Catiac/SP..continuando..., 27 Novembro 2009 - 10:24
...ou até mesmo a morte!
.
E nem fiquem pasmos ou indignados com a matéria.O que vocês leram na reportagem vem acontecendo a muito tempo nos E.U.A.Acordemmmm!! Bem vindos a realidade.
.
Apesar de ser TDA/H e tomar Ritalina não me sinto amis inteligênte,porém,mais concentrada e motivada para sentar em uma cadeira e estudar muito absorvendo assim o conteúdo necessário para que eu possa alcançar minhas metas.
.
Por fim,a todos ,TDA/Hs ou não,comprem apenas com receita médica.Sejam sinceros com seu médico expondo a situação e garanto que consiguiram de forma correta o medicamento conforme a situação de cada um.
.
Boa sorte e que cada um por consciência própria seja responsável por suas atitudes ,garra e motivação.
Caso a mãe natureza não tenha dado aos NÃO TDA/Hs a capacidade da motivação e força de vontade em atingir suas metas,que lutem conforme as armas que acharem mais conveniente para sua vida ,para o seu futuro.
.
Obrigada pelo espaço sou uma SUPER fã desta revista.
Catiac/SP/tenho TDA/H continuando..., 27 Novembro 2009 - 10:17
Esse remédios não vão deixa-los mais inteligentes,mas sim aumentar o potencial,seja mais concentração,mais memória ou outros benefícios já citados na matéria.
O que precisa ser conscientizado é que se vocês tomarem 'As milagrosas" e não sentar para estudar.Posso garantir que não vão tirar uma boa nota.No final das contas vai depender do esforço e a vontade de cada um.
Mencionando novamente que não sou contra o uso desses psicotrópicos em pessoas que precisam urgentemente de um 'up' na batalha árdua dos vestibulares,principalemente aqueles que precisam trabalhar e arranjar tempo,muitas vezes de madrugada para poder estudar.Quem somos nós para julgá-los.
Se analisarmos mais a fundo as pessoas vêm fazendo uso desses medicamentos não somente entre estudando,mas muitos médicos,soldados e tantos outros que precisam ficar com os olhos bem abertos e atentos em situações que não tem outra solução senão essa.Já pensou a mãe de algum de nós tendo que ir para um hosptital de madrugada e pegar um médico que apesar de estar com olhos abertos ,está num estado tão deplorável devido a situação e esquecer um bisturi na barriga dela.Quantos casos já lemos sobre isso? Muitos!!!
De qualquer forma acredito que deve continuar tendo esse controle sobre a liberação da medicação .E caso alguns não saibam é muito dificil conseguir comprá-los sem receita médica e quando se tem a receita também é dificil de encontrá-los.Eu mesma tenho que encomendar.
Algumas pessoas tem corrido atrás de pessoas que vendem sem receitas,cuidado pessoal!! São,na maioria das vezes,medicamentos vencidos,medicamentos falsificados tipo 'ching ling' que ao invés de resolver seus problemas podem levar até ao coma .....
CatiaC(sou TDA/H), 27 Novembro 2009 - 09:38
Primeiramente vamos deixar claro uma coisa:em alguns casos qdo o medicamento não surte efeito pe pelo simples motivo de não haver a necessidade em usá-lo ou estar sendo mal administrado,portanto.
.
Segundo,gostaria de parabenlizar a SUPER.Pois msm dando a idéia do milagre acabou sendo imparcial colocando a rotina de um repórter,o qual deixou bem claro que acabou não gostando dos efeitos.
.
Terceiro,tomo Ritalina e para minha vida,meus problemas reais,tem surtido efeito.
Graças a Deus.
.
Quarto,por favor,alguns posts foram infelizes nos chamando de incapacitados.Não julgeum o que não conhecem.Cada ser humano tem suas opiniões,problemas senão de saude,familiares,portanto.
.
A maioria aqui são de leitores,curiosos e intelectuais.Acreditando eu ,portanto,que mais informadas ,mais evoluídas.
Não sou ng para julgar qm usa esse medicamente ,sem necessidade,para melhorarar seu desempenho curricular ou cotidiano.Se te faz bem,e não afeta o seu próximo : EMA...EMA...!
.
Por fim,a respeito dos Concursos públicos,nem esquentem com as pílulas de inteligência,mas sim com a corrupção de vagas e gabaritos vendidos.Já que isso tem acontecido a muito tempo.
.
E viva a democracia e o direito de expressão.
Rafael M. - São Caetano do Sul, 25 Novembro 2009 - 15:57
Pessoal, me ajudem
Pelo que entendi a pílula serve para aumentar a atividade neural com o objetivo de maior concentração e maior facilidade de aprendizado. Na verdade a droga não causa "inteligência", mas ela ajuda a tê-la.
Marcelo, 24 Novembro 2009 - 19:15
Eu Já tomei modafinil por uma semana!
Eu estava ansioso para experimentar o Stavigile, nome comercial da Modafilina, pois é uma droga que já exite a mais de 20 anos é a número 1 em todo o mundo. A indicação é para narcolepsia e o principal sintoma é a Sonolência Excessiva Diurna. Quando se toma a Modafinila você fica acordado e um dos seus "efeitos colaterais" e aumentar o poder de concentração e organização, por isso ficou popularizada como droga da inteligência principalemnte nos EUA e Europa.
Acho que a reportagem ficou com um pouco de medo de falar mais coisa boas da medicação. Tem pessoas que não saem de casa por ter sonolência excessiva diurna, batem o carro, brigam com espoas e maridos perdem o emprego, porque sempre dormem nestas situações.
Com o uso da modafilina isso não acontece e as vezes quando sei que preciso ficar acordado por mais tempo ou aumentar minha concentração eu tomo um comprimido.
Atenção o stavigile (modafinila) é um medicamento e é necessário passar por um médico. Não é possível a compra sem receita.
Até mais e boa sorte.
vanessa floriano- rio grande do sul, 24 Novembro 2009 - 17:10
Acho inviável o uso da pílula da inteligência!! nada nem nenhum profissional poderá assegurar a ausência dos efeitos colaterais com o passar dos anos sob o uso da pílula!!! e se essa fosse de fato tão inofensiva, pq não liberar o uso para crianças?...a verdade é que ninguém tem certeza de nada e pior do q isso é a probabilidade desses medicamentos absurdos e invasivos serem tão breve popularizados e comercializados livremente!!! é o fim!!!!
Acho inviável o uso da pílula da inteligência!! nada nem nenhum profissional poderá assegurar a ausência dos efeitos colaterais com o passar dos anos sob o uso da pílula!!! e se essa fosse de fato tão inofensiva, pq não liberar o uso para crianças?...a verdade é que ninguém tem certeza de nada e pior do q isso é a probabilidade desses medicamentos absurdos e invasivos serem tão breve popularizados e comercializados livremente!!! é o fim!!!!
Saieuqim, 23 Novembro 2009 - 12:24
Não sabia que existia. Não conheço gente que toma e muito menos tomaria, pois eu acho que isso é coisa de pessoas fracas e burras, aprendendo que se fica mais inteligente. Estudem. Pilula de inteligência é uma das coisas mais absurdas que eu já ouvi. Lamentavel.
Saieuqim, 23 Novembro 2009 - 12:24
Não sabia que existia. Não conheço gente que toma e muito menos tomaria, pois eu acho que isso é coisa de pessoas fracas e burras, aprendendo que se fica mais inteligente. Estudem. Pilula de inteligência é uma das coisas mais absurdas que eu já ouvi. Lamentavel.
Saieuqim, 23 Novembro 2009 - 12:23
Luiz Cezar, 22 Novembro 2009 - 02:47
Faço udo regular dos 2 mais festejados (ou temidos) aditivos para a inteligênciia: a modafinila e a ritalina. São ótimos. Recomendo a todos. Você sente-se seguro com sua capacidade cognitiva e é capaz de dar respostas rápidas para qualquer estímulo intelectua. Mergulha em textos com uma acuidade, que o torna capaz de correlacionar o que se está lendo com aquilo que forma seu repertório sobre determinado assunto. O resultado é uma visão de conjunto que lhe descotina um panorama sobre o qual você é capaz de discorrer (oral e graficamente) de modo bastante prolongado, sem perder-se em detalhes ou questõs secundárias. Outro dia mesmo, participei de uma coletiva a jornalçistas para que viesse a ser escrito um livro sobre determinado projeto. Vários técnicos discorreram sobre o mesmo tema antes de mim, focando um aspecto particular. Apenas eu fui capaz de estabelecer uma relação luminosa entre a parte e o todo, a ponto de, posterormente, haver sido elogiado e reconehcido como zquele que imprimiu uma qualidade superior à exposição do grupo. Todos devem estar interessados em efeitos colaterais. Não os percebi até agora. Durmo quando quero, Apenas a modafinila provoca um pouco de enjoo. Mas nenhuma das drogas retira o apetite ou o aumenta. Para encerrar vou dar-lhe uma canja sobre o nível da resposta intelectual proporcionado pelas drogas, sob efeito das quais encontro-me neste momento. Ei-la: se tivesse de ilustrar o que pode representar a droga para o homem contemporâneoem sua busca pelo saber, lembraria a agonia de Gothe. O gênio de " "Doktor Faustus", no leito de morte ergue a voz aos presentes e afirma:" Mere Licht!Mere Licht" (mais luz, mais luz). A ciência no-la dá hoje.
ju, 21 Novembro 2009 - 23:31
Onde vende?
Porque nao tomar?
kkkkkk
Egon Henrique, 21 Novembro 2009 - 22:52
Eu não sabia que existia essas pilulas, mas confesso que fiquei com vontade de experimentar essas tais pilulas, que fazem com que fiquemos mais ligados para o que acontece ao nosso redor, e o que lemos.
Excelente matéria, adorei!!!
Alexandre DF, 21 Novembro 2009 - 22:48
Não vejo a hora desses medicamentos se tornarem populares, inclusive com os genericos para o povão!
AMAURY - RIO DE JANEIRO, 21 Novembro 2009 - 03:09
ACREDITO QUE UMA BELA NOITE DE SEXO RESOLVA TODOS OS PROBLEMAS...SEM O USO DE MEDICAMENTOS É CLARO. JÁ NO CASO DAS CRIANÇAS, EXPERIMENTE DAR MAIS ATENÇÃO PRA ELES, ISTO É, SEJA COMPANHEIRO E PERCEBA COMO VAI DAR TUDO CERTO.
Jeferson Munhoz Moisés, 20 Novembro 2009 - 22:02
Na verdade vivo alguns momentos em meu dia que penso seriamente em tomar. Na velocidade que andam minhas atividades dar uma turbinada até que ajuda...será? Greg House que o diga.
Publiquem o comentário do William Nascimento dos Santos, dando uma força!!!
william nascimento dos santos, 20 Novembro 2009 - 19:19
Eu amei a matéria da capa.Fiquei até com medo dessa pílula ela é pior do que eu pensava(eu nem pensava que ela fazia mal).por favor coloque o meu comentário na revista.tchau.
Héderson Pereira dos Santos, 20 Novembro 2009 - 17:23
É atentador! Uma pilula que te deixa concentrado para estudar para aquele concurso por várias horas seguidas, para terminar aquele trabalho grande... Mas o preço disto pode ser muito caro no futuro. As consequências são desconhecidas. Não acredito em milagres. É melhor dividir o seu tempo entre trabalho, estudo e lazer e adicionar disciplina e perseverança que poderá atingir qualquer objetivo. Drogas, tô fora!
Héderson Pereira dos Santos, 20 Novembro 2009 - 17:22
É atentador! Uma pilula que te deixa concentrado para estudar para aquele concurso por várias horas seguidas, para terminar aquele trabalho grande... Mas o preço disto pode ser muito caro no futuro. As consequências são desconhecidas. Não acredito em milagres. É melhor dividir o seu tempo entre trabalho, estudo e lazer e adicionar disciplina e perseverança que poderá atingir qualquer objetivo. Drogas, tô fora!
suelen gomes, 20 Novembro 2009 - 12:06
todo remédio tem sonífero e é bom tomá-lo,se for caso
de doença sem ser a psicológica,em casa!É até incoveni-ente tomar no trabalho sob a vista de daquele colega cu-
rioso,mexeriqueiro,linguarudo,burlador,bandoleiro,enga-
belador,em suma,um real mentiroso,puxa saco de chefe
em troca de din-din ou algo parecido!Cuide-se!Viage,leia um bom livro ou uma revista de estimação,cabeceira,um jornal,prepare-se para um concurso,mude sua rotina,seu visual,estilo de vida,saia de vez do sedentarismo!Curse uma língua estrangeira,pratique um esporte,curta uma clínica de relaxamento,assista um programa de entretenimento,uma novela,um filme!E diga ou pense:Hoje Jesus te ama!Feliz Natal e Ano Novo!
suelen gomes, 20 Novembro 2009 - 11:53
Remédio demais faz mal ao coração!É até um crime
tomar remédio sem receita médica e até mesmo tomá-lo
sobre prescrição de psiquiatra!Pra que?Há psicologia
humana para uma boa cura?Há sim!Procurar algo bem
útil sobre o que fazer!Isto sim é um bom remédio!É de
graça,saudável e transmite boas lembraças ao próximo!
Não se adiante ao péssimo caminho!Perderá tempo e dinheiro!É um engano,uma ilusão!Basta só trabalho!Bus-
car uma boa rotina!Rotina não frescura e sim o prazer em
viver dignamente!
suelen gomes, 20 Novembro 2009 - 11:44
As Patricinhas e os Mauricinhos estudam
em Universidade Particular X para fazerem
pôse para os fotógrafos em BMW junto aos
futuros parceiros de teto e cama?Eles se esfor-
çaram no estudo para entrar em uma Pública Y?
A memória faz parte da gente!Há escolas que en-
viam questões de vestibulares e outros concursos
públicos e que questões!Tão fáceis!Há empregos de
fórmulas e outras há apenas cálculos primários de
operações matemáticas!E o aluno que só tira 10 em
todas as disciplinas?Ele tem 1 segredo de Nerd,CDF?
Saber trabalhar bem o estudo e aproveitá-lo até
à fase adulta no mercado de trabalho faz bem!Família
e amigos são só o 2.º plano de vida!
suelen gomes, 20 Novembro 2009 - 11:34
não há fórmulas certas!não há fontes de
segredos!Não há verdadeiros milagres!Bas-
ta ter fé um Deus!Acordar antes do sol e tra-
balhar o chinês sabe!O jovem sabe que a Litera-
tura,História e Geografia tem os mesmos assun-
tos!E cança ou enjôa?Sintetizar ou resumir um tex-
to é bom?Matemática tem uma Física,Química,Biolo-
gia e Geografia!O Português e Inglês são línguas
dotadas de regras ou ciências!Qual é o melhor:co-
mer maçã ou saduíche para passar a fome?Bom
todo mundo sabe que o melhor não é só aprender
a ler,escrever e contar em busca da sobrevivên-
cia e sim saber entendê-la e sem transformá-la
em LIXO!Bom dia!
Angelica Elisa de Souza, 20 Novembro 2009 - 09:25
Não existe como acontecer isso! O ser humano é uma máquina com capacidade,se pensarmos bem,já somos seres inteligentes comparando com outros seres vivos existentes.O efeito da pílula não foi tão surpreendente como eu pensei depois que eu li a matéria. Enfim,prefiro ficar com a inteligência humana mesmo.
Ricardo, 20 Novembro 2009 - 02:23
Acho que quem esta interesssado nas pírulas são uns burros!!!!! Não faz sentido se expor desta forma sem a indicação apropriada
http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED
Ricardo, 20 Novembro 2009 - 02:22
Acho que quem esta interesssado nas pírulas são uns burros!!!!! Não faria sentido se expor desta forma sem a indicação apropriada
http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED
CHUCK, 19 Novembro 2009 - 14:04
Eita porr......é por isso que eu bebo, só bebo!
Só bebendo eu já enxergo pulga de 50 kilos....hummmm imagina só se eu tomasse esses baguiu aí!
Lav C, 19 Novembro 2009 - 13:30
Kra!! Ainda tem gente q diz n sentir os efeitos colaterais da Ritalina!!!
Paulo N C, 19 Novembro 2009 - 12:13
E pra provar que eu realmente tomo Ritalina (Metilfenidato), o laboratório é o Novartis, minha dosagem diária é de 40mg (4 cps) e a receita pra comprar não é a branca nem a azul, é a amarela.
Por hoje, parei, amanhã volto para postar outros comentários - ISSO SE EU NÃO ME MATAR OU MATAR ALGUÉM ANTES.
Paulo N C, 19 Novembro 2009 - 12:07
...já o cara do site climatempo deve tomar ritalina. Quem é esse tal de "chuva"?! Vai dar pancada em quem? POR QUÊ, VAI ENCARAR???
Paulo N C, 19 Novembro 2009 - 11:47
Tomo Ritalina há anos, nunca vi problemas ou alterações comportamentais.
Gioovanni, se você não é médico, não poste informações com se fosse.
O outro que escreveu "utilizar exames", cara, lê mais. Vai melhorar seu vocabulário...
Como eu ia dizendo, Ritalina não tem Efeito nenhum no meu comportamento... por quê, VAI ENCARAR??? VAI?? CAI PRA DENTRO!!! A CASA CAIU SEU MANÉ!!
giovanni, 18 Novembro 2009 - 13:37
Só quem tomou os remédios ditos como "modernos" para determinadas doenças ou que atendam aos seus "desejos pessoais", substâncias estas "resolvedoras" de todos os "problemas" é quem sabe como são os efeitos colaterais; sou obeso, e passei por todo o tipo de tratamento pragmático com drogas vendidas hoje em dia (fluoexetina (Prozac), sibutramina (Plenty), anfepramona e fenproporex (derivados das anfetaminas), rimonabanto (Acomplia)), acompanhado de exercícios físicos e dieta e no uso de todos eles há uma melhora na "disposição" física e mental, porém o preço que se paga é: depressão química, sensação de abandono e desalento, irritabilidade, períodos de înstabilidade emocional, sonolência, agitação, tremores, aumento de batimentos cardíacos, pensamentos suícidas (induzidos), ou seja, esses medicamentos a médio e longo prazo não compensam o seu uso, prova disso é a Ritalina que muitos pediatras não aprovam o seu uso por causa dos seus efeitos colaterais; acho que deveria, sim, fazer-se um estudo mais profundo e a longo prazo destes efeitos, que como atuam diretamente no cerébro e sistema nervoso central podem ser irreverssíveis, podendo nos tornar como "zumbis" ou "deficientes mentais".
Marcio, 18 Novembro 2009 - 11:52
Precisamos urgentemente utilizar exames antidoping nos concursos públicos. Não é justo que pessoas que não usam a tal droga concorram as que a usam.
Valdirene do Carmo J. Santana - Iaçu/Ba, 18 Novembro 2009 - 10:24
Como muitos avanços das ciencias e de acordo a reportagem, o tal remédio da inteligencia parece servir pra uns e pra outros não. Agora o trecho mais ridículo: "Mas espero que ele não se popularize. Afinal, se todo mundo tomar, como vou me destacar?"AFF! Nem está comprovada a eficácia da pílula e já tem gente pensando em superioridade. Se ela fosse realmente fantástica, aumentaria as desigualdades ou o mundo estaria liberto dos problemas de aprendizagem?
Valdirene do Carmo de J. Santana - Iaçu/Ba, 18 Novembro 2009 - 10:18
Como muitos avanços das ciencias e de acordo a reportagem, o tal remédio da inteligencia parece servir pra uns e pra outros não. Agora o trecho mais ridículo: "Mas espero que ele não se popularize. Afinal, se todo mundo tomar, como vou me destacar?"AFF! Nem está comprovada a eficácia da pílula e já tem gente pensando em superioridade. Se ela fosse realmente fantástica, aumentaria as desigualdades ou o mundo estaria liberto dos problemas de aprendizagem?
Gian Luca - Vitória - ES, 17 Novembro 2009 - 22:34
O ser humano de hoje é abitolado. Estamos sempre querendo chegar a um patamar 'mais elevado' na nossa eterna busca por mais e mais. A absurdidade do mundo contemporâneo só aumenta com a criação de pílulas de inteligência, cada vez mais dependemos da química para encarar a vida. Já tomo dois anti-depressivos, um remédio para memória e N cafezinhos por dia. Acho que já estou abitolado o suficiente.
Gian Luca - Vitória - ES, 17 Novembro 2009 - 22:26
O ser humano de hoje é um ser abitolado. Estamos sempre querendo chegar a um patamar 'mais elevado' que até pílulas de inteligência foram inventadas! Absurdo de uma sociedade contemporânea, que está cada vez mais dependente de remédios para encarar a vida. Eu já tomo dois anti-depressivos e um remédio para memória, fora os N cafezinhos por dia. Acho que para mim já está mais que o suficiente.
Abistégenes Crisântemo (skalix2003@yahoo.com.br), 17 Novembro 2009 - 17:18
Agora, quanto à reportagem... Sou leitor assiduo da SUPER há alguns anos e considerei dois pontos falhos: primeiro, os depoimentos que abrem a reportagem deixam uma propaganda subliminar do uso dos anabolizantes mentais; segundo, o depoimento do repórter: achei-o inócuo, sem detalhes de consequências físicas, quase um "querido diário". Para arrematar, o fechamento com a auto-proclamação de gênio (não vi a lâmpada mágica) do rapaz me faz pensar que ele não deve ouvir muito isso ("cara, você é um gênio") e quis usar o espaço para passar o recado. Srs. Editores, aquela informação for de cunho jornalístico ZERO, sem qualquer aproveitamento para o leitor.
Abistégenes Crisântemo, 17 Novembro 2009 - 17:08
Concordo e discordo (ou não, diria Caetano). A polêmica de supervalorizar os potenciais humanos em atos competitivos é sempre o ponto de partida de legislações proibitivas. Com o tempo, haverá sim uma espécie de anti-doping em concursos e vestibulares para deixar a disputa isonômica. Por outro lado, acredito nos "tipos" de inteligência, separadas superficialmente em INTELIGÊNCIAS CRIATIVAS E ADAPTATIVAS. Aquela diz quanto a capacidade de criar e esta quanto a de aprender o que já está criado. Os criativos sofrem muito em provas por terem dificuldade em se concentrar e para eles, acho que essas drogas poderiam deixá-los mais em pé de igualdade com os que se melhor adaptam ao que já está feito.
andre, 17 Novembro 2009 - 15:12
Gostaria de saber porque a cannabis foi colocada no centro do infográfico sobre as substâncias utilizadas para potencializar o cérebro. Teria ela alguma propriedade capaz de aumentar o poder cerebral, deixando o sujeito inteligente pra burro ?
CHUCK, 17 Novembro 2009 - 14:33
Continuo com a mesma opinião, nossos queridos cientistas e químicos, ou sei lá que são os gênios....deveriam inventar uma pílula para "CRIAR VERGONHA NA CARA". É o que o povo está precisando atualmente.
Muito se fala na evolução humana, mas o que ninguém está percebendo, é que esta evolução é destrutiva, estamos indo para um caminho sem volta. Acabou o valor, bom senso, humanismo...etc. Estamos aprendendo e ensinando à nossos filhos a amar objetos e usar as pessoas... quando deveria ser ao contrário.
Kannahoot, 17 Novembro 2009 - 02:24
Ninguem nunca conseguirá empedir a queda da chuva com vãs reclamções..Um dia desses, tivemos a ladainha da pílula anticoncepnal e toda invernada de inapropriadas abobrinhas a respeito .Se a pílula da inteligência tivesse antecedido a pílula anticoncepcional a humanidade teria sido poupada de um rastro infindo de asneiras: aí por acidente apareceu o Viagra e um caralhão de outras pílulas menos famosas... felizmente, à despeito de toda intelectualidade de um caroço de feijão,nem deus e nem o diabo estão conseguindo barrar o avanço da ciência e por ooutro aspecto, o debate à respeito, já começou a entrer na contra-mão...mesmo porque, ainda não existe pílulas para auto gerar conhecimento...ele ainda terá que ser adquirido pelos métodos antigos..
Kannahoot, 17 Novembro 2009 - 02:24
Ninguem nunca conseguirá empedir a queda da chuva com vãs reclamções..Um dia desses, tivemos a ladainha da pílula anticoncepnal e toda invernada de inapropriadas abobrinhas a respeito .Se a pílula da inteligência tivesse antecedido a pílula anticoncepcional a humanidade teria sido poupada de um rastro infindo de asneiras: aí por acidente apareceu o Viagra e um caralhão de outras pílulas menos famosas... felizmente, à despeito de toda intelectualidade de um caroço de feijão,nem deus e nem o diabo estão conseguindo barrar o avanço da ciência e por ooutro aspecto, o debate à respeito, já começou a entrer na contra-mão...mesmo porque, ainda não existe pílulas para auto gerar conhecimento...ele ainda terá que ser adquirido pelos métodos antigos..
Poirot, 17 Novembro 2009 - 00:12
Acredito que somos inteligentes o bastante para podermos desenvolver e fomentar nossa capacidade mental de maneira natural e prática. Não sou adepto à pílulas que possam condicionar nosso cérebro a uma maior eficácia e acuidade. A inteligência é algo congênito e imanente ao ser humano e podemos desenvolvê-la sem o auxílio de farmacos.
Fabiano, 16 Novembro 2009 - 16:59
Após ler a reportagem corri ao médico e após explicar minha dura rotina diária consegui receita para usar o medicamento. Durante o primeiro dia me senti bem, mas a partir do segundo dia experimentei sensações horríveis, quais sejam, paranóia, confusão, mau humor, desespero. continuei para ver se passava, mas só piorou, acordava com dores no corpo inteiro e dor de cabeça. O remédio realmente funciona no sentido de deixar acordado, mas causa um efeito perturbador na mente. Usei por quatro dias e fui obrigado a parar, pois estava me deixando louco. Não aconselho a ninguém.
DIEGO RIBEIRO, 16 Novembro 2009 - 12:26
Penso que é importante buscar o máximo de informação antes de experimentar o medicamento. Embora os benefícios sejam fantásticos, deve-se levar em consideração os riscos, a modafinila pode provocar reações alérgicas na pele ou em outros locais entre outros efeitos colaterais. A consulta a um profissional não pode ser descartada. Tomados os devidos cuidados, não vejo por que não experimentar, o que não pode acontecer é simplesmente ler a reportagem e sair correndo para a farmácia mais próxima para tentar comprar com um conhecido que vai liberar sem receita.
Luís Guilherme, Nova Iguaçu, 16 Novembro 2009 - 02:37
Aff, se ele tivesse lido até o fim teria visto que eu falei da RITALINA, usada no mundo todo para tratamento de DDA e que pode causar aqueles efeitos colaterais, além de sedar as crianças índigo ao invés de ajudá-las a construir o seu potencial (ops, li o livro em janeiro e acabei falando besteira, ele é muito sério, eles explicam as coisas cientificamente) e causar um efeito viciante. Não duvido nada que o modafinil possa causa tudo isso. Pensem bem. Não é muito melhor ter uma vida saudável e estudar para aumentar a inteligência do que fazer esse tipo de coisa? Pessoas com DDA não tem muita opção, vocês tem.
Louise Honorato, Maceió AL, 15 Novembro 2009 - 23:48
Mais bonitos, atraentes, bem-sucedidos, admirados, inteligentes... se você pode ser Mais, então vá em frente. Parece essa a mensagem que vem de todos os lados. A vida vira uma busca sem fim a perfeição (há quem ache que seja felicidade). Nada contra melhorar sua aparência, intelecto e tal. Mas a que preço? O quanto puder pagar e sacrificar-se.
Rafael M. Heise - Joinville - SC, 15 Novembro 2009 - 23:10
Não sei se mais alguém pensou nisso, mas na página 70, a legenda da imagem é intrigante. Será que ao tomar a pílula da integência seríamos mesmo capazes de responder a Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais? Quem saberá? Será que realmente aproveitaram o momento (e não poderia ser mais aportuno) para adicionar a resposta do mochileiro das galáxias? Acho que só tomando uma dessas pílulas para encontrar a resposta...
Duaymy Góes, Abaetetuba - PA, 15 Novembro 2009 - 18:57
Acho que não tomaria. Talvez eu já seja inteligente o suficiente e aconteça igual ao que aconteceu com repórter da super: a pílula diminuir o QI.
edvan, 15 Novembro 2009 - 13:09
A super falou sobre o fato do homem de hoje não ser tão difente dos de antes. Pelo fato da evolução ocorrer devagar .
Seria bom que essas drogas podessem ajudar o homem a evoluir mais rápido , mas as pessoas estão sendo descuidadas com essas drogas. Essa ambição desmedida pode causar um efeito contrario ?
tendo em vista ,o numero de pessoas que tem usado essas drogas , em pouco tempo essas respostas surgirão.
goiãnia
A super falou sobre o fato do homem de hoje não ser tão difente dos de antes. Pelo fato da evolução ocorrer devagar .
Seria bom que essas drogas podessem ajudar o homem a evoluir mais rápido , mas as pessoas estão sendo descuidadas com essas drogas. Essa ambição desmedida pode causar um efeito contrario ?
tendo em vista ,o numero de pessoas que tem usado essas drogas , em pouco tempo essas respostas surgirão.
goiãnia
goiãnia
Antonio Willian Basilio Vieira - Tamboril/CE, 13 Novembro 2009 - 17:33
Acho que esta estória de que uma pessoa pode passar até 60 horas acordado e estudando na maior parte desse tempo sob efeito de medicamentos e depois não sentir nada é tudo balela. Acredito que a pílula possa melhorar a funcionalidade, como mostrou o repórter, mas jamais chegara a criar novas sinapses. A pílula não é mais de que outra mostra de quão artificiais e vazios estamos nos tornando. Ao tomar a pílula você mente para si próprio e só satisfará seu ego enquanto não descobrirem seu segredo do qual tentará esconder até mesmo de si.
Antonio Willian Basilio Vieira - Tamboril/CE, 13 Novembro 2009 - 17:25
Pergunto ao nosso Oráculo que tudo sabe, por que os insetos que são considerados criaturas de poucas habilidades sensoriais, são capazes de prever da mesma forma que as demais criaturas, como mamíferos e aves, a chegada de eventos meteorológicos?
Antonio Willian Basilio Vieira - Tamboril/CE, 13 Novembro 2009 - 17:09
Acho perigoso o uso da “pílula da inteligência, já que não se sabe nada sobre efeitos colaterais, na minha opinião ela nada mais é do que a cola do século 21. Prefiro ficar com o meu cérebro obsoleto ao arriscar só para sair bem em um teste. Como saber se depois seu cérebro vai virar mingau?
Gleidson, 13 Novembro 2009 - 15:18
Só quem precisa acordar às 5h30min da manhã e só pode dormir depois da meia-noite sabe o que é ficar sonolento o dia inteiro, não produzir nada e, ainda, ter dificuldades para estudar.
Eu não só tomaria, como depois de descobrir o medicamento tratei logo de ir perguntarà minha psiquiatra, peguei a receita e o comprei.
Tomei hoje o primeiro comprimido. Estou me sentindo bem.
Marcos Corrêa, 13 Novembro 2009 - 11:44
Eu não tomaria, mas as empresas que patrocinam essa página e a matéria - basta observar acima - querem me convencer a tomar... Nâo sou tão manipulável assim.
Andrea Raquel, 13 Novembro 2009 - 11:38
A mídia em geral, bem como esta e tantas outras revistas, são excelentes para contribuir com os lucros das indústrias farmacêuticas. Parabéns a todos vocês, com certeza os resultados são promissores...
Andrea Raquel, 13 Novembro 2009 - 11:38
A mídia em geral, bem como esta e tantas outras revistas, são excelentes para contribuir com os lucros das indústrias farmacêuticas. Parabéns a todos vocês, com certeza os resultados são promissores...
Juliano, 13 Novembro 2009 - 11:04
É um absurdo isso! Estão querendo tranformar os seres humanos em andróides, robôs ou sei lá o quê. Isso é acabar com a naturalidade do homem. Acho meio perigoso mexer com isso, aumentar a capacidade de inteligência de um ser que já é inteligente é programar uma bomba atômica para explodir quando menos se espera. Experimente dar poder a pessoas erradas e mal intencionadas. Seria interessante usar somente em forma de medicamento para quem sofre de algum mal que afete a inteligência.
Taís, 13 Novembro 2009 - 08:38
Não sei por que tanta revolta daqueles que não tomariam o rémedio por aquelas pessoas que tomariam.
Não vejo grandes problemas e tomar um remédio para turbinar o poder de concentração. Na verdade se pararmos de sermos hipócritas vamos ver que fazemos coisas parecidas tempo todo. Tomamos um remédios para problemas que ainda não temos. Tomamos vitamina C para não gripar, vacinas para não ficarmos doente, cremes para não ficar com rugas... Acho que quem deve medir o risco é aquele que toma o remédio. Eu tomaria. Não constantemente. Mas numa semana que fosse muito puxada eu tomaria. Álias eu já faço isso tomando energéticos, café, blá, blá, blá. E quais são os riscos que tomar café pode fazer pra mim? Posso ter uma gastrite e até ficar neurótica dependendo da quantidade de café. Acho que o mesmo com o remédio, depende da quantidade e durabilidade.
Esse semana estava até precisando tomar uma pílula mágica dessa!
Daniel Leal Lopes - Salvador/BA, 13 Novembro 2009 - 00:04
Tem como alguém me mandar algumas caixas da pílula da inteligência pra uma amiga minha que acha que no Alaska tem uma praia de águas mornas pra ela se banhar?
samia, 12 Novembro 2009 - 22:34
bom , se a gente prestar mais atenção a materia vai ver q além de dar os super poderes a materia também deixa bem claro os riscos . sinceramente , será q o beneficio de hj vai valer a pena pelo sofrimento de amanhã..............
Qirresponsabilidade, 12 Novembro 2009 - 20:56
Qto sera q a revista esta embolsando pra influenciar tantos de vcs a tomar o medicamento??? O laborario c/ certeza ira agrececer ou sera so uma inocente propaganda gratiuta? P/ vcs q irao pagar p/ serem cobaias, boa sorte, mas nao reclamem se ao tentarem se livrar de um problema acabarem "ganhando" outros....
@mijohnjohn, 12 Novembro 2009 - 13:28
Além de deixarem as pessoas mais despertas, estes medicamentos devem possuir sim um efeito placebo. Porém, no caso do relato do jornalista, apesar da superconcentração houve uma queda de pontuação no seu teste de QI. Será que energia demais seria inversamente proporcional à inteligência? Pois pelo que tenho lido a inteligência nunca demanda esforço demais, simplesmente flui.
@mijohnjohn, 12 Novembro 2009 - 13:24
Acho que não teria coragem de tomar não, além do mais seria uma acirrada disputa ainda mais desleal no mercado de trabalho. E nos concursos e vestibulares deveriam fazer exame antidopping. Mas pelos relatos que li percebo que não passam de energéticos, para deixar as pessoas mais atentas e acordadas. Inteligência já seria outro departamento...
Guilherme Rodrigo, 12 Novembro 2009 - 00:07
Exelente!!! Esprementei a tal pílula e o resultado foi positivo, realmente estou mais disposto e com menos sonolência durante o dia! A desvantagem é o custo do medicamento que é muito elevado e ainda foi difícil encontrar uma drogaria que venda esse medicamento, só espero não ter nem um efeito colateral.
Eu ainda não senti nem uma diferença em relação ao poder de concentração e nem um aumento de "inteligência", apenas estou mais disposto! É quase como se eu tomasse café com coca cola, rsrsrs...
A respeito dos cometários críticos abaixo, eu acho que eles ainda não tomaram para exporem cometários tão negativos e absurdos!
Valeu!!!
Luís Guilherme, Nova Iguaçu/RJ, 11 Novembro 2009 - 18:51
Continuação
tonturas; palpitações; dor de cabeça; discnesia (diminuição do movimento muscular voluntário); sonolência; variações no batimento cardíaco e pressão sanguínea, com queda e elevação; taquicardia (aceleração do movimento cardíaco); angina (ataques esasmódicos com dor intensa no coração); arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular); dor abdominal e perda de peso em tratamentos prolongados.
Existem raros casos de síndrome de Tourette. Há histórico de psicose tóxica em pacientes que utilizam o medicamento, assim como leucopenia (redução dos glóbulos brancos no sangue) e/ou anemia e, em alguns casos, queda de cabelo. Em crianças foi registrada perda de apetite, dor abdominal, perda de peso durante tratamento prolongado, insônia e taquicardia. No entanto, qualquer uma das reações mencionadas anteriormente também pode ocorrer com crianças.
Desculpem o pequeno texto (rs), sei que esse espaço deveria ter outro fim, mas acho divulgação de informação importante, e o assunto é relativamente relacionado. Agora, imaginem que modafinil possa ser ainda pior que Ritalina.
Luís Guilherme, Nova Iguaçu/RJ, 11 Novembro 2009 - 18:37
E sobre a Ritalina ministrada a pacientes de DDA, os resultados colaterais podem ser bem maiores e piores que os apresentados. Li isso em um livro de auto-ajuda, em parte baseado no espiritismo, sobre uma nova geração de crianças confundidas com portadoras de DDA, e que isso pode trazer muitos problemas a elas. Ficou difícil para um cético filtrar o que é completamente dubitável ou não, e explicar o que são elas para outros céticos, mas parece que as tais crianças realmente existem. O nome é Crianças Índigo, de Lee Carroll e Jan Tober.
"O trecho seguinte é uma cópia fiel [traduzida, obviamente] da Referência Médica da Ritalina, fornecida pelo laboratório que a produz, a Ciba-Geigy. Trata-se de um documento de distribuição obrigatória aos profissionais da área de saúde que o doutor Robert Mendelsohn reproduziu em seu livro 'Como criar um filho saudável...'
Observe que a empresa afirma 'não saber como a Ritalina atua', e quais seus efeitos no sistema nervoso central. O laboratório admite ignorar o período de segurança da utilização do medicamento. As seguintes observações são do doutor Mendelsohn:
'Ansiedade e insônia são as reações adversas mais comuns, porém podem ser controladas pela redução da dosagem e da suspensão no período tarde e noite. As reações adversas incluem hipersensibilidade (incluindo erupções na pele); urticária (irritação e coceira); febre; artralgia; dermatite de esfoliação (descamação da pele); eritrema multiforme (doença dermatológica inflamatória aguda), com histórico de alterações hispatológicas de vasculite necrosante (destruição dos vasos sanguíneos) e púrpura trombocitopênica (um sério distúrbio de coagulação do sangue; anorexia, náusea;
Vinícius Macedo, 11 Novembro 2009 - 18:14
Li a Super e fiquei muito empolgado com o modafinil, afinal, a revista falava em "estado de superconcentração".
Comprei o remédio e sabe qual foi o resultado? NENHUM. Não aconteceu absolutamente NADA! Nem reação colateral (ainda bem), nem as supostas reações benéficas, que, agora, tenho certeza que saíram da mente "criativa" (pra não dizer mentirosa) do jornalista.
Antes, depois do almoço, eu sempre tinha uma vontade terrível de tirar um soninho. Agora, essa vontade continua com o mesmíssimo grau.
Superconcentração? Puro sensacionalismo.
Mais uma grande mancada da Super, que está, cada vez mais rápido, deixando de ser aquela revista confiável e informadora de outrora, para ser um folhetim sensacionalista, cheias de frases fortes ("pílula da inteligência", "nosso repórter tem a resposta") com o único propósito de vender ao máximo.
MODAFINIL, UMA FRAUDE
Luís Guilherme, Nova Iguaçu/RJ, 11 Novembro 2009 - 17:13
Droga recém-descoberta, que dá doenças de pele terríveis em crianças, que diminui a inteligência de super-dotados, que dá mal-estar junto com cafeína, que mexe com a química da nossa última fronteira biológica, que ninguém conhece os efeitos colaterais a longo prazo...
TÔ FORA! Medo, muito medo. Além do que, meu QI é de 127, acho que ele abaixaria com isso, correto?
Ah, Muscarina não é extraída de chá de lírio, e sim do cogumelo tóxico Amanita muscaria.
Robério de Souza, Montes Claros - MG, 11 Novembro 2009 - 17:00
Mas agora a pergunta é essa: Qual vai ser a primeira universidade a inventar exames antidoping? hehehe..
Matheus Steinmeier, 11 Novembro 2009 - 16:31
Parabéns mais uma vez, SUPER! Matéria muito bem construída, mesclando ótima apuração e reportagem de imersão. Eu tomaria somente para experimentar a sensação, porque acho que esse recurso deve ser oferecido somente para aqueles que têm algum tipo de dificuldade de aprendizado. Não há motivos para apressar nossa evolução cerebral.
Matheus Steinmeier, 11 Novembro 2009 - 16:30
Parabéns mais uma vez, SUPER!
Matéria muito bem construída, mesclando ótima apuração e reportagem de imersão.
Eu tomaria somente para experimentar a sensação, porque acho que esse recurso deve ser oferecido somente para aqueles que têm algum tipo de dificuldade de aprendizado.
C.S.C.-Rio Grande/RS, 11 Novembro 2009 - 13:51
Acredito que a droga pode auxiliar muito quem, como eu, estuda em dois turnos e ainda faz outras atividades. Com a droga creio que me sentiria menos exausta para estudar durante a noite, conseguindo aproveitar e assimilar melhor as leituras.
Victor - Petrópolis/RJ, 11 Novembro 2009 - 13:25
Acho que com o tempo aparecerá uma pílula menos nociva e também com um adequado acompanhamento médico poderá ser um grande aliado para a evolução! Logo...por que não tomar?
Victor - Petrópolis/RJ, 11 Novembro 2009 - 13:24
Acho que com o tempo aparecerá uma pílula menos nociva e também com um adequado acompanhamento médico poderá ser um grande aliado para a evolução! Logo...por que não tomar?
Silvio Luiz Junqueira Junior, 11 Novembro 2009 - 11:33
São várias as opiniões a respeito da eficácia e dos efeitos colaterias desta medicação. Todavia, se comprovado que tal medicado, de fato, proporciona tal benefício, mesmo que passageiro, no tocante ao aumento do poder de aprendizado e melhor absorção de aprendizagem, eu vou fazer uso de tal medicação. A questão citada na matéria [as novas drogas podem piorar a injustiça social ou acabar com ela], creio que é muito cedo para que esse assunto venha a ser debatido, merecendo mais estudos sociais, até porque fui em 03 farmácias para obter informações sobre o Modafinil (provigil ou modiodal) e, para minha supresa, todas desconhecem tal medicação.
Galo, 11 Novembro 2009 - 11:02
"...eles querem que nós serem igual ao Eistem"
Putz!
O Pablo é igual ao Einstein, não sabe nada de Português.
Ellen, 10 Novembro 2009 - 20:30
aliás, pablo aí embaixo
"eles querem que nós serem igual ao Eistem"
essa frase prova que voce tambem deveria tomar ;p
Ellen, 10 Novembro 2009 - 20:29
eu tomaria....aliás acho que vou tomar.
Pablo, 10 Novembro 2009 - 14:49
Eu NÃO tomaria, pois cada ser humano tem capacidade de aprender, só não aprende quem não quer.
A não ser os deficientes ou os que tem algum problema, Como diz o penssador Pierre Lévy "Ninguém sabe tudo, todo mundo sabe algo..."
Ninguém tem o direito de saber nada a mais da sua capacidade.
Ninguém tem o direito pra saer tudo, seria injusto com quem não saberia nada, ou com quem não teria capacidade de compra essa pilula.
A ciência tem tanta coisa pra aprender e fica gastando tempo pra aumentar o QI dos outros, eles querem que nós serem igual ao Eistem
Bruna Aguiar, 10 Novembro 2009 - 13:15
no começinho da reportagem já começei a me preocupar: todo mundo vai quere tomar,inclusive eu que tenho dificuldades nos estudos e vou prestar vestibular um universidade federal. Acho que daqi uns anos, se a moda pegar, vai realmente haver exame anti dopping para provas assim...
Patricia Martins Gomes, 10 Novembro 2009 - 13:12
Não sabia que existia. Como qualquer remédio tem seus contras e por isso não tomaria com frequência. Mas se eu soubesse da existência dela antes de prestar FUVEST...com certeza estaria me formando na USP agora!!!!!
Realista, 10 Novembro 2009 - 08:36
Pessoal, não vai ser um remédio que vai esconder a burrice de vocês! Se nasceram burros, vão continuar sendo. Vão estudar, isso sim deixa a pessoa inteligente.
Abraço
Rafael Zalesski recife/PE, 10 Novembro 2009 - 01:40
Só a necessidade iria dizer se eu tomaria ou não,mais se for o caso porque não.Mais ainda acho que tudo naturalmente é muito melhor e muito mais prazeroso.
Existem várias formas naturais de se aprimorar o cérebro.Se bem que demora um pouco mais.Mais como diz o ditado "apressado come cru."
..., 10 Novembro 2009 - 01:40
Ronaldo!!! brilha mucho no curinchaa!! vamo caí pa dentro.. prq nao? ja imaginei que um dia teria essa pilula.. imaginei...
Luciana-Verdejante/Pe, 09 Novembro 2009 - 20:59
Não tomaria. O estímulo à inteligência deve ser feito de forma natural, com fatos e acontecimentos que realmente instiguem o conhecimento. Acredito que essa "história de tomar pílula para arrefecer a inteligência" é forçar a barra deveras.
Ertile, 09 Novembro 2009 - 20:10
EU TOMARIA... estou estudando igual a um camelo procurando sombra...creio que o ritalina nao cause dependência.. e nao torna ninguem mais inteligente, apenas auxilia o aprendizado. AINDA NAO TOMO.. MAS TOMAREI, AFINAL CONCURSO FEDERAL É BRABO...
Rafael Breviglieri, Franca-SP, 09 Novembro 2009 - 13:34
Com as 'pílulas da inteligência',assim como com qualquer outro tipo de droga, deve-se ponderar as possíveis consequências que seu uso pode trazer.Mas, seus potenciais benefícios são realmente tentadores...
M.O.J, 08 Novembro 2009 - 22:26
Em 2006, quando entrei no curso de Medicina, começei a ouvir falar dessa droga... Pesquisei um pouco a respeito mas, logo achei que era um modismo qualquer, já que não havia muito meio termo em relação ao assunto... O que se via eram pesquisas com um conflito de interesse muito grande e altamente tedenciosas ou pessoas pouco competentes nos assunto difamando a droga ou seu uso indiscriminado.
Hoje já estou pendendo para o lado desse novo medicamento, como tenho HDA, que nunca foi tratado devido minha recusa em usar medicamentos de uso contínuo que causem algum tipo de efeito colateral indesejável. A Sindrome de Stevens Johnson não é uma contra-indicação absoluta para coisa nenhuma... Dipirona pode causar está síndrome, mesmo assim, é considerado um medicamento extremamente seguro, tanto que receita-se todos os dias para milhares de crianças. Foi proibida nos EUA devido a questões estritamente comerciais, já que a Bayer manda por lá e não queria concorrencia com a aspirina...
Enfim, essa semana inicio meus testes com o modafinil... Bem na semana das provas do 8º Semestre... Vou pagar para ver no que dá...
Doralice Cristina - psicopedagoga-Ituverava-SP, 08 Novembro 2009 - 22:21
Se os estudos indicarem bons resultados, sem haver efeitos que possam prejudicar a saúde, acredito que a droga possa auxiliar pessoas que sofrem com o deficit de atenção e outras dificuldades que comprometem a aprendizagem...mas tudo com muita cautela!
Doralice Cristina - psicopedagoga, 08 Novembro 2009 - 22:19
Se os estudos indicarem bons resultados, sem haver efeitos que possam prejudicar a saúde, acredito que a droga possa auxiliar pessoas que sofrem com o deficit de atenção...mas tudo com muita cautela
Anderson Ribeiro, Itajubá-MG, 08 Novembro 2009 - 19:46
Seria bom, mas iria banalizar aquilo que cada um desenvolveu com o tempo, seria imoral.
Osma Oliveira, Pilar do Sul., 08 Novembro 2009 - 17:37
Futuramente haverá exame anti dopping em provas e vestibulares, assim como já acontece nas competições esportivas. Essas pílulas nada mais são do que uma versão cerebral dos anabolizantes e de certas substâncias usadas em competições esportivas. E se essas substâcias são proíbidas em competições, por que não caconteceria o mesmo com a pílula da inteligência?
Roberta Carvalho, João Pessoa, PB, 08 Novembro 2009 - 14:47
Eu não tomaria essa pílula, mas daria a algumas pessoas escondido.
milton santana ribeiro junior prudente de morais mg, 08 Novembro 2009 - 02:10
" lícita ou ilicitamente cada vez mais nos tornamos
uma sociedade dependente das drogas"
Heloisa Angeli - São Paulo, 07 Novembro 2009 - 19:17
Adorei as fotos escolhidas para matéria! Elas mostram livros sobre artes plásticas! Não física, matemática, álgebra egípcia... Mas ARTES PLÁSTICAS!
Lucas Albuquerque - Juiz de Fora/MG, 07 Novembro 2009 - 17:38
Eu tomaria a pílula devido aos comentários na matéria, embora soubesse que poderia haver riscos daqui a alguns anos. Mas acredito que com moderação não seria nada de importante. Me considero uma pessoa inteligente, mas quem não gostaria de mais um pouquinho?
Lucas Leal, 07 Novembro 2009 - 17:34
Sei que seria perigoso tomar a pílula, devido a possíveis efeitos colaterais daqui a alguns anos, porém, eu tomaria moderadamente, e com responsabilidade, devido aos comentários positivos mostrados na matéria.
João Bertonie - Feira de Santana/BA, 07 Novembro 2009 - 15:01
Acho que, não fossem esses remédios, não teríamos hoje presidentes, ministros e senadores. Pronto, falei.
Paulo, 07 Novembro 2009 - 13:55
comentário
Peço que se alguém tem o conhecimento me diga, esse medicamento é o Stavigile?? Mas o priníipio ativo deste é a modafinila, enquanto na matéria se faz referência ao modafinil.
Trata-se do mesmo medicamento?
Paulo
Paulo, 07 Novembro 2009 - 13:54
comentário
Peço que se alguém tem o conhecimento me diga, esse medicamento é o Stavigile?? Mas o priníipio ativo deste é a modafinila, enquanto na matéria se faz referência ao modafinil.
Trata-se do mesmo medicamento?
Paulo
wilson, 07 Novembro 2009 - 11:01
Pude perceber lendo o artigo que essa pílula diminui o cansaço mental, propiciando maior capacidade de concentração (o que ajuda nos estudos) e maior disposição (elimina a sonolência deixando o cabra pronto para as atividades). Sendo assim, percebe-se que o grande problema mesmo é nosso dia a dia. Veja, um dos melhores remédios para boa concentração, são as benditas 8 horas de sono. Mas quem consegue tê-las? Trabalhamos 8 horas por dia, temos faculdade, temos trabalhos da faculdade, temos nosso lar... e agora? rsrsrs... sobra-se com sorte 5 ou 6 horas. É esse tipo de coisa, somado ao stress do dia a dia que reduz a capacidade de concentração, aprendizado, etc... Como remediar isso? Com a pílula? É mais fácil tomá-la do que mudar o comportamento e o rumo da evolução social.
Julio Pasti, 06 Novembro 2009 - 23:21
Ao ler o relato de Salvador Nogueira durante o periodo que tomou a 'pilula da inteligencia', surgiu uma dúvida: Quantas pilulas ele tomou? duas?, cinco?, sete?. Não sei até agora!
Júnior Dantas, Crato/CE., 06 Novembro 2009 - 19:45
Após ler a reportagem fiquei tendente a tomar alguma das pílulas. Mas o que eu quero mesmo saber é se o redator da matéria, Salvador Nogueira, tomou a "pílula da inteligência". Digo isso porque tudo ali exposto estava excepcionalmente magnífico, vindo, talvez, de uma mente superior.
Rafka Karine, 06 Novembro 2009 - 19:32
Fiquei muito surpresa em saber sobre essa pílula, e mais ainda em saber que a pessoas que a tomam, acredito que não necessitamos de PÍLULAS DE INTELIGÊNCIA afinal somos seres racionais,pra quer querer ser o melhor? Sem contar os efeitos colaterais, que provocam várias alterações.
Rafka Karine
São Luís - MA
Augusto Dhiogo C. Constantino, 06 Novembro 2009 - 18:55
SIM, gostaria de saber se funcionaria comigo e ver quais serias os efeitos!
Marcus vinicius, 06 Novembro 2009 - 18:37
Sim. Pois nâo precisaria estudar mais ou passar por humilhaçôes na escola. De ser chamado de burrro ou coisa do tipo, mas também acho que haveria os que usariam para benefici propri como o de utilizar para passar no vestibular
Fernando Caboi, 06 Novembro 2009 - 17:36
A droga da inteligência pode até ajudar em processos seletivos, concursos e vestibulares, mas seus efeitos colaterais certamente vão além dos biológicos: poderá acentuar ainda mais as desigualdades, gerando um grupo de pessoas virtualmente mais inteligente, mas dependente de um medicamento; acredito que substâncias desse tipo deveriam ser proibidas até que se conheça os efeitos do uso prolongado no corpo humano.
Felipe Barreto, 06 Novembro 2009 - 16:42
Lógico que tomaria. Ja pensou: a nova geração de nerds dopados de Modafini? Seria a revolução dos "burrinhos" da turma do colégio!
André/São Paulo, SP, 06 Novembro 2009 - 16:02
Sim, talvez eu tomaria. Mas, acho que talvez iria ser difícil largar uma coisa milagrosa. Eu acho que é injusto usar a pílula para vestibulares e coisas e tal, porque o cara vai lá estuda pra caramba e chega outro cara, toma a pílula e pega a vaga dele!
Leandro Mufato, MT-Cuiabá, 06 Novembro 2009 - 15:44
A reportagem é interessante pelo fato de trazer os efeitos dos medicamentos relacionando-os à inteligência cognitiva, mas não esqueçamos que o aprendizado é dirigido pela inteligencia emocional e que ainda temos as inteligencias relacional e procedimental, cada uma atuando em diferentes formas de aprendizado. Não basta ser inteligente cognitivamente sem saber se relacionar com as pessoas (o que é muito exigido de qualquer profissional hoje). E ainda, ficar acordado estudando a noite toda é prova de que se está administrando mal o tempo, ou está deixando tudo para "última hora". Depender de um medicamento para conseguir atingir objetivos sendo uma pessoa saudáveé desacreditar no potencial humano. l
DONIZETE LEÃO FAUSTINO - CASCAVEL - PARANÁ, 06 Novembro 2009 - 14:12
MANUAL = EDIÇÃO NOVEMBRO
Como Mudar de Religião.
Há um erro na sequencia dos critérios para se tornar um católico.
Primeiro se faz a catequese (no caso de adultos 1 ano) depois CONFISSÃO dos pecados, que é a preparação para a COMUNHÃO, recebimento da hóstia, mostrando que acredita em cristo e finalmente a Crisma.
jonathan estivens RN, 06 Novembro 2009 - 12:51
olha tomaria sim estudo d+, eu toprecisando de energias pra continuar, dificil msm é o preço que R$150,00 ta caro será que para estudante ñ tem um diconto ñ?
samia maria rodrigues, 06 Novembro 2009 - 12:38
Ahhh , sei lá. Eu tenh vntede de experimentar sim , mas tenho medo que mecha com a estrutura quimica do meu cerebro e eu fique biruta ...
Big Rider, 06 Novembro 2009 - 02:47
Penso o seguinte: além de ser um medicamento extremamente caro (cerca de R$ 150,00 a caixa com 30 unidades), é possível que o seu uso a longo prazo possa "emburrecer" o usuário. No entanto, no dia de fazer uma prova da faculdade, ou um trabalho ou estudo extenso, acho que eu arriscaria tomar.
Ou, como dira o mais novo drogado assumido - Zina do Pânico - "tô nessa mano, vamo caí pa dentro"
Rômulo M, 06 Novembro 2009 - 00:06
Talvez eu tomaria também
Tenho muitas provas a fazer na faculdade e o meu maior problema é me concentrar em fazê-las.
O único problema seria os efeitos colaterais...
Douglas Emanuel, 05 Novembro 2009 - 23:14
Adorei a reportagem sobre a pílula da inteligência.Tenho 14 anos anos,mesmo sendo novo ainda tomaria sem exitar,pois uma droga que possa indusir a concentração e ajudar nos estudos,seria demais uma dessas.Vou pesquisar ver se encontro alguma.Bem cada coisa tem seu preço mesmo com alguns efeitos colaterais...Seria o preço que teria que pagar.
Israel Feitosa Teixeira, 05 Novembro 2009 - 23:11
"Uma pílula pode mudar sua vida". Talvez um slogan como esse chame a atenção de muita gente preguiçosa que não quer estudar. Claro que tem gente com o QI baixo, mas o próprio Eistein foi considerado burro e depois de estudarfoi considerado um gênio. Basear nossa vida numa pílula? Sem noção. O verdadeiro estudo, o verdadeiro esforço é que vai trazer o digno resultado sem nenhuma forma de doping intelectual.
Thiago Coimbra, 05 Novembro 2009 - 16:11
Bem, eu tomaria. Se agente analisar, a pílula é um artifício que melhora a concentração entre outras coisas, e possui efeitos colaterais, ou não, dependendo de cada um. Eu acho que se tem gente que toma esteróides ou suplementos para melhorar o condicionamento, ou ganhar massa, essas coisas, também acho certo quem quer tomar algo que melhore a mente. Até porque, a pílula ajuda a pessoa a aprender mais, porém precisa estudar pra poder aprender, então de certa forma não vejo isso como algo ruim.
Larissa, 05 Novembro 2009 - 15:59
Parabens a Super pela otima reportagem sobre a pilula da inteligenci. Contudo devo dizer que discordo do uso desta. Alem dos efeitos colaterais nao definidos, sinto como se a ciencia estivesse tentando modificar demais a natureza humana. Posso ser muito sentimental, mas acredito que perderiamos muito com essa pilula, alem da individualidade e das diferenças de cada um, estariamos transformandos em maquinas de trabalho. Ela incentiva a concentraçao nos deveres, na obtençao de informaçoes prontas, mas pode nos privar de formar pensamentos... Como destaca a parte final da reportagem: "Será que o mundo realmente precisa de alguma coisa que as pessoas se fecharem em si mesmas para trabalhar ainda mais?"
Vívian Frossard, 05 Novembro 2009 - 15:47
Não tomaria esse tipo de pílulas. À várias formas de capacitar nossa cognição, e eu penso que os estímulos ambientais possibilitam os seres humanos avançar cognitivamente. Caso houver alguma dificuldade possa impedir o crescimento cognitivo, a procura de um profissional de neuropsicológica seria minha primeira opção.
Existem profissionais que tem grande aparato para o acolhimento dessas questões.
Devemos cessar com essa idéia de imediatismo,pois não vamos encontrar tudo dentro de pílulas. A felicidade e até mesmo o amor já tentaram colocar em uma pílula, mas será que isso é bom para nós?
Será que uma nova onda de viciados em droga está para surgi?
Viciados em pílulas para ficar inteligente. Viciados em pílulas para ficar feliz. Viciados em pílulas para amar.
Galera que lê super interessante vamos lutar para um mundo sem drogas e viciados!
Mirela, 05 Novembro 2009 - 12:30
Nunca perguntei aos meus colegas se eles tomam,
mas tenho certeza que não, percebe-se nos comentários em sala...
Lili, 05 Novembro 2009 - 12:10
Tomaria, sim. Agora que o PAS está chegando e eu só consigo me concentrar nas férias, iria amar tomar uma dessas. Mas só pra me concentrar, pois sei que a pílula não vai colocar as informações na minha cabeça... Que pena! hehe
Felipe Marcus, Pinheiro(MA), 05 Novembro 2009 - 11:20
A matéria estava otima,acho que a pilula vai demorar a chegar nas farmacias vindo como "estimulante do cerebro",até porque elas já tem suas funções especificas,agora e so esperar das autoridades aderir essa ideia.
Tamara, 05 Novembro 2009 - 10:54
ñ sabia da existencia dessas pilulas,porém ñ tomaria.Um dos maiores gênios de todos os tempos(Eistein) disse uma coisa com a qual concordo plenamente:somos 20% inteligencia e 80% força de vontade,ou seja, uma droga seja ela qual for ñ pode ser maior q a vontade de alguem.Alem disso ,ninguem sabe por exemplo, os efeitos que esse tipo de droga pode causar a longo prazo ao cerebro,pode se tornar mais uma"maconha" que antes um remedio,hoje se transformou em um "aperitivo" para os drogrados.Enfim ,este é um assunto bem complicado.
Emanuel Augusto, 05 Novembro 2009 - 05:15
A tempos li uma reportagem que tratava deste assunto interessantíssimo!
Muitas pessoas se beneficiam desses "coquetéis", como médicos, pesquisadores, diplomatas, e etc; para bombar sua capacidade cognitiva. Tomaria sim, caso não apresentasse efeitos colaterais.Quem não quer aumentar a agilidade ao pensar e focar com mais clareza no que está desempenhando.
Sei que pelo menos um efeito colateral tem, apresenta insônia, que para a maioria dos estudiosos esse não é um fator maléfico. Afinal quem não que dormir menos e desempenhar mais papeis bem sucedidos no dia-a-dia?
Eu quero! você quer também? Fica ao seu critério.
Luã Oliveira, 04 Novembro 2009 - 23:03
Sim,acho que seria uma experiência interessante, por que poderia saber como meu corpo e minha mente reagiriam. Ficar altamente concentrado ou ter uma memória mais aguçada é algo que eu nunca conseguiria ter sem o uso desse tipo de remédio.
Janaina Novicki Obadowski, Pelotas-RS, 04 Novembro 2009 - 22:30
Todo medicamento tem seus efeitos colaterais, se o indivíduo esta ciente de quais são, e mesmo assim quer tomar, ótimo! Afinal, o que o modafinil causa faz parecer um remédio caído do céu! Eu, por exemplo, tomaria para que eu pudesse me concentrar mais em meus deveres, pois ele auxilia no aprendizado e etc. Só não usaria quando desnecessário. Li a matéria sobre esses remédinhos que turbinam o cérebro e fiquei super-feliz. Não me questionei mentalmente sobre as reações, apenas "Onde comprar e quanto!?" XD Adoooro.
eduardo - df, 04 Novembro 2009 - 15:35
DÚVIDA - Alguém entendeu qual é a diferença entre + APRENDIZADO, + CONCENTRAÇÃO e + MEMÓRIA, na pág 71? Qual a diferença entre esses termos na hora de se estudar? escrevam para: emaildedu@gmail.com
eduardo - df, 04 Novembro 2009 - 15:25
já tomei ritalina. foi ótimo. antes eu estudava e ficava pensando em coisas banais bem no meio da leitura, tipo, pensava num episódio do chaves, ou no que minha chefe tinha dito, ou num cachorro que tinha visto na rua, etc. completamente disperso. comecei a tomar rialina somente na hora de estudar, e foi muito bom.
Ercules Costa - Ponta Grossa - Pr, 04 Novembro 2009 - 14:30
Tomo o cloridrato de medilfenidato (nome comercial; concerta) a 4 anos, quando aos 29 após um colapso, descubri que tinha TDHA. O médico não acreditava que mesmo com este Transtorno consegui me formar em 2 universidades e fiz 1 pós sem usar medicação. O que o remédio fez foi tirar minha ansiedade e organizar minhas ideias, porém no quesito Q.I. não auterou em nada. O proprio médico me alertou contra os efeitos colaterais do remédio que inclui até morte súbita. A escolha é de cada, quem faz uso sem necessidade tem que assumir o risco, pra quem depende pra viver é a unica alternativa.
Rojane Mary Caleffi Campinas SP, 04 Novembro 2009 - 14:03
Nunca tomei a pilula da inteligência, mas não me importaria de faze-lo desde que com segurança. Há na história da humanidade picos evolutivos. Grandes inventos, curas, idéias geniais, etc... Quem sabe agora com esta pilula, tenhamos um " BUM" evolutivo em todas as áreas.
Adorei.
Amanda Marcelino, 04 Novembro 2009 - 13:28
Eu não tomaria, pois acredito que não vale provocar mudanças fisiológicas no nosso organismo apenas por comodidade, afinal estudar e adquirir conhecimento depende apenas de dedicação. Imagine se todos passam utilizar determinadas drogas para obter sucesso em testes ou concursos. Além disso, há um risco enorme na utilização dessas drogas pois muitas delas agem sobre a ação de neurotransmissores, onde a maioria tem várias ações no organismo o que geraria efeitos colaterais. Acredito que este tipo de uso deveria ser restrito apenas na promoção de pesquisas experimentais e não ser estimulado para uso populacional. Onde ficariam os gênios e os CDFs. Será que não chegaria um momento em que estas drogas não fariam mais efeitos ou o homem teria a capacidade de produzir drogas cada vez mais eficazes. É por enquanto temos apenas por consolo a dúvida.
m.j.asaousa Lima, 04 Novembro 2009 - 12:12
É fria analise bem. Estude, e se cuide essas drogas o nome já diz e tem efeito colateral.
É fria analise bem. Estude, e se cuide essas drogas o nome já diz e tem efeito colateral.
Eduardo Augusto, 04 Novembro 2009 - 08:19
Nunca tomei, mas confesso que fiquei curioso. Acho que tomaria para fazer um curso importante para ter um absorção do conteudo ou até mesmo para entregar um trabalho importante para a empresa, daquele que você não consegue fazer durante o dia (pensei naquela para trabalhar 60 horas sem dormir)... Acho que se podemos mudar o nariz, colocar peito, tomar remédio para emagrecer, me parece natural o uso desses medicamentos em determinadas situações. Mas como disse a matéria, não existe analise sobre o uso prolongado, então acho que vale em situações extermas, não no dia a dia.
Abraços,
RMOutta, 04 Novembro 2009 - 01:43
Eu já tô é procurando essa parada nas farmácias desde a hora que li a matéria. Eu não quero nem saber de efeito colateral, eu quero é passar logo num concurso e tirar essa liseira de cima de mim, rsrsrrs!mas só até a prova!
Thiago Bezerra, 03 Novembro 2009 - 23:50
Nunca tomei a pílula da inteligência (por mais incrível que isso possa parecer para as pessoas que me conhecem, hehe), mas adoraria experimentar. O problema é que certamente eu me viciaria, vez que seria muito interessante (pra não dizer que seria super - trocadilho sem graça) ser mais produtivo e disposto no trabalho e com as atividades em geral.
The Cronnus, 03 Novembro 2009 - 17:07
Bom, como estou em fase de fazer vestibulares, acho que tomaria sim, uma vez que tenho que estudar pra 5 universidades federais, sendo que vou ter que viajar pra fazer três destas. Vou precisar de muita concentraçao, levando em consideraçao esses fatos aho que tomaria sim, mas só nesse prazo, nao a longo prazo, abraços a todos, reportagem SUPER INTERESSANTE . =D
Simone Tuani, Porto Feliz /SP, 03 Novembro 2009 - 16:25
Adquirimos o conhecimento através da ciência, mas jamais a sabedoria sem Deus. Sejamos sábios e prudentes, pois nem tudo que se diz ser bom para um é para outro. È necessário uma super avaliação através de um excelente profissional da área para analisar cada caso e como o organismo vai reagir hoje. Pois somos e seremos aquilo que comemos e tomamos. Muitos medicamentos são palhativos,"maquiados". Existem interesses por trás dessa grande jogada de marketing... Há pessoas que perdem a saúde correndo atrás do dinheiro e depois perdem o dinheiro tentando recuperar a saúde. Você só tem uma oportunidade na vida para obter vitórias: coloque Deus na direção de tudo que for fazer e sempre será um vencedor. (o princípio da sabedoria é o temor de Deus) Se alimente bem, tenha bons hábitos, pratique esportes e seja saudável !!!!
Antonio Luis Filho, 03 Novembro 2009 - 15:48
Tipo, me acho totalmente sem raciocínio lógico, tenho dificuldade de concentração e sou péssimo com números além de ser disléxico e astigmático - ONDE É QUE VENDE ESSE NEGÓCIO, PELO AMOR DE DEUS???????
Laila, 03 Novembro 2009 - 14:43
Se todos começarem a tomar essa 'pilila da inteligencia" teoricamente vão ficar com melhor capacidade de observação, raciocínio e até mais inteligentes, a humanidade caminharia para seres que possuem lógica, critica, conhecimento, pensamentos coesos e omais proximo do melhor para si próprios e para a humanidade... e ENTÃO AI A HUMANIDADE INTEIRA QUE TOMOU O REMÉDIO SEM NECESSIDADE PARARIA DE TOMAR, porque estaria raciocinando com tamanha lógica que seria possivel perceber que estariamos tirando a individualidade e as caracteristicas natas de cada um.
Thamyres Souza Belém/Pa, 03 Novembro 2009 - 14:18
Lógico que eu tomaria.Li várias coisas na internet,e acho que o "risco" vale a pena. Todos os dias consumimos quantidades absurdas de agrotóxicos, hormônios, nicotina, e outras substâncias mais que nos prejudicam tanto e estamos aqui vivendo normalmente.Por que não tomar modafenil pra aumentar pra aumentar minha capacidade intelectual?
Ulisses Figueiredo - Paracambi/RJ, 03 Novembro 2009 - 13:51
Nós... nossos pais, avós e etc. fomos criando/sustentando esse sistema que nos exige potencialidade e mecanicidade cada vez maior. Chegamos ao ponto de nosso corpo não corresponder naturalmente às expectativas criadas pela sociedade. A excelência é avaliada pela nossa capacidade de competir e produzir para o mercado. Nessa "guerra fria(?) civil", novos medicamentos - como o modafinil - que nos potencializam são armas já presentes no mercado. Em breve serão dispostas a trabalhadores no lugar do "cafezinho". Enfim: por que não tomar? Máquinas precisam ser lubrificadas...
Nádia - São luis/MA, 03 Novembro 2009 - 05:20
Medicamentos são indicados para tratar pessoas que possuem dificuldades funcionais e que por conta disso enfrentam problemas que afetam a saúde tanto física quanto emocional. Certamente tais medicamentos possuem efeitos colaterais e o que deve ser avaliado é a funcionalidade e saúde do indivíduo COM e SEM o medicamento. Eu já fiz tratamento com RITALINA e posso garantir que existem vantagens e desvantagens. Acredito que pessoas que usam algum dos medicamentos a longo prazo estão mais capacitadas para dar informações mais concretas do que pessoas q apenas testaram o medicamento por algum período. Precisamos aprender a captar as MENSAGENS das informações para nos tornamos pessoas mais sensatas em nosso meio de convivencia. Esses medicamentos alteram a química cerebral e isso pode causar danos desnecessários ao corpo e mente. Gostaria de sugerir uma matéria sobre o funcionamento e desenvolvimento do cérebro e como algumas pessoas desenvolvem habilidades ou talentos que a destacam mais que outras. Imagino que a resposta está dividida entre genética, experiências e estímulos individuais. Acredito que as pessoas (tanto as que não possuem um diagnóstico como as q possuem) precisam ser incentivadas a investigar o que as motiva e o que causa inquietação para aprenderem a conviver de forma mais equilibrada com suas características, ao invés de achar que a solução está em medicamentos. Inteligência e bons resultados estão relacionados à condutas e hábitos. Se queremos desenvolver alguma habilidade, devemos treinar (a longo prazo) para desenvolver isso. Ou alguém acha que uma árvore não precisa passar por um processo evolutivo para dar frutos????
Ana Calazan, 03 Novembro 2009 - 00:48
Eu uso 'pílulas da inteligência' todos os dias, duas vezes ao dia. E uso porque preciso. Na verdade, gostaria de não precisar. Gostaria de usá-las para que elas me deixassem 'super' e não normal como de fato acontece. Contudo, a verdade é que elas são de suma importância em minha vida. E não é que eu uma seja viciada, não se trata disso. O fato é que eu tivera anorexia e usara drogas. Tudo o que eu fizera durante anos trouxe a consequência de que algum tipo de vácuo substituiu o quase-cérebro que eu já tivera. Portanto, para me reestabelecer na sociedade como alguém normal, uso as pílulas. E aí eu até consigo lembrar de uma coisa ou outra. Enfim, 'pílulas da inteligência' são para gente debilitada. Os saúdáveis que me perdoem mas, se as usarem, a concorrência de cunho intelectual será certamente desleal.
Ana Calazan, 03 Novembro 2009 - 00:34
Eu uso 'pílulas da inteligência' todos os dias, duas vezes ao dia. E uso porque preciso, na verdade eu gostaria de não precisar. Eu gostaria de usá-las para fica 'super'e não normal. Mas a verdade dessas pílulas na minha vida é que elas são essenciais. Não sou viciada, não é nada disso. O caso é que eu tive anorexia e usava drogas. Tudo que fiz durante anos provocou um vácuo onde deveria estar o meu cérebro. É por isso que uso 'pílulas da inteligência'. Elas estão me 'reintegrando' à sociedade, me fazendo parecer que fui/sou normal. Enfim, pílulas assim são para gente debilitada. Se pessoas saudáveis as usarem, não sei se haveria algum dano psíquico, mas a concorrencia de cunho intelectual, com certeza, seria desleal.
Ana Calazan, 03 Novembro 2009 - 00:34
Eu uso 'pílulas da inteligência' todos os dias, duas vezes ao dia. E uso porque preciso, na verdade eu gostaria de não precisar. Eu gostaria de usá-las para fica 'super'e não normal. Mas a verdade dessas pílulas na minha vida é que elas são essenciais. Não sou viciada, não é nada disso. O caso é que eu tive anorexia e usava drogas. Tudo que fiz durante anos provocou um vácuo onde deveria estar o meu cérebro. É por isso que uso 'pílulas da inteligência'. Elas estão me 'reintegrando' à sociedade, me fazendo parecer que fui/sou normal. Enfim, pílulas assim são para gente debilitada. Se pessoas saudáveis as usarem, não sei se haveria algum dano psíquico, mas a concorrencia de cunho intelectual, com certeza, seria desleal.
Fábio Gomes, 02 Novembro 2009 - 22:44
Já tomei ritalina, pois tenho dda .Toama diariamente , realmente ajuda muito na hora de estudar , aumentando a concentraçao e o foco.
Rubem Gomes Santana, 02 Novembro 2009 - 21:20
Sugiro uma reportagem sobre: PO QUE URUBU COME CAR-
NIÇA E NÃO MORRE.
A pilula da inteligencia é abjeta, desnecessária, sem di-
ferença do incentivo ao consumo de qualquer droga.
Com essa globalização é um perigo essa reportagem.
Anna Carolina Magalhães - Rio das ostras/RJ, 02 Novembro 2009 - 20:04
Tá beleza tem gente que tá dizendo bobeira, ela não é milagrosa e nem vai fazer você aprender algo que nunca estudou. Ela só vai te dar mais gás pra estudar, fazer você lembrar da matéria com muito mais facilidade e te ajudar na hora de raciocinar. Como vimos nas reportagem o cara que deu os depoimentos dizendo que tomou, disse que conseguia ficar totalmente focado em um assunto. O que ajuda muito na hora de estudar...
Julieta, Barbacena -MG, 02 Novembro 2009 - 13:33
Tenho uma filha de 11 anos que faz tratamento com o ritalin para déficit de atenção, e um filho de 8 anos que também faz uso dele associado com risperidona.por ser considerado pela escola agitado de mais,comprometendo o seu desenvolvimento escolar. Com essa reportagem me coloquei em dúvida em vários aspectos que já me eram dúvidosos, afinal que pais não se perguntam se isso ou aquilo é o melhor p seus filhos?! Hoje há tantos absurdos que vemos nos telejornais; andam falcificando de tudo, máquinas que deveriam fazer tratamento contra o cancer, que na verdade estava a anos com uma peça essencial vencida, remédios falcificados...Áchei um absurdo ao ouvir que falcificaram até remédios para o tratamento de leucemia!!! Ou seja,Pessoas que estão pouco se lixando para a súde e o sofrimento alheio. Isso nos deixa com uma ensegurança muito grande, principalmente em se tratar de nosso bem maior: a saúde de nossos filhos. Me pergunto, até que ponto podemos confiar em diagnósticos médicos que fazem crianças tomarem uma droga que melhora uma coisa agora e piora a outra daqui a alguns anos,qual a vantagem nisso, se é que realmente á alguma. E quem prova a esses médicos que essas drogas não tem mais nenhum composto nocivo a saúde humana, e porque nossas crianças tem que correr esse risco, para termos um certo padrão de crianças nas escolas?! Então fica minha costante dúvida diante de diferentes opiniões; "essas pilulas fazem muito mal" ou "essas pílulas são necessárias e vão ajuda los muito no desenvolvimento" ... Será mesmo? até que ponto será pior ou melhor?
Eduardo Lima BH, 02 Novembro 2009 - 01:51
Daqui a algum tempo as escolas vão ter que fazer exame antidoping nos alunos
Rodrigo Jorge, 02 Novembro 2009 - 00:15
É contraditório, li um comentário falando sobre o uso apenas para fins patológicos, concordo sim! Mas em alguns casos é realmente necessário o uso ainda que não dessa maneiras, me tiro como exemplo. Sou estudante de medicina, vivo para estudar, assim como a maior parte dos companheiros de curso, no entanto, ainda que você só estude e durma 4 horas por dia (Bem menos que o recomendado), não dá conta de estudar tudo. E ainda que dê sempre fica faltando alguns detalhes, as notas não são as melhores possíveis. Portanto devido a profissão e a cobraça social ao médico, aceito sim o uso desses medicamentos para esses fins! Como convencer um médico a passar a receita? Claro que ele vai achar que nao é necessário pois já passou por isso, e hoje é médico. Mas você nao poderia ser melhor ainda?
Como consequir no Brasil, faltou apenas esse quesito na reportagem.
Talita N Dias, 01 Novembro 2009 - 21:06
Boituva-SP
Essa materia sobre as "pilulas de inteligencia" estava INCRIVEL!!! Alias, preciso comentar, essa ediçao da Super - ta legal, eu admito - estava vi-ci-an-te!! INCRIIIVEL!!! Eu que sempre costumo passar so pelas frases em negrito das materias (rs), nao consegui fechar a revista, enquanto nao li todas as materias, por completo!!! Estou pasma!!! o.O Parabens pela revista!
CLAUDIO APOLONIO DE MATOS,CAMAÇARI _BA, 01 Novembro 2009 - 21:05
ACHO QUE USARIA SIM RÉMEDIOS PARA A COGNIÇÃO MAS SEMPRE COM RECEITA MEDICA E NADA DE EXAGERAR,ATÉ PORQUE ACREDITO NO MEU POTENCIAL INTELECTUAL ATÉ O PRESENTE MOMENTO,MAS SE EM ALGUM TEMPO PRECISAR ASSIM FAREI.MESMO SABENDO DISSO AINDA ACREDITO QUE NOSSO CEREBRO AINDA TENHA UM PODER AINDA NÃO EXPLORADO,TOMAR REMEDIOS PARA TURBINAR A CACHOLA É COMO TOMAR BOMBA PROS MUSCULOS CRESCEREM RAPIDO,OS EFEITOS COLATERAIS SÃO IMENSOS,E AI O QUE FAZER COM TANTOS EFEITOS?
CHUCK, 01 Novembro 2009 - 14:03
A alguns comentários estava bem desanimado, no entanto, vi agora que ainda há muita gente de bom senso e que enxerga de maneira correta. Com exceção aos adebtos a esses medicamentos indiscriminadamente.
Obrigado.
CHUCK, 01 Novembro 2009 - 13:59
Bom.....sua identificação já fala por si só: NOVATO, não sei se vc foi infeliz no seu nome identificador, ou é mesmo a sua cara. rs
É fato que, qualquer substância que lhe tire da sanidade normal, é no mínimo suspeito de outros efeitos. OU VC ACREDITA QUE QUEM OS FABRICOU PARA VENDER E OBTER MUITO LUCRO, DEIXARIA TODAS AS INFORMAÇÕES TOTALMENTE TRANSPARENTE???
Novato, 01 Novembro 2009 - 13:18
Penso que somente quem já tomou pode dizer se funciona ou se é idiotice. Vejo muita gente criticando que nem escrever direito sabe. Não tenho a doença e meu primeiro contato foi quando "ganhei" uma pílula para fazer uma prova de concurso. Fiquei em 5o lugar na primeira fase (magistratura) com apenas 15 meses de estudo (só quem está nesta vida de concurseiro sabe o quanto isso é extremamente improvável hj em dia). Depois disso, fui atrás do remédio e tomo faz 4 meses.
Posso garantir que tem diferença sim, mas não faz milagre...exige seu esforço do outro lado. Acho que quem nunca tomou não deve postar comentários baseados em suposições e recheados de hipocrisia. Meus resultados estão aí para comprovar. Só não digo onde estou hoje para me preservar...Abs
val, 01 Novembro 2009 - 13:03
Bem... a cabeça é de cada pessoa , acredito que sejam pílulas p/ pessoas ocm défcit de atençao ou memória.. por isso ajudam na concentração.
Leandro Torrezan, 01 Novembro 2009 - 10:58
Caramba, até isso já inventaram?! Eu não sabia da existência desse tipo de droga, porém não gosto desses meios artificiais e rápidos para melhorar algo em nosso organismo; prefiro trabalhar em cima daquilo que quero ampliar. Por exemplo, ao invés de tomar anabolizantes prefiro mandar ver na malhação; a mesma coisa vale para a capacidade de raciocínio. É muito mais desafiador treinar o cérebro com testes, exercícios matemáticos etc. do que ficar ingerindo esses remédios.
Marcelo Calango, 01 Novembro 2009 - 00:35
Eu a usaria nos momentos necessários, quando fosse necessário explorar mais da minha capacidade funcional e em casos em que fosse preciso mais concentração. Oras, se é algo que nos ajuda a 'evoluir' como criaturas pensantes por que não usar?!
Célio P. Pinheiro, 01 Novembro 2009 - 00:05
Um equívoco na pág.71 (Um arsenal de bombas): o piracetam jamais foi indicado para tratar convulsões, pelo contrário, está CONTRA-INDICADO para quem sofra de Epilepsia.
O modafinil tem uma lista interminável de reações adversas e de contra-indicações, não sendo portanto a droga inócua que a matéria dá a entender. Basta ler a bula do Stavigile.
Por falar em Stavigile, nem a Libbs faria uma matéria tão favorável ao seu produto, encalhado pelo alto custo.
Juninho, 31 Outubro 2009 - 23:26
Besteira esse negócio de pílula da inteligência... é igual a estes cientistas que dizem criar gênios... Só por decorarem fórmulas matemáticas... ridiculo...
Quero ver criar pessoas com capacidade de criar e inovar...
Isso sim são gênios.. pessoas que trazem melhora para a vida das pessoas... o resto só serve pra encher linguiça em Revista e Jornal...
Ahffff
Joel Ferreira Sousa, 31 Outubro 2009 - 21:51
A SUPER está mais uma vez de parabéns!! excelente matéria, muitas pessoas acham que basta tomar a pípula e se tornarão um Galileu,um Albert Einstein, não sabem que a inteligência nasce dentro de cada um, nem se quer se esforçam para mudar sua própria realidade, e pensam que a pípula vai resolver tudo e criar seres mais inteligentes, a complexidade da mente humana jamais será substituída por estimulante, enfim seja o que for.
Júlia. Itabira MG, 31 Outubro 2009 - 20:47
Acho absurdo,medicamentos são usados para fins terapêuticos. Para ter boa memória, basta cuidar bem da saúde.Hj, as pessoas pensam que resultados podem vir em forma de cápsulas, querem apenas praticidade. Ainda não se tem artigos que comprovem a eficácia e segurança destes, a maioria não passaram dos estudos de fase I.E as drogas presentes no mercado não são comercializadas para melhorar a memóriaou "aumentar a inteligência", mtas são voltadas para doenças neurodegererativas e antipsicóticos. Medicamentos são DROGAS, e tem de ser utilizados de forma responsável, para finalidade correta.A automedicação é feita indiscriminavelmente, e as consequências vemos em forma de intoxicações, dependência e resistêcnia medicamentosa. Espero que os leitores dessa matéria sejam inteligentes o bastante e tenham discernimento para saberem que a "inteligência" não vem em forma de cápsula. Não se pode vender inteligência. As pessoas estam precisando deixar a folga um pouco de lado, deixarem de serem "práticos", remédio não é comida congelada, não é fast-food, não é mais uma praticidade nos dada pela tecnologia,e não deve ser visto como algo do gênero.Tomar estimulantes para ficar 60hs acordado não vai adiantar, temos que respeitar os limites do nosso corpo. Pq futuramente (talvez num futuro mais próximo do que se imagina), essas "pílupas mágicas da inteligência" traram consequências mto piores do que não passar em um concurso público ou no vestibular,de que adianta ter passado e não ter saúde para poder trabalhar ou estudar, por ter abusado???Somos humanos, não máquinas e não existe "pílula" que vá tornar alguém mais inteligente.
Antonio, v. velha . ES., 31 Outubro 2009 - 19:31
PIL. da inteligencia . So iguinorantes podem acreditar que interferir no fucionamneto do cerebro quimicamente nao sofrera danos a saude. Acordem povo, nao se deixem arrebanhar.Quanto menos remedio, mais saude.
EVANDRO PEREIRA DE SOUZA,MANAUS,HILEIA1, 31 Outubro 2009 - 18:39
O CEREBRO TEM A SUA COMPOSIÇÃO QUIMICA SALVO QUANDO O INDIVIDUO TEM ALGUM PROBLEMA E NECESSITA DESTES MEDICAMENTOS A PESSOA SADIA AINDA QUE TENHA EFEITO DE TURBINAR O CEREBRO COM TAL MEDICAMENTO CORRE O RISCO DE TER SUA REDE NEURAL TODA BAGUNÇADA A LONGO OU CURTO PRAZO
EVANDRO SOUZA, 31 Outubro 2009 - 18:35
O CEREBRO TEM A SUA COMPOSIÇÃO QUIMICA SALVO QUANDO O INDIVIDUO TEM ALGUM PROBLEMA E NECESSITA DESTES MEDICAMENTOS
A PESSOA SADIA AINDA QUE TENHA EFEITO DE TURBINAR O CEREBRO COM TAL MEDICAMENTO
CORRE O RISCO DE TER SUA REDE NEURAL TODA BAGUNÇADA A LONGO OU CURTO PRAZO
Ana Carla Lucena, 31 Outubro 2009 - 15:32
Não, nunca tomei a pílula da inteligência, não conheço alguém que toma e nem sabia da existência dela. Admito que até fiquei tentada de experimentar o modafinil, mas aí tem aquele trechinho da matéria que os comprimidos só facilitam fazer o que o cérebro já sabe, então acho que não vale a pena arriscar a saúde pra isso, mesmo sendo tão tentador os resultados a curto prazo.
Filipi Ghedin, 31 Outubro 2009 - 14:35
A matéria é interessante, mas eu não tomaria essas drogas para aumentar o rendimento cerebral. E tens uns que ainda acreditam que tomar essas pílulas pode ajudar no vestibular. Se uma pessoa nunca estudou como se deve, não vai ser uma pílula que vai resolver esse problema. Sabe se lá os efeitos colaterais que isso pode causar no cérebro.
E tem mais. Acreditar em uma pílula milagrosa que aumenta o QI é ridículo. Quero conhecer os resultados na prática de quem consome essa droga. Um mero teste não prova nada. Isso é apenas para poucos que já nascem com essa característica, ou para os que levam o estudo a sério, e desenvolvem seu raciocínio com o passar dos anos.
Douglas Santos, 31 Outubro 2009 - 14:03
Alguem sabe me dizer qual é ou se tem algum efeito colateral com a cerveja? Porque eu to precisando tomar esse remedinho ai mas se tiver que parar de beber o remedio fica pra depois.
paulo, 31 Outubro 2009 - 13:46
Alguém poderia me dizer se o modafinil é o mesmo medicamento modafinila?
Paulo, 31 Outubro 2009 - 13:44
Alguém poderia me dizer se o medicamento modafinil é o mesmo modafilina
João Henrique, 31 Outubro 2009 - 13:29
A matéria foi boa, até ler a ultima linha. O próprio reporter dizendo ter 150 de QI e ser melhor sem a pílula...o fato de ter isso de qi ser um reporter, e fazer uma matéria descentemente normal, prova muita coisa mesmo, gostaria de saber o teste que esse cidadão fez, seria aquele de procurar os rostos na árvore? Dizer que fez um teste e que deu bom resultado não quer dizer nada, qual teste ele fez, de lógica? de memória? todos? Engraçado como uma revista que já apresentou tantas vezes que teste de QI não é valido para todas as áreas, deixa ser publicado uma nota dessas...
Anna Carolina Magalhães; Rio das Ostras- Rj, 31 Outubro 2009 - 12:59
Daqui a pouco vai rolar exame antidoping pro vestibular também.
Kathy Perdigão - Rio de Janeiro - RJ, 31 Outubro 2009 - 12:29
Nunca tomei e somente após ler a reportagem soube que tais medicamentos existiam. Tomar pílulas que turbinam o cérebro realmente parece algo tentador em um primeiro momento, mas será que esses medicamentos a longo prazo não trariam mais problemas q soluções para o cérebro???? Quantas pessoas não pensam somente nas necessidades atuais de se passar em uma prova ou concurso e que não enxergam nesses medicamentos uma formula milagrosa de se conseguir uma "mente brilhante"???? Será que esses medicamentos não seriam capazes em longo prazo causar uma mutação genética???? Ou causar uma doença incurável??? Até que ponto o ser humano é capaz de sacrificar sua saúde em prol de resultados mirabolantes em curto prazo??? Por essas e outras questões é que eu não me atrevo a tomar um medicamento até que tenha ficado claro que seus benefícios a curto, médio e longo prazo sejam realmente eficientes...
Flávio Roberto Lione, 31 Outubro 2009 - 10:26
Leio a Super desde o número 1.
Foi incrível a reportagem da pílula da inteligência, mas não a usaria, porque me acho inteligente.
CHUCK, 30 Outubro 2009 - 22:55
CAROLINA, RAYSSA, VESTIBULANDOS E ESTUDANTES DE PLANTÃO!!! É por essas e outras que eu os contrato e pago míseros reais....aliás, contratava, pois diante de todo esse cenário, cheio de espertinhos (doentes movidos a pílulas), incapacitados, preguiçosos, etc...etc....etc... não só eu mas todo o mercado está mudando, mesmo que lentamente, mudando o conceito sobre pessoas mais experientes e as re-colocando com alto nível de confiança.
É lamentável ver que jovens estão tão limitados e dependentes de incentivos químicos para se sobresaírem. E o que mais me impressiona, é ver o histórico abaixo, parece a coisa mais normal do mundo!!!
Creio que em tempos normais, para pessoas normais, bastava achar um lugar tranquilo, para estudar. Em tempos normais, para pessoas normais, nossos pais nos colocavam no quarto até que entendessemos nossa lição de casa ou a matéria da prova.
maiana campos, 30 Outubro 2009 - 22:44
eu tomaria ´mas depois daquela idade em q as ideias ja estão meio fracas,acho q todo tipo de medicamento tem seus pros e contras,e acho q vc não nasce inteligente,vc se torna e se mantem assim.mas se tiver um medicamento q ajude quem precisa ser ,aprovo. desde q seja com consciencia,ate pq eese mundo esta realmente precisando de mais genios,para pararem de criar tanta inutilidade e resolver muitos problemas. abraço e parabens a equipe...
MPB, 30 Outubro 2009 - 22:20
CLEIDE - Até onde eu sei o jornalista tem liberdade de entitular como quiser uma reportagem...e ele não fugiu do foco...ele pode estar apenas sugerindo uma idéia, mas mesmo assim, o título convém com o desenrolar do texto. O jornalista não está ali para provar nada, somente mostra o assunto, as opiniões e como a pílula, no caso, está sendo usada. Não seja tão cética. Aceite ouvir as opiniões dos outros e tentar entender o ponto de vista sugerido. Ah! Garanto que vai melhorar seu raciocínio e o melhor: sem usar a 'pílula da...honestidade'(afinal, ela será usada somente pro lado do bem, não é?!). E viveremos felizes para sempre...
Ishimura, 30 Outubro 2009 - 21:47
Na minha opinião, é a evolução da sociedade. No início do século XXI o viagra tinha resolvido o problema da cabeça de baixo, agora esse remédio vai resolver o problema da cabeça de cima. Quero dar os parabéns à indústria química por essa nova conquista.
Humberto C F de Sousa, 30 Outubro 2009 - 21:26
Ja tomei piracetam;sou favoravel a todas pilulas que ajudem na cognição.
Emanuel, 30 Outubro 2009 - 21:17
Eu tomei porque estva muito idiota, mas acabei me confundindo. A burrice era tamanha que acabei ingerindo como um supositório, coisas da vida...
Rayssa, 30 Outubro 2009 - 20:50
A capa da super foi a mesma da scientific american.. coincidencia ou n, agora todos vão está de olhos nas pílulas, e eu tow querendo a minha!
Carolina Pereira, 30 Outubro 2009 - 20:46
Com certeza tomaria ás vesperas do vestibular, com a ansiedade a mil seria maravilhoso poder se concentrar 100% nos estudos. Aliás por que é que vocês não publicaram isso antes? Nós estudantes já estariamos 'super' preparados para as provas \0/
João Pessoa_PB
HUMBERTO GONÇALVES DIVINÓPOLIS MG, 30 Outubro 2009 - 15:37
SO PRA COMENTAR, É PILULA DA INTELIGENCIA, MAS VAI TER MUITA GENTE CONFUNDINDO COM PILULA DA ESPERTEZA! RSRS
Sendy-SC, 30 Outubro 2009 - 15:19
Tomaria sim, e por que não..tomamos tantas vitaminas
Se realmente precisasse em alguma ocasião importante...Não julgo ninguém
CHUCK, 30 Outubro 2009 - 14:12
Qualquer esporte profissional, é um excelente exemplo:
Ou vc nasce com o dom, ou vc treina até estar apto. Qualquer indicio de potencializadores o que acontece??? Exame anti-doping e fora!
CHUCK, 30 Outubro 2009 - 14:04
Tinha de ser uma JENNY...nome de pessoa inteligente, inteligente por natureza! Sensato e coerente a colocação, parabéns!
Quanto ao Sr. Leon, se está se referindo as minhas colocações, desculpe se lhe causei algum insulto, não foi minha intensão. Só foi uma replica aos sim insultos da Sra. JANINE, que me chamou de burro.
Não sou contra os potencializadores, sou contra sim, à pessoas que recorrem a estes recursos sem necessidade, somente para facilitar o poder de resultados. Devem utilizar-se disso, pessoas com capacidade limitada, pessoas confundem preguiça com incapacidade. Acho que cada um tem de avaliar melhor seus limites, precisando de auxílio, algo certamente está errado.
Jenny, 30 Outubro 2009 - 13:28
Calmem pessoal! Na minha opinião, essa pílula é só para incapacitados mesmo terem interesse, e como há MUITOS por aí, isso iria resultar em uma grande quantia de dinheiro! É essa a idéia de quem fez a tal pílula!
Leon, 30 Outubro 2009 - 13:23
Em primeiro lugar não irei responder a qualquer tipo de insulto.
Agora vamos ao que interessa...o mundo de hoje é muito mais exigente que de uns anos atras. Isso é fato. Vejo muita gente falando isso e aquilo de quem recorre a tais pilulas, mas tenho certeza que a maioria é desses estudantes q c formam em faculdades pariculares de 5ª categoria.
Pois então, sou estudante de uma universidade estadual no RJ. Tal universidade é sempre classificada entre as melhores do país. Sim, eu recorro a tais pilulas. Na verdade tomo Ritalina, que proporciona uma concentração absurda. Claro que não uso sempre, e na verdade em alguns periodos eu nem mesmo uso, mas fato é que estudar das 8h as 18hm ainda ter q fazer experimento e tudo mais é algo sobre humano. No final do periodo sua cabeça já não funciona.
Só peço que não julguem de imediato aqueles que usam tais recursos...um dia pode ser vc.
CHUCK, 30 Outubro 2009 - 09:13
Putz....outro mané incapacitado movido a pílulas.
Danilo Ferreira, 30 Outubro 2009 - 08:42
.Eu acho que todos de baixo precisariam de uma
pilulaa dessa ;P
CHUCK, 29 Outubro 2009 - 17:29
VC TOMOU A PILULA NÉ JANINE!?!? Vc está analisando o conteúdo ou a gramática sua estúpida??? Não precisava baixar o nível nem ofender ninguém, o espaço é pra expor opiniões e idéias. E aí vai uma deixa pra vc: gostava desse seu nome, mas em vc ele é ridículo, e vc faz jus à ele. Que me desculpem as demais "JANINES".
JANINE...certamente há mais erros nos demais comentários, perda seu tempo, ache-os e critique à todos.
Jefferson, Uberaba-mg, 29 Outubro 2009 - 17:02
Acredito que, quando se fala em medicamentos que envolvam melhoria do desempenho cerebral, entramos num assunto perigoso. Não se pode considerar simplesmente que as limitações mentais podem ser superadas apenas com a ingestão de uma pílula, seja de antidepressivos ou estimulantes.Os efeitos colaterais a longo prazo podem cobrar o preço de uma juventude hiperativa.
JANINE , 29 Outubro 2009 - 16:06
O cara DE baixo precisa de uma!!
é CEREBRO!!!!!!BURRO
CHUCK, 29 Outubro 2009 - 14:07
E por último: SERÁ QUE OS GÊNIOS CONSEGUEM INVENTAR UMA PÍLULA PARA: "CRIAÇÃO DE VERGONHA NA CARA" ????
NÃO NÉ..... não venderia nada, pois ninguém a quer.
CHUCK, 29 Outubro 2009 - 14:03
PqP....é lamentável.... agora que vi mais alguns comentários! Todos querem tirar vantagem, todos querem pelo meio mais fácil, sem esforço. O Ser Humano tá uma bosta mesmo! Cambada de sem vergonha! Advogados, Médicos que quando forem agir na profissão, terão de tomar uma pílula pra fazer corretamente, senão, perdem a causa...operam seu coração ao em véz da prostata...e assim vai.
A partir de hoje, eu pelo menos, terei de pedir referências minuciosas antes de levar meus filhos a uma consulta médica.
CHUCK, 29 Outubro 2009 - 13:55
Pra calibrar o célebro, só tomo cerveja...quando eu bebo, consigo ver pulga de 50 kilos. rsrskkkkk
Falando sério agora: OU VOCÊ É, OU VOCÊ NÃO É!!!
Se o negócio te tira do estado normal (sanidade, etc...) é igual a droga. Se precisa de estimulo uma vez, vai precisar sempre, inteligência é que nem um DOM, ou vc tem ou vc não tem. Pode-se adquirir, enriquecer seus conhecimentos, porém, não é atrvés de uma estúpida pílula. É através de leitura, vivência principalmente!
Se eu tomasse, assinaria meu atestado de incapacidade.
Julice, 29 Outubro 2009 - 12:00
Tomaria sim, com um pouco de receio é claro, mas tomaria, pois de vez enquando é bom dar uma calibrada no célebro.
Luiz, 29 Outubro 2009 - 10:43
Isso não é brincadeira. Tomo 6 comprimidos de Ritalina 10 Mg por dia pois necessito e rigidamente acompanhado de consultas periodicas ao médico. 1 comprimido de ritalina pode levar uma pessoa a ter uma convulsão se for épiletico.
Leticia, 29 Outubro 2009 - 10:35
Eu tomaria com certeza. O reporter que tomou o modafinil relatou principalmente mais facilidade de concentraçao e para pessoas que se distraem muito ( como eu), a pilula age no lugar exato! Tomaria sim!
João, 28 Outubro 2009 - 22:59
Depois que li a matéria liguei para 10 das farmácias de minha cidade e nenhuma tinha Modafinil, apenas uma delas disse que tinha como encomendar mas teria que ter a receita. Depois vasculhei na internet e encontrei alguns vendedores desconheçidos, com anúncios do tipo "remédios sem receita é aqui". Pessoas usam drogas consequentemente financiam o trafico, o álcool atrapalha desde a saúde até o transito, agora vão me dizer q eu não posso tomar um remédinho para ajudar naquela prova dificil??? e não venham com discurso deque faz mal a saúde não, pq além da saúde ser minha eu sei cuidar dela, se alguém se preocupa com saúde, limite-se a própia que ja fez sua parte! PS: eu tomaria facil!!!
cleide heloisa partel www.universotdah.com.br, 28 Outubro 2009 - 22:21
A PÍLULA DA INTELIGÊNCIA
A reportagem começa com o depoimento de pessoas que usam estimulantes sem ter necessidade, apenas para “turbinar” seus cérebros. Está feita a propaganda para o uso indiscriminado desse tipo de medicação como doping.
O texto oscila entre a divulgação dos grandes benefícios e supostos efeitos colaterais tais como convulsões, psicoses e dependência.
No depoimento de Bruno Garattoni, ele fala da superconcentração e de como a desperdiça. Nenhuma medicação faz milagres, a pessoa continua com seu poder de escolhas e decisões. Daí a importância da psicoterapia no tratamento junto à medicação, quando prescrita por um profissional. Bruno fala assertivamente que não está mais inteligente e sim mais funcional. É o efeito real dos estimulantes. O texto se equivoca quando diz que a medicação funciona melhor em pessoas menos inteligentes.
Ainda não descobriram ”A pílula da Inteligência”, título da matéria de capa.
O metilfenidato por ex. devolve o foco e ajuda no controle da impulsividade e hiperatividade no TDAH, mas não torna ninguém mais inteligente.
O problema sempre está no uso inadequado, como é o caso de qualquer medicação.
Infelizmente esses depoimentos só confundem leitores com suas experiências levianas, sem nenhum respaldo profissional.
luiz fernando, nilópolis, 28 Outubro 2009 - 19:51
Já tomei Ritalina uma vez, e, exceto a dor de cabeça, não notei nenhuma mudança do pescoço pra cima. Permaneci tão pouco absorto em Ulisses quanto eu permaneceria se estivesse "puro" - perdoem-me os amantes, mas o livro é um saco de bosta mais chato que já tive o desprazer de folhear -. Porém, percebi que a ansiedade que eu tinha com relação à Ritalina era o que me fazia ter a tendência de sinalizar qualquer habilidade incomum - como a de ler mais de duas linhas de Ulisses - como se fosse um efeito direto da droga... Que droga!
Daiane Vieira - Belo Horizonte, MG, 28 Outubro 2009 - 18:15
Faço faculdade de Direito. Considerando seis matérias por semestre, 5 bibliografias indicados por cada uma delas, mais três trabalhos (cada), mais apostilas (vamos colocar - por baixo - uma média de três para cada) tenho um total de +- 66 obras para ler por semestre mais os cadernos... É, eu tomaria sim!
Alexandre, 28 Outubro 2009 - 17:52
Nao conhecia tao de perto. E tomaria, sim! Ainda mais em epoca de vestibular e outras provas...
Laiza- Bahia, 28 Outubro 2009 - 16:32
to sabendo da novidade agora.
Jonathan Campos, 28 Outubro 2009 - 14:14
Vocês comprar esse tipo de remédio como? Eu preciso de receita ou ir no médico antes?Onde se encontra esse tipo de medicamento?
Obrigado...
Charles Rocha - Ananindeua-PA, 28 Outubro 2009 - 12:04
Ainda há vida inteligente na Super. (vocês estão tomando o Modafinil?)
Kelly Ianara, 28 Outubro 2009 - 11:58
eu teria sim coragem de tomar essa pílula da inteligência, desde que seus efeitos fossem a favor das provas, e que tivessem um ótimo rendimento mesmo; agora se fosse ter efeitos negativos, eu não tomaria. Um abraço à equipe da Super, adooroo essa revistaa :*
Juliana Lima - São Paulo/SP, 28 Outubro 2009 - 10:48
Sinceramente, jamais fiquei tentada em tomar uma dessas pípulas, mas bem que elas seriam úteis durante o período das provas semestrais da faculdade, né?
Daniela de Freitas Guedes - São Joaquim da Barra/SP, 28 Outubro 2009 - 08:37
De todos os medicamentos citados na matéria, tive mais contato com a fluoxetina. Conheço muita gente que toma o comprimido com o intuito de diminuir a ansiedade que os leva a comer em exagero e consequentemente emagrecer, a maioria o faz por indicação profissional mesmo - mas eu nunca entendi muito bem qual o efeito esperado do tão famoso prozac. Cada pessoa me falou que sentiu efeitos diferentes. Há quem de fato conseguiu ficar menos ansioso e comer menos, mas muitos pararam o uso porque se sentiam sonolentos ou agitados demais, alguns tinham insônia, outros ficavam mais irritados...
Eu cheguei a experimentar uma pílula antes de um simuladão do colégio e ver como meu corpo reagia - se funcionasse, eu poderia usar para fazer as provas do vestibular. Eu realmente fiquei menos ansiosa, como eu esperava. Além disso, comecei a prova a todo vapor, resolvi vários exercícios, tive um bom aproveitamento. Mas depois de uma hora de prova, o rendimento caiu muito, fui ficando cada vez mais cansada e acabei abandonando a prova com algumas questões sem fazer. Decidi ficar longe dos estimulantes nos dias decisivos de vestibular, até do café e do chocolate. Simplesmente, me alimentei bem, tomei um bom banho e fui para prova ouvindo música e tentando me distrair. Funciona, fiz a prova mais tranquila do que nunca, tive um rendimento bom e não saí supercansada da sala. Acho que o melhor estimulante, por enquanto, somos nós mesmos.
Daniela de Freitas Guedes - São Joaquim da Barra/SP, 28 Outubro 2009 - 08:37
De todos os medicamentos citados na matéria, tive mais contato com a fluoxetina. Conheço muita gente que toma o comprimido com o intuito de diminuir a ansiedade que os leva a comer em exagero e consequentemente emagrecer, a maioria o faz por indicação profissional mesmo - mas eu nunca entendi muito bem qual o efeito esperado do tão famoso prozac. Cada pessoa me falou que sentiu efeitos diferentes. Há quem de fato conseguiu ficar menos ansioso e comer menos, mas muitos pararam o uso porque se sentiam sonolentos ou agitados demais, alguns tinham insônia, outros ficavam mais irritados...
Eu cheguei a experimentar uma pílula antes de um simuladão do colégio e ver como meu corpo reagia - se funcionasse, eu poderia usar para fazer as provas do vestibular. Eu realmente fiquei menos ansiosa, como eu esperava. Além disso, comecei a prova a todo vapor, resolvi vários exercícios, tive um bom aproveitamento. Mas depois de uma hora de prova, o rendimento caiu muito, fui ficando cada vez mais cansada e acabei abandonando a prova com algumas questões sem fazer. Decidi ficar longe dos estimulantes nos dias decisivos de vestibular, até do café e do chocolate. Simplesmente, me alimentei bem, tomei um bom banho e fui para prova ouvindo música e tentando me distrair. Funciona, fiz a prova mais tranquila do que nunca, tive um rendimento bom e não saí supercansada da sala. Acho que o melhor estimulante, por enquanto, somos nós mesmos.
Reginaldo, 27 Outubro 2009 - 22:42
Quando eu fiz faculdade, às vezes eu tomava um composto energético natural à base de guaraná, catuaba e marapuama para combater o cansaço físico e mental ocasionado pela agitação da época. Nunca senti nenhum efeito colateral. Tomaria de novo se precisasse, mas só tendo certeza que isso não trará consequências para minha saúde.
Eduardo Meliscki- Rio Claro - SP, 27 Outubro 2009 - 22:10
Gostei muito da matéria ( a pílula da Inteligência ); já tomei esta droga lícita e descobri o quanto fui " BURRO" em querer ser "INTELIGENTE" sem contar com os efeitos colaterais; da ignorância em acreditar que ficaria com um QI elevado, das drogas pelas drogas lícitas prefiro ficar com o meu pó de guaraná.
henry mimoso, 27 Outubro 2009 - 17:57
eu parei d tomar ela a pouco tempo(se modafinil for o msmo q modafinila) mas n sabia q era um droga "fantastica" deu até vontade de voutar a tomar,rsrs, mas n, no meu caso ela fez mto poca diferença, tomava no meu tratamento de depressao, tratado por psiquiatra, junto com mais outros remédios ainda tomo q tb foram mencionados no grafico.
p quem quer saber o preço é de 170 reais uma caixa com 30 comprimid, uma facada, pelomenos p mim q n adiantava qse nada tomar, se for "milagroso" p quem n tem doença, vale apena, claro se vc kiser correr esse risco, e tb tem q arrumar uma receita tarja preta "especial" (q é emitida pelo governo eu axo).
abrx
Aline, 27 Outubro 2009 - 17:11
Eu sou muito desatenta, qualquer coisa me distrai, ams dá medo esses remédios com aparencia de "perfeitos".
Anonimo, 27 Outubro 2009 - 16:42
Valeu pela dica. Vou usar no vestibular.
Giselle Louzeiro, 27 Outubro 2009 - 15:20
Primeiramente gostaria de parabenizar a reportagem, principalmente que se pode observar experiências de quem toma a pílula ou já tomou.
Agora queria uma informação, dentre as pessaos que tomaram, queria trocar uma ideia justamente sobre seus efeitos e como se comportaram no período que tomaram e quais medicamentos ingeriram.
guilherme manata, 27 Outubro 2009 - 15:20
Remedio pra cognição !?
Eu tenho problema de concentração e eu tomava o ritalina,que ajuda a fazer a sinapse.Há alguma diferença entre essa pilula e o remédio ?
Leandro, 27 Outubro 2009 - 14:07
Eu tomaria com certeza, é logicamente faria uma análise sobre os efeitos colaterais para julgar os prós e contras.
Tarik Rajeh Ferreira, 27 Outubro 2009 - 13:08
Às vezes tenho alguma de me concentrar no trabalho que estou fazendo (principalmente com internet por perto). Exemplo? Estou às vésperas de entregar o TCC, acordo de manhã, ligo o computador e dou uma volta pela casa enquanto ele inicia. Na mesa, uma correspondência com meu nome. É a SUPER, penso. Pronto, lá se foi uma manhã produtiva de trabalho, rsrs. Sobre a pílula, gostaria de testá-la por uma semana como fez o amigo da reportagem e tirar minhas próprias conclusões.
Luiz Augusto Pires Júnior, 27 Outubro 2009 - 11:54
Nossa, quando recebi a revista em casa fiquei eufórico com a reportagem da capa e pensei, sera que existe uma forma de aumentar minha inteligência. Bom dae verifiquei que teve um doido que tomou a pirula por 1 semana. Comedia total, o cara pirou o cabeção e estava com super poderes, muito legal a reportagem. Agora eu pergunto, será que se tivemos cocaina em formato de pirula não ficaríamos ligados igual o doido do teste ficou?
Abraços.
Luiz Augusto Pires Júnior
Yuri Hang, 25 Outubro 2009 - 21:25
Nem sabia que já tinha uma pílula assim, mas sinceramente, creio que nunca vou tomar.Não preciso,não tenho doenças para isso, e mesmo sendo meio boba e que sonhe acordada, não quero tomar e nem sonho em me arriscar.
timolol são paulo, 25 Outubro 2009 - 19:59
Eu gostaria muito de saber aonde eu posso comprar ou ter.maiores conhecimentos sobre a Pilula da Inteligencia ,pois eu acho que não adianta nada ter conhecimento do assunto, e não saber aonde procurar.Por favor alguem me esclareça.
Rafael Rondina, 25 Outubro 2009 - 11:15
Tudo muito lindo, mas, assim como os anabolisantes, devem ter seus efeitos colaterais, e aí ...
abigail conceição, 24 Outubro 2009 - 22:14
gostaria muito de saber, onde posso encontrar o Principio ativo ,se é possivel entrar em contato com quem pode me dar uma informação precisa.
Marcio Candiani Psiquiatra Belo Horizonte, 24 Outubro 2009 - 13:33
Adorei a reportagem!. Comprei a revista ontem na banca porque é cada vez maior o número de pacientes se déficit de atenção (TDAH) que procura o consultório para pedir medicamentos que "Turbinem sua mente". Já atendimédicos, advogados, estudantes, enfemeiros...todos querem "funcionar melhor" a qualquer custo. Fora os camihoneiros que tomam "rebites"- anfetaminas vendidas em qualquer parada de caminhao SEM receita médica. Vale lembrar que o uso de tais medicamentos pode provocar insonia, depressão, psicose (delirio e alucinaçao), surto maniaco, surto esquizofrenico, suicidio, morte por arritmia cardiaca e convulsões, alergia fatal (chamada por nós médicos de sindrome de Stevens Jhonons). Infelimene a indústria farmaêutica só pena em lucro. E as pesoas sepre qurem tudo, do jeito mais fácil, a qualquer custo (mesmo que ja fatal). Excelente a reportagem. http://marciocaniani.site.med.br
VIVIANE ROBERTA , 23 Outubro 2009 - 21:08
Bem se existiria eu seria uma das primeiras haushuahsuahsus e depois contaria o efeito colateral e suas reações
Umgrande abraço a equipe.