Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

De onde viemos?

IVANILDO VASCONCELOS, 06 Janeiro 2008 - 18:11
VALEU SUPER! lendo alguns comentarios abaixo,da pra ver como o ser humano ainda e ignorante.acreditar que houve uma explosao e que tudo surgiu do nada,e como acreditar que o homem veio do macaco ou que o homen tenha que reencarnar 547 vezes ate chegar ao nirvana.Da pra ver que ha muita filosofia barata e muitos sofismas acerca daquilo que dizem conhecer.Da pra ver que o homem sem DEUS nao e nada.Todas as coisas foram feitas por ele(JESUS),e sem ele nada do que foi feito se fez.(joao 1.3).A Biblia nos diz no salmo 53."diz o nescio(o tolo)em seu coracao nao ha Deus".
Alexandre Tadashi Takakuwa, 03 Janeiro 2008 - 00:55
O Deus Eterno nos criou com uma perfeição ímpar , e só olhar o design e ver que tudo foi projetado para que funcionasse desde o princípio , sem necessidade de nenhuma evolução a posteriore ...www.bloggospel.criarumblog.com/
fernando barreto bh, 20 Dezembro 2007 - 23:41
Diante das evidências com que me deparei nos últimos anos( me considerava agnóstico), viemos do mundo dos espíritos e é pra la que voltaremos depois da morte do corpo físico. Agora, saber a origem mesmo, parafraseando um verdadeiro sábio( o que sabe que nada sabe) é querer penetrar no "impenetrável".
Fábio, 15 Dezembro 2007 - 16:39
Assuntos como esses,sempre são encarados pelo lado cientifico.Sabemos que Dna precisa de proteínas pra existir e proteínas precisam de Dna para existir tb "Será que as proteínas e o Dna surgiram por acaso no mesmo metro quadrado e na mesma hora??"Se for para acreditar nessa suposição,os Teístas estão anos luz a frente dos Ateístas .Ou seja voltamos a questão"Quem surgiu primeiro o ovo ou a galinha?" Bom a ciencia para aí,pois não se tem mais respostas depois disso. Mas como eu acredito em Deus,sei que Ele é o Grande Projetista. Agora me perguntam quem fez Deus,como um aí embaixo comentou. Respondo com a lógica "Somos poeira perto da terra,e a Terra é poeira perto do Sol e o Sol é poeira perto de Arcatrus e Arctarus é poeira perto da Via lactea e a via Lactea é poeira perto do universo.PENSE BEM AGORA:aCHA QUE AQUELE QUE FEZ TUDO,SE RESUME A NACSER ,CRESCER E MORRER,COMO NÓS,SIMPLES HUMANOS?" QUER QUISER DEBATER MAIS SOBRE ESSE ASUNTO,ME ENCOTRARÁ NO YAHOO RESPOSTAS OU NO MEU MSN fabiolopes88@hotmail.com
Fillipe Machado, 10 Dezembro 2007 - 16:43
É ridículo ver que existem pessoas que pensam que esse tipo de reportagem não serve para nada e que está ali apenas acupando espaço. Pessoas assim são, nada mais nada menos que, fofoqueiras. Só pensam em saber da vida de famosos, quem morreu "ontem", quanto os politicos roubaram... Não pensam que o que engrandece um homem é a cultura, o conhecimento e a vivência que ele tem. Não digo que outras metérias devem sair para que essas possam fica, não. Digo que matérias como essa devem ser postadas sempre, para tentar mostrar para esse incultos mais ou menos como era antigamente. Tentar colocar um pouco mais de cultura e conhecimento dentro dessas cabeças vazias de grande parte dos brasileiros.
Daniel R. de Aguiar, 07 Dezembro 2007 - 17:07
1º o que somos.Nosso corpo e apenas a prisão da alma, essa matéria orgânica nos prende a esse mundo nos obrigando a passar pelas adversidades da vida sofrimentos ,angustias,medos,misérias,pobreza, riqueza, poder,etc...enfim devemos passar por diversas situações boas e ruins que visam o aprendizado do Espírito ou seja, este mundo e uma escola a escola de Deus que ensina seus filhos na pratica. Muitos não aguentam o duro e real método de ensino e tentam fugir (suicidar-se)o que seria pior pois devera passar por tudo novamente ate aprender a matéria que cabulou.Em cada vida aprendemos determinadas matérias,a reencarnação seria como as etapas que passamos na escola, ate chegarmos ao nível superior igual ao de Jesus e a muitos outros seres evoluidos que já saíram desse mundo escolar e estão em um mundo perfeito de pessoas perfeitas, onde um dia todos nós estaremos basta só passarmos de ano em todas as etapas da reencarnação.
Eduardo, 07 Dezembro 2007 - 15:47
Vida provém de vida, 2ª lei da Biogênise. Então viemos de Deus.
Alessandra Estevão, 01 Dezembro 2007 - 11:26
FANTÁSTICA!!!!! Uma das melhores reportagens que já li.Adorei a menção ao RNA e DNA.Mas, acho que não devemos nunca nos contentarmos com nossas descobertas.Devemos ir além, afinal de contas, nós seres humanos somos assim:Questionadores por natureza.A base de todo pensamento científico está aí,na nossa curiosidade e no nosso não-contentamento, fazendo com que sempre queiramos aprender e saber mais!Deixo uma frase:"Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão faca a face, em todas as épocas da humanidade." Allan Kardec. Beijão amigos!!!
Bruno Henrique / Olinda - PE, 30 Novembro 2007 - 23:05
Muito legal a matéria. De fácil compreensão, com comparações muito legais com coisas mais palpáveis do nosso dia-a-dia. Não entendo pq alguns colegas leitores falaram q a matéria foi de difícil compreensão. Acho q os mesmos não devem ter tanto embasamento teórico pra compreender alguns termos científicos, apesar de ser assuntos q se ensinam até no Ensino Médio. Enfim, achei a linguagem muito boa, e as comparações foram ótimas. Principalmente no final, quando a revista compara o tempo da Terra com uma partida de futebol. SHOW DE BOLA, hehehehe.
Montcharles Pontes, 25 Novembro 2007 - 11:56
Matéria divina, fantastica a reportagem sobre o big bang!
Carol , 24 Novembro 2007 - 19:18
Eu achei essa matéria super legal e super interessante. A SUPER consegue fazer uma menina d 13 anos, como eu, ficar horas e horas na frente das revistas que faz, do site... em anos de perguntas para saber de onde vim, em 15 min a SUPER me explica tudo de maneira pratica, legal, e objetiva. é... a SUPER vai render muito mesmo, ainda!!!! Beijao
pompilio antonio accioly, 23 Novembro 2007 - 16:35
ola,a historia do homem na face da terra e muito linda,mas acredito que este mesmo homem,no momento atual,no minimo esta em duvida de para onde vai,se e que vai para algum lugar.pode ser que a busca do - para onde vou - as insertezas proprias de cada um na busca de tal resposta,podera acabar se traduzindo para a terra como um todo,num lugar melhor e mais ameno para nossos futuros filhos,netos etc.
magno moreira da silva, 21 Novembro 2007 - 16:06
Estou maravilhado com a matéria ,quando lí me sentí em uma "máquina do tempo" .
Diego Bigliani Solamito, 21 Novembro 2007 - 15:45
os religiosos defendem que é possível acreditar na ciência e religião, alegando que houve uma evolução, mas que algo tem que ter criado o universo como ele foi a 13 bilhões de anos atrás. Mas qual é o cenário? Deus existia no meio do nada, e então criou o universo? mas seguindo tal raciocínio.. quem criou Deus? Ele também surgiu do nada?? Em algum momento algo tem que ter surgido do nada!!!!!
Felipe Anibal e Santiago Lucarelli, 21 Novembro 2007 - 11:00
Ambos acreditamos em Deus,ele criou o principio de tudo.mas nos acreditamos no Big-Bang
Ana Paula Liquer Minas/ Taís Magaton, 21 Novembro 2007 - 10:55
Na nossa opinião essa reportagem foi bem elaborada, apesar de falar que somos seres existentes do Big Bang.... pois foi Deus que criou o mundo e tudo ao seu redor....Mas é o máximo essa reportagem. Uba/M.G 8ª série/ Caic
Juliana Nicy , 21 Novembro 2007 - 10:48
Na minha opinião a vida vem de Deus , eu não acredito muito que nós realmente viemos da tal explosão chamada Big Bang. Deus não nos criou perfeitamente,nós evoluimos através dos tempos,mas se realmente viemos do Big Bang como nos evoluimos? Se viemos de uma explosão , nao iriamos morer quando acontecese uma explosão qualquer como por exemplo de uma bomba, essa é a minha opinião. Juliana Nicy Oitava série Caic / Ubá Mg
Guilherme Paiva/ Marciano da Silva/ escola: CAIC UBÁ, 21 Novembro 2007 - 10:47
Essa foi a pior reportagem que já li, pois quem criou o mundo foi Deus. Ele fez tudo em sete dias. Esse negocio de big-bang pode ter acontecido, mas não acredito que tenha sido assim, ocorreu de um modo diferente. Voçês estão sendo muito superficiais sobre o assunto. Mas cada um tem a sua opinião. vou deixar meu e-mail ai: guilhermepaiva@yahoo.com.br
William Mendonça e Guilherme Lopes - Ubá MG - CAIC - Oitava Série, 21 Novembro 2007 - 10:43
Essa reportagem na nossa opinião foi muito bem elaborada, apesar de ser um pouco complexa, é de um bom entendimento.
JEAN P. COSTA SILVA, 21 Novembro 2007 - 10:16
DETESTEI!!!!!!!!!!!!!!!Além da reportagem ser insuportável,fala coisas muito complexas, pois de uma forma tão resumida como foi mostrada , nada SE COMPREENDE ...;....aliás, tudo isto é marmelada DEUS existe e pactos com o buti tbm...........sei esse negócio de pacto com o BUTI não tem nada a ver com o assunto , mas eu quis falar para provar que DEUS e o buti existem
Thays e Fernando, 21 Novembro 2007 - 10:16
Na nossa opiniao a vida vem de DEUS, mas essa reportagem tambem faz um pouco de sentido...
Sérgio Almeida, 19 Novembro 2007 - 21:53
Entendi o que se quis dizer, mas na página 72, segunda coluna, terceiro parágrafo, nas três últimas linhas o trecho "cada pedacinho que agora forma o seu corpo foi forjado dentro de várias supernovas Universo afora" provavelmente não corresponde a verdade "astrofísica" porque a supernovas que poderiam nos formar só poderiam estar nesta galáxia e não em outras "universo afora".
Pedro Ivo Aquino Moreira e Silva, 16 Novembro 2007 - 22:45
Podemos resumir a reportagem em apenas uma palavra: PERFEITA!!!! Nunca havia encontrado uma reportagem tão clara e de fácil entendimento. Eu a li três vezes!!! Ela contem respostas para muitas dúvidas que eu tinha a muito tempo.Gostaria até de sugerir ao pessoal da Super que freguentemente publiquem reportagens de caráter científico. Tenho inumeras dúvidas em diversas partes da física, por exemplo quanto à Teoria da Relatividade Especial (ou restrita) e Geral de Einstein. Já procurei divesas vezes e os textos que encontro exigem um conhecimento mais profundo de física e matemática do qual ainda não disponho!!!! Meu comentário está ai!!! Até mais!!!!
Felipe Moretti Rodrigues, Passo Fundo - RS, 15 Novembro 2007 - 21:13
Achei a matéria excelente, sinceramente. Mostrou as informações de uma forma clara e de fácil entendimento, apesar de ter uma pitada de palavras complicadas. A ilustração foi bem feita, acabou chamando minha atenção para a matéria. Depois disso não precisou mais nada. Fiquei triste quando acabei de ler. Pelo menos agora minha samambaia terá um tratamento bem melhor. Espero apenas que a 2ª parte seja no mesmo nível.
Douglas Alexandre, Sapucaia do Sul, RS, 15 Novembro 2007 - 18:01
Parabéns pessoal da super pela ótima reportagem "De onde viemos". Vocês conseguiram passar de uma forma simples um tema tão complicado, pelo menos pra mim, um menino de 14 anos. Tenho só uma palavra para definir essa reportagem: Fantástica.
LUIS ROBERTO BOSCARDIN, 12 Novembro 2007 - 19:50
DE ONDE VIEMOS ? 1. A CONSCIÊNCIA (PENSAMENTO) está dentro da molécula de DNA (RNA) ? 2. Ela exerce influência na molécula de DNA ? 3. Quando desintegramos (morremos) esta molécula de DNA permanece, e caso positivo irá se associar (juntar) a outras dentro de que características ? ? Gostaria de enviar uma síntese de datas relativo as descobertas em Física Quântica desde MAX PLANK (1897) ? Descoberta do Elétron e NIELS BOHR (1913) ? Universo Incerto; até TEOREMA BELL (1964) ? O Spin e VED SEWJATHAM - Possibilidade de ultrapassar a velocidade da Luz. ? Estaria a nossa Consciência (Pensamento) dentro dos (FOTONS -> QUANTOS -> ELETRONS), uma vez que o Elétron é inobservável e o que existe são probabilidades dentro de um Universo Incerto. ? Conforme afirma JEAN CHARON, ele atribui uma Consciência ao Elétron.
ayron, 12 Novembro 2007 - 17:13
infelizmente essa reportagem foi muito complexa e mal elabarada, espero que a continuação dessa reportagem seje bem mas facil a compreenção e bem mas interessante , me deu sono ler está materia.
Eduardo Jardim, 11 Novembro 2007 - 19:44
Matéria incrível, de linguagem com fácil entendimento, e que dá vontade de conhecer muito mais sobre o assunto.
Lucas Sathler, 10 Novembro 2007 - 22:58
Parabéns a Super pela reportagem.Super bem elaborada com um vocábulario macio e fácil de se entender.Estou esperando ansiosamente pela continuação da matéria, fiquei curioso quanto ao mistério... "Para onde vamos?" Espero que o elenco da revista faça uma continuação tão boa quanto a matéria original.
Ravenna, 10 Novembro 2007 - 12:51
Me apaixonei pela matéria! Um linguagem simplesmente simples e deliciosa de se ler. Parabéns à Super e sua maravilhosa equipe que a cada mês nos proporciona tantos prazeres. Estou louca para ler a continuição.
Camila Feitosa Lima, 06 Novembro 2007 - 21:55
Parabéns a Super pela matéria genial. Está com poucos meses que procurei saber sobre o ciclo estrelar para saciar minha curiosidade. Agora com essa matéria da revista Super poderei debater com meus amigos de forma mais clara e ainda comprovar algo que já havia dizendo : nós somos um pouco de poeira cósmica .
Anderson C C, 06 Novembro 2007 - 21:07
Viemos de Deus assim como Ele também criou os gases, e toda matéria que constituia aquilo que viria a ser a explosão! Pois afinal alguém superior (Deus) teria que ter feito o princípio de tudo. Ou será que a ciencia hoje esta regredindo e se esquecendo de algumas das certas de suas teorias? Me refiro à teoria da biogênese e da abiogênese. Ou seja o provável( e comprovado) seria que todo ser vivo se origina de um ser vivo.
Adriana dos Santos Ribeiro, 06 Novembro 2007 - 16:57
Adorei a reportagen foi realmente superinteressante,mas confesso que ao ler o tema da reportagen pensei:" Meu Deus estamos no sec XXI e esses ciêntistas ainda estão nessa de saber de onde viemos". O ser humano é realmente impressionante.
Halison César, 06 Novembro 2007 - 12:08
Interesantissíma a reportagem, a tempos que procurava saber sobre a teoria de big bang, mas só a SUPER mesmo pode dar essas oportunidades para a gente. Nota 10 pra vocês adorei! Halison César Fortaleza-ce
Romulo Gonçalves , 05 Novembro 2007 - 14:46
Parabéns a toda a equipe.// A reportagem foi bem explicativa, principalmente para quem não tem muita "afinidade" com o assunto.// A matéria parecia ter sido escrita por Carl Sagan, muito conhecido pelos seus esforços pela popularização da ciência.// A reportagem foi rápida, direta e esclarecedora.// Acredito que a Super pode agora ir bem mais além...
Romulo Gonçalves , 05 Novembro 2007 - 14:46
Parabéns a toda a equipe.// A reportagem foi bem explicativa, principalmente para quem não tem muita "afinidade" com o assunto.// A matéria parecia ter sido escrita por Carl Sagan, muito conhecido pelos seus esforços pela popularização da ciência.// A reportagem foi rápida, direta e esclarecedora.// Acredito que a Super pode agora ir bem mais além...
PATRÍCIA, 05 Novembro 2007 - 12:58
SEI BEM DE ONDE VIEMOS JÁ QUE SOU COMPLETAMENTE CRIACIONISTA. NÃO TENHO NENHUMA DÚVIDA SOBRE ISSO, A MINHA MAIOR DÚVIDA, E ACHO Q DEVERIA SER DE MUITOS, É: COMO ESTAREI AMANHÃ? JÁ Q NOSSA REALIDADE HOJE DIANTE DO AQUECIMENTO GLOBAL, DIANTE DE TANTA POLUIÇÃO, DA FALTA DE ÁGUA, NOS DIZ QUE O AMANHÃ É INCERTO. ENTÃO, O PRÓXIMO FÓRUM DEVERIA TER O SEGUINTE TEMA: O QUE VC ESTÁ FAZENDO PRA GARANTIR SEU AMANHÃ?
Eder, 05 Novembro 2007 - 10:58
O artigo da Super ta ótimo, explica com maestria e multidisciplinariedade como tudo surgiu desde o mais remoto dos tempos, passando pela origem da vida e por último de nós humanos, estou esperando a matéria do próximo mês que tratará do futuro.
.:pEs3t:., 04 Novembro 2007 - 23:06
meus caros amigos, não sei por que de tanta briga. sou criacionista, mas não descarto a teoria da evolução. pois acredito ser ela parte da criação. a bíblia relata sobre ela, observe em provérbios 8:26 "Ainda Ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o príncipio DO PÓ DO MUNDO." Perceberam a teoria não diz que tudo era pó, e depois foi se esfriando e juntando- se. acredito que tanto a evolução e a criação, andam juntas o que falta e só sabermos unfica- las. assim como os cientistas atuais pretendem, em uma só ordem, uma só ciência.
Thiago Coutinho da Silva, 04 Novembro 2007 - 19:25
As pessoas precisam e acima de tudo ENXERGAM e SENTEM seus deuses.Deus é uma necessidade-de-fraqueza.Essas pessoas, inconformadas com o fato de que não há um sentido nas coisas se agarram a qualquer coisa que traga o mínimo de conforto espiritual.Eu nbão preciso de um deus.Faço de mim mesmo o meu centro.Deus está morto!Já disse Nietzsche faz mais de um século.As pessoas não se tocaram ainda.A inocente reportagem - ah, a reportagem... - mostra uma teoria embasada por evidências.Mas quem é que se contenta com teorias?A necessidade fala mais alto que a razão:deus TEM que existir.Fracos.
Rubens de Souza, 04 Novembro 2007 - 17:08
De onde viemos eu não sei. Só sei que estou indo nest exato momento para o boteco tomar umas cachaças.
Gabriel Antunes, 03 Novembro 2007 - 10:06
Como diz uma música do teatro mágico,"Descobrir o verdadeiro sentido das coisas,é querer saber demais". Minha opinião,é a de que tanto o evolucionismo quanro criacionismo estão corretos, afinal Deus não pode ter programado tudo e que ocorre a formação da terra aos poucos? Abrass
Leandro Chenosi, 02 Novembro 2007 - 21:49
Os evolucionistas sugerem que o universo originou-se do nada. Vamos verificar, porém, que todo efeito tem uma causa. O desígnio evidente no universo deve apontar para uma Mente Suprema. A natureza do homem, com seus impulsos e aspirações, demonstra assinalar a existência de um Governador pessoal. A história humana dá evidências duma providência que governa sobre tudo.
ezequiel athayde, 02 Novembro 2007 - 10:10
a superinteressante está de parabens pela materia por enfocar o problema de onde viemos, na realidade, uma origem muito mais distante que atinge dimensões e tempos inimaginaveis. O problema é quando toma essa origem como sendo a do big bang, totalmente furada, como varias novas teorias estão demonstrando, porque inclusive não leva em conta a matéria escura do universo. O grande furo do big bang é como explicar que possamos hoje detectar uma explosão de 13,7 bilhões de anos, que deu origem ao universo, e da qual nós proprios nos originamos. É como imaginar que pudessemos ainda sentir os efeitos da explosão que nos criou 13, 7 bilhões de anos depois? As nossas origens são muito mais distantes e ainda desconhecidas totalmente. O big bang como a origem do universo seria colocar um ponto ofinal na evolução do conhecimento humano. Uma excrecencia científica. abraços. ezequiel
Isabela Guimarães, 31 Outubro 2007 - 11:03
Achei muito boa!!! Gosto da forma como o Salvador Nogueira descreve tudo, fazendo comparações e usando uma linguagem informal, deixa tudo mais claro. Fiquei impressionada com o tempo que tudo levou... Sempre gostei desse tipo de assunto mas ainda não tinha visto uma reportagem tão completa, espero pelo resto em Dezembro hein!!! Beijos a todos!. PS: O trabalho de ilustração e organização da revista também ficou 10!! Parabéns ao Murilo Maciel e Bruno Oliveira!!
Ogro, 30 Outubro 2007 - 10:53
Legal,mas foi muito breve. Poderia ter mais informações.
TiagoSemH, 29 Outubro 2007 - 22:19
Acredito na teoria de Charles Darwin, que somos fruto de uma evolução que se iniciou no mar pelos poríferos até chegar ao reino animal, desde os primatas grotescos até as mais sabias espécies de seres vivos ( nós seres humanos ).Estou no 2° colegial e sempre me pergunto se algum dia o ser humano irá evoluir para uma espécie mais resistente mais inteligente, e que saiba usar todo o seu cérebro hehehe ( pois se esta é a teoria mais bem aceita pelos sábios ) bom esta é a minha visao de onde viemos e se algum mestre em biologia passar por aqui por favor mate essa minha curiosidade =] " posso ser nerd mas poderei ter um futuro brilhante "
chavesnorris, 29 Outubro 2007 - 20:25
Podemos até ter vindo do passado, e estarmos no presente, mas, sera que havera um futuro????
Humberto, 26 Outubro 2007 - 16:28
Essa é fácil!!!! Não há dúvidas: viemos do passado, estamos no presente, e iremos para o futuro. kakakakakakakaka. Somente os sábios me compreenderão!
Publicidade

Superinteressante

[1987 - 2009] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.