Duaymy Góes, Abaetetuba - PA, 15 Novembro 2009 - 19:17
Produtos baratos sempre são bons para os consumidores, principalmente quando se fala em eletrônicos. O problema é que para os produtos da China serem tão baratos, os chineses ganham muito pouco sem poder nem reclamar, vivendo numa ditadura. Uma futura abertura política talvez pudesse fazer o país tomar um rumo parecido com o japonês e mudaria essa situação. Algum dia veremos isso acontecer.
Filipe Costa(São Paulo, SP), 12 Novembro 2009 - 12:18
Todos de todo o mundo compram produtos da China. Não adianta ficar bravo, não adianta dizer que vai boicotar e não vai comprar.
Os produtos 'made in China' chegam até nós de uma forma ou de outra. Pode ser através de produtos 100% chineses ou através de peças e partes de produtos de outros países.
A maioria das grandes empresas já possui unidades na China, fornecedores e/ou parceiros para fazer seus produtos por lá.
O que podemos fazer é reclamar e lutar por melhores produtos junto aos fabricantes, porque, de alguma forma, a China estará envolvida.
Lucas H, 10 Novembro 2009 - 18:52
Os produtos "MADE IN CHINA" acabam com a economia brasileira, pois são baratos. Por isso e pelas multinacionais o governo põe impostos de 300% para importações. Porém os produtos chineses são contrabandiados e não pagam impostos, o patrão brasileiro paga mais ao funcionário que o chinês, e o produto brasileiro é mais caro. As pessoas compram os chinese, fazendo nossas indústrias falirem, e, conseqüentimente, aumentando o desemprego. Assim, as pessoas que saem das empresas vão trabalhar em empresas de matérias-primas ou em multinacionais, nas multinacionais o lucro sai, e em de matérias-primas do Estado, o dinheiro vai para o Governo (ou no bolso do político). Em empresas privadas, o patrão pode reinvestir o dinheiro (ou vender as empresas (se vendidas o lucro sai para uma empresa estrangeira)). No final o lucro geralmente sai.
Além disso, se o Governo acabar com os produtos contrabandiados, eles irão fazer protecionismo e irá virar uma reserva de mercado, com os compradores garantidos, não há porque inovar e ficaremos com os mesmos produtos, a tecnolohia não avançará.
Lucas H
Brasil ,SP
Rafael Zalesski recife/PE, 10 Novembro 2009 - 01:45
Hoje em dia é praticamente inevitável nao comprar algo da china...
Existem vários fatores que nos impõem a isso.
alexp7, 09 Novembro 2009 - 21:51
é infelizmente nós todos comtribuimos um pouco com escravidão que existe na china............
Dharma Galindo, AL, 09 Novembro 2009 - 21:21
Desde que eu era pequeno, há uns 10 anos, eu já examinava meus brinquedos procurando o (quase) omnipresente MADE IN CHINA. Aí eu pensava: deve ser um lugar incrível, com brinquedos por todos os lados! Depois eu fui crescendo, e comocei a achar as palavrinhas em muitas outras coisas. Depois de ler a reportagem, vi que não é um lugar nada mágico. É terrível saber como os trabalhadores são explorados, trabalhando várias horas por dia e ganhando uma merreca. Acho que todas essas empresas que visam o lucro sem se importar com o meio de obtê-lo deveria ter vergonha de fazer tanta gente trabalhar tanto sem ganhar quase nada só para nós termos "coisas bonitas"... e talvez até inúteis.
APaula - Avaré - SP, 08 Novembro 2009 - 20:41
A verdade é uma só neste mundo capitalista, fecha-se os olhos para a "mão de obra escrava" onde os salários são vergonhosos, e que venham os lucros. Quem sabe um dia os trabalhadores chineses lutem por uma reforma e venham a ter "liberdade" dessa miséria, subemprego, submoradia. Enquanto isso, continuará tudo muito cômodo, que empresa vai lutar para pagar mais por produtos made in china?
APaula - Avaré -SP, 08 Novembro 2009 - 20:30
A verdade é uma só neste mundo capitalista, fecha-se os olhos para a "mão de obra escrava" onde os salários são vergonhosos, e que venham os lucros. Quem sabe um dia os trabalhadores chines lutem por uma reforma e venham a ter "liberdade" dessa miséria, subemprego, submoradia. Enquanto isso, continuará tudo muito cômodo, que empresa vai lutar para pagar mais por produtos made in china?
Anderson, 07 Novembro 2009 - 23:44
Meu Deus, como pode pessoas que tem interesse em lerem a Super Interessante, terem um nível de conhecimento tão podre como esse? Não é a toa que a maioria queriam extinguir a seção de Livros da Super, é realmente lamentável essa molecada sem nível, cultura principalmente, pobre de espírito.
99,9% dos produtos, atualmente, são fabricados na CHINA!!! Aprendam a ler as embalagens dos produtos que vcs compram. Desde TVs, vídeo-games, Ipods, peças de computadores, DVD player, Blu-Ray Player, etc etc etc...
Fabrício Alex - Senador Sá CE, 06 Novembro 2009 - 02:15
Compro! Porque não? As vezes eles são melhores, menores e mais baratos, basta ter muita sorte pra isso ocorrer tudo de uma vez.
Kika, 05 Novembro 2009 - 14:25
Todo mundo compra coisas made in china. Quase tudo é made in china!!! Quem nunca comprou nada é porque fabrica tudo em casa!!!
Jan, 05 Novembro 2009 - 12:16
É China virou potencia, e com tanta gente querendo trabalhar, ganhando tão pouco, éé tão cedo outro país vai tomar seu lugar no pódio.
Walter J., 05 Novembro 2009 - 10:39
Em resposta a Rodrigo C
Como assim classes mais baixas?por acaso grande parte dos produtos consumidos pela elite tambem nao sao fabricados na china ?
Procure saber onde sao fabricados os componentes de seus aparelhos antes de falar,pois pobreza de informaçoes costuma ser muito triste .
César Figueiró, de Porto Alegre, para secção da Revista, 04 Novembro 2009 - 17:46
César Figueiró, 04 Novembro 2009 - 09:04Meu filho leu a matéria da China e teve algumas dúvidas que espero me esclareçam : o que é gadget ? pois no texto não traz a tradução nem explica o que é; outra dúvida se em português já existe a palavra "pra", repetida várias vezes; e por que frases explicativas entre parênteses ? Ele está na escola e precisa tirar essas dúvidas pois gosta muito da revista. César
Carolina São Paulo-SP, 04 Novembro 2009 - 13:37
Compro, ué, hoje em dia é tudo chinês. Às vezes não temos escolha. Mas quando tem prefiro de outra nacionalidade, ainda não tenho total confiança em eletrônicos mais complexos chineses. E se possível dou preferência para produtos feitos no Brasil, pois além de ajudar o paíse sei que não foi feito com trabalho escravo.
César Figueiró, 04 Novembro 2009 - 09:04
Meu filho leu a matéria da China e teve algumas dúvidas que espero me esclareçam : o que é gadget ? pois no texto não traz a tradução nem explica o que é;
outra dúvida se em português já existe a palavra "pra", repetida várias vezes; e por que frases explicativas entre parênteses ? Ele está na escola e precisa tirar essas dúvidas pois gosta muito da revista. César
Anna Carolina Magalhães - Rio das Ostras/RJ, 03 Novembro 2009 - 14:11
Tem gente que diz não comprar coisas da China, mais hoje em dia é praticamente impossivél não ter coisas que vieram de lá. Vejam as embalagens dos seu produtos. Meu pc é um Dell, naturalidade chinesa (rs), meu secador Conair tem na embalagem -> Made in China. Entre diversas coisas na minha casa ... então será que as coisas vindas da china são tão vagabundas assim?! Tudo bem que os caras dividirem um quarto com até 100 e um banheiro com 300 ( eu já odeio dividir com 3 aqui em casa) é uma puta sacanagem.
Anna Carolina Magalhães - Rio das Ostras/RJ, 02 Novembro 2009 - 20:21
Tem gente que não compra coisas da China, mais hoje em dia é praticamente impossivél não ter coisas que vieram de lá. Vejam as embalagens dos seu produtos. Meu pc é um Dell, naturalidade chinesa (rs), meu secador Conair tem na embalagem -> Made in China. Entre diversas coisas na minha casa ... então será que as coisas vindas da china são tão vagabundas assim?! Tudo bem que os caras dividirem um quarto com até 100 e um banheiro com 300 ( eu já odeio dividir com 3 aqui em casa) é uma puta sacanagem.
Leandro Torrezan, 31 Outubro 2009 - 17:49
Apesar do preço acessível, a maioria dos produtos chineses não atendem à especificações de qualidade, utilizando matérias primas e componentes prejudiciais às pessoas; já ouvi dizer que são até cancerígenos! Sinceramente acho que o custo-benefício é zero.
Leandro Torrezan, 31 Outubro 2009 - 17:38
Eu não compro. Quando a embalagen promete que o produto faz um monte de coisas e o preço é relativamente baixo (coisa comum nos "chinezinhos" ) já pulo fora, pois sei que esse tipo de mercadoria é descartável.Prefiro pagar caro em algo de marca, pelo menos se der pau tem assistência, garantia etc.
Leandro Torrezan, 31 Outubro 2009 - 17:38
Eu não compro. Quando a embalagen promete que o produto faz um monte de coisas e o preço é relativamente baixo (coisa comum nos "chinezinhos" ) já pulo fora, pois sei que esse tipo de mercadoria é descartável.Prefiro pagar caro em algo de marca, pelo menos se der pau tem assistência, garantia etc.
Ana Carla Lucena, 31 Outubro 2009 - 15:23
Bom, pelo visto TODO MUNDO compra coisas da China. Eu só não esperava que havia vários locais espcializados num só produto. Isso realmente explica a eficiência e a demanda dos produtos chineses. E também achei impressionante a fábrica dos Gsdgets. Não esperava que grande parte dos produtos eletrônicos mais utilizados no mundo vêm dali... Interessantíssima a reportagem. Parabéns.
Danilo Ferreira, 30 Outubro 2009 - 08:38
Eu só compro coisaas made in chinaa
nuuum teem nada melhor quee produtos
que sãão "interessantes
Eduardo Meliscki- Rio Claro - SP, 29 Outubro 2009 - 14:07
Sabemos ( pelo menos acho que a maioria sabe ) que a China é grande exportadora de tecnologia barata, fazendo disso um país promissor. Tomo como ênfase a FANTÁSTICA FÁBRICA DOS GADGETS, o regime de trabalho - fico imaginando este regime no Brasil..., deixa pra lá, falei demais!!
sueli aparecida bensi de souza, 29 Outubro 2009 - 08:34
eu acho uma loucura essa produção em massa para tornar os produtos muito baratos. A minha filha é doida por caneta ela adora comprar aquelas bem baratinhas. Eu sempre estou falando pra ela que elas vão virar lixo e com isso vários outros produtos vão parar no lixo por serem descartáveis: sombrinha, esqueiro etc.
Os eletrônicos então, ela já tem um xing ling comprado em São Paulo que não tem nota fiscal nem nada.
E o pior é que a gente compra ne?
Kelly Ianara, 28 Outubro 2009 - 12:05
siim, acho que todo mundo compraa, mesmo que seja apenas alguma coisinhaa, tem mais vantagens ;D Abraço para Super *--*
Reginaldo, 27 Outubro 2009 - 22:46
E por que não? A maioria dos produtos de marcas famosas são fabricados lá. Achei a reportagem muito interessante. Pelo menos, comprando diretamente do fabricante, posso pagar um preço mais justo pelo produto, além de ter algumas vantagens, como no caso dos celulares com vários recursos desbloqueados.
alessandro cardoso ribeiro-aracaju/se, 27 Outubro 2009 - 20:23
Nessa "ditadura do empresariado"se fabrica de tudo e o melhor com preço baixo.Pois é, quem diria que a revolução maoista caminharia para um capitalismo de mercado,então viva o consumo fordista barato,viva as lojas R$1,99,viva a pirataria,mas lembrem-se sempre de fabricarem produtos "sem perderem lá ternura".
Wendy Pitoco, 27 Outubro 2009 - 19:49
Comprar produtos da China, hoje, é quase impossível.Todo mundo tem pelo menos uma coisinha, nem que seja o botão de uma calça, que foi fabricado na China. Com a internet ficou ainda mais fácil adquirir esses produtos, com os sites que manda buscar produtos diretamente da China, e estão virando moda.
gabriel, 27 Outubro 2009 - 17:01
eu compro. quase tudo na minha casa é made in china pra mim nao tem nada de mais tem alguns produtos falsos que duram mais que os originais
Marcelo Pacheco, Manaus - AM, 25 Outubro 2009 - 15:52
"É como eu ouvi falar nas aulas de Geografia: no futuro, a China será a Fábrica, a Índia o escritório ... e o Brasil vai ser a fazenda; cada um desses aí - que fazem parte dos BRIC's, mais a Rússia, diga-se de passagem, estão quase que aptas para suceder a atual liderança mundial"
Rodrigo C., 23 Outubro 2009 - 21:15
Fazer o que. Inevitável é apenas uma forma das pessoas de classes mais baixas terem acesso a recursos que para sua realidade se tornam inviáveis. Acabar com a pirataria, difícil, e com nossa amiga internet quase impossível.