Shere W., 20 Novembro 2009 - 12:45
Mas há um sim, que pensa e age e transforma, nem que seja sozinho (ou com sua equipa): Haddammann Veron Sinn-Klyss, o prospectador da Lógica Espacial. Busquem no Google (pois os "mandantes-de-crença" pulverizaram a obra dele, e vaticinaram que teria a vida como Galileu). Já tá tudo sendo mudado, porque ele é feroz.
Diego Cintra, 19 Novembro 2009 - 23:08
Parabéns pela reportagem sobre os novos pensadores! Fica a sugestão para mais artigos filosóficos, sociais e políticos como este. A Revista fica com muito mais conteúdo.
Gabriella Oliveira, 19 Novembro 2009 - 08:39
Achei SUPER INTERESSANTE a reportagem "Os novos pensadores", novembro. Sou estudante de jornalismo por isso, alguns deles já são velhos conhecidos, já que na academia refletimos sobre questões referentes a mídia e as novas correntes de pensamento.
Paulo Henrique, 05 Novembro 2009 - 13:10
Bem, já que a reportagem trabalha com "os novos pensadores", junto a essa discussão de sociedade pós-moderna. Acho que seria interessante debater o que é pós-modernidade nas visões de pensadores influentes como: Lyotard, Derrida, Baudrillard e Harbemas. Dessa forma, a reportagem seria mais completa.
Obrigado
amal scheleschthing, 04 Novembro 2009 - 08:54
Ao ler na última “Superinteressante” (271.NOV/2009), o artigo; Os Novos Pensadores; termino por entender que os pensamentos atuais precisam ser seccionados, não podemos mais pensar o todo, tudo se transformou em “mega”, e então cada qual dá uma idéia sobre o que sabe e todos formam, individualmente, a sua colcha de retalhos, uma colagem onde no salve-se-quem-puder, cabe – resta - exclusivamente a nós, chegarmos ao final desta vida tendo passado por este plano – placenta – melhores ou ainda piores do que chegamos.
Camila, 03 Novembro 2009 - 15:04
O maior e mais completo pensador de hj é o sociologo polenês Zygmunt Bauman. Mas concordo com a colega mais a baixo..ficar só no pensar não adianta muita coisa, precisamos é agir mais!
Josafá, 03 Novembro 2009 - 08:26
Dave Hunt
Acácio Santos, 02 Novembro 2009 - 16:21
Ao autoproclamado pensador Augusto Pereira, abaixo: pensou mal, parceiro. Ponto número 1: político não É autoridade, político É INVESTIDO DE autoridade. Ponto número 2: quem lhes dá autoriade é o nosso voto. Ponto número 3: executivo, legislativo e judiciário são ferramentas imprescindíveis à democracia e garantia dos direitos civis. CONCLUSÕES: 1ª) a autoridade política deve ter prazo de validade (máximo 8 anos); 2ª) o cidadão deve ter direito ao acesso TOTAL E PERMANENTE das decisões e contabilidade do Estado. 3ª) o candidato a cargos políticos deve registrar em cartório e tornar público um documento com suas diretrizes (coisas que ele se compromete a fazer ou a jamais fazer, no âmbito de competência do cargo ao qual concorre); 4º) político eleito que for comprovadamente corrupto ou fizer uso irregular ou ilegal de suas funções deve ser destituído do cargo e PAGAR MUITO CARO por seus crimes - tal processo deve ser plenamente público para que o cidadão o possa fiscalizar. Há mais, mas, por ora, basta. Em resumo: o fim do legislativo é a porta aberta para a tirania (Fique alerta, parceiro, não reparou quantos e quais políticos atacam o legislativo? Olho vivo, ou amanhã você só sai de casa com autorização do ditador.)
alessandro cardoso ribeiro-aracaju-se, 02 Novembro 2009 - 13:13
Não estou desmerecendo esses ou outros pensadores de peso da atualidade,mas por que não colocar também os brasileiros como ;roberto da mata,milton santos(in memorian),arnaldo jabor,etc .SÓ como exemplo,no século XXI,enquanto grande parte das teorias em volta do atraso da américa latina giravam em torno de questões etnico-culturais,o desconhecido Manuel Bomfim,explicava em sua obra:MÉRICA LATINA MALES DE ORIGEM",QUE A RAZÃO ERA ECONÔMICA,isso sem falr do filósofo auto didata TOBIAS BARRETO,estudado ainda hoje na Alemanha.Então,deixemos esse"complexo de vira-lata",como dizia Nelson Rodrigues .
Amurabi - Recife - PE, 02 Novembro 2009 - 08:44
Ah sim, no meu comentário anterior esqueci o Arturo Escobar bem como a Daniéle Hervieu-Léger, esta tem chacoalhado as pesquisas em torno da religião, da modernidade e das comunidades, em especial com sua idéia de comunidades emocionais.
Amurabi, 01 Novembro 2009 - 18:23
Creio que faltou alguns pensadores "fora do eixo" digamos, como o sociólogo português BoaVentura de Souza Santos, um dos maiores pensadores em língua portuguesa da atualidade e um dos grandes nomes do debate sobre pós-colonialismo. Também senti falta de nomes como os de Aníbal Quijano que tem sido bastante debatido na América Latina em especial, mas também fora dela, em especial dua idéia sobre colonialidade do saber. O próprio Anthony Giddens poderia ter figurado na lista, apesar de ter ganhado notoriedade nos anos 90 é de uma geração até mais jovem que Bauman, mqs seu debate sobre modernidade, reflexividade, desencaixe tempo/espaço é fundamental. E há ainda o Nestor Garcia Cancline com sua idéia de Culturas Híbridas, ou mesmo Stuart Hall com a idéia de sociedade em rede e seu debate sobre identidade pós-moderna.
Paulo D´Andréa, 30 Outubro 2009 - 16:48
Bom, fui pesquisar a revista Wired, porque achei muito interessante o pensamento do cara da wired. Ai acabei descobrindo que os desenhos dos pensadores na matéria é igual aos desenhos da um matéria da Wired.
Nenhum problema, inclusive deve ser o mesmo ilustrador, e achei muito bonito o estilo dele.
Aliás, a superinterssante tem muitas coisas que parecem ser baseadas na Wired, correto?
Liliu07, 30 Outubro 2009 - 14:55
Para que serve um pensador? Para pensar? E depois, o que faremos com seu pensamento? No que melhorará o planeta o seu pensar?
Eu também sou ótima pensadora.Se existto, logo penso.
Tenho a solução para a fome mundial.
Tenho a solução para acabar com os miseráveis.
Tenho a solução para acabar com a criminalidade.
Tenho a solução para transformar esse pais num paraíso.
E daí?
Nem que conseguisse me fazer ouvir.
E daí?
Continuo com a cabeça enfiada num buraco.
Mas tenho ótimos pensamentos para felicidade geral da nação.
E daí?
Essa é nossa triste realidade!
E o que revolta, é que não há bons pensadores que resistam aos políticos com a qualidade dos de hoje que sabemos são iguais aos de ontem e os de amanhã!
Pena!
E daí?
Julian F. Melgaço, 30 Outubro 2009 - 13:30
Faltou o Richard Dawkins, um dos maiores pensadores do mundo atual: http://twitter.com/Richard_Dawkins
http://richarddawkins.com/
Julian F. Melgaço, 30 Outubro 2009 - 13:25
Faltou o Richard Dawkins, um dos maiores pensadores do mundo atual: http://twitter.com/Richard_Dawkins
http://richarddawkins.com/
Augusto Pereira, 30 Outubro 2009 - 12:51
Acho que eu sou um novo pensador.
Sou um dos animadores do debate sobre o fim dos cargos do legislativo. Seria a maior transformação política no Brasil desde o fim da monarquia.
Imagine o Brasil democrático e mais econômico e menos burocrático, sem vereadores, deputados e senadores. Essa é uma reforma política que vale a pena.
arioba, 23 Outubro 2009 - 15:07
O que me deixa imporessionada não é o teor ou o conteudo desses pensadores, mas é imaginar como essas pessoas encontram "quem pague seus salários com certeza elevados", para na realidade dizerem quase nada. Em agosto, se não me engano, saiu a reportagem sobre 10 coisas que iriram revolucionar o mundo. A maioria são meros palpites fantasiosos, e algumas "previsões" são apenas "extrapolações" de estudos e pesquisas, cujas premissas e princípios são na maioria das vezes "equivocados", e é claro que as previsões serão também equivocadas. É claro que alguns "pensadores" estão apenas extrapolandos de seus próprios trabalhos. O tema na revista praticamente fala do impacto da internet sobre as pessoas de todos os níveis, e é claro que estão certos. Mas não são "pensadores", são "repórteres de seus próprios trabalhos"!
Acho que o único pensador "legítimo" é Zigmunt Bauman, que realidade expõe um doutrina, que deveria ser melhor enquadrada na "evolução intelectual da humanidade". É claro que o homem daqui há 200 anos será diferente do atual, que é diferente do homem medieval, do tribal "antes de cristo", e o ancestral antes de Adão ou o homem agrícola!! Transforma-se fatos em chavões, como a tal "modernidade líquida".
Ariovaldo Batista
arioba06@hotmail.com