Na minha opinião o mais importante são as pessoas terem uma conduta ética.Não importa se a pessoa é evangélica,católica,espírita,budista,protestante,testemunha de Jeová, israelita,umbandista,agnóstica...Não importa se a pessoa acredita ou não na bíblia( A maior parte da população do planeta Terra não leva em conta a bíblia).O que importa é procurarmos ser éticos,respeitar o espaço de cada Um, respeitar a opinião de cada Um,procurarmos viver em paz e harmonia uns com os outros."Agora,estas três virtudes:a fé, a esperança e a caridade,permanecem;mas,entre elas, a mais excelente é a caridade"São Paulo, 1 Epístola aos Coríntios,cap.XIII, v.7-13. Então vamos ser caridosos uns com os outros independente de nossas opiniões ou credos.
Fernanda Andreazzi, 03 Dezembro 2007 - 19:04
A matéria não acrescenta nada, mas eu adorei! :P Que coragem teve esse cara, não?
André Sherring, PA, 03 Dezembro 2007 - 12:09
Coitada desta jornalista, ela não conhece a Palavra do SENHOR e o que "OBEDIÊNCIA de FÉ". Apóstolo Paulo em Tiago 1:10, afirma: "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos". Ela não entende que os cristãos VERDADEIROS renascido do ESPÍRITO do SENHOR, vivem pela FÉ (obediência de amor) não é perfeição moral, mais submissos a JESUS, guiados pelo ESPÍRITO, com corações contritos (arrependidos por suas faltas), enfim, um verdadeiro cristão separado por DEUS (santos). Neste mundo pecaminoso é um santo que luta diariamente contra o pecado e no final do dia, avalia diante DEUS, como foi seu dia. O pecador irregenerado peca e acha normal. Exemplo: vive na fornicação (transando com sua namorada) e acha isso normal. O crente quando cai neste pecado, fica triste até se arrepender e abandonar. O pecador irregenerado, zomba de DEUS, vive na corrupção e acha normal. O crente, pode até cair, mas vai se arrepender, por que os filhos de DEUS sofrem disciplinas com amor do nosso SENHOR: "Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." (Hebreus 12 : 8). Amém!
Bianca, 03 Dezembro 2007 - 10:31
Penso que ser ateu, agnostico, etc., virou moda. Para ser considerado inteligente, nao se pode acreditar em Deus. Graças a Deus pelos cientistas criacionistas, ateus ou cristaos, que estao fazendo um contraponto a Teoria (teoria e nao Lei) da Evoluçao descrita quase que em prosa e verso por essa publicaçao. Para mim, sinceramente, a evoluçao parece algo tao fantastico e "milagroso" quanto a Criaçao. E que nem pode ainda ser provada! Big Bang? Para mim acreditar nisso e como acreditar em fadas, duendes e Papai Noel. Assumo que nem li a reportagem sobre o sujeito que passou um ano tentando "viver" como na Biblia. Pura perda de tempo, dele, dos seus editores, publicadores, e seria para mim tambem caso a lesse. Viver a Biblia e para a vida inteira. A Biblia e seus mandamentos se resumem num so como disse o Mestre Jesus: "Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao proximo como a Ti mesmo." E nao se trata de amor da boca para fora (assim como "amamos sorvete ou chocolate") e sim um compromisso de amor, baseado em atitudes. Cristao autentico foi e sempre sera atacado e perseguido, porque a mensagem de Cristo incomoda, poe o dedo na ferida. Paz de Cristo a todos.
Bruno Henrique / Olinda - PE, 30 Novembro 2007 - 22:31
Adorei a matéria. Muito bem bolada e engraçada a idéia. Realmente nenhum cristão no mundo (ou mesmo ele, agnóstico, ou ateu) consegue seguir, ao pé-da-letra, todos os ensinamentos do antigo testamento. Agora é bom frisar, que muito do que tem no Antigo Testamento, seja costumes, leis, etc., se refere a ensinamentos divinos para aquela época, e que se aplicava especificamente àquele povo, àquela cultura. Não quer dizer q vc deve seguir do mesmo jeito hj em dia, somente por estar na Bíblia. Além disso, muitas dessas leis foram alteradas com a vinda de Jesus Cristo, passando da Era da Lei de Talião, pra lei da Graça de Cristo. O grande exemplo é que a própria revista cita, o do adultério. No antigo testamento a punição é o apedrejamento, mas no novo testamento Maria Madalena, uma adúltera, foi perdoada pelo próprio Cristo, deixando apenas o conselho pra ela não cometer novamente a mesma infração. Então deixemos bem claro q a lei se aplica àquela cultura, e o q se aproveita são os princípios. Abraços
Kiu_,_Gadias, 26 Novembro 2007 - 10:40
legal a reportagem.. mas eu esperava mais...achei que seria mais interessante... gostei mesmo quando falou que nem dá pra seguir completamente porque cada um faz a sua interpretação, alguma coisa assim...
Luís Fernando, Sapiranga,RS, 25 Novembro 2007 - 14:45
Como diz o ditado popular: religião, futebol e política não se discute, mas cá entre nós, quem não faz uma delas que atire a primeira pedra. Se posicionar sobre qualquer assunto é algo inerente ao ser humano (até o não faze-lo, já é faze-lo). Se a política e o futebol são áreas polêmicas multiplique por milhares de vezes e veja o que resultará a religiosa/espiritual. Mas se por um lado isso assusta e desafia, por outro é reconfortante constatar que tudo que bom e importante tem seu preço. Você encontra tesouros por aí, em qualquer esquina? Jesus mesmo disse aos seus discipulos que não era correto dar "pérolas aos posrcos Mateus 7.6". Gente, não precisa ser nenhum PHD em Teologia para entender a mensagem bíblica e os ensinamentos de Cristo, basta sinceridade e vontade, requisitos esses que muitos não possuem e nem querem, aí ficam inventando toda sorte de desculpas para tentarem desacreditar a veracidade da mensgem de Deus. Querendo ou não a Bíblia está se cumprindo pois foi o Filho de deus quem afirmou: "passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão Mateus 13.31".
Wladson Nobre, 24 Novembro 2007 - 16:25
Infelizmente os líderes religiosos do ocidente deturparam as mensagens de paz e amor em repressão e ódio. A sociedade apenas refletiu o domínio e a hipocrisia a que foi imposta por tanto tempo, enquanto a Santa Igreja Católica afunda em escândalos sexuais dos padres, muitas vezes envolvendo processos por pedofilia. Parece que esse sistema de hipocrisia só funciona a eles, que pagam pra se livrar de suas acusações. Precisamos fingir o que não somos pra ser felizes?
Ernandes (Cataguases-MG), 23 Novembro 2007 - 15:32
Temos que entender que a biblia é um livro como outro qualquer. Queria ver ele viver como viveram os plebeus na idade media perseguidos pela igreja, ou como viver num campo de concentração nazista que indiretamente teve o aval dos catolicos.
Janaina F., 22 Novembro 2007 - 18:52
Adorei a reortagem, foi muitissimo engraçada, ao meu ponto de vista a reportagem não ofende nem defende à nenhuma religião, nem cristãos nem ateus... Simples, relatou um jornalista que levou todas as leis ao pé da risca, por um ano, somente. É inviável a todos cumpri-las? com certeza... Cada religião, cada grupo cristão ou não segue as leis que quiserem, entendo isso por DOUTRINA, cada igreja tem a sua doutrina, que é estabelecida por convenção. Por exemplo: na Igreja Evangélica Assembléia de Deus, convencionou-se que, calças eram vestes de homens, e saias vestes de mulheres, e ponto. Ai, você pode ir de como "quiser", até Deus falar ao teu coração... Na época em que a biblía foi escrita, usavan-se túnicas, e ai como radicalizar e estabelecer o que é certo ou errado se agora existe calças? que problema ... que nada, simples, alguem de titulação na igreja resolveu pegar dois extremos (saias e calças), disse que foi Deus que o inspirou,(talves seja verdade, não estou dizendo que não..), e pronto convencionou a saias parar mulheres, calças para homens, porque trexos da bíblia dizem que tem que haver descencia e distinção entre homens e mulhres (Em Deuteronômio 22:5, Deus disse: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais cousas é abominável ao Senhor, teu Deus." ). ?Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)?. 1 Tm 2:9,10 Saias são mais descentes que calças? o que mostra mais as ou menos? pois é... tudo depende muito da tradução, e de quem traduz. Outra tradução deste trecho de Timóteo é assim:"Quero também que as mulheres sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que elas se enfeitem, mas não com penteados complicados, nem com jóias de ouro ou de pérolas, nem com roupas caras! Que se enfeitem com boas ações, como devem fazer as mulheres que dizem que são dedicadas a Deus!" 1 Tm 2:9,10 Então... o jornalista americano, apenas seguiu estas "leis", sem serem interpretadas,nem adaptadas (rsrs), nem doutrinadas,e ainda cita vários exemplos de algumas religiões que seguem estas leis ("algumas"). uma verdade é certa cada um segue o rumo religioso que quiser.. ou seja a doutrina que quiser, a que melhor lhe convier.
Diego Bigliani Solamito, 22 Novembro 2007 - 17:00
Uma analogia é uma generalização feita por meio de uma analogia. Não há como concretizá-la. Ou melhor há, mas ao mesmo tempo em que se é injusto. É como querer dizer que, os ditos populares são leis. "Casa de ferreiro espeto de pau" é algo que ocorre, mas não é uma lei! Querer fazer da Bíblia uma verdade absoluta é querer que um livro de auto-ajuda reja a vida de todos. Um livro de auto-ajuda pode ter mensagens boas, mas não uma verdade que se aplica a todos.
sherazad, 21 Novembro 2007 - 21:16
oi ,estou muito feliz por me pronunciar a vcs hoje ,ja tem uns meses que sou assinante.Adorei a materia (como todas de todos os meses)leio tudo da primeira capa a ultima.fiquei pensando na pobre mulher dele com toda essa cituação ,mais valeu a pena foi muito divertido!!!vcs estão de parabens.shay.
Jaqueline L. M. Martinez, 21 Novembro 2007 - 18:43
ALOOOOO é tao simples... apesar q pode ser isso q faça ser tao complicado! Enfim! Jesus era muito mas muito inteligente e superior e a populaçao da época em q se passa as histórias da biblia. e tudo, digo TUDO, o q ele ensinava e falava era metaforicamente! Quando disse q somos irmao, q todos somos filhos de Deus. Ele falava do Big-Bang! Realmente somos todos irmaos, viemos da msm matéria!!! Viver a biblia ao pé da letra é complicado pq antes vc tem q saber "traduzir" as metaforas de jesus, e outra sao épocas diferentes, com modos, cituaçoes e tradiçoes diferente! do modo q o cara fez realmente se torna bem engraçado , pq de certa forma ele o fez assim. Mas é uma coisa muito mais complicada do q o feito. quem sabe alguem um dia n "traduz" realmente a biblia!?!?!? tenho certeza q o mundo seria bem melhor se seguissemos os 10 mandamentos mas , claro, interpretados corretamente.
Diego Bigliani Solamito, 21 Novembro 2007 - 17:14
É impressionante como o fanatismo dos religiosos pela Bíblia é capaz de cegá-los frente a FATOS!! Como negar que a Bíblia prega antiquismo??? A Bíblia é no máximo uma metáfora. Não nego que ela é linda. Mas como qualquer outro livro, ela é apenas uma visão de quem a escreveu, nunca uma verdade absoluta! Viva a Super!
jamile silva pereira, 21 Novembro 2007 - 13:25
Viver biblicamente não é difícil se observar e viver sob as leis, aceitando o que Jesus mudou vive-se biblicamente. Jesus veio para transformar e explicar muito do Velho Testamento. A tarefa torna-se mais fácil se tiver fé verdadeira e aceitar viver como Deus manda, assim nada é difícil ou impossível.
Ana Maria, 20 Novembro 2007 - 18:41
Infelizmente a falta de conhecimento bíblico leva as pessoas a cometerem todo tipo de erro, é o que vemos nessa reportagem. Jesus disse que passarão os céus e a terra mas a Palavra não passará. Todo olho verá e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. Esse conhecimento é adquirido pela leitura da Bíblia Sagrada. As pessoas tentam invalidar a Palavra de Deus, entretanto, só conseguirão atingir àqueles que não têm fé e que querem viver independentes de Deus. Mas um dia encontrar-se-ão com Ele e saberão que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus. Esse cidadão deveria ter procurado um cristão para ensiná-lo um pouco sobre as cartas do apóstolo Paulo, para que pudesse entender que não estamos na antiga aliança, debaixo da lei e sim no tempo da graça.
Viiviane, 20 Novembro 2007 - 11:29
Eu fiquei surpresa com tanta , com o perdão da palavra, babaquice junta em uma reportagem. Qualquer pessoa que tenha conhecimento bíblico sabe que muitas coisas que foram escritas para o povo de Israel eram regras de boa convivência em sociedade e para discipliná-los, uma vez que estavam, vamos assim dizer manchados, pela cultura do Egito. Este jornalista realmente tem razão viver segundo a ótica limitada dele de bíblia é impossível, agora para aqueles que têm a revelação do Espírito Santo, que sabe o que é viver em Cristo, não é somente seguir normas e sim um estilo de vida as coisas podem seguir por outro caminho bem mais amplo que andar por New York achando que é um pastor de ovelhas. Fico indignada com este tipo de reportagem, sei que cada um tem direito a se expressar, mas escrever bobeira e acreditar que é verdade. Perdão a reportagem é fraca em não acrescenta em nada.
Tio guel, 20 Novembro 2007 - 10:42
Ai vai a opinião de um ESPÍRITA: leia e estude KARDEC. depois escreva de novo. boa sorte
Tio guel, 20 Novembro 2007 - 10:42
Ai vai a opinião de um ESPÍRITA: leia e estude KARDEC. depois escreva de novo. boa sorte
RODRIGO, 19 Novembro 2007 - 00:42
Essa reportagem só nos mostra como muitas pessoas estão cegas às coisas mais simples, como tentar fazer a vontade daquele que criou e sabe a melhor forma de conduzirmos nossas vidas!
erica moreira-sp, 18 Novembro 2007 - 02:20
Apesar de leitora a muitos anos, pela primeira vez envio um comentário.Venho em defesa do pessoal da super que deve ficar de cabelos em pé quando confere a opinião dos leitores.É certo que esse espaço é aberto para que todos possam dar sua opinião, concordando com o conteúdo das matérias ou não, mas acredito que as vezes o pessoal exagera.Quando a revista traz matérias sobre religião, como esta que enfoca as leis bíblicas ou a umbanda, assunto do mês passado, parece que as pessoas se esquecem do objetivo da revista de informar e levam as coisas a ferro e fogo.Ao que me parece, alguns levam a coisa pro lado pessoal e se sentem até ofendidas.Enfim, posso até não concordar com algo que leio, mas respeito a idéia e agradeço a super por todos os meses fazer com que eu reveja meu modo de ver as coisas.Continuem com as matérias polêmicas,apesar de não conseguirem agradar a todos.
Diego Pio - SBO/SP, 17 Novembro 2007 - 23:56
Achei muito boa a idéia do cara em levar principios bíblicos ao pé da letra, me feiz ver com muito mais clareza q a bíblia nos passa um padrão de conduta q precisa ser contextualizado, analizado conforme a cultura e tempo do povo à q foi direcionado... porém, isso naum me fez desacreditar dela (bíblia), digo no sentido de dar menos crédito, creio q todo o seu conteúdo é, já foi, ou será útil pra alguém... no sentido de melhorar social, emocional, espiritual ou financeiramente (hehe), porque naum ???
Virgínia Albulquerque, 17 Novembro 2007 - 22:10
Achei interessante(e engraçada) a experiência.Fiquei surpreendida quando li que "deve-se tratar bem os escravos".No nosso tempo, como isso seria possível, se nós abolimos a escravidão.E não aparar a barba? Hoje em dia, não poderemos seguir a Bíblia, por ser bastante difícil conciliar todas as exigências que a mesma faz com o dia-a-dia.
Tiago Lessas, 16 Novembro 2007 - 19:34
Eu sou testemunha de Jeová e achei a experiência do jornalista totalmente descontextualizada, esteriotipada, comexageradas interpretações de certos fatos. mas o que me entristeceu nesta reportagem (e eu gosto bastante da matérias da Super) foi vocês terem resumido a observação do sangue a um único texto, pior, uma frase! A questão sangue é algo que percorre toda a Bíblia. Os primeiros também a obsevavam, muito embora a lei mosáica para eles já não valesse mais. Eles sabiam que era mais que uma lei. Era um princípio. Sabiam que para Jeová sangue é alma (vida) e que não deve ser usado (Gênesis 9:4,5). A observação do sangue não se resume a um texto isolado, nem é uma prática alienada e fanática. Procuramos agradar a Jeová Deus, reconhecendo que Ele sabe o que é malhor para nós. Não queremos morrer nem matar nossos filhos. Somos pessoas que amamos vida e queremos viver. Nossa inflexibilidade nesserespeito mstra que procuramos melhor tratamento de saúde que desagrade a Jeová. Muito por nossa causa medicina tem progredido e criado alternativas às transfusões. O sangue não garante nenhuma proteção. Nem o Papa escapou de conteagiar uma doença. Só acho que deveriam ter um pouco de mais critério da próxima vez, e se certificar do que está dizendo. Valeu pelo espaço!!!!! Alguns textos bíblicos relacinados: Levítico 17:14; 19:26; Deuteronômio 12:16, 23-26; Atos 15:28,29; 21:25.
Erika, São Carlos-SP, 16 Novembro 2007 - 16:43
Todo aquele que lê as escrituras e tem seu coração aberto, entende-as. Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Raabe foi uma mulher que traçou sua história no antigo testamento e foi lembrada em Tiago. Quem tiver ouvidos que ouçam, quem tem olhos que vejam. Tantas pessoas serem curadas, libertas, salvas. O que nós não sabemos é como isso acontecem, pois somos hipocritas e agimos pela razão. Porque o autor não pensou em viver como Jesus, expulsando demonios, curando enfermos entre outros milagres que Jesus realizou..... Jó homem íntegro disse, conhecia o Senhor por ouvir falar..... Jesus advertiu-nos: Geração incrédula até quando estarei no meio de vós. Arrependei vos dos vossos pecados, sedes batizados nas águas assim como Jesus ensinou e sereis salvos... Este é meu recado a todas as pessoas que lê minha mensagem, pois já possuem a promessa que Deus fez a Abraão. Paz do Senhor Jesus.
simone soledade 16 nov 2007, 16 Novembro 2007 - 16:10
A biblia vem sendo "atacada" desde muito tempo...porem nunca foi destruida. Ainda será atacada, mas tambem, eu digo com toda certeza, tambem nao vai ser destruida. Ninguem(aqui na terra) realmente é capaz de seguir a biblia, pois eu consideraria santo, e santo mesmo só Deus! Mas "tentar" seguir a palavra de Deus de todo coraçao, com a amor e compreesao, talvez seria possivel, mas ainda naum seria seguida completamente, ela é um livro bastante complexo e diria até dificil de entender. Pecados todos nós cometemos e vamos continuar a cometer, mas foi por isso que Jesus morreu, e a Sua misericordia se renova a cada dia! Se nao fosse por isso, talvez nem estaria escrevendo agora! pois o salario do pecado é a morte!É triste saber que ainda existem pessoas que nao acreditam em um Ser Superior que tudo pode fazer... "Nao atrapalhem a açao do Espirito Santo, nao desprezem as profecias, examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal!" I tessalonicenses 5:19-22
Marcelo Edson Ferreira, 15 Novembro 2007 - 17:17
Sou estudante de engenharia elétrica, e nem mesmo no meu meio acadêmico eu li algum texto com tamanha ignorância. Geralmente participo de discussões a respeito da veracidade dos relatos bíblicos a luz da ciência, mas nunca lí uma interpretação tão absurda de alguém que demonstra total desconhecimento de causa. De minha parte resta o repúdia a esta revista que eu considerava de alto nível, repito, considerava, pois não considero mais. Se vocês querem analisar a Bíblia e levantar discussões sobre isso serão bem vindos ao meio acadêmico da teologia bíblica, mas permitirem que alguém analise textos sacrados e históricos sem nenhum conhecimento teológico é no mínimo querer virar uma revista sensacionalista que só quer vender exemplar, e disso o Brasil tá cheio. Sinto muito por vocês.
Whendly José Alves - Anapolis/Goiás, 15 Novembro 2007 - 13:12
Vergonhosa e tendenciosa esta reportagem!!! É uma pena que uma editora tão pequena diante do Cristianismo que é apresentado pela Bíblia e que já passa dos 2mil anos contra apenas 100 da editora. Vcs são pequenos demais para questionar a Bíblia. Pra começar da vendagem da Bíblia!!! Ficam mais pequenos ainda....! Será que é despeito? Nunca na história da humanidade nenhuma editora consegui´ra fazer um livro que tenha tanto sucesso de vendagem!! Nenhuma religião,seita,filosofia,ciência. Nada se compara a palavra do Deus vivo!!!! E qto ao Sr. Marcos Nogueira, procure ler a Bíblia na sua integra, separando fatos poéticos, históricos,de tempo e de teologia exegética. Fiq na paz.
Saulo Machado, 14 Novembro 2007 - 22:42
Ocultaste aos sabios e entendidos mas revelastes aos humildes de coração...
Bulukka, 14 Novembro 2007 - 18:48
Achei muito INTERESSANTE a matéria, porque hoje em dia, a Bíblia para muitos, está fora de moda. Eu achava que entedia bem a Bíblia mas as curiosidades apresentadas, na matéria tipo, Vestir roupas brancas, deixar de cortar o cabelo eram coisas normais para nós. Tive que fazer uma pesquisa a respeito para entender melhor (e não é EXATAMENTE) como pensava o jornalista e colocou realmente na prática). Mais interessante da matéria foi mostrar grupos religiosos que fazem Exatamente o que a Bíblia diz, como no caso das Testemunhas de Jeová. Continuem sempre a publicarem matérias desse tipo.
Sophia Laignier, 14 Novembro 2007 - 12:27
Primeiro deveria avaliar o porque desses mandamentos. Levar em conta que eram para pessoas que viviam no deserto, por isso aparar a barba e o cabelo era proibido, evitava queimaduras. E se viviam no deserto, então obviamente havia pouca água, por isso as mulheres menstruadas estavam sujas. Lembre-se que o absorvente não veio junto com a terra. Acho que foram seguidos de forma ridicula, para ridcularizar igualmente a bíblia. Ateu, agnostico, não importa, se querem mostrar que a biblia é ridicula, que seja feito de um modo correto.
ANDERSON MEDEIROS, 14 Novembro 2007 - 10:08
Quero apenas critoicar o comentário do Marcelo de Macedo, ele menciona não acreditar na Biblia, falando de pessoas que andam com ela de baixo do braço querendo ser moralistas, dizendo que as tais nem sabem as origens. Me desculpe Marcelo mas vc me parece um tanto quanto ignorante, como pode um ateu, dizer que é ateu graças a Deus, por este motivo isso mostra que vc mesmo não sabe oque quer dizer ateu. Se o mencionado Marcelo não sabe a designação de uma unica palavra, e detale palavra que da designação para o que ele diz ser. Como pode tal pessoa QUERER FALAR DE UM LIVRO TÃO COMPLEXO QUANTO A BIBLIA.
Benicio, 13 Novembro 2007 - 21:40
Não é de estranhar que alguém tantasse fazer o que o tal Jacobs fez. Outra coisa estranha foi a Super não ter mencionado os meses que o jornalista viveu de acordo com o novo testamento. E finalmente, eu pergunto: Será que alguém leu o que Jesus disse: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e tua alma, e ao teu próximo como a ti mesmo. Destes mandamentos dependem toda a lei e os profetas." Não existe viver literalmente a bíblia, mas existe viver os ensinamentos Bíblicos de acordo com esses dois mandamentos. O problema das pessoas que não enxergam a Bíblia como um manual de vida e prática, é a não aceitação de preceitos que são hoje encarados como ultrapassados. Uma pergunta: porque será que o jornalista não viveu de acordo com os propósitos bíblicos: ADORAÇÃO (Amar ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas), COMUNHÃO, MISSÕES (Anunciar o amor de Deus às pessoas que se manifestou em Jesus Cristo), DISCIPULADO (Ensinar os preceitos e ensinamentos Bíblicos em amor), MINISTÉRIO (a igreja de Cristo não é um nome (Católica, presbiteriana, batista...), não são costumes, não são ideologias, e muito menos utopia, mas é um organismo tal como um corpo, onde todos os seus membros servem uns aos outros, e não a si mesmos. Assim, Ministério é servirmos uns aos outros em amor, e não em escravidão.). Creio que o objetivo do jornalista tenha sido o de criar um julgamento na mente das pessoas de que a Bíblia é um livro fracassado e distante da realidade. Sou contra o fundamentalismo, mas sou também contra qualquer pensamento que tente destruir os preceitos de Deus, que certamente não são os descritos por Jacobs. Não existe livro nenhum no mundo que tenha levando tantas pessoas a serem transformadas pelo poder do evangelho do que a Bíblia. Talvez uma pergunta interessante para a SUPER: Que livro levou mais pessoas a se sentirem confortadas, transformadas, encorajadas, esperançosas, felizes... e etc????? A resposta eu já sei.
Marina, 13 Novembro 2007 - 09:35
Em toda a reportagem só foi citado os nove meses que ele passou seguindo o velho testamento, em nenhum momento narrou-se os três meses que ele dedicou aos ensinamentos de Cristo.
Cinthia Naianne, 12 Novembro 2007 - 22:11
Gostei da matéria porque mostra q não dá para viver ao pé da letra tudo o q diz na bíblia, e viver assim é a mesma coisa de não viver, você pode fazer tudo mas não pode fazer nada.
Marcelo Saretta, 11 Novembro 2007 - 19:01
Primeiro ..atitudes devem ser avaliadas com suas intenções. ex.: dar um prato de comida a um pobre por amor ao próximo é completamente diferente de dar um prato de comida a um pobre em troca de voto ou para se exibir a alguém....a atidude foi a mesma a intenção não... (procurem no google a parábula do fariseu e do publicano..) Partindo dessa preemissa é impossível ele ter seguido a Bíblia...
Patrícia, 11 Novembro 2007 - 18:00
Isso prova que a Bíblia foi escrita para uma época e manipulada para manter a Igreja no poder, como algo incontestável. Apesar dessa falta de bom-senso aos leitores da Bíblia, é ponto positivo ela ter tantos seguidores assim, pois o mundo poderia ser um caos ainda maior sem algo influente para ditar algumas regras. O que ele fez mostra como as religiões radicais são contraditórias e realmente escolhem o que seguir e o que deixar de lado, como se não houvesse uma fé verdadeira e sadia. Assim como o mundo se transforma, as religiões deveriam se adaptar ao presente, e não permanecerem repetindo mandamentos como robôs que recebem ordens sem entendê-las. "Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos." - Galileu Galilei
Alessandra São Paulo, 11 Novembro 2007 - 16:43
então... li alguns comentários de pessoas que falam que pra se enter a bilbia se faz necessários anos de estudos...li comentários de pessoas que nem se quer se deram ao trabalho de ler a reportagem e mesmo assim, ainda se acham capazes de emitir opinião..enfim... Meus comentários sobre a matéria são os seguintes: primeiro: na pagina 97 onde tem a arte, deveria ter sim o desenho de uma serpente, que representa o proíbido o mau, o Demo...mas não poderia ter faltado a cabeça da serpente mesmo que fosse no "pergaminho" (mas isso é um detalhe) Também acho que um assunto que até hoje é motivo para tantas duvidas, não poderia ser resumido em tres paginas...há muito o que se falar sobre isso, e um ano ser resumido em 3 paginas...vamos combinar..nem dá ne pessoal! No tocante ao assunto Biblia...acho que cada um tem sua opinião, cada um fará sua interpretação...no meu ponto se vista...jamais "Deus" mandaria um pai executar seu filho (e nem vem me falar sobre parabolas, e testes de fé) O ser maior em que eu acredito é totalmente benevolente, e metade das coisas que constam na Biblia...passagens onde existem sacrificios, com toda a certeza deste e de qq mundo não viria de Deus (energia suprema digamos assim) A Bibilia foi escrita e transcrita por humanos, com seus amores, rancores, situações cotidianas enfim...nossa eu ficaria durante dias escrevendo aqui...O mundo precisa de um Idolo? Jesus? alguem verdadeiramente sabe a historia real? JJ Benitez..talvez???Vamos procurar fazer o bem, sem olhar aquem e tá bom demais para o mundo que vivemos! Meio que sai do assunto da matéria, mas em se tratando deste tema...vcs já imaginavam isso!!!Tenho certeza!!! Beijokas 1000
kadu, 11 Novembro 2007 - 16:34
bem eu não li a matéria ainda, porém estou muito curioso a ler, pois jah fui católico, evangélico e testemunha de jeová, e dentro destas a biblia realmente cita as testemunhas de jeová, sem querer defender uma religião que não pertenço. o que realmente quero dizer é que: como o próprio jesus disse: os fanáticos não entraram no reino dos céus, e como ja vi em trechos biblicos em estudos de livros das testemunhas, ninguem sabe o que Deus requer de nós, afinal quando Deus nos manda a terra ele não nos envia o manual da vida perfeita assim como ele quer que nós vivamos. Para explicar e comprovar isso existe o livre arbitrio, sem querer ofender ateus e fanáticos e tantos outros existentes, o importante mesmo é a fé, e principalmente pensar, a biblia foi escrita pela mão do povo fragilizado do periodo medieval, então é normal esses absurdos em relação a guerra, assim como a religião tomou boas proporções e a Igreja teve o poder acima de sua cabeçã, faendo leis e regras inexistentes para o controle populacional. Realmente a biblia se contradiz, até porque existem 4 evangélios escritos por discipulos de cristo que a Igreja não tem coragem de revelar ao povo, adivinhe porque? e não adianta os evangélicos dizerem o contrário pois estes achados não são de conhecimento protestante. Mais importante do que acreditar ou discutir é a fé, é a felicidade e as boas maneiras, é o RESPEITO, existe um ditado que nenhum religioso fiel segue mais foi o próprio filho de Deus que ensinou: goste de seus amigo, AME SEUS INIMIGOS.
Aritana Machado Dantas, 11 Novembro 2007 - 15:34
porque ele nao matou ninguem? a bibilia manda matar, alias ela tem sede de sangue!
Aritana Machado Dantas, 11 Novembro 2007 - 15:34
porque ele nao matou ninguem? a binilia manda matar, alias ela tem sede de sangue!
Marco Antônio Lopes de Miranda, 10 Novembro 2007 - 19:58
Li a reportagem e vi realmente como é impossível seguir os preceitos bíblicos ao pé da letra. Muitas religiões seguem àqueles que lhes convém, negligenciando outros de extrema relevância. Creio que, se cumpríssemos pelo menos os dez mandamentos contidos na Lei de Deus, a humanidade séria outra.
marcelo simplicio,fortaleza -ce, 10 Novembro 2007 - 19:49
infelizmente pessoas sem condições tentam escrever e explicar sobre algo que nem entendem,como foi o caso deste colunista.a maior prova disto é afirmar q a biblia apoia a escravidão.tentam entender a biblia como se fosse um jornal qualquer .duvido se neste momento ele e as demais pessoas com pensamento igual ou simpatizante do mesmo, sabe dizer agora sem pesquizar o significado da palavra( biblia), quanto mais falar de uma passagem da bíblia.para entender um texto bíblico é necessário fazer os seguintes procedimentos:ter conhecimento básico dos seguintes indiomas;hebraico,aramaico e grego,depois,saber fazer uma boa hermenêutica,exegese,(sabe o q é isto?,e para isto se quer muita queima de pestana.)conhecer a cultura dos judeus nos tempos bíblicos e detalhe,foram mais de um mil e quinhentos anos de história o período no qual foi escrito a mesma, conhecer a geografia bíbçlica e então com cautela dar o primeiro passo.se eu fosse ler a biblia como este rapaz leu, eu também iria encontrar coisas erradas,contradiçoes como por exemplo: numa parte a biblia diz;e Deus se arrependeu de ter feito o homem e coloca-lo sobre a face da terra,ja em outra parte diz.Deus não é filho do homem para q se arrependa,nem volte atrás com sua palavra..então, ao pé da letra estar se contradizendo.exeste uma explicação coerente.para viver durante um ano os ensinamentos da bíblia,tinha q viver quatro anos dentro de uma faculdade teolócica bem cursada,enfim na biblia não existe contradição.observe melhor e depois fale...
marcelo simplicio,fortaleza -ce, 10 Novembro 2007 - 19:49
infelizmente pessoas sem condições tentam escrever e explicar sobre algo que nem entendem,como foi o caso deste colunista.a maior prova disto é afirmar q a biblia apoia a escravidão.tentam entender a biblia como se fosse um jornal qualquer .duvido se neste momento ele e as demais pessoas com pensamento igual ou simpatizante do mesmo, sabe dizer agora sem pesquizar o significado da palavra( biblia), quanto mais falar de uma passagem da bíblia.para entender um texto bíblico é necessário fazer os seguintes procedimentos:ter conhecimento básico dos seguintes indiomas;hebraico,aramaico e grego,depois,saber fazer uma boa hermenêutica,exegese,(sabe o q é isto?,e para isto se quer muita queima de pestana.)conhecer a cultura dos judeus nos tempos bíblicos e detalhe,foram mais de um mil e quinhentos anos de história o período no qual foi escrito a mesma, conhecer a geografia bíbçlica e então com cautela dar o primeiro passo.se eu fosse ler a biblia como este rapaz leu, eu também iria encontrar coisas erradas,contradiçoes como por exemplo: numa parte a biblia diz;e Deus se arrependeu de ter feito o homem e coloca-lo sobre a face da terra,ja em outra parte diz.Deus não é filho do homem para q se arrependa,nem volte atrás com sua palavra..então, ao pé da letra estar se contradizendo.exeste uma explicação coerente.para viver durante um ano os ensinamentos da bíblia,tinha q viver quatro anos dentro de uma faculdade teolócica bem cursada,enfim na biblia não existe contradição.observe melhor e depois fale...
Mizael, 10 Novembro 2007 - 17:17
Não li a matéria, mas com certeza o repórter não seguiu "ao pé da letra" o texto bíblico. Uma pessoa que quisesse seguir a bíblia como foi a proposta, teria que realmente acreditar. A Bíblia diz para amar a Deus sobre todas as coisas. Uma pessoa que se propõe a fazer algo que ridicularize a fé cristã está muito longe de amar a Deus. Sendo assim, por mais que suas obras sejam "perfeitas", não estará seguindo à risca o que a Bíblia sugere. Dessa forma, é melhor ignorar a reportagem e todos aqueles que se esforçam para difundí-la. Menos preconceito no mundo para gerar a paz. Enquanto ficarmos gerando guerra em nome das religiões, o mundo permanecerá no caos. E, se formos analisar os ensinamentos de todas as religiões e também a teoria dos ateua, veremos que muitos ensinamentos realmente úteis podem ser tomados de cada uma delas. O que todas têm em comum é que trazem principalmente ensinamentos morais, e não "receita de bolo" para ir para o céu.
Tatiana Nunes, 10 Novembro 2007 - 13:29
Gostei muito da matéria.Ela mostra um fato: nem tudo que está na Bíblia se aplica aos dias de hoje , assim como pegar um trecho ou fato isolado e fazer dele uma regra na sua vida é descabivel !" Texto sem contexto é pretexto "como dizem por ai.Mas axo que poderiam ter tratado o assunto com menos cinismo , respeitando o credo dos outrosjá que na mesma edição defendem o teoria do Big-Bang e mostra a Bíblia como uma coisa muito idiota de se acreditar.Um pouco mais de tato e nutralidade iam bem ...
Carlos André - Curitiba Pr, 10 Novembro 2007 - 12:07
É realmente triste ver o quanto as pessoas vem se afastando de Deus e o que é pior '' ZOMBANDO'' de coisas tão sérias. Esse reporter que demostrou não ter a mínima noção da bíblia apenas usou o tema para colocar suas próprias preferências religiosas, tentando fazer parecer rídicula uma pessoa temente a Deus. O bom é que cada um vai responder por suas ações, então fica o recado pra todos do forum que se dizem ''ateus'', só da pra se arrepender enquanto está vivo, a vida passa rápido mais a eternidade nunca acaba ! Boa sorte!
João Augusto de Oliveira, 10 Novembro 2007 - 02:28
É realmente lamentável, que encontremos pessoas que desconhecem totalmente o conteúdo bíblico, a ponto de querer fazer o que esse A.J. Jacobs fez. Mas, o mais irritante é o tom sarcastico com o qual a revista trata o assunto: "Bíblia". É engraçado que qualquer assunto: Misticismo, Necromancia, Feitiçaria, etc. com todo respeito, cada um é livre. Mas é interessante que qualquer assunto é tratado com seriedade pelos jornalistas, mas quando o assunto é Bíblia, a coisa muda. O tom torna-se sarcastico e zombador; e interressante que esses jornalistas(não todos), acham-se donos da verdade. Se eles pudessem conversar com uma criança de 08 anos que frequenta a escola dominical veriam que essa criança iria os deixar no chinelo(perdidos).
Michelle Andrade, 09 Novembro 2007 - 14:05
Achei muito engraçada a reportagem. Eu acredito que a Bíblia foi escrita como um norte para todos os tipos de pessoas. Pessoas estas muito diferentes umas das outras. Assim como a Psicologia não deu conta de explicar o ser humano com uma teoria só a Bíblia já previu isto a muito tempo atrás e sabia como lidar com todos os tipos de pessoas. Eu diria que ela é a coluna do meio. Matar para mim pode parecer um absurdo , para outro pode ser hobby. Algumas regras se adequavam a cultura da época. Outras são príncipios que até hoje são vigentes. Ainda bem que existem as escrituras Bíblicas e inúmeras pessoas seguem, pois não conheço outro livro com tantos valores morais a serem seguido.A Bíblia regula e organiza a sociedade de uma forma geral. A crença na mesma depende de fé. E seus preceitos são seguidos individualmente de acordo com a fé de que cada um tem na figura central da Bíblia, DEUS.
Rafael Eleutério Magalhães da Silva, 09 Novembro 2007 - 12:56
Ele chegou a conclusão mais óbvia, no fim, mesmo os mais "xiitas" escolhem aquilo que vão cumprir e aquilo que não vão. O que não vão cumprir, simplesmente tentam arranjar uma explicação que se adeque a seu gosto.
Eduardo, 09 Novembro 2007 - 10:42
Isso apenas mostra que a biblia nos oferece praticamente nada que seja efetivamente util. Espanta-me ler que tais preceitos não precisam ou não podem ser seguidos, afinal lá na biblia está escrito como sendo as regras do deus perfeito que o bom servo de Javé deve agir de acordo com as escrituras. O proprio jesus não teria dito que não veio abolir as leis dos profetas apenas cumpri-las ? Mas fazer o quê ? puxa-se uma interpretação aqui outra ali, pega-se uma frase fora do contexto, uma meia citação... e assim é possivel viver de acordo com alguns preceitos biblicos achando que vive estritamente segundo a lei. ainda bem ! Quanto ao que disse um tal de Emanuel Anderson: "...Alguns se dizem ateus e a estes eu pergundo: Já se deram ao trabalho de ler a Bíblia ao menos uma vez?..." Sim e conheço bem a biblia, mais do que muitos que se dizem cristãos fervorosos. E aposto que a maioria das pessoas que ateus se declaram também, afinal, ateus no brasil são individuos predominantemente ex cristãos.
Francisco de Assis Ramos Araújo, 08 Novembro 2007 - 22:51
Primeiro, É impossível seguir ao pé da letra as leis béblicas. Essa afirmação causa um confronto direto com toda a crença cristã. Segundo, Não pode-se considerar, principalmente na religião, que se fez algo por completo, para cumprir um desejo, pois é preciso considerar além do físico o piscológico de cada ser. araujofranci@gmail.com
João Vicente, 08 Novembro 2007 - 20:05
Esse reportagem está com o título errado. O título deveria ser "Jornalista ingles segue ao pé da letra somente algumas leis bíblicas". Exatamente, se ele fosse seguir todas, então deveria ter guardado o sábado. E a não ser que eu esteja errado, não vi nada escrito de ele ter guardado o sabado, como manda o 4º mandamento.
João Vicente, 08 Novembro 2007 - 20:04
Esse reportagem está com o título errado. O título deveria ser "Jornalista ingles segue ao pé da letra somente algumas leis bíblicas". Exatamente, se ele fosse seguir todas, então deveria ter guardado o sábado. E a não ser que eu esteja errado, não vi nada escrito de ele ter guardado o sabado, como manda o 4º mandamento.
João Vicente, 08 Novembro 2007 - 20:04
Camila Assunção, 08 Novembro 2007 - 19:31
Com a experiência de A.J. Jacobs,percebe -se a inutilidade e o preconceito de certas passagens bíblicas.Acho que o segredo para viver de acordo com os preceitos cristãos não seria seguir a risca certas passagens,e sim,tentar viver praticando o bem sem prejudicar outras pessoas..Penso que,definitivamente,não se alcança a pureza deixando,por exemplo,de aparar os pelos.
Rubens N. de Oliveira, 08 Novembro 2007 - 11:11
Fico impressionado como essa revista procura atribuir, com esse tipo de reportagem, uma noção de radicalismo e irracionalidade aos textos biblícos. Jesus, mais do que ninguém, mostrou a adequação do texto do antigo testamento à sua época, bastando uma leitura sincera e racional das passagens que tratam de Cristo. A essência de todas os mandamentos e lições mostradas na biblía podem ser mantidas sem, contudo, seguirmos os costumes milenares de determinado povo. A revista deveria tratar de forma pejorativa também os assuntos referentes à teorias que se mostram absurdas e sem respostas, como é o caso da desenvolvida por Darwin, onde a própria ciência autorizada vem concluindo que o caminho originalmente buscado para explicar a vida é bastante inconsistente. Devido a essa parcialidade demonstrada, deixei de compra a revista há anos. No entanto, esperava, que o lapso de tempo pudesse alterar esse tipo de atitude. Enganei-me!
Carlos Rogerio, 08 Novembro 2007 - 08:32
Achei a reportagem engraçada, no entanto, sem conteúdo jornalístico e carente de informações. Mas gostaria de sugerir a algum produtor "hollywodiano", que fizesse um filme com essa matéria, seria realmente muito engraçado.
Mantovani, 07 Novembro 2007 - 14:44
se esse cara tivesse realmente estudado profundamente as escrituras ele não teria feito uma reportagem como essa apenas para se promover e NÃO mostrar o que realmente a bílblia nos ensina ...qualquer um sabe ser ator ...
Ana Claudia, 07 Novembro 2007 - 12:02
Achei a reportagem muito interessante e esclarecedora. Quem não tem por costume ler as escrituras deve achar tudo muito chato e fora da realidade. Mas não é assim. Foram escritas para o nosso próprio bem. Não há nada sem nexo, pode parecer estranho para os ocidentais, mas essas leis foram dadas para um povo que o próprio D-us escolheu como Seu. Povo esse que foi perseguido e passou por muitas provações, mas que continua existindo, bem como os ensinamentos do chamado "Velho Testamento" (Torá) e sempre existirão.
Paulinha, 07 Novembro 2007 - 10:06
quando vi na capa sobre arepotagem logo m interessei para le-la!mas ao ler m decepcionei! pq s apegar a coisas tao pequenas e banais? sou catolica,e nao preciso comer gafanhoto para seguir a biblia! o que deve ser realmente seguido neste livro sao os ensinamentos d jesus,como amar,nao julgar,nao roubar entre outros! achei a reportagem ridicula!uma critica vazia,sem nexo!
Francisco Castro - Manaus, 06 Novembro 2007 - 18:06
Por que as pessoas que perdem tempo discutindo, brigando e se axincalhando em um fórum de revista semanal, não aceitam as escolhas religiosas de cada um (ateus, evangélicos, católicos, agnósticos, budistas ou seja lá o que for) não vão ocupar o tempo com algo mais proveitoso, como por exemplo, aprender a escrever, fazer amor, praticar esportes...?
Emanuel Anderson, 06 Novembro 2007 - 17:16
Esta é a primeira vez que comento alguma reportagem da SUPER apesar de ser fã desta revista a algum tempo. Fiquei impressionado com as declarações que li aqui, vi muita agressividade e pouco ou nenhum fundamento na maioria dos comentários. Gente que parece ser muito culta mas pelo que vi bastante metida e sem noção. Alguns se dizem ateus e a estes eu pergundo: Já se deram ao trabalho de ler a Bíblia ao menos uma vez? Creio que a maioria não. Então a maioria dos "ateus" comentaram sem conhecimento de causa. Aos Cristãos, continuem defendendo a fé que há em vocês. A Bíblia diz que nos últimos tempos muitos abandonarão a fé. Portanto, não joguem pérolas aos porcos certo! Existe um erro que jamais deveríamos cometer: falar sobre algo ou alguém sem conhecimento de causa. Isso chama-se PRECONCEITO. Preconceito gera desinformação, que gera indiferença, que gera falta de amor. Para amar algo ou alguém, é preciso conhecer este algo ou alguém. Falo de amor não de paixão. Começe se apaixonando por tudo que lhe interessa e mais na frente vai saber o que (ou quem) você ama ou não. Falar de Deus, ou qualquer outro tema, sem conhecê-lo é a verdadeira cegueira e não o contrário. Existem sim outras religiões, mais nenhuma que tenha ultrapassado séculos, culturas e povos que fala de um Deus que não é homem (entendam homem por ser humando por favor!). As pessoas que realmente conhecem a Deus não seguem esta ou aquela religião. São pessoas que tem testemunhos de coisas que acontecem em suas vidas que a ciência quase sempre não consegue explicar. Chama-mos de milagres. Assim como geralmente chamamos aquilo de que não conhecemos de NADA. A paz de Cristo esteja com todos os cristão, ateus e até mesmo os que não sabem de que lado estão. Pois, sendo Deus para alguns, apenas um homem santo para outros ou até mesmo um qualquer como um de nós para alguns. Ele não teve preconceito e se entregou para ser crucificado por todos os homens. Pena que somente poucos creiam nele.
Rogério Camurça - Manaus, 06 Novembro 2007 - 14:49
A experiência foi uma perda de tempo, menos para o jornalista, que deve ter conseguido lucro e reconhecimento de alguns. Seguir algo escrito num passado tão distante, numa época que não condiz com o mundo que vivemos, nada traz de ensinamento. Estranho as palavras daqueles que crêem - não importando qual seita, se católica, evangélica etc -, que insistem em ofender ou afrontar quem é ateu. Por que tanto rancor e ódio? Afirmar que nenhum deus existe é tão somente seguir a LÓGICA, algo que não faz parte do arcabouço intelectual que quem é crente. Céu, inferno, anjos, deus, pecado, demônio... estas coisas somente existem para quem acredita. Nós, ateus, não temos tempo para perder com isso.
Sara Ester, 06 Novembro 2007 - 13:39
Certo ele, porque na Bíblia está escrito: " Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas". Posso ter apenas 14 anos, mas sei que tudo o que Deus faz por mim e por você, devemos agredê-lo por isso. Devemos sempre agradá-lo, independentemente de qualquer circunstância. Porque ele nos ama e envia anjos para onde quer que passamos, ele faz com que a glória dele possa resplandecer em nossas vidas. - Meditem no Salmo 27, que fala da Segurança que Devemos ter em Deus. Por mais que sofra, mesmo que a haja lutas, erga sempre a cabeça, pois há um Deus que peleja por você!
Paula, 06 Novembro 2007 - 13:04
Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. fica para vcs refletirem se o que está escrito nas sagradas escrituras é mentira.
Mara Eliane Galdino, 06 Novembro 2007 - 11:16
É uma pena que o Jornalista tenha seguido somente os rituais da lei mosáica. pois se ele tivesse seguido os ensinamentos de Cristo ele teria visto o sentido de toda a Biblia.
Bruno, 05 Novembro 2007 - 22:48
Ccaldas, você está tão errada que não vou perder tempo digitando os seus erro. Antes de criticar a Bíblia, leia-a. Não nego que as religiões tem feito coisas ruins, mas a bíblia não pertence a ninguém. As religiões não são "donas da bíblia". E biologia, hístória, e as outras áreas de estudo humana, comprovama veracidade da bíblia, desde as 10 pragas bíblicas (The History Channel) às guerras mais importantes (Discovery Channel). Não critique sem saber do que você está falando.
Eliza, 05 Novembro 2007 - 18:02
Pobre homem, que passou um ano estudando a Bíblia com olhos e coração fechados... Espero que ele tenha vivido algo mais do que contou em seu livro, talvez por esse "algo mais" não vender(...) e que esse ano tenha tido algum significado pra ele, além do financeiro, e que, de alguma forma, ele tenha saído dessa experiência uma pessoa melhor.
ccaldas, 05 Novembro 2007 - 15:51
Eu não acredito na bíblia, acho que se realmente algum 'Deus' deixasse algumas orderns ou regras, certamente não as deixaria nas mãos de apenas alguns grupos religiosos detentores deste poder. É só ver o que as igrejas fizeram até hoje. Sem dúvida não seria o que 'Deus' gostaria que fizéssemos com o que ele 'preceitou'. Sabe, como disse Marx, a religião é o ópio do povo (só consultar o google para ler mais). Quem me prova que realmente a bíblia é verdadeira? E os índios ou os povos que não a conhecem, são piores dos que vão à igreja. O lado bom é que a religião consegue 'moralizar' ainda a população, dando esperança, regras e um propósito, num mundo sem nenhum a vista; veja as novelas e as propagandas... Ah, quem acredita piamente na bíblia deveria estudar mais biologia, história e psicologia.
Mirela, 05 Novembro 2007 - 13:56
Pior do que o repórter querendo desafiar a Bíblia, só a falta de respeito e os erros ortográficos de quem comentou aqui!
Carlos Henrique Micadei, 05 Novembro 2007 - 13:25
Gostaria de ver ele fazendo isso no Novo Testamento, vivendo pelos preceitos da Graça de Deus vividas pelo apóstolo Paulo, que ensinava pregando a doutrina Cristã.
Joice Mara dos Santos Oliveira, 05 Novembro 2007 - 12:15
A cada mês que passa essa revista me deixa mais curiosa!!Essa reportagem foi muito esclarecedora....sou católica e sei o quanto é difícil seguir o que a Bíblia segue, mas nada é impossível, peso sempre antes de fazer ou tomar alguma decisão! Isso faz com que eu naum seja taxada de !ovelha cega" ou "carola de igreja".
Vagner, 05 Novembro 2007 - 12:13
O autor do livro, que se declara agnóstico, conforme usa crença, deveria ter escolhido algo palpável para vivenciar, como por exemplo as civilizações gregas, romanas e etc. Como a preocupação dele era faturar $$$ em cima desta experiência, escolheu polemizar, caso contrário não estaríamos discutindo sobre este assunto, e tanto a revista quanto o livro não tirariam proveito disto.
Ana, 05 Novembro 2007 - 11:55
Achei válida a experiência dele, mas em nada acrescenta ou diminui na fé ou na percepção de fé que eu tenho. Acho que foi uma interpretação muito pessoal... Não compraria o livro desse rapaz.
.:pEs3t:., 04 Novembro 2007 - 23:29
olhando o comentarios, só vejo muitas pessoas, que leram o que queriam ler: a bíblia é impossivel de ser seguida. isso alivia a mente pois lhes garantem que podem seguir da maneira que lhes é agradavel. Mas saiba vc´s todos que não é a sua vontade é sim a vontade de DEUS. se ELE deixou ali, é para nosso bem estar. os 10 mandamentos ou a lei da liberdade, a lei do amor foi feita exclusivamente para nós. ou vc´s acreditam que algum ser realmente superior precisa matar, precisa roubar ou mesmo adulterar. é para nós para mostrar que estamos errados. mas que fique bem claro, ela só mostra o erro. o perdão é só atraves de JESUS.
Thiago Coutinho da Silva, 04 Novembro 2007 - 19:41
Hilária a reportagem!Estou com pena da Luiza aí em baixo.Me sinto na obrigação de contar a ela um fato: mataram deus Luiza...você não sabia?Com o tempo você se acostuma, também foi traumático pra mim quando meu pai me contou que era ele quem me presenteava no Natal e que o Papai Noel não existia.Fazer o quê?A vida é assim Luiza, trágica.Tudo que vem da bíblia é muito engraçado - e desprezível.Declaremos guerra aos fracos incapazes de viver sem um deus e empacam a vida na terra!
Luiza, 04 Novembro 2007 - 01:50
Este tema e abordagem não me surpreende, pois nós que cremos na BÌBLIA e não A interpretamos sozinhos, como feito pelo jornalista em questão, sabemos que este é mais um dado apocaliptico. Não podiamos esperar algo diferente vindo de um país, no qual as pessoas têm perdido a noção e os valores do que de fato é o ser humano. Bom, poderia me alongar bastante, mas vou me ater a chamar atenção de todos os tementes a Deus, que ler esta reportagem e forum para que não esqueçam de orar por este jornalista, sua familia e por todos que se pronunciarem de foram cética, agnóstica ou sei lá que nome o enganador queira dá. Vamos nos atentar e não perder o foco, que é Jesus e foi Ele que nos deixou a Bíblia, mas deixando claro que nem todos poderiam entender o que tinha para falar. Quem tem ouvidos ouçam, pois não adianta querer derrubar as Sagradas Escrituras, as profecias estão se cumprindo e peço mais: LEIAM A BÌBLIA, mas não sozinhos, peça ao ESPIRITO SANTO DE DEUS para te guiar, ELE vai te levar ao entendimento que o jornalista Jacobs não pode ter, pois praticou o grande erro do EU sei, Eu posso. Sejamos fortes o suficiente para nos entrgarmos a DEUS. Oremos e vigiemos, pois Jesus está voltando!
Luana Monteiro- Ceará, 03 Novembro 2007 - 16:16
ficou claro que é impossível seguir as regras da Biblia ao pé da letra, ou seja, ser um fundamentalista.Como Jacobs mostrou, os que se disse seguidores inconstetáveis do Livro Sagrado escolhem o que querem seguir e em que acreditar. A Biblia sempre será um livro muito controverso pelo fato de que gera inúmeras interpretações, nunca se poderá dizer quem está certo ou não. A única coisa que devemos seguir é o que podemos dizer de fase, ou seja, os princípios biblícos como amor ao próximo e o perdão.
Bruno, 03 Novembro 2007 - 04:33
Jacobs conseguiu mostrar que existem muitas coisas absurdas e sem fundamento na Bíblia. Acreditar nela, vai de acordo com a fé de cada um. Claro que muita coisa, principalmente no Novo Testamento, deve ser interpretada, mas existem regras que são tão claras quanto absurdas. Eu só acho incoerente algumas pessoas esolherem no que acreditar, simplesmente ignorando mais da metade do seu conteúdo ou retirando alguns trechos do seu contexto original para dar outro siginificado.
Victor Arthur da Silva, 02 Novembro 2007 - 14:08
acho que o nosso amigo jornalista exagerou um pouco na reportagem, pq é impossivel seguir as leis da biblia na risca do geito que ele seguiu claro que temos que seguir os 10 mandamentos na risca mas o nosso amigo jornalista intrepetou mal as leis da biblia, nao é assim que Deus quer que andemos ele apenas quer que o segamos e o adoremos nao preciza ser do modo que os seguidores de antigamente o adoravam hoje somos mais evoluidos e temos que adorar a Deus do geito que somo e que estamos é claro que temos que mudar muitas coisas na nossa vida mas nao radicalmente igual ao nosso amigo jornalista.
Nemias Rosa Eduardo, 02 Novembro 2007 - 09:05
Achei que este moço exagerou, porque na verdade os fundamentalistas não agem assim, apenas em alguns pontos da Bíblia é que seguem ao pé da letra. A questão costume de um povo não é seguida ao pé da letra, mas sim a doutrina biblica que encontramos em toda a Bíblia.Pior de tudo é ver que algumas religiões ainda crêem em deuses de argila, gesso, madeira, etc. E, ninguém fala que eles são atrasados na sua maneira de pensar.
Eduardo, 01 Novembro 2007 - 23:41
Creio que a forma mais inteligente é não misturar fé com religião. Parecem assuntos ligados, mas a experiência pessoal com Jesus Cristo separa a fé da religião. Se os homens experimentassem uma aproximação com a essência da Mensagem de Cristo, o mundo seria muito melhor. Para os que queiram conhecer mais experiências, visitem o site www.vivajesus.e-sucesso.com - lá você não precisa contribuir com nada e verá que fé e religião não se misturam. Um abraço!
Diego, 01 Novembro 2007 - 22:18
Tenho que admitir que esse jornalista é muito corajoso, sem contar o marketing pessoal que quis promover. Não há dúvidas de que não se pode viver seguindo cada pequena regra bíblica, por que a Lei Mosaica era a contituição Hebraica. A lei impunha os impostos para que os sacerdotes, que cuidavam exclusivamente dos ritos religiosos, fossem sustentados e, ainda, as penas para os pecados ou "crimes" cometidos pelo povo. Havia cuidados sanitários com alimentação, doenças... e uma grande variedade de códigos de lei que regiam as ciosas do dia-a-dia. Se formos comparar essa lei é bem mais simples que nossa constituição e o sem número de leis do nosso país. Entretanto, seguir o que a bíblia diz não é impossível, pois para os cristãos o Novo Testamento é bem específico quanto as leis que devem ser seguidas (Atos 15: 28,29). Ah! Mesmo assim o Velho Testamento ainda é uma fonte riquíssima de instrução para um bom modo de vida (provérbios, princípios); na busca do conhecimento a respeito de Deus: sua personalidade, seu modo de agir; mais ajuda a explicar o por que da situação atual do mundo e o propósito de Deus ao criar a Terra e o ser humano. E quanto ao jornalista deveria ter analisado a Bíblia como ela realmente é: Palavra de Deus, não como alguns pensam que é.
jamil, 01 Novembro 2007 - 13:44
O que existem são muitas falásias por parte de muitos " cristãos" e muita hipocrisia, porque a base de qualquer livro sagrado é o amor e respeito ao próximo. O questionamento quanto a origem e a veracidade dos livros sagrados, nos dias de hoje, é muito saudável, porque não existe verdade absoluta.
Carlos., 31 Outubro 2007 - 16:57
Sem dúvida é impossível viver a risca da Lei Mosaica. Cristo veio pra cumprí-la em nosso lugar e pagou o preço que seria sua própria vida. Agora, dizer sobre a veracidade da bíblia é pano pra muita manga... mas pra alguns aqui, se ela fosse escrita por um estraterrestre ou mesmo um cão de raça mais nobre, talvez faria mais sentido... Agora, permanecer na ignorância não só de sua origem mas do que se trata pode ter um efeito trágico, literalmente. Podem chamar esse efeito de inferno.
Mariana, 31 Outubro 2007 - 16:06
Bom, infelizmente existem pessoas que não creem na palavra de DEUS, digo infelizmente por que vivem uma vida de conveniência, fazendo aquilo que acham que é certo, só pra não dizerem que não concordam com o que está escrito lá, pensando que são inteiramente felizes....O fato é que, pessoas que acreditam na Bíblia, como eu, muitas vezes encontram palavras de conforto e sabedoria, capazes até de livrar pessoas de suícidio!!!O grande problema, é que a maioria das pessoas que passam por isso, catolicos, evangelicos, etc, não são capazes de dar um testemunho concreto àqueles que não crêem...Realmente é muito dificil seguir a risca as leis bíblicas, mas DEUS, em sua infinita misericórdia e justiça não olha quantas vezes nós caímos, e sim quantas vezes nós temos coragem de levantarmos destes tombos....(entenda-se tombos o fato de falhar ao seguir as leis da Bíblia)
Marcelo de Macedo, 31 Outubro 2007 - 15:13
Com todo o respeito, não creio que uma bibliografia composta por livros filtrados em uma reunião, ou concílio, como queiram, seja algo que deva ser seguido a risca. Inspiração divina na decisão do que é apócrifo ou não? Estes mesmos iluminados do clero "criaram" uma religião PERFEITA para o império romano da época (nada mais político para ganhar mais poder político. Algo familiar nos nosso dias obviamente) e nós, cultos do século XXI, querendo brincar de moralismo com um livro embaixo dos braços que raras pessoas sabem o que consta (por completo) e muito menos sabem suas origens. Bem, por essas e outras que sou ateu graças a Deus. Exerçamos liberdade de expressão e de religião ao invés de lançar "pragas demoniacas" e fazer previsões das consequencias. Só pra deixar claro, ateu nao teme o inferno. Ateu vê inferno e Lapônia do Papai Noel com os mesmos olhos. Não creio que seja saudável socialmente seguir leis ultrapassadas. Já nos basta a Constituição de 1988!
Flávia, 31 Outubro 2007 - 13:45
Alexandre e outros ateus q não acreditam na Bíblia chamando apenas de um livro... É uma ignorância enorme falar isso... Pelo li dos comentários vcs são realmente pessoas q vivem a vida por viver...... Ainda mais fazem pouco caso da palavra de Deus...Tenho pena de vcs... E q Deus ilumine a cabeça de cada um para não mais ridicularizar a Bíblia...e aos q falam q é contradição é uma ignorância sem tamanho é porque não conhece a BíBlia...não falem isso abertamente para todo mundo, isso não é opinião, pois vão ser apontados como pessoas com o conhecimento limitado...se continuarem assim com esse pensamento errado e muito errado...quando chegar o dia do Juízo vcs se lembraram das minhas palavras...Judas se achava q era muito inteligente igual a vcs, e tentou sem sucesso duvidar de Jesus em uma das passagens da Bíblia...hoje estão fazendo do mesmo jeito...e nos dias atuais com a certeza absoluta dá sim para seguir, é porque alguns são fracos no pensamento e na força de vontade e na fé, quem tem não tem fé e que até foi comprovado cientificamente, o ser humano é inútil... estudem mais a Bíblia antes de falar sem saber...
Alexandre F. Travassos, 31 Outubro 2007 - 08:53
O maior legado deixado pelo evangelho, o alcorão, a torá, o Bhagavad Gita e todos os outros livros sagrados de diversas religiões é o amor ao próximo. O problema é que obedecer leis de milênios atrás, sem sentido nos dias de hoje é tão anacrônico quanto obrigar Moisés seguir à risca a nossa constituição. O que os fundamentalistas ainda não entenderam é que a ética origina-se de um sentimento humanitário e não de um livro.
sandro, 31 Outubro 2007 - 06:32
bom, tem um cara que diz nao acreditar na biblia, vc nao sabe quem escreveu o saolmos? ateu? , vc deveria ler mais sobre a biblia , porq se vc nao crer nela como infalivel palavra de Deus, acho que pra vc nao tem jeito amigo. vc vai pro inferno, boa sorte.
Sérgio - Santos - SP, 30 Outubro 2007 - 14:35
De fato, seguir a risca toda a lei imposta ao antigo Israel é realmente impossível nos dia de hoje, a Lei mosaica era para vigorar em caráter temporário. O apóstolo Paulo a descreveu como ?tutor, conduzindo a Cristo?. (Gálatas 3:24) Na antiguidade, o tutor acompanhava as crianças na ida e na volta à escola. Normalmente ele não era o instrutor; apenas levava as crianças ao instrutor. De modo similar, a Lei mosaica se destinava a levar a Cristo os judeus que temiam a Deus. Jesus prometeu estar com os seus seguidores ?todos os dias, até à terminação do sistema de coisas?. (Mateus 28:20) Assim, depois da formação da congregação cristã, o ?tutor? ? a Lei ? não tinha mais finalidade. (Romanos 10:4; Gálatas 3:25), porém, não é por não ser necessário cumpri - lá que ela deixa de ser importante, pelo contrario, mais do que um conjunto de regras, a Bíblia expressa os pensamentos de nosso Deus e como ele encara diversos fatos e atitudes do nosso dia a dia, por exemplo, o aborto (Êxodo 21:22, 23), o adultério (Deu. 22:22) e diversos outros pontos. Hoje estamos sujeitos a Lei de Cristo. Ao passo que Moisés, o mediador do antigo pacto, assentou a Lei mosaica por escrito, Jesus, o Mediador do novo pacto, nunca escreveu nem uma única lei. Em vez disso, ele viveu essa lei. Por seu modo de vida perfeito, ele forneceu um modelo a ser seguido por todos. (1 Pedro 2:21). Imitar a Jesus significava obedecer a esta lei. Mas para isso é necessário um bom estudo de TODA a Bíblia a fim de que se conheça realmente a vontade de nosso Deus. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra." (2 Tim 3:16,17).
adriano, 30 Outubro 2007 - 11:17
eu acredito que a bíblia é um livro verdadeiro. sua mensagem é para todas as pessoas. Deus foi, é e sempre será o criador e por sua divina inspiração a Biblia foi criada. Temos que entender o perfeito plano de Deus, que nos é revelado nas escrituras sacradas (Bíblia). Nao olhar nem para a direita e nem para esquerda, olhe para cima para DEUS, ele tem as respostas.
Varlei, 30 Outubro 2007 - 00:09
Eu passei a ter cada vez mais a certeza de que é impossivem se viver como manda a biblia, que talvez seja apenas mais um livro, como tantos livros religiosos que ha por aí
eu, 29 Outubro 2007 - 20:22
Nao acredito inteiramente na biblia pois sua historia é cheia de contradições, um bom exemplo é o fato de que a pessoa que presidiu o concelho que escolheu os salmos que componhem a biblia era um ateu convicto.
netim ;D, 27 Outubro 2007 - 21:19
penso o seguintem a bíblia não apresenta uma verdade concreta, ela apresenta lições de vida, e palavras de reflexão, agente não deve segui-las na risca, devemos interpreta-la e ver o que seria mais coerente e necessário de se aplicar em nossas vidas e em nosso dia-a-dia !
Guilherme - ASSIS SP, 27 Outubro 2007 - 11:59
eu acredito que deve ser muito dificil passar um ano inteiro seguindo a biblia, algo que deveriamos conseguir, para aqueles que acredita na palavra mas vale o esforço...ese naum conserguirmos inteiramente, temos que tentar
Publicidade

Superinteressante

[1987 - 2009] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.