Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas da revista. Por favor, informe seu nome, cidade e estado.

publicidade

Nobel da Paz para o Obama

A academia premiou o presidente dos Estados Unidos por sua campanha pró-desarmamento nuclear. E aí, o que você acha? Mereceu ou não?

Leia também: A maldição do Nobel

Albert Wildmann, 17, São Bernardo do Campo., 24 Novembro 2009 - 16:33
No quadro politico atual, onde IRA, China, Venezuela entre outros provocam os Estados Unidos frequentemente, a guerra é sim uma ameaça que paira sobre todos, por isso Obama ganhou o Nobel, não por ter lutado pela paz ,mas para que se lembre dela quando os exterminadores quiserem atacar e diga Não, nós não podemos e não vamos se matar
Regi Lisandro, 29 Montes Claros, 17 Novembro 2009 - 16:47
Com certeza tem muita gente que merece até mais. mas vindo de quem veio, pode inspirar muita gente. a intenção é boa. nunca numa disputa vence o melhor, tudo depende do momento, da oportunidade e causa. se o objetivo desse prêmio é promover a paz e inspirar pessoas, foi justo. se um ditador, tirano e sanguinário demonstra um ato de solidariedade é motivo para parabenizarmos, porém se a pessoa já é santa e faz o mesmo ato, não houve esforço dele- não que eu ache que Obama, seja um tirano!
Samuel Alvarez Rio Claro SP, 16 Novembro 2009 - 22:49
olá a todos. sobre obama, bom... sabe-se que ele trabalha para o banco de wall street ele juntamente com os rothschild e com os bilderbergs financiam as guerras e querem atacar o iraque. monopolizam e imperam na onu. seu plano de iniciar uma nova ordem mundial, consiste em diminuir a população em geral aos poucos unificar uma religião só e impor a cada dia mais o fascismo que há em seu governo. falam de Hitler, mas esse sujeito segue uma política compatível ao nazismo. fez imensas promessas, mas não cumpriu nenhuma delas e tanto que, ele faz lavagem nas crianças e jovens, impondo-lhes de que o ato patriota é um bem geral. sabe-se que barack obama é um satanista. falou de Bush, mas fez pior por que é que ele nao comenta o uso de mercúrio nas vacinas e de flúor na agua? Na verdade, ele se finge de inocente, mas está enganando a muitos, as pessoas vêem o mesmo como um Deus, só que ele ainda não retirou as tropas, quer atacar o Iraque e ameaça o Brasil. Esse cara é um problema!!!!
Lucas H Brasil,SP, 10 Novembro 2009 - 19:13
O Obama fala de desarmamento nuclear. A Rússia já desarma algumas armas nucleares, o Kim-Jong tenha talvez uma bomba, mas ele só faz isso para pegar ajuda humanitária (petróleo e comida para o exército), além disso, se ele jogasse a bomba em New York ou qualquer outra cidade, haveriam dez mil ogivas jogadas na Coréia do Norte. Os Eua têm muitas bombas e não desarma nenhuma. Além disso tem o vírus da Varíola em laboratórios e desenvolvem muitos caças, helicopteros e tal. O que o maior produtor de armas no mundo pode falar de outros poucos? Além disso, quem financia muitos políticos é a indústria de armas, ou seja, se um político abolir as armas no mundo, as indústrias de armas pararão de apoia-lo ou mandaram um assassino, então fica difícil acabar com o arsenal e as guerras estadunidenses(americanos está erado, todos que nascem na América são americanos, e norte-americanos também, pois os mexicanos e canadenses são norte-americanos)
Patricia Martins Gomes, 10 Novembro 2009 - 13:16
Acho que ele está a pouco tempo no poder para ter tanto mérito. Depois de um presidente como o Bush, não é difícil que o povo coloque no poder alguém que fale sobre desarmamento. Mas acho que tudo isso é apenas o trauma sentido no mandato Bush. Talvez, aqui no Brasil, o Obama não seria tão popular assim.
Luciana-Verdejante/Pe, 09 Novembro 2009 - 21:01
Com toda certeza. Obama merece sim o Nobel, não somente por esta iniciativa mas por tantas outras... O mundo precisa de pessoas assim como ele: com muita garra e inteligência. Parabéns a Obama...
Anderson Ribeiro, Itajubá-MG, 08 Novembro 2009 - 19:54
Foi uma piada, pois o Obama não contribuiu em nada pela paz. Mostra que este prêmio está perdendo sua "reputação" pois quem tinha que ganhá-lo não ganhou, a exemplo do Papa João Paulo II
Danilo, 04 Novembro 2009 - 12:36
Justo o Presidente do Estados Unidos que é o pais que mais tem bombas atomicas no mundo. o que será que Obama quer fazer desarmando todo mundo enquanto eles ficam sentados numa Porrada de bombas atomicas. Santa ipocresia essa ai....
João Arthur Reis - RS - Santa Cruz do Sul, 01 Novembro 2009 - 23:57
Acho que a idéia não foi premiar ele, mas impedir que ele faça algo errado no futuro. Eles usam o pretexto do desarmamento nuclear, mas na verdade isso impede que ele rateie no futuro. Como que o ganhador do Nobel da Paz pode começar uma guerra? Ou voltar atrás na questão do desarmamento? Pode parecer precipitado ou puxação de saco, mas na verdade é uma jogada política muito boa.
João Arthur Reis, 01 Novembro 2009 - 23:56
Acho que a idéia não foi premiar ele, mas impedir que ele faça algo errado no futuro. Eles usam o pretexto do desarmamento nuclear, mas na verdade isso impede que ele rateie no futuro. Como que o ganhador do Nobel da Paz pode começar uma guerra? Ou voltar atrás na questão do desarmamento? Pode parecer precipitado ou babação de ovo, mas na verdade é uma jogada política muito boa.
Renato Brasil, 29 Outubro 2009 - 20:13
Se querem dar Prêmio Nobel a alguém, dêem para mim, que nem tem nenhuma tropa no Iraque...
larissa rochelle ernesto, 27 Outubro 2009 - 18:34
Quere que eu diga bem a real,isso se chama querer aparecer,o Obama nada masi é do que simplesmente uma estrela do momento,o cara só quer aparecer,eu não vejo ele fazer nada,e a PAZ,que paz ele trouxe?Não faz nada de interessante,ele e a famili só estão gastando o dinheiro do povo e se mostrando,daqui a pouco ele estara fazendo até filmes,pode escrever,e quando isso acontecer,lembre-se de mim,e me de um brindo por esta premonição...Outra hora eu volto assim como um criminoso volta a cena do crime....Bjus
Mateus S Aragão, 23 Outubro 2009 - 11:02
Não acho que ele merecia,gosto muito dele mas acho que foi precitado dar o premio para alguem só por uma campanha,se for assim a policia do Rio de Janeiro tambem merecia umnobel pelacampanha comtra o trafico
Orlando Flexa, 21 Outubro 2009 - 14:40
Incrível. Nada contra o presidente americano, muito pelo contrário, acho que o país deles só ganhou com a troca do republicano retrógado e odiado, pelo culto e admirado Obama. Entretanto, como assim Nobel da Paz pra ele, se o Iraque e o Afeganistão continuam invadidos? Não existem pessoas neste mundo que comprovadamente tenham tido uma atuação melhor que ele neste âmbito? Acho que até a linda e beiçuda Angelina Jollie merecia mais do que ele. Mas enfim, politics are politics...
Rafael C. Anderle, 19 Outubro 2009 - 16:48
Mais uma ação dos detentores do poder! Como poder acreditar que Obama fez mais por merecer em um ano do que muitos médicos da cruz vermelha que são voluntários e que estão trabalhando por muito mais tempo do que ele...Não concordei e acredito que tenha um viés político por trás da ecolha do Obma!
Daniel Benhour, 19 Outubro 2009 - 03:27
Porque vocês não fazem um CD de SUPER com todas as revistes dela dentro do CD? Como vocês fizeram no aniversário de dez anos da super........................
joao, 16 Outubro 2009 - 19:54
eu sinceramente naum vi ele fazer nda pra ganhar o premio nobel... estaum puxando o saco dele
LUIZ, 16 Outubro 2009 - 08:58
vejam em www.resistenciabr.org por que Obama ou outro gov Americano não pode verdaderaemtne governar
Tonny - RN, 15 Outubro 2009 - 20:26
Quando foi anunciado para quem iria o prêmio não acreditei, pensei que fosse uma dessas pegadinhas. Diante da postura que Obama vem tomando a frente de seu governo esperva muito mais dele para que realmente merecesse o Nobel.
twitter.com/rafa11111, 15 Outubro 2009 - 14:58
o nobel foi um premio de consolação. ele perdeu as olimpiad...
twitter.com/rafa11111, 15 Outubro 2009 - 14:12
leandro fabricius, 14 Outubro 2009 - 21:09
Como um presidente que incentiva a permanencia de tropas no Iraque , pode ganhar o premio nobel da paz?está acontecendo um inversão de valores?eu sei que muitos poderá dizer que a função da permanencia das tropas americanas é para manter um estado democratico de direitos, mas esses valores democraticos é voltada a que ou a quem? muitas vitimas civis estão sofrendo com essa investida dos EUA, QUE DEMOCRACIA É ESSA? as pessoas não tem direito a sua terra e ainda por cima vem um país se meter numa querra que não lhe pertence com um unico intuito,o de manter um controle sob as reservas de petroleo.
Anderson, 14 Outubro 2009 - 16:01
Penso que ele fez ainda muito pouco para um Nobel da Paz...Com certeza, outras autoridades fizeram bem mais que ele. Acho que ele ganhou pelo nome e nao pelas ações.
Eduardo Meliscki - Rio Claro - SP, 13 Outubro 2009 - 22:41
Bem; existem presidentes e PRESIDENTES não é?! Um mostra serviço, o outro declara guerra(...), afinal, estamos falando de Barack Obama, um negro no poder que surpreendeu o mundo, até os "patriotas Americanos "( era Bush ). Agora, o merecimento por tentar banir a arma nuclear é uma ótima ideia e cabe a ele méritos, mas países como a CHINA, RÚSSIA também tem um presidente político.
Eduardo Meliscki- Rio Claro - SP, 13 Outubro 2009 - 22:40
Bem; existem presidentes e PRESIDENTES não é?! Um mostra serviço, o outro declara guerra(...), afinal, estamos falando de Barak Obama, um negro no poder que surpreendeu o mundo, até os "patriotas Americanos "( era Bush ). Agora, o merecimento por tentar banir a arma nuclear é uma ótima ideia e cabe a ele méritos, mas países como a CHINA, RÚSSIA também tem um presidente político.
Carol, 13 Outubro 2009 - 22:20
Obama não fez nada além de falar falar e falar. Enquanto muitos desconhecidos dão sua vida por um mudo melhor quem ganha é o presidente da nação armada até os dentes!
Brian sakurada, 13 Outubro 2009 - 18:26
A única coisa que Barack Obama fez até hoje foi nascer negro e ganhar as eleições presidenciais, nada que mereça o prêmio nobel da paz ou uma comparação com Dalai Lama
Túlio Alcantara - Goiânia/Go, 13 Outubro 2009 - 10:11
Haha! "É, o Prêmio Nobel da Paz não é mais como antigamente. "
Túlio Alcantara - Goiania/Go, 13 Outubro 2009 - 10:07
É oque? Prêmio Nobel? Quem o Obama conseguiu desarmar!?
OBAMA, 12 Outubro 2009 - 18:06
QUERO ASSUMIR AQUI, A MINHA CONDIÇÃO DE HOMOSSEXUAL. GOSTO DE SER ENRABADO POR BRASILEIROS. ME FODAM, POR FAVOR!!!
Edvan, 12 Outubro 2009 - 16:54
Foi merecido sim , pois ele tem uma boa oratoria, contra as armas nucleares. Sendo presidente de uma nação com grande quantidade armas nucleares , que é constatemente ameaçada , é louvavel um discusso contra armas nucleares . é como dizem no dos outros é refresco. apa de goiania
David Arrais, 12 Outubro 2009 - 14:54
Acho que foi cedo demais. O mundo ainda está parcialmente eufórico com a eleição do primeiro presidente afro- descendente na nação mais importante do mundo. Apesar disso, Obama ainda não fez grandes coisas pelo seu país e o mundo além de discursos comoventes e inspiradores. Talvez tenha sido isso que lhe garantiu o prêmio. Porém acredito que faltam coisas mais concretas. Ninguém sabe o que ele fará no futuro, talvez nem ele mesmo. Sem querer fazer polêmica, mas Adolf Hitler também já foi indicado ao Nobel da Paz.
Jefferson Rossi, 12 Outubro 2009 - 12:34
Obama ganhando o Nobel da Paz, é omesmo que Paulo Coelho levasse o Nobel de Literatura, que me perdoe os fãs dos dois, mas é irrelevante e inadmissível.
Harisjop Rocha, Camina Grande PB, 12 Outubro 2009 - 09:40
Não sou contra Obama receber o premio, porém acho que todos vemos que muitos outros merecem mais que ele esta homenagem. Então só nos resta ver como uma armadinha: ele tem duas guerras nas mãos e se ele recebeu o Nobel é porque estão propondo que ele, como sendo da paz, deixe as guerras.
alessandro cardoso ribeiro-aracaju/se, 10 Outubro 2009 - 09:44
Acho que foi merecido sim!Ele se mostra um pessoa sensata,com um nível de inteligência e bom senso enormes,que está substituindo aos poucos o imperialismo prepotente americano(típico do republicanos) pela diplomacia e pelo diálogo.Claro que é muito cedo para conclusões precipitadas,mas também é muito cedo pra acharmos que ele não é capaz de mudar as regras do jogo.
Aparecida, 09 Outubro 2009 - 20:44
Obama ainda não mostrou resultados que merecessem um prêmio de tão importância como o Nobel da Paz. Foi uma precipitação dos organizadores, não o premiaram pelo que ele havia feito durante o ano de 2009 e sim pelo o que ele pode fazer nos próximos, e se ele inventar uma guerra? Acho que o Prêmio Nobel da Paz deve ser dado a pessoas como que realmente fizeram algo importante para promover a paz como, por exemplo, Dalai Lama, Madre Teresa de Caucutá. É, o Prêmio Nobel da Paz não é mais como antigamente.
Cristina Catunda, 09 Outubro 2009 - 17:16
SIM! Uma das principais justificativas p/ a escolha de Obama, de acordo com o Comitê, foi o reconhecimento sobre a responsabilidade dos EUA frente aos desafios a serem enfrentados para redução das mudanças climáticas. O presidente foi reconhecido por levar a questão ambiental aos mais altos níveis diplomáticos! Palmas para ele!
Marcos Antonio, 09 Outubro 2009 - 15:00
Eu, francamente, não esperava que Obama ganhasse o Nobel da Paz tão cedo! Tudo bem que ele tomou medidas acerca da pacificação, mas ainda, eu acho, não era a hora dele ter recebido o prêmio! Elé só agiu como um presidente que busca as melhores medidas para o país, coisa que os EUA necessitavam, uma vez que a crise econômica desestabilizou a potência mundial.
Jane Eyre, 09 Outubro 2009 - 13:42
Francamente, ele é presidente, não fez mais do que a obrigação! Essa mania que temos de achar que um presidente bom merece um prêmio (Nobel? que exagero!) solidifica ainda mais a idéia de que presidente pode fazer qualquer coisa que estará tudo bem, é normal... os bons que são gênios dignos de premiações. Até agora ele simplesmente cumpriu o dever dele: representar os EUA. E acho até que se acomodou muito rapidamente com o papel de entrar para a história como o primeiro presidente negro, ao invés de justificar as esperanças jogadas à ele no período de eleição.
Marcel, 09 Outubro 2009 - 13:41
Não digo que ele não merecia, a intenção era boa. Porém faltou em pensar com racionalidade, assim como foi dito em uma edição da super, a tecnologia das bombas estão ai, então se desarmar é só dar mais poder para os "lunáticos atômicos", se desarmar nesse contexto é pensar de forma extremamente principista, por mais que você critique Maquiavel, na política é essencial pensar nas conseqüências.
willian, 09 Outubro 2009 - 13:24
Com certeza não mereceu, não fez nd pela paz ainda. Um dia pode vir a merecer, mas não agora. Até o bill clinton fez mais pelas paz q o obama no momento. Pra mim é pura puxação de saco!
Victor, 09 Outubro 2009 - 13:03
Vocês falam a primeira coisa que vêm a cabeça, Obama, acabou de subir ao governo, e essa premiação não tem valor nenhum senão mostrar para o mundo como um líder deve se portar. Ele deve servir de exemplo para os outros governadores, é apra isso que serve está premiação, uma forma de movimentar ideias, expandir os orizontes. Abrindo caminho para uma política mais pacifica e justa, não é por que ele ganhou o nobel da paz que ele vai relaxar, muito pelo contrário. Agora as pessoas começam a rebaixá-lo por isso... Parece até que não há nada que possamos fazer para mudar esse mundo mesmo. A chance está ai, nos bons exemplos, como Obama, vou apostar nele dessa vez, vou apostar caro.
Daniela, 09 Outubro 2009 - 12:25
Acho que no presente momento, ele não merece. Acho que o Nobel da Paz tem que se otorgar a pessoas com uma trajetoria dedicada a conseguir a paz mundial. O melhor exemplo acho que foi mesmo Gandhi, que mesmo apesar de ter sido indicado 5 veces ao nobel da paz o comitê organizador do premio nunca se o concedeu. Gandhi marcou e ainda marca gerações com o seu exemplo; Agora Obama, acho que ele ainda não demostrou um real comprometimento com a paz mundial. Talvez daqui a 20 anos dependendo dos caminhos da sua trajetoria profissional(se está comprometido com o pacifismo) ele poderia concorrer ao premio.
Julius François, 09 Outubro 2009 - 12:25
E mais, como foi brilhantemente tuitado por Millor Fernandes: As guerras não acabam porque existe o Prêmio Nobel da Paz.
Daniela, 09 Outubro 2009 - 12:23
Acho que no presente momento, ele não merece. Acho que o Nobel da Paz tem que se otorgar a pessoas com uma trajetoria dedicada a conseguir a paz mundial. O melhor exemplo acho que foi mesmo Gandhi, que mesmo apesar de ter sido indicado 5 veces ao nobel da paz o comitê organizador do premio nunca se o concedeu. Gandhi marcou e ainda marca gerações com o seu exemplo; Agora Obama, acho que ele ainda não demostrou um real comprometimento com a paz mundial. Talvez daqui a 20 anos dependendo dos caminhos da sua trajetoria profissional(se está comprometido com o pacifismo) ele poderia concorrer ao premio.
Julius François, 09 Outubro 2009 - 12:22
Não merece. Soldados americanos continuam tocando o terror no Iraque. Aliás, a desocupação do Iraque foi proposta de campanha, coisa que até agora ele não cumpriu.
Zerinho, 09 Outubro 2009 - 12:14
Fez nada ainda e já é premiado...sou contra! Assim desestimula o cara a fazer algo concreto.
Felipe, 09 Outubro 2009 - 12:14
Não mereceu.Pois se esforçar, fazer campanha e discursar muita gente faz, mas o que realmente ele fez de efetivo? Qual a diferença que ele conseguiu atingir?
Lisias, 09 Outubro 2009 - 12:13
Se Obama merece o Nobel da Paz, então Ronald Reagan também merece sua homenagem póstuma. Foi a corrida armamentista de Reagan que criou o ambiente no qual Obama, agora, está faturando. O qual, por sinal, se quisesse mesmo lutar pela PAZ estaria trabalhando pela ELIMINAÇÃO das armas nucleares, e não a mera diminuição - que visa, simplesmente, adequação ao novo orçamento militar norte-americano. Marketing bem realizado é isso aí! :-)
olinda, 09 Outubro 2009 - 12:03
No momento deveriam ter dado ao casal Angeliina Jolie e Brad Pitty, rsrsr...
Henrique Nobre, 09 Outubro 2009 - 12:02
Merece sim pelos esforços sucessivos que fez e faz em prol da paz mundial, partindo para o dialogo com o mundo arabe e nao para o confronto, MERECE SIM.
Cesinha, 09 Outubro 2009 - 11:59
Talvez ele mereça mais do que o Lula que está tentando ser o DONO DO MUNDO!!! @dechiare
Ma, 09 Outubro 2009 - 11:59
Não acho que ele tenha feito nada de extraordinário para merecer o prêmio nobel. Na minha opnião, ele é mais uma figura que representa a esperança no mundo.
olinda, 09 Outubro 2009 - 11:59
acho que foi muito cedo mais, creio que ele ainda vai fazer muito ainda pra estabilizar esses conflitos e criticar acho que não ajuda muito pra alguém conseguir alguma coisa o apoio é fundamental, afinal de contas ele não se diz profeta pra fazer milagres tudo tem seu tempo!!!
Augusto Pereira, 09 Outubro 2009 - 11:57
É importante lembrar que mesmo suavizando a linha política de Bush, Obama mantém a ocupação de territórios estrangeiros. Até agora não reconheceu a injustiça criminosa da invasão do Afeganistão e Iraque. A retirada programada das tropas é para amenizar as críticas internas. Eu poderia citar 10 brasileiros mais aptos a esse prẽmio que Obama. Somente simpatia não salva vidas.
Pedro Ivo, 09 Outubro 2009 - 11:55
Se pararmos bem pra pensar, merece sim. Além dos esforços para a paz serem mínimos e a preocupação com a redução do arsenal nuclear não ter sido colocada em prática em nenhuma administração anterior, Obama também sinalizou um acordo para a desativação do escudo anti-mísseis com sucesso justamente com os russos. Obama também vem fazendo um trabalho que merece elogios na área ambiental, que tem como meta potencializar as energias verdes e diminuir a dependência do petróleo. São temas que estamos cansado de falar e saber, mas que nunca chegaram de fato a entrar em uma pauta presidencial. Para mim, o prêmio está em boas mãos, a mesma em que a humanidade inteira deposita suas esperanças por um mundo mais pacífico, ainda mais depois do Nobel.
Bruna, 09 Outubro 2009 - 11:53
Tô fora!!! Outras pessoas mereciam!!! Até o Al Gore mereceria o 2o, não ele.... Até o Lula merecia, que fez campanha contra o desarmamento no país, tem cotas para diminuir a devastação da floresta.... E olha que eu nem sou tão fã do Lula....
Rogério Marçal, 09 Outubro 2009 - 11:49
Pode crer... "guerra a Lua", perfeita colocação. ABSURDO!
Danny, 09 Outubro 2009 - 11:48
RIDICULO...ele fez porra nem uma para ganhar um nobel,$$ e toda popularidade sobre isto. Eu sou contra bomba nuclear e guerra pronto falei e tive a atitude msm q a dele....entao kd meu NOBEL....ahauhaua eu quero oxe....nao fiz nada soh estou declarando o msm q ele entao tenho msm direitos.
[|-DaRio-|], 09 Outubro 2009 - 11:48
Só se a comissão de votação for muito hipócrita. Ele até agora não fez nada além de ganhar a eleição. Lembrem do Iraque.
eve, 09 Outubro 2009 - 11:48
Não.
Caio, 09 Outubro 2009 - 11:47
não merece, justificativa mto falha!: "pelos seus extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos" Semana passada fui pro Paraguai, fiz tudo isso e ainda ajudei a economia local, comprei em camelôs e ajudei também os trabalhadores informais!! Mereço mais que ele
Rogério Marçal, 09 Outubro 2009 - 11:47
Eu não acredito nisso. Como assim?!?! Absurdo! Tudo bem que ele é uma personalidade e uma pessoa muito superior aos presidentes anteriores, que trabalha bastante em prol de causas humanitárias e justas. Mas não chega a ser o melhor dos exemplos em tudo. E quanto a paz mundial não é muito a "prioridade" dele, convenhamos.
Denise, 09 Outubro 2009 - 11:46
Não...acredito que tem gente muito mais empenhada em buscar a paz que ele.
rod, 09 Outubro 2009 - 11:45
não..ainda mais agora que ele declarou guerra à lua
Publicidade

Superinteressante

[1987 - 2009] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.