Ronaldo, 07 Novembro 2009 - 09:33
Brilho muito no corinthians!!
Ronaldo, 07 Novembro 2009 - 09:33
Brilho muito no corinthians!!
Danilo Ferreira, 30 Outubro 2009 - 08:48
Isso foooi a maior sacaaanagee :'/
Péricles, 22 Outubro 2009 - 20:45
O ENEM não mudou, a diferença está na quantidade de questões, nem é necessário estudar.
Daniele Batista dos Santos, 20 Outubro 2009 - 19:54
Minha sorte foi que eu consegui fazer o ENEM o ano passado, tirei uma média boa e hoje faço faculdade pagando a metade (50%), graças ao enem e ao Pró-Uni, que são grandes oportunidades para aquelas pessoas que querem ingressar na faculdade mas não tem condições financeiras adequadas. Já esse ano com a mudança no roteiro da prova, surgiu uma maior dificuldade , não que impeça as pessoas de fazerem a prova,mas que exiga um pouco mais de esforço, estudo e conhecimento.
Furme, 17 Outubro 2009 - 15:40
Cara, o legal é que a prova do enem vai ser no mesmo dia do vestiba ¬¬
Brunna Cavalcante, 17 Outubro 2009 - 03:11
Bom o transtorno não foi tanto com o adiamento da prova, e sim com o vazamento da prova, mesmo com todas as noticias que acompanhamos nos jornais, quem garante que uma nova fraude possa vir a acontecer? Com vantagem que o ENEM tem agora, de ser forma de ingresso para as universidades federais,vai ser alvo certo para espertalhões, eu não confio nesse processo de seleção.
Daniel de Souza Telles, 15 Outubro 2009 - 21:01
Gráfica mudou segurança do Enem sem autorização do Inep, diz Haddad - Gráfica mudou segurança do Enem sem autorização do Inep, diz Haddad
Bárbara, 14 Outubro 2009 - 13:58
O ENEM foi um projeto que já começou com o pé esquerdo. Com a intenção de facilitar o ingresso de estudantes de escolas públicas, mudou no meio do caminho todo um programa de vestibular. Já considerava o ENEM uma injustiça antes, mas agora tenho certeza. Esse vazamento mostrou a fragilidade do processo, e deixou milhares de estudantes desnorteados. O certo que apenas duas coisas foram perdida. Tempo e dinheiro. Sorte da UnB que não aderiu à essa palhaçada.
Lia, 14 Outubro 2009 - 12:49
adiamento*
Lia, 14 Outubro 2009 - 12:28
O adiantamento do ENEM não me prejudicou diretamente pois, por sorte, eu iria fazer a prova em uma escola que fica na mesma rua da minha casa, e portanto, não tive problemas com passagens e hotéis, como muitos o tiveram.
Mas ainda assim, senti o impacto da incredibilidade e da descrença, imaginei se nos anos anteriores a prova não teria sido roubada tambem mas não divulgada essa ocorrência, além de temer que a prova seja novamente roubada. Há também um dos maiores problemas que é coincindir com algum vestibular que eu farei.
Estou mais ansiosa ainda, porém, aproveitando para estudar pela prova vazada. Aproveito pra estudar simultaneamente pro vestibular que farei, que ocorrerá antes do ENEM.
De qualquer forma, mesmo não sendo culpa direta do Ministerio da Educação, seria melhor se tudo ocorresse de forma correta e sem desfalques como este, não somente para nós estudantes, mas para a imagem da organização educacional brasileira.
Thaty Augusta - Aracaju (SE), 14 Outubro 2009 - 11:55
Eu, desde o início, não vou prestar o ENEM. Portanto, isso, não me atrapalhou. O problema todo está no adiamento do vestibular de Sergipe, meu Estado. Aqui o concurso vestibular foi remarcado para os dias 8, 9, 10 e 11. Agora sim as coisas ficaram ruins. Para quem vai prestar o ENEM o tempo de descanso psicológico, digamos assim, será resumido a 1 dia. Porém, esta proposta que foi aceita foi a melhor. Se não, nós seríamos o único Estado a fazer vestibular na primeira quinzena de Janeiro ( proposta inicial ). Melhor um dia de descanso a passar o Revellon estudando.
Orlando Flexa, 14 Outubro 2009 - 11:53
Furto provado ou não, o que o Governo Federal não pode deixar é que milhares de estudantes sejam prejudicados por conta desta falha. É interessante ver universidades como a USP e a UNICAMP lavando as mãos para o problema e alegando até mesmo não usar a nota da prova em seus vestibulares. Incrível como duas instituições respeitabilíssimas de ensino superior brasileiro são capazes de colocar o interesse de centenas de estudantes (que precisam destas vagas) abaixo de qualquer outro.
Seria isso alguma tentativa do tucanato paulista em enfraquecer o governo para as eleições de 2010? E se sim, isso não seria ainda mais sujo do que até a suposta falta de controle da prova???
Gustavo, 14 Outubro 2009 - 11:47
Acho muito esquisito essa questão do furto da prova; Pelas seguintes razões:
1: Se é possível visualizar o furto da prova no tal vídeo, onde estava o responsável pela observação que não denunciou assim que ele ocorreu?
2: Não havia fiscais nos locais de impressão da prova?
3: E sem mais nem menos, a CESPE e CESGRANRIO são contratadas em regime emergencial (sem licitação) para a elaboração e aplicação das novas provas.
Ou seja: o governo fez "corpo mole" na fiscalização da empresa contratada e defende que as próximas provas sejam feitas sem licitação? No mínimo é esquisito.
Liz Fonseca - Amargosa, BA, 14 Outubro 2009 - 11:45
Bom, o adiamente do ENEM não trouxe consigo um problema em relação a data,a preparação e outros, mas em relação a credibilidade do MEC. Diante dos fatos ocorridos, fica a pergunta: ainda há honestidade? É, realmente, seguro? Se vazou uma vez, não poderia vazar outras? Creio que os estudantes, assim como eu, se sentiram desrespeitados com essa falha do sistema educacional. Se nós não comparecêssemos no dia da prova, haveria outra oportunidade de fazê-la? Não, não haveria. Então, onde está a igualdade de direitos? Se os governadores pensam que nós, jovens, seremos massa de manobra estão muito enganados, temos consciência política e administrativa para interpolar os planos dos "maiorais". Eleições 2010, a nossa resposta será nas urnas.
Zina, 14 Outubro 2009 - 11:25
Ronaldo.
Guilherme Wordell de Oliveira, 13 Outubro 2009 - 16:44
Eu não vou prestar o ENEM. Não fiz a inscrição. Eu acredito que o jovem precisa de um tempo depois que termina o ensino médio para refletir sobre sua vida. Fazer uma viagem, ganhar experiência em solucionar problemas prepara o adolescente para o futuro. E creio que isso muitas vezes é mais importante que uma faculdade. Afinal, um profissional experiente é capaz de suportar as cargas do mercado de trabalho. Por isso, estou me preparando para adquirir essa experiência ano que vem, e depois eu me preocupo com o ENEM.
Anna Carolina Silva Battaglia, Ferraz de Vasconcelos- SP, 12 Outubro 2009 - 22:13
Eu não vou prestar o ENEM, ainda falta 3 anos, mas por um lado eu achei bom o adiamento, e o cancelamento de porcentagem que valeria a prova por algumas das melhores faculdades. O governo simplesmente não soube organizar um ENEM. Quem garante que os resultados vão ser seguros?Além do mais puplicaram a prova no site do inep, o que ajudou muito os estudantes, dá pra eles baixar a prova e fazer, e vê quando acerta. Além do mais o que eles estudaram não foi perdido, já que o que estudamos nunca é perdido.Enfim, espero que o governo melhore a segurança, e que os alunos que vão prestar a prova tenham boa sorte, e mostre que realmente somos os futuro da nação, e representaremos muito bem esse papel.
Elton Luiz Denck, 11 Outubro 2009 - 16:11
Pra mim piorou bastante e não pelo fato da prova do Enem ser adiado mas pela data ter caido bem no dia 06/12, bem na data das provas do PSS da UEPG e não é só por mim é pelos alunos de terceirão que se inscreverão no Enem e no PSS mas menos mau! A UEPG divulgou uma nota dizendo que suas provas ocorreram no dia 20/12 assim dará pra estudar pras duas.
Cássia,São Luís-MA, 10 Outubro 2009 - 23:57
na minha opinião,o adiamento apresenta aspectos positivos e negativos.O positivo é que sobra mais tempo pra estudar e o negativo é que pode coincidir com outros vestibulares,principalmente das faculdades estaduais.
Antonio Carlos Ferreira da Silva, 08 Outubro 2009 - 20:49
Atrapalhou a vida de muita gente sim. E como é engraçado as coisas acontecem e ninguém vê a punição dos grandes envolvidos que deveriam cuidar melhor do nosso dinheiro gasto, que não foi pouco. Vão punir somente aqueles que pegaram as provas e passaram elas... porque não mostram o que foi feito com o dinheiro que arrecadaram para garantir a segurança, quanto foi arrecadado?
Agora ficam colocando a culpa uns nos outros, mas ninguém será punido...
Será que, se houve fraude no Enen, não há também indícios fortes que mostram também a fragilidade nos Concursos Publicos Nacionais...
Porque a Imprensa não aproveita a dica e investiga a fragilidade dos concursos? Será que não estão também e colocando estas pessoas que podem pagar em altos cargos publicos de maneira suspeita?
Michele Souza São Paulo sp, 07 Outubro 2009 - 22:56
É um absurdo esse acontecimento, atrapalhou sim todo mundo pq mesmo tendo mais tempo para estudar do que adianta se algumas faculdades ja estão desistindo de usar o ENEM na pontuação dos vestibulares,ou seja fazer o ENEM mais preparado , porem,não vai poder utiliza-lo, claro foram apenas algumas que desistiram, mais pra quem vai prestar para essas faculdades serão prejudicados. E outra quem garante que o proximo ENEM não vai ser adiado tambem talvez até pelo mesmo motivo, tanta propraganda do novo ENEM tanta gente sepreparando pra ele e esse desaforo na hora final.
Osmar Oliveira, Pilar do Sul, SP, 07 Outubro 2009 - 19:23
Se todas as provas que tivesse que fazer na minha vida fossem igual o ENEM eu tava feito.
Gabriela Moraes, 07 Outubro 2009 - 12:39
O adiamento só serviu para atrapalhar. Não, minto, pelo menos agora temos um ótimo simulado para estudar. E só. De resto, só veio para atrapalhar. Vai atrasar o calendário de todas as universidades - afinal, praticamente todas usam o resultado do Enem no cálculo das notas de seus vestibulares - e consequentemente o início das aulas para os que passaram, fora o maior período de espera e nervosismo para os vestibulandos. Estou prestando Design na Unesp e estou especialmente preocupada com a minha prova de habilidades, que será remarcada, muito provavelmente para janeiro.
evandro matos barreiro, 07 Outubro 2009 - 10:19
o furto da prova do enem fas com que refletimos,sobre vestibulares no brasil.o governo ira gastar mais de 1 milhao de reais no rio de janeiro,como o nosso presidente disse:se formos sempre ligar para questao da violencia,educacao nao iremos nunca realizar uma olimpiada,quero responder assim como muitos alunos de cursinho,que o governo invista nas olimpiadas ,mas tambem que olhe para nossas universidades federais e estaduais ,trazendo melhorias e principalmente mais vagas para cidadaos que pagam seus impostos e que nao tem condiçao de pagar uma universidade particular e por isso estudam o ano inteiro em cursinho que equivale mais um ano perdido pois ja deveriam estar na universidade,o que adianta criar o enem se nem uma boa fizscalizaçao esta ocorendo fazendo cm alunos façam a prova e que na verdade muitos ja sabem as perguntas!
Renata Cag., 06 Outubro 2009 - 21:44
O adiamento do ENEM só prejudicou a vida dos estudantes do 3º ano do EM e o pessoal do cursinho. Além de a nova prova ser perto dos vestibulares, podemos não contar com a "forcinha" extra do ENEM na pontuação de alguns vestibulares só porque um palhaço foi inventar de roubar a prova! Essas baboseiras só acontecem no Brasil! Tanta fraude para nada. NADA.
Ghiovana Buritis-MG, 06 Outubro 2009 - 17:51
lógico que tem toda a vergonha, de mais uma vez, ser provada a incopetencia do ensino público brasileiro.. e concordp plenamente com o primeiro comentario o do Wesley...
porém foi ótimo pra dar uma estudar melhor.. rsrs
wesley, 05 Outubro 2009 - 21:10
O povo tem o governo que merece, o ENEM prova que o governo é um completo incopetente em fornecer ensino publico de qualidade a todos. A finalidade de avaliar a qualidade de ensino medio foi por agua a baixo e os alunos (povo) se aproveitam para ganhar umas vantagens fazendo cursinho e outras maracutaias. Enquanto isto continua a mesma novela, maioria de ricos nas faculdades federais e mais cursinho caça niquel a disposição, e o pobre que se exploda. Quem sabe um dia a educação neste país irá mudar e só assim mudaremos o país.
Lilian ♥, 05 Outubro 2009 - 19:13
Concerteza os estudantes terão muito mais tempo para estudar para a segunda prova... É só se esforçar um pouco mais ...
Luís Otavio B. Damasceno, Belém/Pa, 05 Outubro 2009 - 15:56
Ha males que vai para o bem, como diz minha mãe. Acredito que haverá mais tempo para os concorrentes estudar mais e os alunos terão uma ideia de como será essa nova prova do enem. Faremos testes simulados usando a prova cancelada.
Também faço parte dos alunos que se prepararam para a prova no começo de outubro.O lado ruim é que o prazo fica muito curto para o ano de 2009 em algumas universidades, enfim vamos torce para que o MEC conclua as investigações e que prevaleça o ensino.
Letícia Manosso, 05 Outubro 2009 - 13:37
O verdadeiro candidato estava preparado, essa vergonha só serviu para evidenciar a falha da educação brasileira e o descaso para com os estudantes.
Danielle, Recife-PE, 05 Outubro 2009 - 12:55
Sem dúvidas, atrapalhou. Eu já estava preparada(pelo menos psicologicamente) para a data marcada e após o ENEM Agora tenho de estudar para a prova da universidade e para o ENEM.
Daniel Benhour, 04 Outubro 2009 - 14:24
A capa da revista é grampeada, mas, as folhas devem ser colada colas, é mais resistente.
Higor Alexandre Recife - PE, 03 Outubro 2009 - 20:16
Eu acho uma sem-vergonhice dos idiotas que fizeram isto com a gente. Não irei fazer, mas tenho uma amiga que fará e ela se encabulou. Puxa, que falta de ética.
Melissa Florencio - Resende RJ, 02 Outubro 2009 - 20:35
Ninguém esperava, eu realmente estava bastante ansiosa para a nova prova, mas infelizmente fomos pegos de surpresa. Agora não adianta chorar nem se descabelar, sei que algumas universidade não vão mais aderir o enem como fase do vestibular, mas podemos nos organizar com o que resta, melhor ser adiada antes do que depois de feita!!!
Rosimere, 02 Outubro 2009 - 15:42
Oxi minha gente! em vez de ficar com a bunda sentada olhando pra essa tela branca pq vcs nao vao plantar uma arvore pra melhorar o mundo? ja tem opinioes de mais aqui!
meio ambiente cai no enem viu
Natalia, 02 Outubro 2009 - 15:26
Logo na primeira vez em que vou prestar um vestibular me deparo com tantas surpresas, frustaçoes e ansiedades por falta de uma organizaçao e melhor planejamento por parte dos organizadores do ENEM. Logo no inicio do ano, já no pique focada pra vestibular na UFES (no Espirito Santo) muda tudo: agora o passaporte para a faculdade é o ENEM. Os cursinhos ficam doidos pra se adaptar as mudanças, a data da prova encurtou e os conteudos ficaram mais corridos. Com essa pressao toda vem essa noticia inesperada e ate surreal que um cara rouba a prova do ENEM! Gente! Que país é esse? Por causa de um cara desses mais de 4 milhoes de estudantes sao pegos de surpresa!E por sinal: que cara burro, querer vender a prova pra um jornal! Pelo menos olhemos pra o lado bom: mais tempo para se preparar e com o modelo exato da prova pra treinar. Que sirva de exemplo de como nosso país está corrupto descaradamente
Anderson, 02 Outubro 2009 - 13:27
bom ate q demoro para isso acontecer, se ate vestibulares tradicionais tem corrupção pq o enem iria ser diferente em. BOM TEM OUTRA COISA NEH. ISSO E BRASIL
Marcelo Arnosti, 02 Outubro 2009 - 12:14
Domingo as 19h no Terra vai sair o sistema de correção usando TRI pra saber a nota então pra quem ainda não baixou a prova, baixe e faça pra treinar!
ALESSANDRO CARDOSO RIBEIRO-ARACAJU-SE, 02 Outubro 2009 - 11:18
O fato não está nem tanto em adiar o ENEM,mas sim nas causas do adiamento.É incrível,como quase tudo nesse país tem fraude,corrupção,tráfico de inflûencia,etc.Até o ENEM, entrou pra lista,nem sei mais o que está faltando também.
Alexandra Maceió-AL, 02 Outubro 2009 - 11:13
Foi até bom, mais tempo pra se preparar e quanto a ficar perto dos outros vestibulares, as questões estarão frescas na cabeça e ajuda a responder outras de outra prova. Pior seria se já a prova já tivesse sido aplicada, imagina...
Mag, 02 Outubro 2009 - 10:48
Foi ralmente um atraso de vida. O enem vai ficar perto dos outros vestibulares, a nota demorará mais para ser publicada, uma desorganização total ficou minha agenda! Mas é um otário mesmo esse cara viu. Deveriam nem mandá-lo preso e sim coloca-lo na frente dos milhões de estudantes que ele atrapalhou!
Robin Hood, 02 Outubro 2009 - 10:11
De todos os males, o menor: agora conseguimos baixar o modelo exato da prova que será aplicada em novembro. Estávamos na expectativa, pois com essa transição do ENEM não tínhamos uma base concreta de como seria a prova e agora podemos ter uma idéia, realmente, do que nos espera.
Robin Hood, 02 Outubro 2009 - 10:06
Particularmente, eu tenho um compromisso importantíssimo neste sábado. Este adiamento foi exatamente o que eu estava precisando. Porém, acho que a Polícia precisa investigar e garantir que não ocorra nenhuma fraude na aplicação das provas em novembro.
ALLAN, 02 Outubro 2009 - 10:01
nossa q cara burro!Quis vender a prova logo para um jornal pq não se dispos a vender a grupos de estudantes que iriam prestar o enem,agora nem dinheiro, nem nada tem até policia civil e federal atrás do otário!!!!
ALLAN, 02 Outubro 2009 - 10:01
nossa q cara burro!Quis vender a prova logo para um jornal pq não se dispos a vender a grupos de estudantes que iriam prestar o enem,agora nem dinheiro, nem nada tem até policia civil e federal atrás do otário!!!!
Lizandra, 02 Outubro 2009 - 09:45
Para mim foi bom pq eu não tinha estudado nada, adorei ter sido adiado
MELÂNIA MORAES, 02 Outubro 2009 - 00:41
O ADIAMENTO DO ENEM CAUSOU CONFUSÕES,POIS MUITAS FACULDADES FEDERAIS DEIXARÃO DE ADERIR O ENEM PELO PRAZA PREVISTO.O INEP DEVERIA TER TOMADO MAIS PRECAUÇÕES EM RELAÇÃO AO SIGILO DAS PROVAS E TER EVITADO ESSES CONSTRAGIMENTOS PARA NÓS ,ALUNOS, E PARA A PRÓPRIA IMAGEM DE UM BRASIL DESORGANIZADO E INCAPICITADO DE SEGURANÇA.
Patricia de Figueiredo, 01 Outubro 2009 - 23:17
Pra mim foi melhor esse adiamento das provas, pois tive pouco tempo pra estudar. Pretendo aproveitar melhor esse tempinho pra dar uma boa estudada. Por outro lado acho que isso vai atrapalhar os calendários das faculdades. Acredito que os organizadores da Prova deverão contratar mais pessoas para a correção das provas para que não atrase o nosso ingresso nas faculdades devido a demora do resultado!
Nelzinha, 01 Outubro 2009 - 22:28
Oba!!!!! Que notícia BOA!!! (Que me desculpem aqueles que não gostaram no adiamento). Pra mim foi uma ótima notícia, só assim vou estudar mais um pouco. =)))
Agora, sacanagem esse negócio de fraude viu!? RUN! aiai.
João,Recife-PE, 01 Outubro 2009 - 22:28
Eu achei até legal,estou fazendo por esperiência e com essa anulação terei mais tempo pra estudar e revisar alguns assuntos.Quanto à questão do vazamento das provas,é lamentável.Esse Novo Enem desde que foi implatado só trouxe problema.
Mateus Narcizo, 01 Outubro 2009 - 22:24
Bom, no meu caso complicou bastante porque se a prova for aplicada daqui 45 dias, vai ficar muito próximo das datas dos vestibulares como Fuvest, Unifesp, e outros. E também tem a utilização das notas do enem no vestbiular. Agora é esperar pra ver no que isso vai dar :/
Paula, 01 Outubro 2009 - 22:22
Completa falta de cuidado. Injustiça com aqueles que realmente se prepararam com responsabilidade e estariam à frente por mérito.
A desorganização desse país envergonha e surpreende cada dia mais.
marcia, 01 Outubro 2009 - 21:53
bom ; eu achei ruim porque seria bem melhor a prova ser aplicada agora; do que depois.afinal de contas eu estou preparada e não achei legal adiar porque uma pessoa sem o que fazer fez isso .mas já pensou se eles descobrem a fraude só depois que ela é aplicada para todos nós estudantes,e aí como ficaria a gente? será que teríamos que refazer tudo de novo?é por um lado é bom e por outro lado é ruim.mas o que devemos fazer é esperar eles divulgarem as datas novamente e rezar para sermos aprovados.
Pablo, 01 Outubro 2009 - 21:48
Estou me sentindo trapassado, como posso confiar que o vazamento de informações não aconteça outra vez, pois a empresa que fará a nova impressão será a mesma!
Acho que as universidades federais jamais deveriam ter adotado o Enem como processo seletivo, já que, percebemos que carece de organização e segurança.
É uma lástima saber que nós, brasileiros, teremos que pagar milhões de reais para refazer e distribuir as provas, sabendo que nossas universidades públicas estão caindo aos pedaços!
Wanessa, 01 Outubro 2009 - 21:12
Bom, confesso que eu não havia estudado para o ENEM! Então, em certa parte, as pessoas que não estudaram saíram ganhando,pois terá mais tempo para estudar. Porém, com esse vazamento de prova, nos mostra que há negligência e falta de organização quanto à educação no país. Portanto, irei explorar esse tempo de 45 dias para tentar estudar algo para prova. :D
Ana Beatriz, Brasília , 01 Outubro 2009 - 20:55
Quem estava preparado pro ENEM desse final de semana também está preparado pra outra prova, afinal nada mudou no conteúdo! Não me afetou muito, achei até bom porque terei tempo para revisar mais a matéria!
ana- rj, 01 Outubro 2009 - 20:43
q cara burro, foi vender a prova pra um JORNAL?? q gente chata vcs, ficam reclamando. adiou, pronto, já era, aceita. o enem é uma prova ridícula,mto fácil. vcs deviam era se preocupar com as específicas.
Rebeca, 01 Outubro 2009 - 20:15
Eu estava super nervosa, então, quando soube, fiquei mais tranqüila um pouco
mas depois o nervoso voltou pq tenho medo que caia muito perto das provas do vestibular. Espero que isso não aconteça. Enquanto isso vou estudando mais.
Rayane Brito, 01 Outubro 2009 - 19:18
Pra mim tanto faz.. Eu naum ia fazer mesmo.. Mas acho q o adiamento só atrapalha, porque os candidatos já estão, de certa forma, preparados psicologicamente para prova na data certa.
Laís, 01 Outubro 2009 - 18:46
Meu prof seria coordenador de fiscais e ele disse que as provas foram entregues para os fiscais HÁ UMA SEMANA. Os coordenadores ESTAVAM COM A PROVA EM CASA UMA SEMANA ANTES DA APLICAÇÃO.
Como confiar nisso?
Desanimei total...
AnaLuiza, 01 Outubro 2009 - 18:41
Eu não andei estudando para esta prova nem nada do tipo, mas não fico feliz por ter ganho este "tempo extra", até acho que vou estudar um pouquinho, nem sei, olhei algumas provas anteriores e vi que com um saber dá para responder...
Mas, o "legal" é que assim o Enem vai ficar suuper perto do vestibular daqui do estado , e adiar o vest não é nada legal. No meu caso não vejo como "mais tempo para estudo" e sim como "mais tempo com tensão".
Clarissa Siqueira e Souza, 01 Outubro 2009 - 17:54
Achei muito errado o que aconteceu, a pessoa que diz ter vendido a prova não devia ter feito isso! Os estudantes e outras pessoas que estão fazendo o ENEM se prepararam, ficaram anciosos para fazer as provas neste fim de semana, agora nós teremos que esperam o Mec decidir quando será a nova prova! Se só uma prova que vazou as outras podem ser aplicadas retirando ou fazendo em outro dia a prova que vazou!!
jalcinês, 01 Outubro 2009 - 17:48
Achei bom pq na verdade eu nao estudei muito agora tenho mais um tempinho ehehe com relação ao meu local de prova nao estou preocupada pois fica bem proximo de onde eu moro....
www.twitter.com/thayanegomes, 01 Outubro 2009 - 17:32
Isso foi a pior coisa que poderia acontecer.Esse adiamento tirou toda minha estabilidade emocional.
Até agora eu não consigo imaginar como foi possível uma fraude em um exame que vai decidir o futuro de milhões de jovens que assim como eu vão tentar entrar em uma universidade.Essa é apenas mais uma de muitas falhas desse ENEM que foi reformulado "nos 45 minutos do segundo tempo".
Sinceramente,acho que depois dessa nada mais me surpreende em relação a essa prova pois esse é apenas um reflexo do nosso sistema educacional.
twitter.com/Diego_Nobrega, 01 Outubro 2009 - 17:06
Foi a pior coisa que poderia acontecer, tanto para os alunos, quanto para o ministério da educação.
Os alunos agora estão prejudicados psicologicamente ( Pois, não é fácil conviver com a ansiedade de uma prova) e no que si diz respeito a data das provas.
Já o ministério além do prejuízo financeiro, cerca de 30 milhões ( E quem paga somos nós), tem um grande prejuízo na sua imagem enquanto orgão nacional, uma vez que a credibilidade das provas do ENEM está mais que abalada. Quem garante que a prova não será furtada novamente?
A medida do cancelamento, diante dos fatos apresentados, foi correta. Afinal, não era justo que uns tivessem acesso ao gabarito e outros não. O que nunca deveria ter ocorrido era o vasamento das provas.
Brenda, 01 Outubro 2009 - 17:03
Como é que querem fazer do Enem o exame único pra ingresso no vestibular se ele não tem credibilidade? Ah não, se for pra ser assim, mantenham os vestibulares de cada lugar, pois pelo menos assim temos certeza de que ninguém menos preparado vai ocupar nosso lugar.
Letta, 01 Outubro 2009 - 17:00
Para mim foi ÓTIMOOoOoO!!
Vou poder descançar um pouco e quem sabe estudar um pouco mais!
...
Mas como ess é MINHA opinião!
espero que os outros COLEGAS que ficaram TRISTES...
Bola Pra frente CRIATURA, ENEM foi cancelado PARCIALMENTE e não TOTALMENTE... jájá vai ser reconfirmada a data... aproveita e vai ESTUDAR invez de ficar Chorando!
Adriano de Oliveira. Nova Russas - CE, 01 Outubro 2009 - 16:11
Pra mim não mudou nada, só fiquei um pouco chateado por ter estudado tanto nos ultimos dias, e depois saber que a prova será mais tarde do que o previsto.
Têérre, 01 Outubro 2009 - 16:00
Olha, pra falar a verdade, não mudou muito. Os que almejam pena dizendo "Ficará muito próximo um do outro..." não tem verdadeira base para tal argumento, afinal, nem mesmo data há para o "novo Novo-Enem". Além do fato que o menor problema do sistema de educação brasileiro - que começa lááá na cúpula, provavelmente bem perto do Hahhad, onde as diretrizes de ensino são elaboradas - é a proximidade de um vestibular com outro. Pra quem estuda 8 horas dia, 4 horas de prova é mole. Pensem pelo lado bom, ao menos não temos que apertar o tempo pra redação.
Mateus Bene, 01 Outubro 2009 - 15:55
RONALDO³
alice, 01 Outubro 2009 - 15:13
cancelem isso logo!
Vendedor, 01 Outubro 2009 - 15:06
Pensem no trabalho que vou ter pra roubar um exemplar da nova prova?? Aproveitem pessoal!!
Vendedor, 01 Outubro 2009 - 15:05
Olá pessoal. Já que o Estadão ferrou meu esquema, vou tentar vender pra outra. Querem comprar? só 400 mil agora! uma pechincha hein?
Éloni Prioste, 01 Outubro 2009 - 14:55
Para mim esse adiamento não foi bom, pois estou me preparando para essa prova desde o começo do ano, assim como estou me preparando para os vestibulares das universidades mais importantes que serão realizados em novembro. Com esse adiamantos todas as provas poderão ficar próximas. Um desgaste muito grande.
Pri, 01 Outubro 2009 - 14:54
Ronaldo²
Markoskongo, 01 Outubro 2009 - 14:49
Por um lado é bom, mais é muio ruim saber que tudo que é bom e útil no Brasil corre o risco de ser fraudado ou virar uma fraude, sinto-me decepcionado e alegre ao mesmo tempo.
Éverton, 01 Outubro 2009 - 14:49
Bem se falarmos, de que temos até vazamentos de provas. Compra de votos é normal, sacanagem todos gostam de fazer. Bem eu acho que chegamos a um ponto final, onde teremos que repensar como fazer as coisas mais seguras. E muito menos por indicação.
Xurupita, 01 Outubro 2009 - 14:40
RONALDO!!!!!
Bianca Speck - Recife/PE, 01 Outubro 2009 - 14:39
Além de contribuir para aumentar o nervosismo e a ansiedade da gente, o adiamento do Enem levanta uma questão mais séria. Quem garante que a próxima prova será isenta de fraudes? enfim, eu estou tentando pensar pelo lado positivo disso, já que vamos poder revisar mais os conteúdos para a prova.
Marcelo Belo Horizonte, 01 Outubro 2009 - 14:34
Não basta adiar a prova do ENEM.Torna-se necéssario punir os responsáveis pelo vazamento das informações. Caso contrario, todos os candidatos terão no exame futuro um sentimento de frustação, de medo de o exame ser um jogo de cartas marcadas. Portanto, queremos honestidade, justiça e transparencia. Não devemos preocupar com interresses próprios e nos unir em prol da transparencia desta nova proposta de exame.
Lucas, 01 Outubro 2009 - 14:34
Até que foi bem util, pqe da pra aproveitar o fim de semana pra pescar!!
Isadora Nascimento, 01 Outubro 2009 - 14:26
Poxa, tava super ansiosa pra fazer o ENEM, agora nao sei mesmo o que que vai dar, pois eu dependia disso pra fazer minha matrícula..agora já era! A única vantagem é que pelo menos temos mais tempo pra estudar..só isso.
Aline, 01 Outubro 2009 - 14:13
Me prejudicou muito, pois já estava com tudo programado e agora de uma hora pra outra tudo muda. A questão mais complicada não é fazer a prova agora ou daqui a 45 dias, pois quem estava preparado pra agora ainda está pra daqui quantos dias forem necessários, o problema é que a nova data vai coincidir com outros vestibulares e talvez algumas faculdades acabem nem aderindo a nota do ENEM por esse transtorno. Acontece que infelizmente em nosso país é assim.. um retardado faz as coisas e a maioria acaba pagando.
André ribeirão preto-sp, 01 Outubro 2009 - 14:11
Achei uma sacanegem esse adiamento,pegou todo mundo de surpresa.Eudemorei um tempão pra me preparar e agora isso,sem contar que se for mesmo daqui a 45dias vai coinscidir com a fuvest e a unicamp,e vai ficar muito estressante essa rotina de uma prova atrás da outra
Carlos, 01 Outubro 2009 - 13:52
Me atrapalhou muito, afinal isso vai gerar uma expectativa se as inscrições do PROUNE vão incluir o resultado do ENEM.
Davi Emanuel, 01 Outubro 2009 - 13:49
Meus planos foram todos bagunçados por causa desse vazamento. Já vinha fazendo toda uma preparação, me dedicando exclusivamente aos estudos, adiando planos e compromissos e agora isso? Tenho certeza que as novas datas devem ficar bem perto de outros vestibulares. Vamos ter que esperar ainda mais para saber dos resultados. Que droga!
marcelinho, 01 Outubro 2009 - 13:46
EU ACHEI SUPER LEGAL VAMO GENTE SE LIGA VCS SÃO BONDO DE TONTO QUE Ñ GOSTOU....SE LIGAAAA É SUPER LEGAL....HuhuHAAHSUHush
tontosss!!!!!!
Evellin, 01 Outubro 2009 - 13:05
Esse fato que apenas suja ainda mais a imagem do país quanto a sua organização e tudo mais. Apenas serviu para atrapalhar ainda mais a vida dos vestibulandos.
A Fuvest está logo aí, e agora com o Enem adiado as provas vão estar muito próximas . É realmente de se lamentar...um desocupado rouba aprova e quem se ferra são os estudandantes.
Vinicius, 01 Outubro 2009 - 12:43
tipo, realmente é chato o Enem ser adiado para daqui há uns 45 dias. Mais chato ainda é saber que um desocupado roubou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio pra tentar faturar uns quinhentos mil reais. Mesmo assim, é possivel usufruir algo positivo desse adiamento. Mais tempo pra estudar, já que serão tantas questões em um tempo 'relativamente' pequeno.
Enza Rafaela, 01 Outubro 2009 - 12:30
Lógico que atrapalha a vida de qualquer um, o resultado ia sair 08/01/2010 agora vai ser adiado tambem, para quem que o ENEM para entra numa faculdade particular como vai fazer? As matriculas não esperam =/
Filipe, 01 Outubro 2009 - 12:22
Atrapalha os planos de qualquer um. Principalmente porque o ingresso de muitas universidades não tem somente o ENEM como forma única. O tempo após o ENEM seria pra aprofundar nas matérias específicas de outras fases. Agora tudo mudou e a confusão é inevitável.
Susana, 01 Outubro 2009 - 12:20
Pra mim não vai mudar nada. Se estou preparada pra fazer a prova esse sabado, estou preparada pra daqui a 45 dias, quem esquecer a matéria é pq decorou e não aprendeu.
Mas, de certa forma estou feliz pq esse tempo poderá ser usado para retificar a injustiça feita com milhares de estudantes, haverá tempo hábil para realocá-los, de fato creio que não tenha havido vazamento algum e que isso tenha sido apenas uma "desculpa" para tirar o "foco" do assunto.
Larissa B., 01 Outubro 2009 - 12:20
Mais tempo pra estudarrrrrrrr...UFA! Só espero que dê tempo de os resultados do Enem servirem pro vest. da VUNESP! God Help Us!!!!
matheus, 01 Outubro 2009 - 12:19
Bom. vai me dar mais tempo para encontrar o lugar da prova.
Emanuel Júnior, 01 Outubro 2009 - 12:17
Pelo menos dá para estudar mais um pouco, eu estava ansioso para fazer agora estou mais ainda, como é nova a formulação ficamos na "expec" de como será........
Mariane de Pieri, 01 Outubro 2009 - 12:08
Atrapalhou meus planos.. aqui na minha cidade teria 4 shows e deixei de ir para prestar ENEM... mas pensando por outro lado também poderá ajudar pois terá mais tempo para estudar.. Agora me pergunto... As notas saindo em fevereiro, quando é que irao divulgar os aprovados nas federais?? quando começarao essas aulas??? e as pessoas de outras cidades, para procurarem moradia, se for tudo muito em cima da hora?? Só espero que achem as pessoas que fizeram isso e deem uma puniçao merecida, pois além de atrapalharem na vida de milhares de pessoas, o governo terá que gastar mais outro tanto para a realizaçao de outras provas..
Lucas, 01 Outubro 2009 - 12:07
Diante tantos jovens e afins q se prograram estudando,deixando compromissos pelo dia e toda a promação logistica e operacional do dia,acho que o brasileiro espertinho tinha que ser desmascarado e preso...
Até qdo teremos pessoas querendo levar vantagem com as coisas? Essa pessoa não pensou nas milhões de pessoas envolvidas? Autoridades vamos agir e punir!?
Jessé Ferreira do Nascimento Filho, Olinda PE, 01 Outubro 2009 - 12:03
Inicialmente, o ENEM por ser no começo do 2º semestre parecia ser algo muito recente. Com nova cara e muitas questões o ENEM no mês de outubro atrapalho muito e com o adiamento acretido que será melhor para os estudantes, assim como comentou o ministro da educação Haddad. Já em relação a segunda fase das universidades federais acho que não mudará muita coisa, bom vamos esperar as federais se pronuciarem.
Caroline, 01 Outubro 2009 - 12:01
Atrapalhou demais! agora alem de estudar pro vestibular tenho que me procupar com o enem.
Fábio, 01 Outubro 2009 - 12:00
Atrapalhou muito ! Minha namorada ia fazer a prova, e eu ja estava cheio de planos já que ela iria dormir cedo...
Acabou com tudo!
Obrigado, viu !!
Clissiane , 01 Outubro 2009 - 12:00
Por um lado é mais tempo para estudar e atualizar-se a cerca dos assuntos. Por outro vai atrasar as notas e dificultar os processos de seleção que já estavam marcados. Além da inseguraça que todos vão ficar diante dessa fraude, e ainda tem o psicologico que precisa ser trabalhado antes das provas. Foi um grande desapontamento. Mas agora o melhor é aproveitar o tempo e estudar!
cristiany, 01 Outubro 2009 - 11:58
por ser o 1° enem com uma proposta diferente, acredito que o adiamento da prova causa uma certa revolta e desânimo nos candidatos, por se tratar de uma fraude. 45 dias (se esse for o tempo até a prova ser realmente feita) não resolve o caso de estudantes ainda mal preparados.
Vieira, 01 Outubro 2009 - 11:57
Ajudou, vai acontecer um churrascão na casa de uma amiga no domingo e eu já estava triste por não poder ir.. mas agora vai dá pra relaxar e comer muita maminha!
Douglas, 01 Outubro 2009 - 11:56
Atrapalhou bastante pois eu iria trabalhar aplicando a prova e já tinha cancelado uma série de compromissos , agora vou ter que correr atrás de tudo de novo. =/
Estácio Chaves, 01 Outubro 2009 - 11:55
Atrapalha mais do que ajuda, é certo que teremos por volta de 45 dias a mais para estudar, mas o adiamento quebra toda a preparação ja feita, e dessa será pouco aproveitada no futuro, deveriam ter um plano B para evitar esse tipo de coisa.
Jonas, 01 Outubro 2009 - 11:55
QUE VERGONHA. estou extramamente apreensivo. isso quebrou as pernas de muita gente. ridiculo! acorda MEC!
Luiz , 01 Outubro 2009 - 11:55
Ele foi cancelado pois "vazou" o gabarito que foi oferecido a um jornal por certa quantia. Minha vida muda pois estamos no mesmo universo...
Thamires Travascio, 01 Outubro 2009 - 11:52
Só atrapalhou,vai embolar com meus outros vestibulares como por exemplo as especificas da UERJ,vai tb desestruturar o vestibular da UFF,atrasar a liberação das notas.
Depois de pegar a gente desprevinido no meio do ano com esse novo Emem agora o MEC atraplha ainda mais com esse vazamento de questão.
Sem falar no pisicologico do aluno que ja tava preparado pra a prova que ia ser esse fds.
Eles não tão nem ai pros alunos .só querem os resultados.a gente tem que parar de ser tao passivo tb.
Jorge, 01 Outubro 2009 - 11:52
Melhor saber de uma possível fraude antes que depois de ter saído o resultado. O custo seria muito maior para ambas as partes.
Sempre há um bom lado das coisas: tempo pra estudar!
Jonas Vicente, 01 Outubro 2009 - 11:51
Três sentimentos passaram ao mesmo tempo pela minha cabeça quando li a noticia do adiamento:
1) mais tempo para se preparar;
2) demorei muito para me preparar psicologicamente e ocorre isso? ;
3) como ficará as federais?
Eu realmente fiquei decepcionado com o que ocorreu. Não tenho ciência ainda do que ocorreu, se foi uma falha na segurança ou outro motivo. Quero que tudo seja esclarecido e ninguém prejudicado.
Todos estão preocupados e apreensivos. Que as melhores soluções para todos sejam encontradas.
Paulo JF, 01 Outubro 2009 - 11:49
agora será difícil restabelecer a confiança na prova que será aplicada. Melho cancelar essa coisa...
Michael, 01 Outubro 2009 - 11:43
Mais uma bola fora do MEC...Primeiro foram os locais da prova, teve gente precisando marcar hotel! E agora, vai todo mundo cancelar viagem? Vergonha