Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas da revista. Por favor, informe seu nome, cidade e estado.

publicidade

Mudando de personalidade

Você já pensou em mudar de personalidade? Quais traços psicológicos você gostaria de deixar de ter?

Henrique UBERABA-MG., 05 Novembro 2009 - 12:58
Acredito que eu seja uma 'metamorfose ambulante',pois ainda não tenho conclusão certa de mnha personalidade! Ás vezes sou pacivo (no bom sentido),ás vezes extremamente rebelde.Ás vezes,me acho burro,ás vezes inteligente.Na maioria das vezes, sou bem humorado,nas outras,sai de perto!
Victor Schlude Ribeiro, 25 Outubro 2009 - 20:10
Gostaria de mudar meu cabelo. Ele e muito rebelde e parece ter vida propria.
arioba, 23 Outubro 2009 - 15:47
Alguém definiu aqui o que é "personalidade"? E ainda mais com "testes"? Na faculdade tive um professor de ingles "medíocre", que quando foi para os EUA fazer seu curos (bolsa), passou por um teste de QI no qual passou muito acima de 150! Ele mesmo contou, e explicou. O texte usava muitas expressões "latinas" que são uma pedra para os de linga nórdica, mas uma moleza para os "latinos"!! Podemos achar a "personalidade" do índio na selva amazônica, ou o africano desnutrido, igual à personalidade da sociedade americana, ou japonesa, ou francesa etc.? Então, de que personalidade se está falando? Das rabugices que todos nós somos vítimas eventualmente? Não se pode falar de "personalidade" se não se definir primeiro o que de fato é um ser vivo! O motorista modifica sua "personalidade" no volante, simples, seu espírito passa a comandar dois "organismos materiais", a inteligência é a mesma para ambos!! Inteligência é apenas a evidência de algo que "pensa", e é claro que organismo material algum "pensa", ainda que os "teólogos da ciência" insistem em dizer o contrário!! Então estamos falando de comportamento do "quê"? Ariovaldo Batista - arioba06@hotmail.com
Ana Elisa, 23 Outubro 2009 - 15:13
Afinal, alguém conseguiu fazer o teste? Não é a primeira vez que isso acontece, já houve outros que também não abriram e eu gostaria de saber como resolver isto! Queria muito fazer este!
Ivanice, 23 Outubro 2009 - 13:50
Creio q sim...todos nós mudamos....mudanças ocorrem com mais frequência do que pensamos.
Carla - Ituporanga SC, 22 Outubro 2009 - 16:25
Vejo diversas pessoas lendo horoscopos diariamente,informações de como se portar, como se vestir, qual vai ser destino e até falam com quem a pessoa mais combina. E o os signos? intereferem na personalidade das pessoas?
Cris, 21 Outubro 2009 - 17:33
Tbm não consigo fazer o teste..." :|
Mayara, 21 Outubro 2009 - 10:50
Nao consigo abrir de jeito nenhum..precisa de algum programa mirabolante pra abrir??
LUANA, 17 Outubro 2009 - 23:54
TESTE DANDO ERRO...TO ARRASADA... JA TESTEI EM 2 COMPUTADORES... ARRUMA AI MINHA GENT! BJSS
Roberta Rondon Vintecinco, 16 Outubro 2009 - 23:04
Amei a matéria especial desse mês. Saber mais cientificamente sobre os tipos de personalidades e a maneira como podemos mudá-las, com toda certeza nos proporciona uma melhor auto-avaliação, e consequentemente, uma mudança no modo de agirmos diante de determinadas situações. Acredito que muitos dos fatores para desenvolver determinado tipo de personalidade, depende da herança genética, mas penso que o maior responsável por isso, é a maneira de como a pessoa é educada e de como é tratada desde a infância. O importante é cada um saber reconhecer suas atitudes e agir de forma com que mude as coisas ruins e aprimore as boas.
Rodrigo Aono Marília- SP, 16 Outubro 2009 - 20:21
sobre o homem produto "Homo Evolutis" Nossa achei incrível essa matéria! É uma evolução gigante para todos os seres humanos e se deixarem essas descobertas evoluirem, sem preconceitos, teremos inúmeros benefícios como humanos resistente a doenças, mais fortes, mais bonitos, e com mais capacidade de memória e inteligência. Se temos capacidade para criar tudo isso, então temos o direito de usufruir desses benefícios. É a homem provando que o nosso sentido mais aguçado realmente é a capacidade de raciocinar!
joao, 16 Outubro 2009 - 19:58
eu tenho vontad de deixar de ser idiota e xingar todo mundo.. as vezes as pessoas fazem cada coisa e eu n ajo como deveria
Alex, 16 Outubro 2009 - 12:24
Também sou filho do meio e concordo com o Fábio. Mas parece q os irmãos mais velhos sempre são mais independentes e o reclamam mais. Já os caçulas os caçulas não são só queridinhos da mãe como do pai. E quanto nós filhos do meio(principalmente quando somos o único menino ou menina) temos que aquentar as brigas. Da questão de personalidade, a todo momento estamos mudando ela, mesmo que seje devagar, as experiências que passamos faz com que mude mos nossa forma de pensar ou agir.
allan mcp, 16 Outubro 2009 - 02:59
mesmo sendo relativamente novo, eu mesmo já mudei muito. a principal mudança com certeza foi a transição um tanto dolorosa até de cristão para ateu, o que implica em várias mudanças radicais na personalidade. muda tudo: senso de justiça, preconceitos, interesses em geral, objetivos na vida, ou seja, me tornei outra pessoa. O bom nisso tudo é que eu posso garantir que foi pra uma pessoa melhor que mudei!
Ananda - São Paulo, 16 Outubro 2009 - 00:35
Confesso que passei mal lendo sobre chips instalados em cérebros. Vejo que o homem está evoluindo desnecessariamente em certos pontos. Até onde vamos tentar chegar? Atingir a perfeição é absurdo, é egocentrismo demais. Talvez dividir a sociedade em humanos naturais e aprimorados nem seja o maior problema. Com tanta diferença no mundo, essa seria apenas mais uma forma de rivalidade entre humanos.
rita , 15 Outubro 2009 - 18:53
também não consegui fazer o teste aparece erro!!!!!
CHUCK, 15 Outubro 2009 - 14:20
Puta que pariu hein Fábio.....pior que vc tem toda razão maninho, apesar de eu ser o caçula, a sua afirmação está completamente de acordo com o perfil da minha família: Eu caçula, sempre foi o protegido e que menos apanhou em casa; Meu irmão mais velho, é tipo o líder mais inteligente e tal....já minha irmãzinha (do meio) muito querida por sinal, sempre tachada de cabeça dura! será coincidência?
Fábio Francisco, Alfenas-MG, 15 Outubro 2009 - 11:05
De acordo com a Super de outubro descobrimos que os caçulas são os favoritos de 87% das mães ("Tudo sobre sua mãe") e que os "Primogênitos são mais inteligentes". Quando é que nós, filhos do meio, teremos uma reportagem na revista para diminuir nosso complexo de rejeitados? Abraços.
Vane, 15 Outubro 2009 - 10:03
Não consigo fazer o testeeeee!!!!! Tem erro na pagina!!!
RAquel r. morgado s.j. campos-sp 27 anos, 14 Outubro 2009 - 12:57
OI galera da super, adoro essa revista pois minha fome de conhecimento na maioria das vezes foram respondidas pela revista,mais gostaria de dizer que a revista deste mês outubro 2009, está horrivel, nao tem mais as perguntas interressante como antes, esses desenhos, infograficos sei lá, ta muito mderno p o meu gosto ,gosto da revista simplesmente pq gosto de ver td explicado de uma maneira clara,c por ex, cp humano,nao ver o q eu vi ,desenhos de caixinha ,odiei, acho q a revista antiga sâo melhores , nao começa a fazer arevista ficar mt moderna q fica feio. desculpe amigos sou mt sincera!!! gosto da seçâo perguntas e respostas , gostaria q vçs fizesem um artigos explicando ,ou assunto d capa, só falando de doenças do corpo humano, mais expecificamente, sobre doenças de figado,rins.baço, hiv,imunidade etc.. um abraço e só p deixar claro amo voçês!!!! ass raquel de s.j campos -sp
@HelaneMaia, 14 Outubro 2009 - 10:03
Matéria muito boa, mas faltou definir muitos conceitos. Usar as terminologias técnicas enriquece, mas se eu der a matéria para o meu filho de 13 anos ler vai faltar compreensao desses conceitos. Enriqueceria preparar ao final de matérias como estas, um vocabulário ou significado das terminologias utilizadas. Forte abraço, até o próximo mês. De Belém/PA
@HelaneMaia, 14 Outubro 2009 - 09:56
Excelente matéria! Eu já sabia que o mundo não passaria sem mim e quando dizia isso às pessoas, não acreditavam. Agora está cientificamente provado. Correções: na página 75, na parte citada "DIGA-ME COM QUEM ANDAS", ao contrário do que diz o texto abaixo da citação, este trecho não está na Bíblia. De Belém/PA
Mona, 13 Outubro 2009 - 22:29
Não consegui fazer o teste. Há tempos tento, mas a página não funciona. =((((
Liliane Vasconcelos, São Luís-Ma, 13 Outubro 2009 - 22:22
Acho que a personalidade é mais difícil de mudar, mas o comportamento pode ser diferente em determinadas ocasiões e pode ser melhorado tbm! Eu por exemplo, gostaria de ser menos agressiva em algumas situações e menos faldeira em outras... acho que essas são características da minha personalidade que vão morrer comigo, mas acho que posso ir me "educando"... rsrsrsr
Gi- Campinas, sp., 13 Outubro 2009 - 15:34
Também tentei fazer o teste e tive problemas, alguém sabe o que há com a página?!
CHUCK, 13 Outubro 2009 - 14:14
Tem muita gente confundindo comportamento X personalidade! Que seja verdade, mas à quem acredita, sempre ficaremos com nossas raízes. Tudo passa.... TUDO É PASSAGEIRO, MENOS O MOTORISTA E O COBRADOR! rsrs kkkk... Abraços!
Renata Brito - São Luís/MA, 13 Outubro 2009 - 13:16
Quantas vezes vingimos ser uma outra pessoa, em uma determinada situação, e que chegamos até a nos agredir por isso. Certamente deve ter acontecido algo parecido com algum de nós.
Túlio Alcantara - Goiânia/Go, 13 Outubro 2009 - 10:01
Por que não? Vai me dizer que alguém é a mesma pessoa em casa, com os amigos ou com os colegas de trabalho? Todos sempre se demonstram de um jeito diferrente, uma mesma pessoa pode ter várias personalidades, em ambientes diferentes. Ou vai me dizer, que você tem coragem de ir pra escola (trabalho, faculdade) com aquele sapato de ursinho que usa em casa?
Amanda, 13 Outubro 2009 - 07:58
Olá gostaria de fazer o teste mas não estou conseguindo a página não abre o que está acontecendo??? Aguardo uma resposta
Anna Carolina Silva Battaglia, 12 Outubro 2009 - 21:59
Acho que é super impossivel uma pessoa mudar sua personalidade, mesmo dando uma de " Ivone".Você pode até dissimular, mas no fundo você vai ser você, a pessoa de como foi criada.Não tem jeito, nem mudando hábitos.Somos criados pelo nossos pais, e coisas que vemos e lemos modificam, ou melhor, criam o adulto que seremos amanhã. Quando formos adultos, já teremos a nossa personalidade de quando eramos criança, a diferença é que agiremos como adultos (pelo menos na maior parte do tempo).Podemos nos deixar levar por alguma coisa, mas nos deixaremos levar do nosso jeito, e aceitaremos, ou não algo, mas de acordo com a nossa personalidade.
Wellington Martins Louveira, Campo Grande / MS, 12 Outubro 2009 - 20:18
Não acredito que possamos mudar nossa personalidade. Acho somente que aprendemos a controlá-la de maneira que possamos alcançar mais facilmente nossos objetivos, o que pode se chamar de amadurecimento.
Iara Cristina Silva, 12 Outubro 2009 - 17:35
Queremos saber do passado, entender todas as coisas do presente e descobrir o que será do futuro, sem ao menos conseguirmos desvendar os mistérios da complexidade de ser humano! Acredito que a personalidade pode sim ser moldada ao longo da vida, conforme nossa necessidade de adaptação. Mas a genética e a educação "de berço" influenciam bastante nossas escolhas e formação futuras! Ah! Também não consigo fazer o teste! A página não abre! Alguém aí sabe o que houve???
edavan, 12 Outubro 2009 - 17:00
Se é vedade que após os trinta , não se pode mudar a personlidade , Raul seixas era um metamorfose ambulânte ?
Iara Cristina Silva, 12 Outubro 2009 - 16:51
Queremos saber do passado, entender todas as coisas do presente e descobrir o que será do futuro, sem ao menos conseguirmos desvendar os mistérios da complexidade de ser humano! Acredito que a personalidade pode sim ser moldada ao longo da vida, conforme nossa necessidade de adaptação. Mas a genética e a educação "de berço" influenciam bastante nossas escolhas e formação futuras! Ah! Também não consigo fazer o teste! A página não abre! Alguém aí sabe o que houve???
Viviane Lourenço - Macaé/RJ, 12 Outubro 2009 - 16:42
A págiana do teste continua dando erro!
lianca , 12 Outubro 2009 - 15:17
a genética mal deve chegar a um quarto da nossa personalidade...o que faz de mim, eu mesma são as experiências que eu passei, as amizades que fiz, os valores que eu considero importante e muito mais...e isso dá mais que 50%.
L. Cortes, SP, 12 Outubro 2009 - 13:53
Eu creio que personalidade é uma coisa que nasce com a gente, portanto é meio difícil de mudá-la, o máximo que podemos fazer é moldá-la, caso traços da nossa personalidade sejam extremamente inaceitáveis no âmbito social em que vivemos, seja em casa, no trabalho ou até mesmo em um relacionamento.
Wellington Martins Louveira, 11 Outubro 2009 - 20:30
Não acredito que possamos mudar nossa personalidade. Acho somente que aprendemos a controlá-la de maneira que possamos alcançar mais facilmente nossos objetivos, o que pode se chamar de amadurecimento.
Su, 11 Outubro 2009 - 19:26
Quero fazer o teste! A página dá erro e não consigo fazer... Achei que era só no meu pc, mas várias pessoas já disseram que a página não abre...
Ed Mort Carl - Belém, Pa -, 10 Outubro 2009 - 21:07
Personalidade: é a maneira como o espécime reage ao meio ambiente e/ou aos outras espécime. esta reação está diretamente ligada aos fatores genéticos (hormônios, neurotransmissores e etc.) e cognitivo (aquilo que é ensinado). p.ex: se o homem não tivesse desenvolvido a escrita e com isso a capacidade analítico-descritiva ele não estranharia em andar nú ou comer o piolho de sua noiva. Portanto pessoas geneticamente predestinada à arrogância e violência (excesso de alguns neurotransmissores) em ambiente de paz e diálogo (família e sociedade) será um espécime sociável. é aquela estória "não existe pessoas normais e sim loucos controlados." Permitam-me continuar, por que o aumento na violência contra os professores? Porque a criança e o adolescente não reconhece a autoridade em casa (os pais não se impõe) portanto nunca reconhecerá a autoridade docente. até mais.
Cássio Raniere Ribeiro da Silva, 10 Outubro 2009 - 12:24
Enquanto estudante de ciências sociais acredito que a personalidade pode sofrer alterações mediante ao que é exposto externamente ao indivíduo (nível intermental), entendendo-a como parte integrante da identidade do ser humano. Dentro da antropologia e sociologia vamos ter autores como Stuart Hall e Zygmunt Bauman que retratam essas identidades e novas concepções no séc. XXI e de como estamos cada dia mais suscetíveis a mudanças e alterações de comportamento, dado a crescente lógica da globalização. Este é um assunto que precisa ser bastante discutidos entre: Sociólogos, antropólogos, cientistas sociais, psicólogos, etc. Sou assinante da Super e fiquei muito contente em retomar o assunto depois de já ter sido capa de outra anteriormente. Aproveito para parabenizá-los pelas excelentes edições e o trabalho de pesquisa e gráfico que tem sido feito, é notório o cuidado e carinho que a equipe tem tido com a revista, espero que se aposentem por ai mesmo... PARABÉNS!!!
Janice Alves- Campo Grande/MS, 09 Outubro 2009 - 22:11
Acabei de fazer o teste e, adivinha??? Sou eu!!! Uns 98% de acerto. Bacana mesmo. Não eu, o teste.rs.
Arlen Costa, 09 Outubro 2009 - 18:23
Mudar ou não mudar? Eis a questão! Acredito que o caráter e a personalidade do ser humano sofre diversas modificações no decorrer de sua vida. Existem pessoas que mudam sua personalidade quando vão morar em outro lugar, diferente de onde fora criado, com outros costumes e cultura; pessoas que mudam com uma decepção ou com o sucesso. Enfim, diversos fatores podem moldar a essência de alguém. Cabe a cada um deixar-se reger por tais fatores ou não, afinal de contas, ninguém pode controlar você (a não ser você mesmo).
Thiago leal, 09 Outubro 2009 - 17:28
existe alguma traducao desse livro ("adaption to life") para o potugues?
Thiago leal, 09 Outubro 2009 - 17:26
Gostei muito da materia sobre a pernalidade, gostaria de saber onde posso encontrar o livro "ADAPTION TO LIFE" mencionado no ultipo topico de 'o segredo da vida"? (thiago_xpt1@hotmail.com)
Fernanda Sousa, 09 Outubro 2009 - 14:08
Somos verdadeiro atores. Interpretamos papéis diariamente e nos adaptamos de acordo com cada situação. Vejo a possibilidade de mudarmos determinados comportamentos, mas não vejo possiblidade de mudarmos a personalidade, tendo em vista que de acordo com a situação , com o momento , agimos de formas diferentes. Mudamos a figura, mas não a essência do ser, ou seja, a personalidade.
Fernanda Sousa, 09 Outubro 2009 - 14:08
Somos verdadeiro atores. Interpretamos papéis diariamente e nos adaptamos de acordo com cada situação. Vejo a possibilidade de mudarmos determinados comportamentos, mas não vejo possiblidade de mudarmos a personalidade, tendo em vista que de acordo com a situação , com o momento , agimos de formas diferentes. Mudamos figura, mas não a essênci do ser, ou seja, a personalidade.
CHUCK, 09 Outubro 2009 - 13:33
Concordo com o que foi dito abaixo e acrescento: Podemos e temos de adaptar nosso comportamento diante das circunstâncias, e acredito que mudança ou desvio de personalidade faça parte de um quadro fora do estado normal da pessoa, seja intencional ou não. Em contra partida, também tenho suspeitas que por conta do ser humano estar tão oco, vazio e sem princípios, que as vezes venho a crer negativamente nesta eventual mudança.
Hallo, 08 Outubro 2009 - 21:46
Claro que dá pra mudar de personalidade. Percebi minha mudança com o tempo, e isso graças às pessoas que conheci, o que li, experiências de vida...algumas pessoas se negam a acreditar que dá pra mudar por acharem, provavelmente, que se perderiam no meio do caminho e não seriam mais "elas mesmas". Eu mudaria minha adequação ao outros. Gostaria de ser mais congruente nos meus atos (aliás, justamente como está escrito na revista), mudando minhas duas "bolas amarelas" exatamente nos dois extremos : introversão e extroversão.
Camila, 08 Outubro 2009 - 20:36
Não acho que seja possível alguém mudar a personalidade. Acho que a pessoa possa mudar suas atitudes, modificar o modo como se relaciona com as outras pessoas e consigo durante sua vida, de acordo com suas experiências e com o conhecimento que adquire, mas isso não significa que estará transformando sua personalidade. Pra mim a personalidade é a essência de todos nós, o que nos faz diferentes uns dos outros, é a denominação da individualidade de alguém.
Camila, 08 Outubro 2009 - 20:35
Não acho que seja possível alguém mudar a personalidade. Acho que a pessoa possa mudar suas atitudes, modificar o modo como se relaciona com as outras pessoas e consigo durante sua vida, de acordo com suas esperiências e com o conhecimento que adquire, mas isso não significa que estará transformando sua personalidade. Pra mim a personalidade é a essência de todos nós, o que nos faz diferentes uns dos outros, é a denominação da individualidade de alguém.
Lilika, 08 Outubro 2009 - 19:55
Não dá p/ fazer o Teste, oq ta acontecendo?
Gi, 08 Outubro 2009 - 18:02
Disse um sabio da montanha: ....Conhecer a personalidade é algo que so podemos entender sozinhos no alto da montanha......e entendê-la tem como preço a loucura..........
Disse um sabio da montanha: ....Conhecer a personalidade é algo que so podemos entender sozinhos no alto da montanha......e entendê-la tem como preço a loucura..........
Gi, 08 Outubro 2009 - 17:58
Ylane , 08 Outubro 2009 - 17:53
Super.....ta dificil de testar com a pagina dando erro ... Poderia por gentileza acertar ? obg
Maria de Souza, 08 Outubro 2009 - 11:54
Na minha opinião para mudar de personalidade,depende da pessoa.Se ela precisa ou não, ela que decide.Para quem esta acostumado iria conseguir mudar rapido, agora se a pessoa não esta acostumada ai vai ser difícil.
Rogério, Sumaré, SP, 08 Outubro 2009 - 10:47
Mudar personalidade é um negocio complicado. Eu tento mudar a minha faz tempo, principalmente num aspecto: dar muita atenção ao que os outros pensam de mim. Agindo dessa forma, sou um cara que vive apreensivo, com medo de fazer alguma coisa errada ou de passar vergonha na frente das pessoas. Isso também faz com que eu respeite demais a opnião dos outros e não dê muita atenção pras minhas opniões! É horrível ter a sensação de que as vezes não sou dono da minha vida, e sim as outras pessoas. Por exemplo...qdo vo num bar de rock, vejo todo mundo pulando, zuando, fazendo cara feia..e ninguem tá nem ái pra isso. Já eu, fico de boa, sussegado, com medo de fazer a mesma coisa, por achar que vou chamar a atenção e ser motivo de piada. Bom..posso alegar que não é sempre assim. Geralmenmte tenho essa atitude perto de desconhecidos, pq quando to com amigos/amigas, sou um pouco diferente! Creio que exite uma definição pra isso tudo: falta de confiança em mim mesmo!!
milton santana ribeiro junior prudente de morais mg, 08 Outubro 2009 - 01:26
acredito que seria impossivel, mudar de pessonalidade. com muito custo e muita dificuldade, acredito que a pessoa pode tornar-se menos ou mais extrovertida, tomar algumas atitudes, conter ou tomar alguns impulsos. mas mudar a perssonalidade? nunca! é como você tentar ser outra pessoa. e mesmo que você consiga algum resultado. sempre que você estiver com algum problema, ou estressado por ex: você esquece tudo, sai de si; ou melhor, volta a ser você mesmo.
milton santana ribeiro junior , 08 Outubro 2009 - 01:19
acredito que seria impossivel, mudar de pessonalidade. com muito custo e muita dificuldade, acredito que a pessoa pode tornar-se menos ou mais extrovertida, tomar algumas atitudes, conter ou tomar alguns impulsos. mas mudar a perssonalidade? nunca! é como você tentar ser outra pessoa. e mesmo que você consiga algum resultado. sempre que você estiver com algum problema, ou estressado por ex: você esquece tudo, sai de si; ou melhor, volta a ser você mesmo.
Thaís Amaral- SP, 07 Outubro 2009 - 22:27
Personalidade é um conjunto de fatores que nos definem, sendo uns mais instintivos e vindos do berço e outros motivados por fatores já mais atuais e alcançáveis. Se não consigo mudar minha incapacidade de não chorar fácil vendo qualquer comercial de margarina, consigo mudar minha irritabilidade por causa do chefe. Mais que questão de ''nasci assim e não mudo'', ninguém nasce pronto e feito e permanece imutável por toda a vida. Nascemos, sim, com um certo conjunto de características, mas que vão se moldando conforme a vida.
Osmar Oliveira, Pilar do Sul, SP, 07 Outubro 2009 - 19:34
Dá para mudar de roupa, dá para mudar o penteado, dá para mudar o corpo, dá até para mudar de opinião. Mas a personalidade é diferente. Por mais que uma pessoa tente ele não consegue mudar o seu jeito de ser. Dá para mudar coisas pequenas, como algumas manias, mas não é possível tranformar um cara com medo de platéias num guitarrista de banda de Rock. Se uma pessoa diz que mudou seu jeito de ser é mentira, é só para ganhar o regime semi aberto.
Amanda Veloso Garcia - Piraju / SP, 07 Outubro 2009 - 17:35
Gostaria de dar uma sugestão, pois fiquei profundamente incomodada com a reportagem da capa. A matéria trata da consciência (o "eu") sem sequer dar uma definição do termo, o que não faz o menor sentido. Não é atoa que neurocientistas hoje contratam filósofos, não dá para defender nada sem deixar claro os conceitos, se não teremos que achar razoável que um robô que acende uma luz quando sua bateria está acabando, o faz porque está "sentindo fome", nesse caso, trabalhando o conceito de fome vê-se que isso não tem sentido. Sem no mínimo a apresentação dos conceitos, a reportagem fica superficial, parecendo manual de auto-ajuda, o que leva muitas pessoas a pensar que vocês estão afirmando o que está na reportagem, o que não é viável, pois se trata de hipóteses. A minha sugestão é uma abordagem mais filosófica, que fica a visa reflexão acerca de assuntos e teses, e não afirmação de "verdades". Apesar de decepcionada, o tema foi muito interessante, como todos que a revista publica.
cherry, 07 Outubro 2009 - 17:31
queria mto fazer o teste, mas a página não abre...=[
Juh, 07 Outubro 2009 - 16:08
Super, por favor...... Arruma a página do teste :(
Samy, 07 Outubro 2009 - 14:04
Tem erro na página do teste. :(
Flávia Lommez, 07 Outubro 2009 - 13:56
A personalidade é algo que sempre me intrigou... A minha em especial. Sempre quis ser outra pessoa, menos extrovertida, menos chorona, menos sentimental e, principalmente, menos impulsiva. Já fiz coisas absurdas das quais me arrependi amargamente meia hora depois de fazê-las. Sabe o que é melhor, ou pior? um dia antes de receber a super na minha casa estava numa ressaca de mim mesma que só piorou quando li que o meu tipo de personalidade é mais difícil de mudar :(
Flávia Lommez, 07 Outubro 2009 - 13:55
A personalidade é algo que sempre me intrigou... A minha em especial. Sempre quis ser outra pessoa, menos extrovertida, menos chorona, menos sentimental e, principalmente, menos impulsiva. Já fiz coisas absurdas das quais me arrependi amargamente meia hora depois de fazê-las. Sabe o que é melhor, ou pior? um dia antes de receber a super na minha casa estava numa ressaca de mim mesma que só piorou quando li que o meu tipo de personalidade é mais difícil de mudar :(
Flavia, 07 Outubro 2009 - 10:52
da um erro para a brir a pag. do teste!!!! Não consigo fazer!!!!
geraldo streit, 07 Outubro 2009 - 09:06
não completamente mas e possivel se adaptar a situações que nimquem e completamente iritado ou afobado voce e o que presisa ser ate um completo relachado pode se concentrar e trabalhar num banco sem problema mas a parte pessoal nunca muda
Pamela, 06 Outubro 2009 - 21:26
Não posso afirmar que mudamos de personalidade assim, tipo, "agora resolvi mudar!"... acho q também acontecem adaptações às situações..vou exemplificar meu caso: eu sempre fui uma bagunceira de primeira, e agora aos 23, estou uma pessoa organizada no trabalho e em casa, no entanto acredito q isso seja devido às circunstâncias, bem lá no fundo uma bagunça daquelas n me incomoda at all! rsss aí q surge a questão- isso foi uma mudança personalidade ou somente de hábitos?? bjss à galera da Super.
Autônomo, 06 Outubro 2009 - 18:58
Não consigo imprimir os bonecos, por problema com PDF!!
Alan Stella Curtiba-PR, 06 Outubro 2009 - 17:42
Como Raul ja dizia "...prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter uma opnião formada sobre tudo...", tenho 20 e poucos anos e ainda ainda não descobri como é o meu "eu", depende do local, grupo de pessoa que estou eu me comporto de maneira diferente(as vezes meio bobo, as vezes sarrista).
Vitor, 06 Outubro 2009 - 17:40
A pagina do teste da erroooooooo!!!!
Ghiovana, 06 Outubro 2009 - 17:27
AMEI a reportagem!! só q eu acho q q a mãe tem mais influencia no filho.. do q diz a pesquisa..
Rayane Brito - BA, 06 Outubro 2009 - 16:21
Acredito que a personalidade não seja mudada tão facilmente. Ela é construída desde o seu nascimento.
Anderson, 06 Outubro 2009 - 16:18
Não consigo fazer o teste, tm erro na pagina!!!
Samantha Cipriano- São Paulo, 06 Outubro 2009 - 14:40
Olá pessoal da Super,vi um erro no ìndice. Na manchetinha do oráculo, (curiosidades) a frase está incorreta; deveria ser "Por que insistimos em não acreditar em òvnis?" e não "Por que insistimos em não acredita em óvnis?". Um beijo.
Jhon., 06 Outubro 2009 - 14:23
A página de teste nao abre.
Jhon., 06 Outubro 2009 - 14:23
A página de teste nao abre.
House, 06 Outubro 2009 - 14:13
People don't change
Ana, 06 Outubro 2009 - 13:57
Hei! A pagina do teste não abre :/
Gra, 06 Outubro 2009 - 13:55
Tbm não consigo abrir a página do teste!! :(
Cris, 06 Outubro 2009 - 13:47
A pagina do teste da erro, não consigo fazer!
Vivi, 06 Outubro 2009 - 13:39
NÃO COSIGO ABRIR O TESTE, DA ERRO NA PAGINA!!!
Marion, 06 Outubro 2009 - 11:36
Não consigo abrir o teste, qual o problema??
Juliana Lima - São Paulo / SP, 06 Outubro 2009 - 09:29
Com certeza eu gostaria de me mudar em relação ao tempo e horário. Eu fico contando na semana qual é o dia que eu chego no horário no trabalho, pois isso é quase sempre um milagre!
Thais *-*, 05 Outubro 2009 - 19:15
Concerteza, ciúmes .. è a pior coisa que tem na vida das pessoas ..
Victoria Flor da Anunciação Coelho, 05 Outubro 2009 - 17:36
Acho que, de certa maneira, todos temos controle sobre nossas vidas. Ou talvez eu só prefira acreditar nisso... Afinal, se todos os meus dias já estivessem definidos antes mesmo de existirem, eu preferiria não estar viva. P.S.: CADÊ O TESTE QUE VOCÊS PROMETERAM PRA HOJE?
Georgia, 05 Outubro 2009 - 17:28
Acho que não é possivel vc pode mudar de caracteristica ou a qualidade com ser cheroso ou fedido! Ser vc é simplismente vc conserteza eu não conseguuiria ser vc !
Priscila, 05 Outubro 2009 - 17:01
aai, cadê o teste?!?!
Valdelane Dias - Belo Horizonte - MG, 05 Outubro 2009 - 16:44
Ué, cadê o teste que estaria disponível hoje ?
juliana, 05 Outubro 2009 - 16:33
sim, cadê o teste?
Ronivaldo, Uberaba MG, 05 Outubro 2009 - 16:30
Esse comentário tem que voltar ao topo, gostaria de escrever tudo, mas já está tudo ai... e ela disse tudo... está ai: Patrícia, 02 Outubro 2009 - 14:53 Eu mudei minha personalidade aos 24 anos de idade (ainda bem q não deixei para depois dos 30) e sei o quanto é difícil tomar tal atitude. Mesmo tendo mudado, não acredito quando ouço "eu vou mudar" de alguém, porque sei que se tiver qualquer pressão ou vontade de terceiros que querem nossa mudança, nós não mudamos, por pirraça, vai entender, mas é verdade. Precisa-se de um momento muito ruim ou triste em nossa vida, que nos faça parar tudo e começar a nos analisarmos profundamente, para que você decidamos onde e o quê é preciso mudar em nós, e isso acaba sendo de forma silenciosa, sem alarde, sem propaganda para os outros "estou mudando", "vou mudar". Acredito que todos podem mudar, mas não acredito na força de vontade das pessoas para tanto, só acredito na frase "eu mudei".
Janete Pugliesi, 05 Outubro 2009 - 14:08
Cadê o teste de personalidade que estaria no site a aprtir de hoje?????
Tatiana, 05 Outubro 2009 - 13:58
alô, pessoal da Super! Cadê o teste de personalidade que estaria no site hoje? Estamos esperando ansiosamente! Abraço
João Eduardo- Ubá-mg, 04 Outubro 2009 - 22:01
Minha personalidade já foi diferente, mas estou na adolescência e devido a influências(amigos, familia etc...)ela está muito diferente.Isso é notável, não gosto de ser influenciado mas converso muito sobre o que me interessa e vejo que minha personalidade já mudou bastante! Realmente é possível mudar o seu jeito de ser!Abraço!
João Eduardo- Ubá-mg, 04 Outubro 2009 - 21:59
Minha personalidade já foi diferente, mas estou na adolescência e devido a influências(amigos, familia etc...).Isso é notável, não gosto de ser influenciado mas converso muito sobre o que me interessa e vejo que minha personalidade já mudou bastante! Realmente é possível mudar o seu jeito de ser!Abraço!
Ricardo Macêdo - Belém PA., 04 Outubro 2009 - 20:33
Mudar é sempre arriscado e dificil. Dificil encarar os comentários do Outro, seja ele amigo, namorada, parentes, colegas de trabalho, etc quando eles deixam de nos reconhecer. A assunção da própria liberdade levada com responsabilidade resulta em mudanças constantes mesmo que a longo prazo. Acho que é interessante pensar na mudança ligada ao auto conhecimento, assim saberemos no que devemos e poderemos mudar.
Higor Alexandre, 03 Outubro 2009 - 20:24
Eu tenho que mudar uma coisa: sou muito ansioso.Fico ansiso esperando a Super todo mês, esperando festas e até mudar de escola, como estou agora. Queria mudar isto, mas como (ainda) não dá, qual será a próxima matéria do mês que vem, Hein?
Ana Claudia, 03 Outubro 2009 - 18:35
Gostaria de sugerir a Super que fosse mais flexivel ao receber criticas dos internautas ou assinantes, há muito tempo veio notanto falta de respeito com as respostas aos assinantes da revista, e gostaria de lembrar a vocês que sao por causa de nós, assinantes, que a Revista se mantém ativa. Espero que minha sugestão seja colocada em prática. Obrigada e por favor, não me chinguem!
Eduardo - Montes Claros de Goiás, 02 Outubro 2009 - 23:45
Na página 75 da edição 270 logo abaixo do desnho das três crianças está escrito: "Diga-me com quem andas", e se refere à mesma como parte da Bíblia, mas não é. Afirmo e desafio qualquer pessoa a me provar que é!
EDUARDO, 02 Outubro 2009 - 23:43
Na página 75 da edição 270 logo abaixo do desnho das três crianças está escrito: "Diga-me com quem andas", e se refere à mesma como parte da Bíblia, mas não é. Afirmo e desafio qualquer pessoa a me provar que é!
Anônimo, 02 Outubro 2009 - 16:40
Acabei de ler a página 71 da nova super e vi algo que chamou minha atencão "múltipla personalidade...algumas pessoas riam dois ou mais eus dentro do mesmo cérebro...".Pois é, eu sou uma delas.Para ser cincero(a) dentro de mim existem 3 eus:um pensa negativamente, o outro pensa positivo, estes 2 vivem brigando.O último sou eu mesmo(a) que vive tentando entender as entranhas da minha cabeça tão confusa.Estes 3 eus só surgiram uando eu tinha sete anos.Eu tinha medo de ser a única pessoa no mundo que tivesse mais de um ser dentro da própria cabeça...
Patrícia, 02 Outubro 2009 - 14:53
Eu mudei minha personalidade aos 24 anos de idade (ainda bem q não deixei para depois dos 30) e sei o quanto é difícil tomar tal atitude. Mesmo tendo mudado, não acredito quando ouço "eu vou mudar" de alguém, porque sei que se tiver qualquer pressão ou vontade de terceiros que querem nossa mudança, nós não mudamos, por pirraça, vai entender, mas é verdade. Precisa-se de um momento muito ruim ou triste em nossa vida, que nos faça parar tudo e começar a nos analisarmos profundamente, para que você decidamos onde e o quê é preciso mudar em nós, e isso acaba sendo de forma silenciosa, sem alarde, sem propaganda para os outros "estou mudando", "vou mudar". Acredito que todos podem mudar, mas não acredito na força de vontade das pessoas para tanto, só acredito na frase "eu mudei".
Thales Deydson, 02 Outubro 2009 - 08:07
adorei aquela matéria sobre a personalidade, agora eu sei que eu posso deixar de ser odiado pelos colegas de sala, para ser um descolado adorado pela escola. Obrigado super eu estava mesmo precisando dessa matéria.
Priscila Medeiros, 01 Outubro 2009 - 22:36
A matéria da super comentou sobre os traços de neuroticismo e concordo:para uma pessoa passional e impulsiva como eu é complicado manter relacionamentos sem brigas constantes ou pensar bem antes de falar alguma besteira.Não acho que seja possível mudar completamente,mas para o meu bem e de todos que estão a minha volta é bom contar até mil e controlar o incrível Hulk que há dentro de nós!
Ana Luiza, 01 Outubro 2009 - 18:48
Cada um cria sua personalidade não é? Eu criei a minha e honestamente gosto muito dela, hoje em dia. Pois é, hoje em dia... Adimito que já fui uma vagante de personalidade, antigamente acho que não tive minha própria, mas hoje criei uma e é bem diferente e marcante. O que eu não gosto é daqueles quem vem imitar a nossa personalidade... tá imite, mas não copie tudo, nem use como 'sua personalidade'. Se eu pudesse mudar algo no meu psicológico hoje em dia seria para aumentar minha raiva com pessoas que já me prejudicaram bastante... antigamente eu me estourava muito fácil, hoje em dia eu mal dou-lhe uns gritos". A nãão ser, que eu esteja na tpm, que eu consigo me irritar super fácil, mas é mais fácil gritas com as pessoas as quais eu gosto do que com quem não gosto :(
Arthur Vale, 01 Outubro 2009 - 18:46
Acho que é possível mudar, mas de vez em quando sua antiga personalidade "volta" e o trás pra situações embaraçosas
Juliana, 01 Outubro 2009 - 18:24
Mudar totalmente sua personalidade é algo impossível, tem pessoas q "fazem" isso mais só para se passar por quem não é,para dar um impressão ou para fazer alguém achar que tem alguma coisa haver...
Espírito Indomável, 01 Outubro 2009 - 15:58
Mudar sua personalidade por completo é um coisa extremamente complexa e possivelmente poucas pessoas conseguem realizar tal ato, mas acredito sim, que é possível renascer e mudar completamente a sua trajetória. Não devemos nunca nos conformar com a pessoa que somos hoje, é preciso evoluir a cada dia, e a cada dia que passa devemos nos esforçar o máximo para nos aproximar de nossas virtudes, desenvolver o nosso caráter e nos aproximar de nossos valores, deixando o que tudo o que é superficial ou falho para tráz, caminhando assim para um trajetória de sucesso e evolução.
Nrm, 01 Outubro 2009 - 09:40
Onde é que fica aqui no site aquele teste que mostra nossa personalidade? Na revista tinha sobre a extroversão, neurótico e tinha um gráfico que mostrava cada traço de uma pessoa, e pelo que me recordo (a não ser que esteja enganado), ontem, li que teria um teste no site, ou será que estou delirando hehe ?
alessandro cardoso ribeiro-aracaju/se, 30 Setembro 2009 - 09:41
Nunca pensei em mudar de personalidade,mesmo porque além de ter caráter em minha formação moral, sou,pelo menos do ponto de vista psicológico "normal",só os psicopatas e sociopatas ,têm essa capacidade,além,é claro dos extelionatários e coisas do tipo.Quanto ao fato de alterar em mim traços psicológicos,prefiro deixar do jeito que está,só modifico as minhas ações,afinal sou humano e não sou perfeito e tenho essas noções justamente por ter em meus traços psicológicos "o bom senso".
Celina Brasil, 30 Setembro 2009 - 07:25
Caro Renato Santini,concordo com vc: Ignorancia é sempre irritante!Entao faça um grande favor a sociedade, leia a matéria "Da para mudar de personalidade?" e se esforce.Um forte abraço (carinho tambem faz milagres). Celina Brasil. Pindamonhangaba, S.P
Publicidade

Superinteressante

[1987 - 2009] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.