Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas da revista. Por favor, informe seu nome, cidade e estado.

publicidade

Estatística: a profissão do futuro

Você acredita que "o próximo Einstein será um estatístico"? Deu vontade de trabalhar na área depois da reportagem? Comenta aí!

Para saber mais: Guia do Estudante

Cleber, São Paulo, SP, 16 Novembro 2009 - 21:36
Sou por formação Analista de Sistemas e trabalho nesta área ha uns 20 anos, mais voltado para programação e lendo sobre esta matéria vejo como me identifico verdadeiramente com o campo estatístico, pena não estar trabalhando com isso, mas quem sabe ainda é tempo de aparecer algo e mudar radicalmente e fazer algo q dê prazer maior né. Se possível vocês tiverem "dicas" de quem esteja contratando na área.. hehe.... Abraço, sou leitor assíduo dessa revista que cada mês surpreende mais com matérias maravihosas.
Guêdy Soares, Cáceres, MT, 11 Novembro 2009 - 16:56
Lendo a matéria, lembrei-me de um professor de Cálculo, ainda nos meus tempos de faculdade. Ele dizia que, para um estatístico, se 50% de seu corpo estiver normal e os outros 50% estiverem pegando fogo, a situação está dentro da média!
Maria Angélica A. Mattos de Oliveira, 10 Novembro 2009 - 00:37
Sou docente na Faculdade FAESB, Tatuí/SP, nas disciplinas Matemática e Estatística Aplicadas. Adorei a reportagem e estou utilizando como material complementar entre os acadêmicos. Felizmente existem bibliografias que defendem esta riquíssima área do conhecimento.
Patrícia Craveiro, 08 Novembro 2009 - 22:12
Depois de ler a reportagem deu uma super ansiedade de me formar logo!!! Faço estatística na Unicamp.. mas não pensem que td são maravilhas, o curso é bem dificil! Ainda bem que as perspectivas são as melhores!!!
Patrícia Craveiro, 08 Novembro 2009 - 22:11
Depois de ler a reportagem deu uma super ansiedade de me formar logo!!! Faço estatística na Unicamp.. mas não pensem que td são maravilhas, o curso é bem dificil! Ainda bem que as perspectivas são as melhores!!!
Roberta Carvalho, João Pessoa, PB, 08 Novembro 2009 - 15:01
Se vocês tivessem feito essa matéria antes das incrições para o vestibular, era bem capaz eu ter me inscrito em Estatítica! Acho SUPER INTERESSANTE esse curso!
Donizete Leão Faustino, 06 Novembro 2009 - 14:06
Cascavel - Paraná
Donizete Leão Faustino, 06 Novembro 2009 - 14:04
Parabéns pela Matéria, mais vamos corrigir ess erro: Universidade Federal do Paraná tem como sigla UFPR e não UFPA - depois se os dados for mesmo da UFPR nós do Paraná estamos localizados na Região Sul.
FQ, 05 Novembro 2009 - 21:09
Ou melhor, não "errado", mas ilógico, inadequado.
FQ, 05 Novembro 2009 - 21:07
Olha, eu sei que vocês não estão errados, afinal todo o mundo escreve assim - até o Houaiss já aderiu -, mas quando vi "todo mundo" em letras garrafais nessa reportagem, sei lá, me deu um impulso de tentar salvar o moribundo "todo o mundo". Todo o mundo tem escrito "todo mundo". Mas essa locução não faz sentido, porque significa "todo e qualquer mundo", quando mundo é um só! Se "mundo" é o planeta Terra, só tem um; se "mundo" é o universo, só tem um; se "mundo" é o gênero humano, só tem um gênero humano também. Em qualquer acepção de “mundo”, "todo mundo" é uma locução incoerente. "Todo o mundo", sim, significa "o mundo inteiro", então tem lógica. Eu sei que vocês sabem disso, e que só estão se curvando à evolução natural da língua - como eu disse, vocês contam com o aval do Houaiss, então estão bem apoiados -, mas que tal se rebelar? Que tal nadar contra a corrente? A Super é lida por muita gente, então vocês podem salvar "todo o mundo" da destruição! (Talvez eu esteja falando bobagem; algumas expressões perseguidas como incorretas, como "risco de vida", são defendidas por gramáticos de renome. Mas acho que "todo mundo" é simplesmente errado mesmo.)
Jamille Muniz, 05 Novembro 2009 - 12:22
Não é apenas ser estatístico, como a própria reportagem dá ênfase, deve haver uma análise sobre os dados. Não são apenas gráficos porque isso os software já fazem, ser um estatístico hoje é muito mais, é prever a situação e ainda dar uma solução.
SANDRO VIANA, 05 Novembro 2009 - 00:22
"Talves 1 ou dois erros de você, na pag. 89 ser não tô enganado. a onde informa que a 5 candidatos por vaga nop curso de estástistica da como exemplo a UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ- UFPA.( Par´ná nem no Norte do pais fica) para mim que moro em Belém-pa UFPA é universidade do pará e não do Paraná. Tô certo ou não" =>Caro amigo tambem sou do pará mas precisamente ananindeua e fiquei surpreso com esse erro grosseiro você está certissimo! o diagramador ta DORMINDO NO PONTO!
Dinara Fernandez, 04 Novembro 2009 - 22:41
Sou Estatistica de formação e de coração!!!! E contagiei minha filha por esta paixão! No artigo, falta citar os Cursos da Região Sul: nosso, da UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul; e da UFParaná, de Curitiba, Paraná. Meu lema, há mais de 2 décadas: 'Minimize seu risco, contrate um Estatistico!'
Igor Antunes Campinas, Itatinga-SP, 04 Novembro 2009 - 18:53
A construção de supercomputadores embasados em dados estatísticos é fantástica já que com isso podemos, por exemplo, fazer projeções de como a atmosfera terrestre se comportara daqui alguns anos com maior exatidão de mesmo modo como na F1 ha computadores que fazem a telemetria da corrida com base em bancos de dados.
Elaine Lima, 04 Novembro 2009 - 14:18
Boa tarde! Eu sou estudante da 2ª turma Curso de Estatística da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto - MG) e gostei muito da matéria, é bem esclarecedora. Porque coisa triste é quandio falo que faço Estatística e me perguntam: o que é isso? É pra trabalhar aonde?...Dentre outras. Infelizmente, o nível de informação a respeito desta ciência, pela maioria das pessoas, ainda é muito excasso, o que justifica a relação de candidatos/vaga na maioria das instituições que oferecem o curso ser tão baixa. Como se diz, é fácil entrar, mas para conseguir concluir tem que ser fera, o curso exige muita dedicação e estudo.Mas com toda certeza vale a pena, já que esta área é muito promissora.
Ana Paula Cabral, 03 Novembro 2009 - 16:11
Boa tarde! Aprecio muito a leitura da Super e na Biblioteca do Colégio Batista (Porto Alegre - RS), onde sou bibliotecária, ela é um dos periódicos mais lidos. Por isso, fiquei surpresa ao não encontrar o curso de Estatística da UFRGS citado no gráfico da reportagem sobre estatística (p. 86)...
Glauco Kava Scheneppendahl, 03 Novembro 2009 - 14:53
Estava no meu momento cultural lendo a super, mais precisamente na matéria sobre estatística. Eu sei q 8 bits formam 1 Byte, 1024Bytes 1 MegaByte, 1024MB formam 1 GB... Nunca vi em nenhuma apostila a definição de Tera e Peta, mas creio q pela lógica sejam 1024 TB para formar 1 PB, e nao 1000 como vcs publicaram.. Se vcs pudessem averiguar a informação, ficaria agradecido. o/
Doris para Rodrigo, 02 Novembro 2009 - 18:52
Peço minhas humildes desculpas pelo typo e por não ter entendido a piada... (ps: sou mulher --- oops, será que continuo não entendendo a piada?)
patrick rhayan, 02 Novembro 2009 - 17:09
eu faço estatistica na ufpi(univ.federal do piaui)rpz pode ser q seja a profissao do futuro..na minha turma tem muito cara bom.se pode ser um novo einstein eu nawm sei mas q tem kra bom tem....
Rodrigo para Dóris, 02 Novembro 2009 - 12:42
Dóris, minha (meu) cara (o) Dóris acho que você não entendeu o porquê de eu ter colocado o verbo errado... sim coloquei de propósito por isso os hífens... foi para ser irônico, mostrar que gostamos de corrigir mas também cometemos erros. Por exemplo VOCÊ quando me CORRIGIU ( tá bom assim?) e pôs o verbo querer conjugado na 3ª pessoa do singular "quer" em vez de colocar o pronome "que". É... todos gostamos de corrigir, mas erramos também... abraços.
Marcelo Calango, 01 Novembro 2009 - 00:39
A área de estatística é muito rica, contudo exige muito daqueles que as fazem torná-las acessíveis a qualquer pessoa. As estatísticas ficaram legais se não fosse tão chato fazê-las.
Francisco alexsand ro da costa, 31 Outubro 2009 - 14:25
Talves 1 ou dois erros de você, na pag. 89 ser não tô enganado. a onde informa que a 5 candidatos por vaga nop curso de estástistica da como exemplo a UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ- UFPA.( Par´ná nem no Norte do pais fica) para mim que moro em Belém-pa UFPA é universidade do pará e não do Paraná. Tô certo ou não
Victor Alves, 31 Outubro 2009 - 04:48
Eu achei muito legal a reportagem, que por sinal foi o que motivou a comprar a edição desse mês. Sempre que dá acompanho a super pq ela sempre vem com atualidades e assunstos interessantes sobre o mundo. Eu acho que poderia reformular melhor essa profissão do futuro. Eu diria que a profissão do futuro vai mexer com dados, e informação, deve dominar isso. Mas não necessariamente deverá ser um estatístico, é claro que esta profissão tem mais facilidade mas como vi no blog O Velho, essa profissão seria um Cientista de Dados, alguém capaz de saber lidar e analisar os dados. Na área de Informática já tem um movimento bem aquecido para isso que é justamente o BI, o Business Intelligence. Então digamos que o futuro já começou! Parabéns.
Carolina Pereira João Pessoa-PB, 30 Outubro 2009 - 20:55
Pois é, meu amigo vai terminar o curso de estatísitica ano que vêm e já está ganhando muito dinheiro. Mas, outra profissão que vai está muito em alta será o de economia, pois engloba vários assuntos inclusive o de estatística no currículo do aluno! obs: Os erros de digitação na revista desse mês está gritante, icluindo frases repetidas em uma mesma linha.
Érica Ambrosio, 29 Outubro 2009 - 22:22
Esperava mais da reportagem, mas é uma matéria muito boa para divulgar o curso. As pessoas têm uma ideia muito errada sobre curso, e muito preconceito também. A parte mais difícil do curso de Estatística, para mim, é o preconceito de quem está de fora, que querendo ou não acaba afetando a gente. O artigo é o assunto da semana entre os meus colegas.
Giulia, 29 Outubro 2009 - 20:13
Muito bom ter essa matéria, afinal um dos grandes motivos para tão poucas pessoas cursarem o curso é a falta de informação sobre a profissão. Chega a ser engraçado quando você fala que vai trabalhar em um banco e as pessoas perguntam "Nossa, em que parte da agência você vai ficar?"
Pedro, 29 Outubro 2009 - 19:46
Muito boa a reportagem, acompanho a Super a anos e SEMPRE enchergo estatística nas matérias. Infelizmente a visão das pessoas em relação a profissão ainda é muito distorcida, ja cansei de ouvir das pessoas quando comento que curso estatística: "E o que você faz? você pode trabalhar onde além do IBGE??". Espero que os futuros estatísticos não tenham que passar por isso e as pessoas tenham conhecimento sobre o poder e a necessidade de analisar dados com prudencia, até porque de estatíticas feitas "nas coxas" ou sem o minimo de conhecimento o mundo esta cheio.
Eduardo Meliscki- Rio Claro - SP, 29 Outubro 2009 - 14:02
Entendo pouco de estatística; penso que como não temos uma certeza dos números estatísticos ou do homem estatístico já que ambos são variáveis aos resultados...gostei, achei interessante o texto sobre ESTATÍSTICA: É A PROFISSÃO DO FUTURO, mandaram bem!
Rogério Santos - Estatístico UFPA, 29 Outubro 2009 - 12:44
Realmente a Super está de parabéns, tirando os atropelos, como, chamar de Paraná a Universidade Federal do Pará, mas td bem, o importante que a reportagem, como disse a Doris, vai realmente colocar mais em evidência nossa profissão que, não diria como o Galafre, é mal vista, mas sim, pouco valorizada, realidade local, pq, eu que participo do Grupo STAT-MATH, vejo todos os dias aparecerem oportunidades de emprego e estágios no sul e sudeste do país, diga-se de passagem com filtros bem rigorosos as vezes, mas é isso aí galera, viva a adversidade (variabilidade), pq sem ela, a Estatística não existiria. \o/
Hajime, 29 Outubro 2009 - 09:21
A estatística já têm NOBEL. Sir Clive W. J. Granger, Nobel de economia em 2003. Professor Granger (ou Sir Clive) é doutor em Estatística pela Universidade de Nottingham!
Doris, 29 Outubro 2009 - 08:47
A lista das universidades apenas apareceu parcialmente como "enfeite" e acho que não tinha a intenção de ser informativa, o que, de fato, é uma pena. A equipe jornalística tinha uma lista completa (além de outras informações) que o CONRE-3 forneceu. Mas essa reportagem certamente dará maior visibilidade à nossa área!
Dinarte - Pr, 29 Outubro 2009 - 08:20
Pessoal, achei interessante a reportagem. Pelo que pude perceber a diagramação nao teve cuidado em relacao de diagramar algo real ou não. Também faltou, na relacao das universidades a região Sul, porém percebe-se que existiria mais relacionada abaixo da Unicamp. Além da questao gráfica, já comentada.
Galafre Guttemeberg da Costa Filho, 29 Outubro 2009 - 06:48
Agradeço à Super pela reportagem, é difícil ver matérias como essa falando da nossa profissão, é uma pena que os estatísticos aqui em Belém-PA ainda são mal vistos, mas aos poucos estamos mudando esse quadro e com certeza um dia chegaremos a esses número que a matéria mostrou, obrigado. Galafre Filho EstatAnalise - Consultoria em Estatística estatanalise@gmail.com
Agatha, 29 Outubro 2009 - 00:32
Fiquei muito orgulhosa de ver que a Super publicou uma reportagem da minha futura profissão. Mas não posso deixar de criticar o fato de que dentre as universidades da região Sudeste, não consta a universidade que estudo: Universidade FEDERAL de São Carlos, UFSCar. O curso de graduação em Estatística na UFSCar tem 33 anos e achei uma imensa falta de informação da revista não colocá-la entre as poucas universidades que oferecem o curso na região.
Doris, 28 Outubro 2009 - 23:31
Hehheh.... boa, Ivan... Além disso, 40% é 40% e não pode ter três tamanhos diferentes! E na minha humilde opinião, pizza não deveria ter mais do que quatro sabores para não ficar indigesta rss.....
Ivan Baroni - SP, 28 Outubro 2009 - 23:17
Aproveitando a onda de correções: Pessoal, tomem mais cuidado com a diagramação criativa. Só no "O" do "FUTURO" do título da reportagem há um gráfico de pizza que soma PELO MENOS 120%!!! E o gráfico da página 38, sem legendas, não significa absolutamente nada. Deviam ter aproveitado e publicado a "Espiral da Morte" da Nightingale no lugar.
Doris, 28 Outubro 2009 - 23:15
Oi, Rodrigo... desculpe-me mas eu não resisti: o verbo é CORRIGIR (com "g"). Você pode pedir que "CORRIJAM" (com "i") o nome da universidade, e dizer quer o seu texto foi "recorrigido" (com "i" e "g")....................
Rodrigo Gomes (o mesmo de baixo), 28 Outubro 2009 - 22:52
ops... disse "amenina ai de cima" mas era "a menina ai de baixo" a primeira... recorr-ej-ido...[:D] rsrsrsr
Rodrigo GOmes - Pa, 28 Outubro 2009 - 22:47
eu ia corrigir a revista... mas a menina ai de cima quase já fez isso então vou corrigi-la é Univer-S-idades e não univer-C-idade [:D] mas ela tá certa... a UFPA não é a Universidade Federal do Paraná como está na revista e sim do Pará. CORR-E-JAM AI.... rsrsrsrsrrs
Gabriel Bafo, 28 Outubro 2009 - 22:42
Sou estudante do curso de estatistica da UFSCar, gostei bastante da reportagem, porém senti falta do nome da minha universidade na listagem das que oferecem o curso.[2]
Sarah Mendes - Belém/Pa, 28 Outubro 2009 - 21:46
A matéria está SUPER ,muito boa mesmo.Aff!!! Está certo vocês me conveceram.Acho que quero ser ESTATÍSTICA!!
Doris Fontes, 28 Outubro 2009 - 21:03
O novo "Einstein" pode ser um estatístico... mas não será um estatístico qualquer; será aquele com capacidade de enxergar muito mais do que os números mostram. Estatisticamente falando, quando se trabalha com bancos "petaenormes", qualquer diferença é significante; é possível provar qualquer coisa... O gênio será aquele que conseguir fazer um bom uso dessa avalanche de informações!
Ivan Baroni, 28 Outubro 2009 - 20:37
Concordo com o Luís, há um pequeno escorregão na frase "os números falam por si (...) não precisam de contexto". E uma estatística interessante: A reportagem disse q a UFPE forma apenas 3 alunos dos 30 que entram no semestre em Estatística. Aqui na Unicamp essa proporção é um pouco maior, mas não muito... Dos 856 alunos que entraram em Estatística na Unicamp nos últimos 15 anos, apenas 367 (42,8%) sairam formados. Isso deixa o curso de Estatística entre as 5 graduações que menos formam aqui da Unicamp. Pra quem interessar: A relação candidato/vaga aqui ta por volta de 6,10.
amanda, 28 Outubro 2009 - 19:03
tem que ser no minimo um econometrista!
Choing Li, 28 Outubro 2009 - 16:10
Um detalhe interessante e' q o Einstein em sua tese de doutorado trabalhou com um tema bem estatistico. O movimento Browniano! Q foi formalizado alguns anos depois por Norbert Wiener (gerando os processos Wiener)
Dario Souza da Silva, 28 Outubro 2009 - 15:37
Não existem pessoas iguais, portanto não existirá um próximo Einsten. Pessoas não são cargos ou instituições. Poderá existir um novo diretor, um novo gerente, mas nunca existirá um novo Einstein, um novo John Lenon, um ou um novo Michel Jackson. Vem comigo twitter: darioss
Luís Gustavo - Uberlândia/MG, 28 Outubro 2009 - 10:14
Muito interessante a matéria. Só fiquei incomodado com uma tese: os números falam por si, argumentam, provam, demonstram, não precisam de contexto. Acho essa afirmação ingênua e perigosa. Dados isolados não provam coisa alguma se não estiverem inseridos em um contexto maior, se não estiverem ligados a problemas e hipóteses. Tal afirmação faz parecer que qualquer estatística apresentada está absolutamente correta e que não cabe contestação de resultados apresentados dessa forma. Só pra citar um exemplo problemático, na edição de agosto deste ano, a Super apresentou pesquisas com resultados "diferentes" na reportagem "A ciência de provar qualquer coisa". Observando bem, os resultados das pesquisas 1 e 2 são praticamente os mesmos, mas apresentados de formas diferentes, dão ênfase àquilo que interessa aos pesquisadores (ou melhor, a quem bancou a pesquisa...). Assim, creio que a interpretação dos dados e sua apresentação também são questões relevantes que devem ser levados em conta se não quisermos cair no clichê (perigoso): "contra fatos não há argumentos".
Hayala, 27 Outubro 2009 - 20:07
Sou estudante do curso de estatistica da UFSCar, gostei bastante da reportagem, porém senti falta do nome da minha universidade na listagem das que oferecem o curso.
Rafael Rodrigues Procopio, 25 Outubro 2009 - 17:57
Eu sou Professor de Matemática da rede municipal do Rio de Janeiro, mas do jeito que a Educação vai no Brasil, não aguento mais a minha profissão. E uma das alternativas que venho cogitando é a de fazer a faculdade de Estatística. Depois da matéria fiquei ainda mais tentado, já que tenho vontade de arrumar um trabalho que me dê mobilidade, pois meus planos incluem uma grandiosa viagem de bicicleta ao redor do Brasil e, quiçá, do mundo!
Jane Sena-SP, 25 Outubro 2009 - 11:55
Parabéns muito boa reportagem. Corrigir REGIÃO NORTE UNIVERCIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA ***e não PARANÁ
Publicidade

Superinteressante

[1987 - 2009] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.