Ana Carolina Barros Ferreira, 23 Junho 2009 - 09:03
A Super nos induziu logo no início a ler a matéria, já aplicando o método do "desafio". Estou certa?
Essa foi uma das reportagens de maior proveito para mim atualmente. E o melhor de tudo é que isso não tem nada de sobrenatural, é a arte da persuasão mesmo.
Parabéns pela iniciativa do conteúdo, e muito obrigada por publicar este comentário, estou ansiosa para vê-lo na próxima edição!
Tatiana Kerolin - Caruaru PE, 20 Junho 2009 - 20:54
Passo dia tentando manipular as pessoas, afinal quem não quer ter tudo o deseja? Quem nunca tentou manipular alguém, minta agora ou confesse! Uso argumentos sejam lá de que planeta eu "arrumo" até convencer a outra pessoa de que eu estou com a razão. Sempre procuro ver se a outra pessoa tem um melhor conhecimento que eu em determinada situação, facilitando assim meu exito. Também vale aquele jeito de falar de "menina pidona", ninguém resiste a uma carinha de anjo. Normalmente sorrisos, segurança, gentileza, ajudam na hora de conseguir persuadir. E manipular está presente em todas as aréas,seja no trabalho, em casa ou com o namorado; nada melhor do que levar o méritos de "boa moça".
João Henrique Muniz Conte, Porto Alegre RS, 04 Junho 2009 - 01:19
Deixo meu comentário neste tópico pois previsivelmente será o mais polêmico da edição,além de ter percebido uma sutil conexão. Achei a matéria um bom pretexto para dirigir-me diretamente ao responsável por responder os comentários dos leitores. De fato, o assunto vem carregado de uma acidental (ou não) ironia, pois os comentários publicados são previamente escolhidos, de forma que os que leremos na próxima edição são precisamente aqueles que incitam uma discussão, o que os mais paranoicos poderiam acusar de "tentativa de adestramento através do controle". Mas não viso a condenar a possível manipulação dos textos dos leitores. As opiniões conflitantes são uma das partes mais instigantes da revista. Meu real objetivo é conhecer, ao menos virtualmente, o responsável por comentar estes comentários. No auge de meus 16 anos, procuro ansiosamente um intelecto favorecido, ao menos semelhante ao meu ( 3 dígitos é alguma coisa!) a fim de ter minha autobiografia comentada (garotas de 15 anos que promovem o diálogo e entendimento entre os pais e filhas conseguem... por que não?), meu epitáfio elaborado e outros possíveis serviços a fins. Ah, também gostaria de ver meu comentário publicado e comentado (favor, não economizar nas doses de sátira e ironia... é um prato cheio, eu sei!) na próxima edição. Grato
Amanda , 01 Junho 2009 - 18:03
noooooossaaaa esses da super sao SUPER!!!! SUPER LOUCOS!!!!!!!!!!adestrar pessoassss????????? ADOREIIIIII!
Amilton Coitinho, 29 Maio 2009 - 10:41
O diabetes tem cura!
Meu nome é Amiltom Coitinho tenho 47 anos, sou casado e resido em Arapongas Pr. Como muitas pessoas eu também sofri muito por causa da diabete, eu não sabia o que tinha até que um dia eu passei mal e fui levado já quase em coma para o hospital. Fiz muitos exames e um deles deu diabete tipo dois já num gral muito elevado, pois, eu já estava ficando sego, fiquei internado e quando recebi alta veio a decepção, o doutor me disse que eu tinha que tomar insulina pelo resto da vida. Entrei em depleção, não aceitava ser escravo de insulina, mas, tomei-a durante três longos anos, ai comecei a procurar remédios caseiro, até que me ensinaram um tal de chá de JAMELÂO, eu estava disposto a qualquer coisa pra se livrar da insulina. Mesmo sem acreditar que ia me curar eu comecem tomar o chá de JAMBOLÂO, pois, eu não tinha nada a perder. E não é que depois de três meses tomando o chá de JAMBOLÂO fui ao medico medir a diabete, e, a surpresa, a diabete tinha sumido, o medico disse que eu não era mais diabético e não precisava mais de insulina, não é incrível? E agora já faz dois anos que eu não tomo mais insulina graças a Deus e ao chá de JAMBOLÂO. É difícil acreditar, pois, eu também não acreditava, mas, estou totalmente curado e levo uma vida normal já há dois anos, e agora eu quero que outras pessoas que sofrem com esse mal também sejam curadas. Façam o chá de JAMBOLÂO mesmo que você não acredite, pois, eu também não acreditava, mas, façam você não vai perder nada, e o JAMBOLÂO pra quem não a conhece é uma arvore semelhante a um pé de jabuticaba só que maior, mas que da umas frutinhas idênticas à jabuticabeira, procure-o com pessoas do sitio eles vão te arrumar, pois, ele é muito comum nos sítios. PEGUE DEZ FOLHAS DE JAMBOLÃO DEIXE-AS SECAR E VERVA EM DOIS LITROS DE AGUA, GUARDE NA GELADEIRA E TOME TRES COPOS DURANTE O DIA E CONTINUI COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL, VOCE VAI VER QUE EM ALGUNS MESES ESTARA LIVRE DE APLICAR ISULINA. EU ESTOU E A MINHA DIABETE ERA A TIPO DOIS, AMILTOM COITINHO, FONE (43)-8804-2760.
Filipe Sacramento, Camaçari - BA, 27 Maio 2009 - 15:08
As táticas podem até ser boas, se vistas a "grosso modo". Só existe um problema: O resultado é GERALMENTE satisfatório, mas nem sempre. Essas táticas foram criadas a apartir da observação do comportamento humano. E, por isso, são falhas, pois nós, somos um tanto quanto imprevisíveis.
Queria mesmo era poder me adestrar!
Estayne Roberto - Barcelona-RN, 27 Maio 2009 - 13:07
Sinceramente fiquei CHOCADO quando ainda na capa encontrei o título "Aprenda como Adestrar Pessoas"... Na hora pensei, meu Deus vão nos ensinar a dominar pessoas!!!??? Parecia até que seríamos levados a técnicas de hipnose, tortura psicológica ou até mesmo a uma nova forma persuasão barata. Mas como estudante de psicologia me choquei muito mais pelo comentário que existam psicólogos envolvidos nisso pois tentar entender o que há por trás das pessoas persuasivas tudo bem, mas daí criar técnicas e dicas com a finalidade de adestrar pessoasi é demais... ADESTRAMENTO SERVE PARA ANIMAIS "IRRACIONAIS" PESSOAS NÓS CONQUISTAMOS OU MESMO CONVENCEMOS!!! Que os behavioristas ortodoxos me perdoem mas técnica cientificamente testada, estritamente positivista e mecanicista já era! As pessoas são livres e os termos "adestrar" soou como prender, como escravizar e em alguns momentos pareceu ser mais proveitoso simplesmente o interesse que as gentilezas de uma amizade verdadeira, aquelas que a gente chega e diz "pô quebra meu galho ai, vai. te devo essa!" MAAAAAAAAAAS... adoro a super e isso foi realmente minha impressão inicial depois de ler até ri um pouco pois na prática isso acontace sim, e muuuuuito!!! Valeu galera super, mas marionetes não enhnh!!!
Estayne Roberto, 27 Maio 2009 - 13:05
Sinceramente fiquei CHOCADO quando ainda na capa encontrei o título "Aprenda como Adestrar Pessoas"... Na hora pensei, meu Deus vão nos ensinar a dominar pessoas!!!???
Parecia até que seríamos levados a técnicas de hipnose, tortura psicológica ou até mesmo a uma nova forma persuasão barata.
Mas como estudante de psicologia me choquei muito mais pelo comentário que existam psicólogos envolvidos nisso pois tentar entender o que há por trás das pessoas persuasivas tudo bem, mas daí criar técnicas e dicas com a finalidade de adestrar pessoasi é demais...
ADESTRAMENTO SERVE PARA ANIMAIS "IRRACIONAIS" PESSOAS NÓS CONQUISTAMOS OU MESMO CONVENCEMOS!!!
Que os behavioristas ortodoxos me perdoem mas técnica cientificamente testada, estritamente positivista e mecanicista já era!
As pessoas são livres e os termos "adestrar" soou como prender, como escravizar e em alguns momentos pareceu ser mais proveitoso simplesmente o interesse que as gentilezas de uma amizade verdadeira, aquelas que a gente chega e diz "pô quebra meu galho ai, vai. te devo essa!"
MAAAAAAAAAAS... adoro a super e isso foi realmente minha impressão inicial depois de ler até ri um pouco pois na prática isso acontace sim, e muuuuuito!!!
Valeu galera super, mas marionetes não enhnh!!!
lane miranda, santarem - pa, 27 Maio 2009 - 12:19
sou chantagista por natureza, uso dessa tecnica para conseguir o que eu quero, e sempre consigo.coitada da marcia, minha grander amiga que faz tudinho que eu peço com muito carinho.
marcia, 27 Maio 2009 - 12:16
tenho uma amiga no trabalho que tudo que ela pede pra eu fazer é através de chantagem emocional e o mais me irrita é que ela consegue.
Jaqueline Braga - São Vicente / SP, 23 Maio 2009 - 23:26
Engraçado, sempre tive uma facilidade imensa de persuadir isso desde pequena. Vezes me policio pra não fazer isso, mas quando vejo já fiz e as pessoas estão fazendo o que eu quero sem se dar conta disso, rsrrs.
Macabro, né? Isso me possibilita "sentir" quando alguém está tentando me perduadir, ou seja, nunca dá certo.
edna librelato-laguna-sc, 23 Maio 2009 - 21:59
Tenho um metodo simples de fazer com que façam as coisas do jeito que eu acho certo, a principio sempre faço um elogio a pessoa ou a algo que eu veja significar muito pra ela,por exemplo:''seu jardim é muito lindo,vc deve ser muito dedicado pra conseguir fazer ele ser assim''.A seguir ''sugiro'' que a pessoa faça o que eu quero,por exemplo:''eu acho que se vc consegue manter esse jardim tão bem cuidado,vc conseguiria tb assumir essa responsabilidade,afinal só alguem muito capaz como vc poderia fazer isso.''Ninguem deixa de fazer algo que somente ela seria capaz.
Leo, 23 Maio 2009 - 16:07
Persuado diariamente! A minha vida é basicamente procurar argumentos pra convencer o meu marido de que as decisöes que eu tomo säo (quase sempre) as mais adequadas. Ao levantar: "É melhor tomar vitamina de morango com banana" (mas ele quer de granola)..."É melhor almoçar frango com arroz(mas ele quer carne vermelha) etc...etc... MEU SONHO É QUE ALGUÉM ALGUM DIA ME CONSIGA CONVENCER DE ALGO!!!
Silvano de Paulo- Antonina Pr, 23 Maio 2009 - 11:16
E se formos adestrados para mudar de vida e melhorarmos como pessoa? Acho que tem muita gente sendo adestrada para estes fins, pois foi esta, talvez, a única forma efetivamente eficaz de tornar aquela pessoa melhor para ela, e a para a própria sociedade. Gostei da matéria.
Natália Carneiro, 22 Maio 2009 - 18:54
Manipulação é uma palavra muito forte, mas a persuasão esta sim, está presente na vida de todos nós diarimente. Somos persuadidos por políticos, por vendedores, por veículos de comunicação, por pessoas mais instruídas que nós, o tempo todo. Qualquer um que seja bom de papo, que tenha argumentos é capaz de persuadir uma pessoa com menor conhecimento.
Laila Ingrid, Petrlina-PE, 22 Maio 2009 - 18:37
Quem nunca foi manipulado atire a primeira pedra. A matéria foi tão instrutiva que, quem sabe eu até aprendo pelo menos a me defender de uma possivel estratégia ? Com as 28 dicas infalíveis dá até pra tentar mudar de caça pra caçador!!!!
fernando n dionizio, 22 Maio 2009 - 17:14
Pois bem todos nos somos manipulados e de uma certa forma todos nos somos adestrados por alguns profissionais.
Um publicitario por exemplo ele estuda durante alguns anos simplesmente para que com apenas uma imagem ou cena possa nos fazer comprar algo, e sabemos que isso funciona.
por outro lado as pessoas ja tem umas com as outras formas de manipular seja para uma brincadeira inocente ou por alguma maldade, tudo consiste em saber analisar a forma de agir e pensar da outra pessoa e saber utilizar aquilo contra ou a favor daquilo que vc quer conseguir.
Persuadir, manipular e seduzir sao coisas que o ser humano ja nasce sabendo so basta colocar na pratica.
Dificil e imaginar que um bebe possa saber algo desse tipo e estudos comprovam que realmente eles sabem bem como manipular os pais.
Esse e so um exemplo de como e forte esses atributos no ser humano desde que usados para a coisa certa.
Everton Levi, 22 Maio 2009 - 17:14
Todos somos manipulados, de várias formas, mas fica mais fácil se você já vai conversar com o manipulados querendo manipulálo ! Mas, pensando bem, todos somos manipulados no dia-a-dia! Não tem como correr ! Seja rico ou pobre!
Fernando Fazzane - Tatuí/SP, 20 Maio 2009 - 16:19
Acredito que a base do adestramento é sempre a mesma: por medo ou recompensa.
As pessoas e os animais têm inclinação ao condicionamento de uma atitude a um sentimento. Quando ao realizar determinada atitude ou pensamento o resultado for esperado ou conhecido, estamos adestrados! Pode ser por medo ou por recompensa, faremos ou deixaremos de fazer sempre por causa desta visão de futuro próximo (recompensa ou ameaça iminente). Incrível como mesmo com milhares de anos de evolução algumas condições são tão irraizadas em nosso ser... que herança!
Joaquim Silva, 20 Maio 2009 - 15:33
A melhor fora de "adestramento", par qualquer animal, seja racional ou não, é feita através do reconhecimento de alguma ação. E uma coisa leva a outra...uma vez reconhecido, as açõespositivas se repetem naturalmente.
Giselle - Volta Redonda, RJ., 20 Maio 2009 - 13:38
Muitas vezes induzimos as pessoas a fazerem o que queremos sem perceber, ja em outros casos a quem faça por maldade!!Bem, acho que todos ja manipulamos e ja fomos manipulados, faz parte!!!!!!!!!!!!!
Rodrigo Nunes, 20 Maio 2009 - 10:56
Na verdade a manipulação das nossas mentes não se tratam exatamente de um ato de maldade, são apenas atitudes "extras", não muito corretas pra conseguir o que queremos. Acho que manipulamos e somos manipulados a todo tempo, mesmo não querendo, por nossas mães, namoradas,etc.Manipulamos, com sorrisos dóceis e idéias "aproveitadoras". Não tem jeito, esse tipo de manipulação, faz parte da natureza humana!
AlexSandro Costa, 19 Maio 2009 - 20:05
Durante todos os anos que eu estudei, sempre tinha mais mulher na sala do que homem. Com isso eu aprendir como as mulheres fazem para ter o que elas querem como elas manipulam os homens é sempre com um jeitinho carinhoso, degosa, vem acariciando.
E eu sei manipular sei fazer com que as pessoas me digam o que eu quero ouvir. Você tem fazer fazer que a pessoa pense que ela esta falando por vantade própria.
Ananindeua_pa
barbara, 19 Maio 2009 - 17:55
Já manipulei e acho que já fui manipulada...
o truque é parecer dócil ao mesmo tempo em que você impõe aquilo que quer que a pessoa faça.Se você se mostrar muito submisso a pessoa á ser manipulada se arma contra você.Ao contrário de quando você se mostra maleável,mesmo que sem querer a pessoa te vê como um ser frágil e manipulável.Ou seja se arme primeiro mas aparente ser um gatinho manhoso,ela nunca desconfiará de você.Depois disso faça o que quiser com ela,e ela nem sente!!
Lais, 18 Maio 2009 - 16:07
A palavra adestramento leva a coisa muito para um lado animal por mais que o ser humano seja na verdade um animal irracional. Mas a cerca desse assunto expande-se um leque de objeções, podendo-se rapidamente associar a palavra adestramento a manipulação, chantagem e etc. Mas o poder de persuasão do ser humano vem se mostrando cada vez mais forte na sociedade, e isso acontece desde os primordios da existencia animal, sempre alguém que por algum motivo é eleito mais forte, mais apto para tal habilidade tem suas próprias convicções, suas verdades e usa de tal status para convencer a todos de que a sua maneira de pensar é a correta e que assim dessa maneira todos os que compartilharem dessa opinião com tal pessoa será beneficiado, mas mesmo diante de um significado válido, adestramento é algo delicado, e pode ser usado para as mais variadas formas, beneficiando a várias, ou só a uma pessoa.
Erik Pereira - Curitiba/pr, 18 Maio 2009 - 16:00
- O pai, me dá 5 reais?
- O que, 4 reais? o que voce vai fazer com 3 reais? Eu tenho 2, quer 1?
julio, 17 Maio 2009 - 21:19
Alguém vivo e informado, percepe rapidamente a intenção do manipulador, e suas tecnicas, cai fora rapidinho,tudo tem que ter boa intenção.
Mardoqueu Leite de Melo Junior - Zé Doca/Ma, 17 Maio 2009 - 02:27
"Pra adestra pessoas tem que fazer igual a SUPER, oferece algo INTERESSANTE, e depois cobre o preço por ele". Vocês me adestraram a ter sede de conhecimento.
Mardoqueu Leite de Melo Junior, 17 Maio 2009 - 02:14
"Pra adestra pessoas tem que fazer igual a SUPER, oferece algo INTERESSANTE, e depois cobre o preço por ele". Vocês me adestraram a ter sede de conhecimentos.
Zé Doca - Maranhão
Pirata, 16 Maio 2009 - 21:49
Persuasão.
Quando falamos em persuadir logo pensamos em manipulação, logo pensamos em adentrar na mente de uma pessoa muitas vezes sem a permissão da mesma, pensamos também em usar de uma visão que temos um pouco e só um pouco mais agussada. Para persuadir uma pessoa não simplesmente tentamos entrar em sua mente através de palavras e frases chaves, é preciso haver um entrosamento, entrosamento este que podemos adquirir de forma fácil, muitas vezes com um OI, BOM DIA ou alguns comprimentos que damos que são palavras e frases chave pois nos pôe no mundo de quem queremos conhecer, quando falamos e somos falados por conta disto podemos afirmar que també por conta doutra pessoa nos foi dada esta, para ela própria e assim podemos ir mais afundo em nossa linear forma de ver a correção de personalidade, Qual o nosso propósito para com a persuasão?, Qual o nosso propósito para com a correção da personalidade do outro?, é preciso pensarmos muito bem antes de assumir a responsabilidade de trabalhar a personalidade de alguem pois precisamos estar também para assumir e trabalhar sadios as nossas próprias falhas e assim corrigi-las.
Kaio C. de Oliveira, 16 Maio 2009 - 21:17
É um assunto muito delicado, porém se observarmos de forma mais detalhada, torna-se simples de entender.
Como persuadir uma pessoa? A resposta é simples e única: saiba usar seus métodos de influência sobre a mente, mais especificamente a emoção. Se uma pessoas entrega-se emocionalmente a você, é simples persuadi-la. Use essa vantagem a seu favor, uma pessoa emocionalmente frágil não se preocupa em medir o que fala. Faça as perguntas certas e pronto!
Contudo, para você utilzar essas dicas é preciso que se aproxime da pessoas em questão. É um processo que demora um pouco, porém o retorno é inevitável. Saiba os pontos fracos, desejos e,obviamente, os pontos fortes da pessoa para você não cometer erros. Após todas essas fases, você estará apto a persuadir qualquer pessoa.
Valéria - Tailândia/Pará, 16 Maio 2009 - 19:39
Uma vez minha prima me perguntou se eu tinha uma luzinha a laser. Eu respondi (inocentemente) que não. Então ela falou:"Ah, então compre rápido, que vai faltar amanhã, e vai ficar bem caro mesmo. Veja, essa que eu tenho eu faço por 5. Por aí vende-se por 10!"
Comprei na hora. Só depois de ler a SUPER é que vi que ela manipulou minha cabeça. Mesmo sendo enganada, achei incrível.
Kendi - São Paulo, 16 Maio 2009 - 19:25
Persuadi pessoas este sim é um tema que chama atenção de todos, pois nos dá a sensação de poder, porém devemos ter cuidado, as vezes o jogo pode mudar. Já li livros sobre persuação, existem muita técnicas porém nem sempre funcionam e você pode acabar passando por calculista. Mas uma coisa que eu aprendi que para manipular uma pessoa e que ela goste de você é simples, mostre a ela algo que ela queira e precise, isso sim torna você um manipulador e quanto maior for a necessidade desta pessoa, maior será o grau de sua manipulação. Pense nisso!
JAQUELINE, TOLEDO/PR, 15 Maio 2009 - 16:40
Além das técnicas citadas na matéria, sempre que preciso convercer meus filhos de alguma coisa lanço mão de uma que até agora tem sido infalível, acompanhar o horário do sono deles e por dois minutos após adormecerem sussurar no ouvido o comportamento desejado. O último foi para minha bebê passar a noite inteira no berço, considerando que ela estava a dias seguidos indo para minha cama. Foram três noites que falei ao ouvido dela e problema resolvido, sem manhas, sem choros e sem desgastes tive minha privacidade de volta.
alessandra, 15 Maio 2009 - 14:31
não, mas é uma ideia a se pensar!
Anderson Leonel, 15 Maio 2009 - 12:57
Estou sendo persuadido a comentar aqui...
por acreditar em idéias as quais posso ter sido treiando a acreditar.. então no que devemos acreditar?. Que posso convencer através do convencimento no qual eu mesmo posso ter sido convencencido. Então posso resumir que a vida é baseada em persuadir convencer e coisas e tal.
Como dia a Lei de Truman:
"Se não pode convencer confunda-os".
Acho que é assim que a vida basea-se em alguns momentos de convencer e de confudir pra em fim convencer...ahah e resumir "adestrar" pessoas!
melquisedec, 15 Maio 2009 - 12:38
comentárioTudo isso é uma grande balela, pois até os comentários que li, e tinham alguma aparência de inteligência foram baseados no fato de que em algum momento quem o escreveu o fez por influência de persuasões e manipulações que já sofreu.
Não critique quem é persuadido pela política do "pão e circo" com seu bolsa disso, bolsa daquilo, porque você já está persuadido pela sede do poder e do capitalismo. Não critique quem é persuadido nos bancos das igrejas a crer na religião, pois você é persuadido, nos bancos das escolas a crer no ateísmo. Não critique quem foi persuadido a crer na criação, pois você, foi persuadido a crer na evolução.Não critique aquele que foi persuadido a viver em família, pois você está sendo persuadido a viver em grupo. Não critique quem defende um ponto de vista, pois você o faz baseado no fato de que foi manipulado a defender o contrário.Cuidado com a mídia TV, Radio, net, jornais e revistas. Cuidado com os bancos onde você asenta, saiba que todo lugar é usado para influenciar e persuadir e você será usado como massa de manobra. Por isso, eu torno a afirmar: TUDO ISSO É UMA GRANDE BALELA, e se você discordar de mim, eu só lamento, mas, saiba que o faz por que foi treinado, manipulado e persuadido a isso.
Víictor Lückemeyer Machado Carrion, 15 Maio 2009 - 10:58
Estamos sendo adestrados desde a política do pão e circo da Roma antiga.
Onde os poderosos fazem parecer que seus preceitos são os verdadeiros.
Onde a mídia conduz as massas para o ponto em que deseja.
Ou pensam que as pessoas mais esclarecidas não sabem que existem psicólogos por trás de todos os rumos que traçam para a sociedade.
Infelizmente o que iimporta é o dinheiro. O valor de uma pessoa está na sua conta bancária, não no seu caráter, e na sua vontade de ajudar o próximo e construir um mundo melhor...
Mas a casa está caindo e em breve o capital nada valerá!
Estamos evoluindo?
Desde Cristo somente andamos para trás...
Que Deus tenha piedade de nós!
Rafael Almeida , 14 Maio 2009 - 15:24
Isso acontece o tempo todo.
está vendo ?
Ou você acha que enquanto lê não está sendo influenciado, persuadido a acreditar nisso.
Sayuri, 14 Maio 2009 - 11:54
Pra adestrar é só não dar escola, saúde, condições dignas de vida e trabalho. Depois é só dar Bolsa família, Bolsa escola, Bolsa daquilo outro...
Assim, vc aliena e faz alguém feliz!
Carlos Eduardo do C Pereira, 14 Maio 2009 - 09:37
Fácil! Primeiro, não lhe deixe pensar, apenas ensine a obedecer sem questionar. A seguir, suborne, com falsos sentimentos, falsas idéias e perspectivas equivocadas. Procure pessoas que discutem na fila, e não na câmara de deputados; ou, que acusam, mas não se articulam para uma ação civil pública contra alguém que (manipulados que são) acham que " tem poder". Quando na verdade, o poder que fulano (político) tem é o tamanho do medo e da imobilidade da comunidade. De-lhes sexismo, consumismo e um boi-de-piranha. Atente para os noticiários, veja como não mostram o ponto de vista contraditório, fundamento do princípio da imparcialidade.São mestres em manipulação.
De-lhes uma remuneração que não os permita viver com dignidade, para que usem o tempo tentando sobreviver, sem sobrar tempo e dinheiro para ler, viajar, estudar, cuidar da saúde. Ensino público? sim, mas sem esquecer de cobrar material escolar daquela marca, daquela livrarira. Eleições diretas? sim, mas os representantes não são obrigados a voto aberto, exatamente nas questões mais importantes para a sociedade, aí é secreto.E por aí vai, o Brasil só tem uma certeza: um bando de competentes mal-intencionados o administra e legisla. Setecentos sobre cento e oitenta milhões de pessoas manipuladas, que têm medo, ignoram os instrumentos que a Constituição dispõe, nem tem articulação. Isto é manipulação. Lembrou-me o livro, A Rebelião das Massas, do espanhol Ortega y Gasset.
Carlos Eduardo do C Pereira, 14 Maio 2009 - 09:37
Fácil! Primeiro, não lhe deixe pensar, apenas ensine a obedecer sem questionar. A seguir, suborne, com falsos sentimentos, falsas idéias e perspectivas equivocadas. Procure pessoas que discutem na fila, e não na câmara de deputados; ou, que acusam, mas não se articulam para uma ação civil pública contra alguém que (manipulados que são) acham que " tem poder". Quando na verdade, o poder que fulano (político) tem é o tamanho do medo e da imobilidade da comunidade. De-lhes sexismo, consumismo e um boi-de-piranha. Atente para os noticiários, veja como não mostram o ponto de vista contraditório, fundamento do princípio da imparcialidade.São mestres em manipulação.
De-lhes uma remuneração que não os permita viver com dignidade, para que usem o tempo tentando sobreviver, sem sobrar tempo e dinheiro para ler, viajar, estudar, cuidar da saúde. Ensino público? sim, mas sem esquecer de cobrar material escolar daquela marca, daquela livrarira. Eleições diretas? sim, mas os representantes não são obrigados a voto aberto, exatamente nas questões mais importantes para a sociedade, aí é secreto.E por aí vai, o Brasil só tem uma certeza: um bando de competentes mal-intencionados o administra e legisla. Setecentos sobre cento e oitenta milhões de pessoas manipuladas, que têm medo, ignoram os instrumentos que a Constituição dispõe, nem tem articulação. Isto é manipulação. Lembrou-me o livro, A Rebelião das Massas, do espanhol Ortega y Gasset.
Raphael Kabashima, 13 Maio 2009 - 23:04
Para adestrar uma pessoa existe o modo de antgamente que seria na base da porrada e uma coleira de leve ou o modo mais atual, implanta um chip na cabeça e hipinotiza a pessoa.
Rodrigo Lucas, 13 Maio 2009 - 17:27
me esquecendo... mas lembrando... rs...
Eu Sou de Rio Grande da Serra - SP
Rodrigo Lucas, 13 Maio 2009 - 17:24
Eu pude observar que pra você manipular também é necessário ter a vozmais forte.
Lembra da história de que o Elefante é maior mas o Leão leva vantagem? não seria o seu rugido?
Abraços.
Ana Paula Alves, 13 Maio 2009 - 14:41
Manipular é característico do homem. Todas as pessoas agem na tentativa de conseguir aquilo que lhes interessa. Certamente, sou vitíma disso todos os dias mas, com o passar do tempo, a atenção e a consciência do ato nos torna menos vulneráveis à prática.
thauanne rocha - 15 anos, 13 Maio 2009 - 13:21
manipular pessoas é muito complicado, vc já nasce com isso, é da personalidade.Isto é uma arte de palavras, precisa saber oq e como ser dito, às vezes a energia que vc emite quando fala é tão importante quanto aquilo que vc diz.Também podemos ser manipulados pelo senso comum que é um perigo,pois quando muitas pessoas dizem uma coisa e só vc discorda, na maioria das vezes acaba achando que o errado é vc
thauanne rocha - 15 anos, 13 Maio 2009 - 13:19
manipular pessoas é muito complicado, vc já nasce com isso, é da personalidade.Isto é uma arte de palavras, precisa saber oq e como ser dito, às vezes a energia que vc emite quando fala é tão importante quanto aquilo que vc diz.Também podemos ser manipulados pelo senso comum que é um perigo,pois quando muitas pessoas dizem uma coisa e só vc discorda, na maioria das vezes acaba achando que o errado é vc
Paulo Victor, 13 Maio 2009 - 10:21
Tenho TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR, e durante uma crise na fase de "mania" sentia como se pudesse manipular as pessoas (familiares). Para isso usava apenas do Racicínio Lógico, cconvencendo-os que a minha proposta era bem melhor... Sempre conseguia o que queria.
Simone Moraes, 12 Maio 2009 - 16:54
Com certeza, toda mulher usa e abusa do poder de persuasão pra conseguir qualquer coisa.
Simone Moraes, 12 Maio 2009 - 16:54
Com certeza, toda mulher usa e abusa do poder de persuasão pra conseguir qualquer coisa.
Deyvid, 12 Maio 2009 - 16:45
Já somos controlados desde o dia do nosso nascimento. Somos adestrados pelos nossos pais, pelo governo, pelas leis e pela sociedade em geral.
E aquele q teima em fazer o q quer de verdade acaba sendo punido assim como um cão teimoso!
Guilherme,t. cortez, 12 Maio 2009 - 14:28
Pessoas assim existem em todos os lugares, uma pena eles acharem que são esperto tmando tal tipo de atitude...
valeu...
Willian José Frauches - Cachoeiro de Itapemirim, 12 Maio 2009 - 08:21
A arte de dominar pessoas é algo que me fascina. Traz a memória nomes com o de Hitler, um excepcional orador, e o de Jesus Cristo. A diferença é para o que eles utilizaram a arte de domar pessoas. Hitler usou para tentar extirpar os judeus, Jesus Cristo para divulgar o evangelho da salvação. Dois lados totalmente diferentes, representando uma mesma arte.
Parabéns pela reportagem!!!
Willian Douglas 15 anos - Belo Horizonte/MG, 12 Maio 2009 - 02:13
Eu acredito plenamente na idéia de você manipular as pessoas, não só por "favorzinhos" que você faz para a pessoa e que ela vai te retribuir, mas até mesmo como você interage e trata a pessoa, seu jeito, é como se fosse química mesmo, se vocês se derem bem, se a química do "esse é o cara" bater você consegue fazer com que ele(a) coma na palma de sua mão.
É uma questão de carisma, forma de tratamento, eum pouco de lábia!
Edna Guidini, 11 Maio 2009 - 20:14
Pessoa de personalidade não se adestra. Não sou adestravel. Não gosto de adestrar ninguém. Sou de opinião. As vezes ouço tudo na maior calma o que desejam que eu faça (como por exemplo, uma vendedora de roupas ou sapatos querendo que eu os compre) No final, digo: "não" ou vou pensar. Não há nada que me convença a fazer quais quer coisa que não desejo de fato. Acredito que assim como eu, exista outras pessoas com o mesmo temperamento meu.
Adestrar pessoas não existe. O que existe são pessoas que não tem opinião própria. Ai, entra o poder das pessoas ardilosas.
Augusto Dhiogo, 11 Maio 2009 - 00:04
Concereteza o Benjamin Linus teve acesso a esta Revista!, não tem outra esplicação para seu incrivel poder de persuasão, alguem Discorda?
Ágatha Velasco, 10 Maio 2009 - 12:38
Bom, já fui adestrada sim, o que o amor não faz né?
Agora deixei de ser besta, tá pra nascer o homem que vai me dominar de novo......
kétleen villalba rocha, 10 Maio 2009 - 09:08
Nunca me convenceram de nada mas eu já usei e uso essa tecnica áte hoje sou uma lider nata e adoro ter o gostinho de saber que interferi na vida ou decisões de alguém.
Realmente basta saber adestrar pois nada resiste há uma conversa cativante um olhar pidão e uma boa labia, os sadomasoquistas, os piscopatas todos eles só conseguem levar suas vitimas para um determinado lugar por sua simpatia e conversa se eles conseguem nós pessoas sãs tambem podemos é só treinar!!!
Max-Rocha, 10 Maio 2009 - 00:13
Nunca prestei muita atenção, mas creio que consigo muita coisa apenas sorrindo para as pessoas. O sorriso mostra que você está feliz por estar com aquela pessoa, seja apenas conversando, seja negociando.
M.F. (SP), 08 Maio 2009 - 20:37
Beem, li a matéria da Super de Maio sobre persuasão e no mesmo dia me deparei com uma sirtuação apresentada na revista: Uma mulher que faz curso comigo e que não me simpatizo muito foi extremamente gentil me oferecendo carona. Diante desse ato de generosidade, fiquei um tanto quanto constrangida por ter um pré-conceito sobre ela.. Ainda não veio o favor, mas com certeza virá logoo logoo!
Um leitor qualquer da Super, 08 Maio 2009 - 20:20
Eu acho que um amigo meu é muito bom em "adestrar" pessoas,usando uma técnica simples para vencer qualquer discurssão:"a arte de chatear",como ele própio a chama.O que ele faz é que,quando está tentando convencer alguém a fazer algo,ele desanda a falar rápido como uma metralhadora inúmeros motivos para que se faça tal coisa.Ele chega a falar por horas,e por isso sempre derrota o oponente no cançaso:só para se livrar dessa chateação,seus adversários fazem logo o que ele quer.Eu própio já fui uma "vítima" desse macabro e desumano método...
Rayane Brito, 08 Maio 2009 - 19:45
Não concordo com Rodrigo Barros. A Super é sim muito interessante. Ela apenas nos deu o que nós sempre exigimos - CONHECIMENTO. Cabe a cada um saber a que ideia seguir.
Rodrigo Barros, Olinda - PE, 08 Maio 2009 - 17:59
O mundo não é estranho, é confuso. Na edição passada a Super publicou uma matéria sobre lavagem cerebral e alertou os leitores para que não caissem na lábia de gente pretensiosa e oportunista. Este mês, a mesma Super publica um manual de como adestrar pessoas. Tsc tsc tsc. Imparcialidade? Talvez. Super interessante? Não, talvez não.
Juliana, 08 Maio 2009 - 17:29
acho muito interessante esse papo e já até consegui resultados com algumas pessoas
Camilo Moreira, Nova Europa - SP, 08 Maio 2009 - 13:48
Muito boa a reportagem. Ainda acho que nem todas as dicas funcionam, mas a maioria acredito que sim. Ainda acho que o melhor jeito de persuadir é com dinheiro.
Angélica Vidal, 07 Maio 2009 - 23:46
Adestrar pessoas realmente funciona. Eu tenho amigos com aquela mania chata de fazer piadinhas idesejáveis, mas eu os convenci de que não devem fazer isso comigo (embora ainda façam com os outros...)
Tiago abrantes, 07 Maio 2009 - 17:58
Achei super d+ a idéia de ensinar as pessoas como adestrar os outros não vou mostrar a revista para nenhum dos meus amigos só para eles não aprender. Já eu vou tentar arranca favores nunca atendidos antes!!!
Alno Poiares - C. Canoa/RS, 07 Maio 2009 - 11:03
Estava no meu trabalho lendo a SUPER quando uma cliente chegou e estava olhando alguns produtos. A última parte que li da reportagem antes de atende-la foi "Ressalte que o produto é popular e quem já o comprou". Querendo testar a tática eu disse: "esse aqui é o que eu mais vendo". Batata, a cliente decidiu pela compra no mesmo instante.
CHUCK, 06 Maio 2009 - 14:02
Ratificando:
Sou a favor do uso deste método desde que para fins benéficos, porém, abomino quando trata-se de tirar vantagens, isto é desprezível!
CHUCK, 06 Maio 2009 - 13:56
Manipular pessoas...hummm...que coisa desagradável!
Será que sendo uma pessoa sincera e verdadeira, não daria certo? Particularmente me sinto melhor.
A vários exemplos ditos anteriormente: manipulação, adestramento é doutrina e disciplinas para animais, apesar que, temos muitos animais muito mais racionais que seres humanos, ou "homo sapiens". rs
Juliano Brito Charqueadas RS, 05 Maio 2009 - 21:21
Pessoal é o seguinte,sabem como se adestra um cachorro?é assim.A Gente coloca uma coleira daquelas que enforcam e diz assim:
Senta! e se ele não sentar vc pucha a coleira enforcando ele,e empurra a traseira de em direção ao chão.
Faz isso umas trinta vezes até q ele obdeça,dai qando ele faz vc da um biscoito pra ele e diz:Bom garoto!
Com o ser humano é igual,a gente tem que ser constrangido para aprender as coisas.
Mayra - Ilhabela -SP, 05 Maio 2009 - 20:27
Tudo uma questão de prática do uso da técnica do ''docontra'', apenas acrescente um ''NÃO'' antes da ordem a ser dada e a pessoa obedecerá sem saber que está sendo iduzida, legal né? :P
géssica de magalhães ( santarem-Pará), 05 Maio 2009 - 17:49
oi galera interessante!....achei SUPER bacana e tambem ironico essas dicas.rs.Isso mostra como o ser humano ,apesar de ter conseguido chegar a categoria de Homos sapiens sapiens,guarda em si fraquezas que o o aproximam cada vez mais dos seus ancestrais,,,pena..pois quanto mais queremos evoluir mais nos mostramos incapazes de controlar nossos proprios atos...inclusive os de querer dominar e controlar a mente alheia.coisa feia,,mas util para manter estavel a relação a 2..hehe,,valew...vou correndo matar minha fome.(devorar a Super!)
géssica de magalhães ( santarem-Pará), 05 Maio 2009 - 17:45
oi galera interessante!....achei SUPER bacana e tambem ironico essas dicas.rs.Isso mostra como o ser humano ,apesar de ter conseguido chegar a categoria de Homos sapiens sapiens,guarda em si fraquezas que o o aproximam cada vez mais dos seus ancestrais,,,pena..pois quanto mais queremos evoluir mais nos mostramos incapazes de controlar nossos proprios atos...inclusive os de querer dominar e controlar a mente alheia.da ate medo.,hehe,,valew...vou correndo matar minha fome.(devorar a Super!)
Ana Paula P. Monteiro Biguaçu-Sc, 05 Maio 2009 - 15:39
Tenho uma cachorrinha chamada Rama (Deusa da bondade) e ela é muito pouco exigente.Ela é muito delicada,mas também bagunceira.A gente faz que ela nos obedeça sem bater...Ela é muito carinhosa (lambiçona)e tão linda...Ela tem um pelo (pêlo) muito brilhoso...Ela é mistura de rotwailer com pastor belga,por isso é muito ciumenta...Vocês já viram cachorro ciumento?
Thaís Amaral- SP, 05 Maio 2009 - 15:06
Minha poodle sempre faz aquele olhar de Gatinho-do-Shrek quando quer comer ou sair. Me sinto inutilizada frente à instintiva persuasão animal.
Gustavo "Gesus" Favini - Jacarezinho - PR, 05 Maio 2009 - 14:27
Gostei da matéria sobre como adestrar pessoas. Será muito útil na minha empreitada de dominação mundial.
Marcos Juliano, 05 Maio 2009 - 13:11
Li a matéria com a minha namorada e foi muito engraçado. Ela disse: agora sei suas técnicas, não adianta mais...
Haiana Andrade, 04 Maio 2009 - 23:15
Seria mais interessante ainda uma nova matéria sobre como não cair em técnicas de persuasão!
Haiana Andrade, 04 Maio 2009 - 23:05
Adorei a matéria "Como adestrar pessoas?" Somos influenciados o tempo todo, seja por pessoas que convivemos, pela sociedade, pela SUPER... É necessário ser persuasivo! O mesmo acontece quando você deseja conquistar a confiança de alguém, basta passar confiança a essa pessoa, compartilhar algum segredo por exemplo!
Tiago - Adamantina-SP, 04 Maio 2009 - 22:24
Nós bons vendedores sempre usamos essas técnicas de persuassão. Lembro-me de quando trabalhava em uma loja que vendia roupas de grifes famosas, e sempre chegava aquela pessoa que usava um número maior do que o dela, (ex: com calças, ela usava 48, mas falava que usava 42), naturalmente se você trouxesse uma no número que ela falasse não iria caber, e se você trouxesse a outra com o seu verdadeiro tamanho iria desaponta-la.
Solução: Sempre mostre algumas calças masculinas com formato unissex e veja como a sua cliente sai feliz!
Ah! E não fiquem achando que sou um caso isolado, isso acontece em todo lugar!
Fabiane Carolyne - Estudante - Olinda/Pernambuco, 04 Maio 2009 - 20:10
Gostei muito da matéria sobre Como Adestrar Pessoas. Acho interessante a temática, sobre o poder da persuasão... tão importante na área jurídica, jornalística e tudo o mais. E por que não seria importante na nossa vida, também? Muitas vezes não damos conta do quão somos manipulados pelas pessoas, a todo tempo, e é muito bom aprendermos esses 'truques', para sabermos quando estamos sendo influenciados a tomar certas decisões, ainda que não seja o que nós queríamos. Ou... para usá-los quando queremos contar uma vantagem básica para nós. Ah, vai... todo mundo merece um empurrãozinho quando estamos fazendo algo que não vá prejudicar ninguém, não é mesmo?
Andrew's São Paulo/SP, 04 Maio 2009 - 20:07
Ops, esqueci de colocar cidade/estado...rs
Andrew's, 04 Maio 2009 - 20:05
Se você disser o que a pessoa quer ouvir para que ela confie em você (desde que o que você disser não seja uma mentira), fazer perguntas como se resposta que ela vai dar não lhe tivesse importância significativa ou se até mesmo você fazer com que a pessoa concorde com a sua linha de raciocínio que não está totalmente correta,pode fazer com que a pessoa faça o que você quer. Qualquer pessoa consegue saber as coisas mais íntimas de uma outra pessoa sem precisar nem ao menos perguntar...
Natália Sanchez - Advogada Santa Bárbara D´Oeste - sp , 04 Maio 2009 - 19:49
No direito há uma frase famosa que diz: " O fato só é fato no momento que acontece, o que sobra é apenas interpretação." Como profissional do direito temos que persuadir muitas pessoas, uma dica que dou é acreditar e falar com convicção, você achando no seu inconsciente a a mentira amis deslavada é verdade, leva os outros a acreditarem que é uma verdade. Um advogado bom é aquele que trás confiança ao seu cliente. Fiz técnico em publicidade e propaganda, neste curso aprendi a induzir as pessoas, não para seu mal, mas para a mesma ter ais confiança em si mesma, isso é muitíssimo importante no Direito, pois a pior coisa é ir para uma audiência com seu cliente despreparado, gaguejando na frente do juíz.
Somos o tempo todo manipulados pela mídia, pelos políticos. Temos que ser éticos, e saber usar a manipulação para ajudar as pessoas e não apenas para tirar vantagem de situações.
ALESSANDRO CARDOSO RIBEIRO-ARACAJU-SE, 04 Maio 2009 - 18:22
Apesar das mulheres serem graduadas no processo de manipulação,nós homens também temos nossas artimanhas(somos sujeitos e objetos nesse jogo).Eu mesmo,por diversas vezes já fiz isso,que eu me lembre desde a infância,chorando por exemplo,para conseguir ludibriar meus pais ou me fazendo de vítima ,pra conseguir o que desejo.Na verdade nessa nossa sociedade do"espetáculo",onde somos manipulados a cada instante pela mídia para o consumo ou mesmo pelo "jogo sujo" da política, isso é que é ruim.Contanto que não seja de forma "maquiavélica",vale a pena, afinal como diz o ditado popular:"quem não chora naõ mama".
Sighard Alan de Souza Seidel, 03 Maio 2009 - 21:47
Sou manipulado e manipulo a todo momento (trabalho em banco).
Pessoas choramingam na minha mesa, geralmente após contar uma história, para que eu quebre alguma regra do sistema e libere o que elas desejam mais rapidamente.
Tive que aprender a controlar o sentimento de piedade para ser não ser passado para trás com fraudes.
No final, se dá bem aquele que correu atrás pra aprender como manipular mais e ser menos manipulado.
XxxXxxX, 02 Maio 2009 - 22:39
as técnicas 'Como seduzir' Para homens* foram todas tiradas dos PUAS, até as frases são as clássicas usadas pela comunidade.
ALINE CARLESSO, 02 Maio 2009 - 10:45
Com certeza, a técnica da persuasão é muito utilizada por mim.Faço faculdade de Relações Públicas e já aprendei que temos que ser muito persuadores em nossa profissão.As pessoas persuadem sem saber as vezes, sempre que queremos algo usamos este apetrecho que sempre dá certo( pelo menos comigo)
O pior é que quem está sendo persuadido for inteligente daí ele não cai na nossa por nada! hahah
ALINE CARLESSO, 02 Maio 2009 - 10:43
Com certeza, a técnica da persuasão é muito utilizada por mim.Faço faculdade de Relações Públicas e já aprendei que temos que ser muito persuadores em nossa profissão.As pessoas persuadem sem saber as vezes, sempre que queremos algo usamos este apetrecho que sempre dá certo( pelo menos comigo)
O pior é que quem está sendo persuadido for inteligente daí ele não cai na nossa por nada! hahah
Luiza Helena - Uberlândia-MG, 01 Maio 2009 - 17:53
A relação entre os seres humanos é permeada por situações onde cada um procura saber qual o limite do outro através da observação de suas emoções, isto se dá consciente ou inconscientemente. Quem manipula o outro o faz com consentimento, pois todo manipulado de uma forma ou de outra encontra-se sensível, ou carente a ponto de submeter-se a manipulação seja no campo amoroso, profissional, familiar ou outro qualquer.
Renan Freitas, 01 Maio 2009 - 15:00
Acredito que à todo momento as pessoas, consciente ou inconsciente, as pessoas acabam usando de técnicas de influência e "adestramento" para conseguir que façamos algo para privilegia-las.
As relações de interesse são o que movem as amizades, afinal, quando deixamos de oferecer um mínimo que favorece o interesse do outro passamos, então, à inúteis para outra pessoa.
Bonine John., 01 Maio 2009 - 14:25
Tática: Mostrar que você confia somente naquela pessoa.
-Eu só confio em você!
Ela se sente bem e faz o que voce quer. Sempre deu certo.
Wallace de Moura Nascimento, Sp Sao paulo , 01 Maio 2009 - 10:12
Nossa eu fazia isso e nem sabia , a tática da sedução "De um gelo" eu faço desde que me conheço por gente e me rendeu bons resultados até hoje =]
Bacanississima Matéria :D
Renata Villa Lobos - BH -MG, 01 Maio 2009 - 01:25
Morei quase um ano com uma pessoa ue me manipulou ao extremo... fez com que eu desconfiasse de todos que estavam ao meu redor, insinuava que todos tinham inveja e quando me deixou, estava com a autoestima na lama.
Ele conhecia bem as pessoas... rs... até hoje fujo de gente que diz que "me conhece melhor do que eu mesma", que "sabe de tudo", que "não mente e conhece quando alguém mente pra ele"... epq não dizer, pessoas efusivas, que chegam "boazinhas" e demonstrando muita ocnfiança...
Clemencia Dalpiaz deOliveira Pouso Redondo S/C, 30 Abril 2009 - 21:04
Os políticos não sabem fazer outra coisa senão estarem a toda hora tentando induzir os eleitores a crerem que o que eles prometem,falam ou fazem é tudo sincero e veredadeiro. Estes sim devem fazer vários cursos para induzirem o povo a crer e depois a esquecer no que creram.Urgentemente uma matéria e cursos para o povo se defender destes hipinotizadores,induzidores e não sei o que mais!!!!!!!
Monique Hellen Bettcher Cachoeiro de Itapemirim ES, 30 Abril 2009 - 19:04
Acho que cresci com certas táticas de manipulação, por exemplo quando menor comia o que ganhava mais rápido e ficava pedindo meus irmãos pra poder comer os deles, sei que era gula mais mesmo assim conseguia sempre. Isso vem conosco quando nascemos,basta saber aperfeiçoar a medida que vivemos.
Malandro que é malandro tem manipulação na aba do boné.
monique hellen Cachoeiro ES, 30 Abril 2009 - 19:00
Bom Praticamente nos dias de hoje todo mundo usa a manipulação, sempre uso estas táticas em telemarketing, até por que vivia ligando para eles. Neste momento estaria eu tentando manipulá-los e colocar meu comentário na revista, mais ainda não aprendi o resto das façanhas.
Maria Lúcia Beraldo Juiz de Fora. MG, 30 Abril 2009 - 16:50
Uma vez eu e meu irmão André estávamos dentro de um ônibus, quando o motorista arrancou com o carro e uma senhora que ainda estava entrando quase caiu. Ela ficou muito assustada, e foi sentar-se no lugar dos idosos ( ao lado do motorista) e ficou uns 5 minutos reclamando no ouvido dele. Quando ela finalmente parou de falar, meu irmão, psicando o olho para mim, disse em voz alta: mas esse motorista está errado mesmo...nem terminou a frase e a mulher voltou a reclamar, falando por quase quinze minutos direto. Tivemos até cãimbra no estômago por segurar tanto o riso!!!
Ana Paula Gonçalves, 30 Abril 2009 - 16:25
Sim! As técnicas de persuasão são constantes; utilizamos-as sem mesmo perceber. Todos utilizam. Seja em casa, no trabalho.. a todo momento!
Gostei muito das Pequenas Táticas para o Dia-a-Dia. Certamente facilita muito. A propósito, recados bem simpáticos com Post-it são sempre uma boa opção para quebrar o gelo ou até mesmo comunicar algo que não é tão "legal". Já recebi Post-it personlizado... é uma graça!
maria rodrigues pereira, 30 Abril 2009 - 10:29
durante nossa existencia aqui naterra passamos por momentos de indução a fazermos o que não queremos.eu já passei por momentos onde fui induzida a fazer algo que não queria,como assumir um compromisso matrimonmial,foi pura indução onde passei 29 anos achando que a pessoa com quem estava casada gostava de mim e que só me deixaria quando a morte nos separasse,pura ilusão,fui passada para trás e hoje estou só,porem mais alegre do que antes.
Carlos Eduardo, 30 Abril 2009 - 07:51
Começar com algo banal, é o mais picareta de todos e parece msm que as pessoas sabem disso ... essa reportagem foi exelente para se defender desses manipuladores infiéis. =D
Renato Alvarenga - Campo Grande, MS, 29 Abril 2009 - 12:21
A última que me fez isso foi a Super, no início dessa matéria, vai dizer que não perceberam que fomos induzidos a ler? Mas como a Super já havia publicado outra materia com o mesmo assunto (não me recordo quando) pude pegá-la no pulo do gato e li a matéria por último. ^^
Giovanna Besagio Calegari - Maringá - PR, 28 Abril 2009 - 22:54
Em uma loja de roupas, ao invés de ser persuadida pela vendedora, fui persuadida por minha mãe. Quando ela viu um macacão azul piscina na vitrine, se apaixonou por ele e praticamente me obrigou a prová-lo, pois disse que era a minha cara, eu não achei a roupa lá grande coisa, mas a minha mãe elogiou tanto que eu começei a olhar no espelho e me achar linda. Concordei em comprar a peça, mas ao chegar em casa percebi que eu ficava ridícula com o macacão. Até hoje não o usei e nem sei onde ele foi parar.
rodrigo vinicius, 28 Abril 2009 - 10:00
li a reportagen e tente botar em pratica com minha namorada , no começo ela axou muito estranho eu agando ela toda vez que ela fassia uma coisa que me agradaçe !!
foi muito bom ter essa semsaçao de poder em suas mao!!
miriã de jesus, 27 Abril 2009 - 21:30
na verdade eu é que acabei persuadindo uma amiga.
Ela tinha discutido com uma menina da sala dela
e ela queria "tirar satisfações"na hora da saida, e eu queria ver ali mesmo ,eu e outra menina ficamos:
vai la c ñ for agora ñ vai ser +
ela vai trazer a mãe e ñ vai dar ela vai ficar por cima
vai vc é maior q ela ,ela ñ vai nem ver d onde vc saiu
vc vai ficar como covarde
ai ela saiu uns 2 min depois ´so ouvi os meninos gritandos porrada!!!!!
ela deu uma surra tão grande na menina
+acabo q eu pensei q ela ñ ia fazer,!! nada ela ñ estava afim de brigar ...
foi causa do psicologico q jogamos nela ,coitada...
Leandro Torrezan, 26 Abril 2009 - 17:49
Esqueci de dizer, sou de Piracicaba-SP!!!
Leandro Torrezan, 26 Abril 2009 - 17:35
Isso acontece com todo mundo e o tempo todo; está acontecendo agora, enquanto dou meu comentário ou quando vejo um anúncio me dizendo pra assinar a Super; ninguém que esteja vivo está livre disso; está em todo o lugar... Caraca, isso parece Matrix!!!!
Bruno José Cunha de Jesus, 26 Abril 2009 - 01:07
Seguindo as dicas trazidas pela revista você já esta sendo influenciado.
Alberto Carvalhal Campos, 25 Abril 2009 - 23:00
Veja no google: NOVA TEORIA DA CRIAÇÃO DO UNIVERSO.
Ana Kelly, 25 Abril 2009 - 18:37
Eu já vi este método ser usado em maridos... mas com criança também funciona.
A mente humana funciona através de dor e reconpensa: o que causa prazer e é considerado reconpensa será inevitavelmente repetido, ainda que a pessoa não perceba; quando uma ação causa dor nós evitamos repetir a dose, como no caso de pisar na cauda de um gato x3
Heron Shimura, São Paulo-SP, 25 Abril 2009 - 16:53
Vou tentar usar umas dessas técnicas da matéria para fazer com que algum dos meus e-mails enviados à abril seja respondido. Já foram uns quatro, para editores, repórteres e para a própria editora e até hoje nunca obtive uma resposta sequer.
Verônica , 25 Abril 2009 - 13:44
Saber falar bem, dominar o idioma já é meio caminho andado para ser mais convincente. Somos diariamente alvos de tentativas de persuasão, um exemplo é o número de comerciais e propagandas a que somos expostos com frequência. É a velha retórica..
TAGALHUTS , 25 Abril 2009 - 12:03
QUE MARRA HEIN MODESTIA NAO EXITE NESSE CORPO
NE SHASHAHSHAHSHAS
*Jeny*, 25 Abril 2009 - 12:02
Gatinhas ja sao adestradas por si!!!
TAGALHUTS, 25 Abril 2009 - 11:55
JENI ELE QUE TE ADESTROU ENTAO SAHSHAHSHAHSHAAS TO BRINCANDo!!!!!!!!!!!!
*Jeny*, 25 Abril 2009 - 11:53
Akele e pior q um cavalo chucro tagal!!!
tagal huts , 25 Abril 2009 - 11:51
jeni como adestrar o aurelio shahshahshahshsh!!
Ricardo Casablanca, 25 Abril 2009 - 09:40
Nossa.. a Soraia conhece mesmo, pois ela sabe que adestrar pessoas é diferente de adestrar animais....uahua
Muito interessante essa reportagem...por isso admiro muito o trabalho da Super
Thiago de Almeida Mazieiro, 24 Abril 2009 - 20:52
Eu gostei da matéria porque mostra o que muitas pessoas fazem e acaba ajudando aqueles que não fazem a não caírem nesse 'truque', além de fazer com que todos aprendessem a 'arte da persuassão'
Soraia, 24 Abril 2009 - 18:44
Adestrar pessoas entendo q seja diferente de adestrar animais. Por sermos seres pensantes, não raro criticamos os comandos recebidos. Mas se comando atingir o nosso subconsciênte qdo o consicênte estiver desatento perante a situação e não consiga identificar o comando como um alarme vermelho, creio que seremos sim induzidos a desejar obedecer ao comando.
Meu pai é uma pessoa com poder de persuassão/sedução (tanto com as mulheres, qto com as situações). Muito rigosoro, sempre nos acusou (eu e meus irmãos) de sermos bobos/ ingênuos e de q as demais pessoas eram sempre mais espertas e mais competentes que a gente. Sempre que surgia uma situação ele mostrava o quanto era esperto e como era fácil enganar, extrair das pessoas o q ele queria.
Hoje sou insegura, desconfiada, tenho baixa estima e enfrento dificuldades em saber competir. Afinal, foram anos de adestramento (e durante a infância), comandos emitidos por uma das pessoas em quem eu mais confiava.
MAGALI, 23 Abril 2009 - 21:01
Nossa!! Adorei a reportagem. Tem tudo aver com o que trabalho: LÍNGUA PORTUGUESA.
Antonio Brás Constante, 23 Abril 2009 - 15:37
Sim, uma vez isso aconteceu comigo. Entrei em um fórum e a pergunta que estava lá me induziu a fazer o que a pessoa que colocou a pergunta queria, ou seja, escrever uma resposta, o que foi mais interessante, ou melhor superinteressante é que isto aconteceu agora...