Ir para conteúdo | Ir para menu do site | Ir para home do site

Superinteressante

Superinteressante

Fórum

Fórum da Revista Superinteressante
RSS

Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas da revista. Por favor, informe seu nome, cidade e estado.

Ciência do preconceito

Até a nossa Constituição foi influenciada por preconceitos raciais, a eugenia. Você já foi vítima de preconceito?

Sergio, 12 Agosto 2009 - 08:26
não seria melhor de se viver sem preconceitos raciais , sexuais, classe sociais, culturais, idades ? o ser humano tem como obrigação desejar a felicidade do seu semelhante, os animais matam por unica forma de sobrevivencia, o homem tem várias outras alternativa, simplesmente mata porque está desistindo de viver ou quer prevalecer o poder em outras pessoas. não acredito que possamos ser felizes nesse planeta de tanta violencia, quando uma pessoa diz que é feliz, ou ela está fechando os olhos para o ser humano que está vivendo na miséria, na escravidão das drogas, na violencia que pode ser considerado uma ameaça para sua própria família. infelizmente não conheço nenhuma crença ou religião que tem como objetivo cultivar a felicidade, também não conheço nenhuma pessoa que precisa ser superior a outra pessoa. vivemos piores que os animais distruimos a natureza e achamos que não precisamos dela. As crianças nas escolas se preocupam com a tecnologia em primeiro lugar a natureza não tem tanto valor. realmente o mundo se torna cada vez mais sujo e realmente as pessoas se importam com o presente.
não seria melhor de se viver sem preconceitos raciais , sexuais, classe sociais, culturais, idades ? o ser humano tem como obrigação desejar a felicidade do seu semelhante, os animais matam por unica forma de sobrevivencia, o homem tem várias outras alternativa, simplesmente mata porque está desistindo de viver ou quer prevalecer o poder em outras pessoas. não acredito que possamos ser felizes nesse planeta de tanta violencia, quando uma pessoa diz que é feliz, ou ela está fechando os olhos para o ser humano que está vivendo na miséria, na escravidão das drogas, na violencia que pode ser considerado uma ameaça para sua própria família. infelizmente não conheço nenhuma crença ou religião que tem como objetivo cultivar a felicidade, também não conheço nenhuma pessoa que precisa ser superior a outra pessoa. vivemos piores que os animais distruimos a natureza e achamos que não precisamos dela. As crianças nas escolas se preocupam com a tecnologia em primeiro lugar a natureza não tem tanto valor. realmente o mundo se torna cada vez mais sujo e realmente as pessoas se importam com o presente.
maria, 04 Agosto 2009 - 17:08
mas não tem jeito mesmo, muitos dos religiosos, de qualquer religião, dizem que a sua própria religião é a melhor, ou que eles são os "escolhidos de Deus" ou whatever. Tudo bem, que acreditem então, mas há um grande - e mau - caminho entre isso (viver em harmonia com suas crenças) e impor sua suposta "superioridade" aos demais... Sou atéia, (atéia, não agnóstica) mas respeito outras formas de crença que não as minhas, e acredito que todos deveriam fazer o mesmo!
maria, 04 Agosto 2009 - 16:33
Carolina, levando a sua queixa ao pé da letra (inclusive porque eu concordo, essas escolas de inglês e afins custam caro) existem cursos de graça, e a internet cumpre bem com isso... se quiser uma dica, existem softwares que podem ser baixados para que você aprenda diversos idiomas, e um site bom é o byki.com (agora não me lembro em que língua ele está, mas considero uma ótima fonte para interessados, existem mais de cem pacotes de idiomas gratuitos)... Não, isso não foi relevante em relação à pergunta, mas acredito que muita gente possa usar essa informação, então, tá aí... ;)
Carolina Manzine Alves, Jundiaí, 30 Junho 2009 - 16:45
Caros amigos da Super. Navegando pelos links do site desta revista megainteressante me senti excluída, o que se encaixa em discriminação. Isso por que, como a maioria dos brasileiros, não sei falar Inglês e vocês insistem em publicar vídeos "interessantes" somente e totalmente em Inglês. Eu juro que gostaria de saber esta língua, não por que eu goste dela, mas pela necessidade de sabê-la no mundo de hoje. Como muitas pessoas, para ter um bom curso de línguas terei que abrir mão do pagamento de necessidades básicas de uma pessoa que tem família, como o aluguel da minha casa ou das contas que temos que pagar todo mês caso eu não queira tomar banho gelado ou até mesmo nem chegar a tomar banho... Peço um pouco mais de atenção para nós, ignorantes na língua inglesa! Imploro...publiquem os vídeos com legenda! Obrigada
Eric Nabor - ericnabor.wordpress.com, 16 Junho 2009 - 10:18
Corretissima Karin!!!!!!!!Da mesma forma que os evangelicos tambem devem respeitar as demais religiões que existem.Insfelismente dentro das igrejas existem pessoas que não usam de prudencia e sabedoria para tratar a respeito!!!!!!!!
Karin Carimbó- Curitiba, 15 Junho 2009 - 13:26
E a discriminação religiosa? Hoje a maior religião do país é evangélica, mesmo assim, todos vinculam esta religião com "alguns" pastores que só sabem pegar o dinheiro dos fiés, além da gozação por falarmos glória a DEUS ou aleluia. A constituição também prevê como crime a discriminação religiosa. Que vivamos em paz, todas as religiões do país !!!
Rodrigo Lúcio de Souza Jacarezinho Pr, 12 Junho 2009 - 13:47
Não sofro discriminação pela raça mas sou cadeirante e sei muito bem o que é ser vítima do preconceito. Espero que um dia a mentalidade das pessoas mude.
Beatriz, Rio de Janeiro - RJ, 08 Junho 2009 - 03:08
Sim, mas pelo contrário da maioria dos racismos. Eu tenho a pele branca e já fui descriminada em muitos lugares por isso sendo entitulada de patricinha ou coisas do tipo: o que essa menina branquela faz aqui? E o que acho mais engraçado é as pessoas se ofenderem por serem chamadas de "pretas", talvez por essa não ser realmente a cor delas, mas nunca vi alguém se ofender de verdade por ser chamada de "branca", mesmo essa não sendo sua cor real. Alguém já? Branco é papel, preto é o céu.
Marco Antonio A. Damaceno, 07 Junho 2009 - 16:59
Num país onde a maioria das pessoas são mestiças não poderia haver esse tipo de problema. Muitos nesse país não podem mais se considerar branco ou negro devido a mistura de tantos povos. Engraçado que se andarmos pelas ruas brasileiras encontramos vários casais interraciais e ainda temos esse problema do preconceito. No mínimo estranho.
Simone Maricato, 06 Junho 2009 - 21:51
O mais triste em relação ao preconceito é perceber que ele está de tal forma arraigado em nossa sociedade que mesmo em crianças é possivel encontrá-lo. Sou professora do Ensino Infantil e Fundamental e algumas preferem nao se sentar ao lado de uma criança negra e ouvir palavras que denigrem o outro é comum, o que mostra que, infelizmente, o preconceito está londe do fim.
Bruna Morais Lapa , 04 Junho 2009 - 13:51
Somos vitimas do preconceito diariamente, acho que já é um hábito da população formas de preconceito, não só por questoes raciais, mas também existem preconceitos religiosos, politicos, economicos, e etc. O preconceito faz parte da população por diferismos uns dos outros até an forma de pensar, de vestir, de falar, de ser. E ao olharmos para dentro de nos mesmos podemos perceber que essas diferenças nunca vão ser igualadas socialmente falando, ou seja sempre haverá preconceito!
Mariangela Chapenski, 30 Maio 2009 - 20:23
acredito que, infelizmente, todos nós ja fomos vítimas de preconceito, basta vc ser um pouco diferente!!! mas o que considero mais assutador, é que muitas vezes somos nós os preconceituosos!!
Eric Nabor - Sp - ericnabor.wordpress.com , 27 Maio 2009 - 11:22
O que é que o chá de JAMELÃO tem a ver com o tema?????????
Amiltom Coitinho, 25 Maio 2009 - 10:33
Meu nome é Amiltom Coitinho tenho 47 anos, sou casado e resido em Arapongas Pr. Como muitas pessoas eu também sofri muito por causa da diabete, eu não sabia o que tinha até que um dia eu passei mal e fui levado já quase em coma para o hospital. Fiz muitos exames e um deles deu diabete tipo dois já num gral muito elevado, pois, eu já estava ficando sego, fiquei internado e quando recebi alta veio a decepção, o doutor me disse que eu tinha que tomar insulina pelo resto da vida. Entrei em depleção, não aceitava ser escravo de insulina, mas, tomei-a durante três longos anos, ai comecei a procurar remédios caseiro, até que me ensinaram um tal de chá de JAMELÂO, eu estava disposto a qualquer coisa pra se livrar da insulina. Mesmo sem acreditar que ia me curar eu comecem tomar o chá de JAMELÂO, pois, eu não tinha nada a perder. E não é que depois de três meses tomando o chá de JAMELÂO fui ao medico medir a diabete, e, a surpresa, a diabete tinha sumido, o medico disse que eu não era mais diabético e não precisava mais de insulina, não é incrível? E agora já faz dois anos que eu não tomo mais insulina graças a Deus e ao chá de JAMELÂO. É difícil acreditar, pois, eu também não acreditava, mas, estou totalmente curado e levo uma vida normal já há dois anos, e agora eu quero que outras pessoas que sofrem com esse mal também sejam curadas. Façam o chá de JAMELÂO mesmo que você não acredite, pois, eu também não acreditava, mas, façam você não vai perder nada, e o JAMELÂO pra quem não a conhece é uma arvore semelhante a um pé de jabuticaba só que maior, mas que da umas frutinhas idênticas à jabuticabeira, procure-o com pessoas do sitio eles vão te arrumar, pois, ele é muito comum nos sítios. PEGUE DEZ FOLHAS DE JAMELÃO DEIXE-AS SECAR E VERVA EM DOIS LITROS DE AGUA, GUARDE NA GELADEIRA E TOME TRES COPOS DURANTE O DIA E CONTINUI COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL, VOCE VAI VER QUE EM ALGUNS MESES ESTARA LIVRE DE APLICAR ISULINA. EU ESTOU E A MINHA DIABETE ERA A TIPO DOIS, AMILTOM COITINHO, FONE (43)-8804-2760.
Edson Borroso- Curitiba, 24 Maio 2009 - 11:15
Enquanto portugues, espanhóis, alemães, ucranianos e poloneses ganharam milhões de hectares de graça quando da suas vindas ao Brasil, os negros foram soltos feito bicho, numa abolição de escravatura fajuta e desumana. Que o Brasl inteiro comece a gritar pela lei da compensação aos negros e mulatos. Mitos milionários de hoje foram beneficiados com dinheiro público no passado.
Marcelo de Paula- Curitiba, 24 Maio 2009 - 11:09
A gradne arma que os negros e mulatos tem em suas mãos para vencer o preconceito deve ser a capacidade de construção de uma vida pautada no estudo, trabalho e honestidade. Discursos vazios e o grito por" medidas compensatórias" que minimizem a vegonha da abolição em1888, nunca trarão à nação traços de igualdade. Enquanto isso não ocorrer Brasil será uma república federativa cheia de árvores e de mulatos e negros dizendo ADEUS !
Agnello Galvid São Paulo, SP, 21 Maio 2009 - 19:13
Me impressionou saber que o Brasil tinha fortes influências eugênicas e que estavam inclusive na Constituição. Eu pensava que isso era somente coisa dos EUA, e que o Brasil sempre fora um país que tinha uma miscigenação grande e orgulho das diferenças étnicas.
Mariana Ciotta, 20 Maio 2009 - 19:11
Nunca me passou pela cabeça que algo como isso ocorreu, e tenho certeza que muitas pessoas também não sabiam desse fato. Acho importante a divulgação, pois ainda hoje existem pessoas que pensam dessa maneira.
Rebeca Nascimento - Guapimirim, RJ, 20 Maio 2009 - 13:26
Dizer que existem outros tipos de preconceito além do racial não ameniza o fato de este existir. E em larga escala. E mesmo que o estranhamento ao que é diferente seja inerente ao ser humano, como defendem muitos, isso não justifica usar meios científicos, políticos e sociais para pôr em prática uma aniquilação ao que não agrada a determinados indivíduos. Saber que em pleno século XX havia intenção de privar os "inaptos" - dentre eles, os negros - de ter uma vida normal ou, mesmo uma vida, só ratifica a necessidade de que hoje tenhamos ações afirmativas para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Na minha opinião, a lei de cotas é uma tentativa de reparar todo esse descaso histórico, que aconteceu de forma quase oficial até bem pouquinho tempo. A reserva de vagas para deficientes físicos - também "inaptos" - em concursos públicos é outra demonstração dessa tentativa. Não dá pra ignorar fatos da magnitude daqueles patrocinados por Khel e outros e querer que as coisas se resolvam sozinhas! O ser humano não é muito confiável...
Rebeca Nascimento, 20 Maio 2009 - 13:15
Dizer que existem outros tipos de preconceito além do racial não ameniza o fato de este existir. E em larga escala. E mesmo que o estranhamento ao que é diferente seja inerente ao ser humano, como defendem muitos, isso não justifica usar meios científicos, políticos e sociais para pôr em prática uma aniquilação ao que não agrada a determinados indivíduos. Saber que em pleno século XX havia intenção de privar os "inaptos" - dentre eles, os negros - de ter uma vida normal ou, mesmo uma vida, só ratifica a necessidade de que hoje tenhamos ações afirmativas para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Na minha opinião, a lei de cotas é uma tentativa de reparar todo esse descaso histórico, que aconteceu de forma quase oficial até bem pouquinho tempo. A reserva de vagas para deficientes físicos - também "inaptos" - em concursos públicos é outra demonstração dessa tentativa. Não dá pra ignorar fatos da magnitude daqueles patrocinados por Khel e outros e querer que as coisas se resolvam sozinhas! O ser humano não é muito confiável...
Jairo Campos, 19 Maio 2009 - 12:36
Sinceramente?... Ser discriminado não é só se ridicularizado frente ao público, ou ter direitos restritos na sociedade.A discriminação forma-se desde a criação da criança.Pais por questão de "ética" impõe ao filho que ele não pode dizer que sua tia é feia ou o quanto está gorda. "Não diga isso meu filho, é feio" ou "kkk ele está brincando, não está?" são uma das frases usadas para impor a hipócrisia aos filhos.Desde então a criança cresce restrita á sociedae, não podendo impor o que pensa.Logo, de forma implicita, há disciminalidade.e que posteriomente será répassada aos filhos.
Marcelo de Paula, Curitiba, 18 Maio 2009 - 01:07
Quero dizer que a SUPER, ao dar "alfinetadas" na igreja evangélica, está comtendo o crime de discriminação religiosa. É fácil para mim separar os techos desrespeitosos acerca da Igreja que mais cresce no país: a igreja evangélica. É fácil para mim entrar com uma ação popular contra vocês ! Não podemos confundir liberdade com desrepeito !
Thiago Bezerra, Salvador-BA, 17 Maio 2009 - 21:21
Quando me deparei com a matéria, de início me autodenominei um ignorante, ou pelo menos, um desinteressado aluno nas aulas de História, mas pensando um pouquinho mais, relembrando e ciente do quanto tal matéria me fascinava, cheguei a conclusão de que na verdade os livros de História os quais tive acesso na escola nunca citaram tal absurdo. Eu particularmente, assim como milhões de negros no Brasil, já fui vítima de preconceito, velado, ou parcialmente velado, o que o torna menos ostensivo, e não menos ofensivo, mas fui. Diante disso tento me imaginar em tal contexto histórico, sendo julgado como "doente" por ser negro, chego a conclusão de que se dói agora...
Roberto D. Souza - São Luís/MA, 17 Maio 2009 - 20:58
O preconceito, qualquer que seja, é a maior demonstração de rudeza que o ser humano pode ser capaz de dar. Só uma mente muito primitiva pode crer que alguém possa ser melhor do que outro só por ter a cor da pele, o sexo, a opção sexual, o credo... diferentes. O que distingue as pessoas, de fato, são os valores morais, e até agora, não ficou provado que a cor, o sexo... interfiram na construção do caráter da pessoa. E quem somos nós para julgar os outros?
Fábio Rinaldi Sofia, 16 Maio 2009 - 11:28
Quando existir o ser humano, sempre existirá o preconceito, o preconcetio é um sentimento que anda em paralelo com a vida das pessoas, pois existe pessoas que não demostrm o sentimento de preconceito mas no fundo de seu coração existe esse sentimento que poder ser ruim. Opreconceito é sentimento que destroi as pessoas que mais amamos e sem contar que pode também destruir a sua vida, o preconceito pode ir desde a pessoas de raça ou até mesmo pessoas com opções sexuais diferentes das nossas até os preconceitos que obrigam você a se afastar de alguem ou até mesmo preconceitos que podem levar a morte. Como falei o preconceito, sempre existirá, devido ao ser humano, porque o ser humano sempre terá esse sentimento carregado em sua vida.
Guilherme Junqueira BARRETOS-SP, 16 Maio 2009 - 00:05
Ainda bem que a eugenia no Brasil, assim como vários outros projetos, não deu certo. O Brasil seria bem mais pobre de cultura hoje em dia se o projeto da Eugenia tivesse dado certo.
JAQUELINE, TOLEDO/PR, 15 Maio 2009 - 16:24
Concordo com Leonardo Dalmina, a criação de cotas é uma lei preconceituosa, porque afirma que os negros são inferiores e precisam de uma oportunidade diferente dos demais, ou que eles sempre estudaram em escolas inferiores. Por mais que houvessem boas intenções, essa lei é incrivelmente preconceituosa, sempre questionei ela e até então não havia encontrado alguém que compartilhasse a mesma ideia que a minha.
Erik curitiba - pr, 15 Maio 2009 - 00:24
Enquanto ouver seres humanos no mundo, havera preconceito etinico - racial. A xenophobia está em nosso DNA. Infelizmente. Nessa questão, a infantilidade mental da maioria das pessoas me assombra.
Lúcio Novaes - São Luís (MA), 11 Maio 2009 - 20:33
Em duas questões chaves, o ideário racista brasileiro, numa perspectiva da ideologia do branqueamento, "adaptou à brasileira" o pensamento das teorias raciais clássicas. Primeiro, não levando em consideração a natureza inata das diferenças raciais, tão defendida por tais teorias, e depois, por entender que a miscigenação não ocasionaria necessariamente a degeneração das raças, desde que, predominasse o sangue ariano. Esse ideário levou parte do corpo intelectual nacional a trabalhar e/ou adaptar as idéias raciais clássicas nessa perspectiva. O ‘branqueamento’ é uma ideologia genuinamente brasileira que surgiu no final do século XIX numa adaptação das teorias raciais clássicas ao caso brasileiro. É fato, que no período pós-abolicionista, as leis de imigração do país foram criadas com um objetivo bem claro de erradicar a “mancha negra” na população brasileira. A orientação na política imigratória era de embranquecer a população do país, tida como feia e degenerada.
João Guilherme Alencar - São Luís - MA, 10 Maio 2009 - 20:03
Li o artigo e o achei realmente superinteressante e superintrigante. Como pode uma ideia, um conceito, se mostrar tão revolucionária e absurda a tal ponto de criar preceitos e modificar leis e pretensões científicas? Desde o início da colonização europeia na África e Américas, o conceito de supremacia racial se mostrou presente; os negros, vistos como seres inferiores e, portanto, propício à escravidão, foram cruel e brutalmente escravizados, mostrando a verdadeira intenção de criar "objetos", artigos de trabalho forçado. Só que o conceito de Eugenia é muito abrangente e preconceituoso, já que deficientes mentais, alcoólatras, tuberculosos e tantas outras "designações" faziam parte desse sistema, que eram vistos como inaptos, indignos, que deveriam ser eliminados da sociedade, gerando conceitos discriminatórios e criando as bases para regimes autoritários e antidemocráticos em grande parte da sociedade.
Leonardo Dalmina, SC, 09 Maio 2009 - 21:51
A criação das cotas para negros nas universidades é um exemplo de preconceito. Elas representam um atestado de inferioridade. Ao criarem-se cotas, afirma-se que há uma diferença entre negros e brancos - diferença essa que muitos lutam há décadas para tirar da cabeça das pessoas.
Rafael Alfredo Weber Hoss, São Carlos, SC, 09 Maio 2009 - 19:08
Infelizmente o preconceito é histórico e não vai deixar de existir tão cedo. Temos que compreender que os preconceitos, podem ser os mais diversos, mas afetam de qualquer forma a “vítima”. Corriqueiramente ouvimos, até de amigos mais próximos, comentários como: “Só podia ser, olha a cor” , “Alemãozinho burro” (sou descendente de alemães, por isso cito esse exemplo) ou “Olha o tipo de gente, o que leva uma pessoa a ser assim?”. A mídia, conforme um comentário anterior, intencionalmente ou não, também induz ao preconceito. É complicado até mesmo discutir sobre preconceitos, pois para alguns o que é considerado preconceito pode não ser para o outro. Feliz daquele que não leva todos os preconceitos ao pé da letra.
Camilo Moreira, Nova Europa - SP, 08 Maio 2009 - 13:50
Acredito que muitos já perderam o preconceito contra eles. Agora só falta eles perderem a mania de achar que todo mundo consideram eles negros e inferiores, pois já tem muitas ações afirmativas para eles.
', 07 Maio 2009 - 20:42
'
Tuane Aline da Silva! RS, 07 Maio 2009 - 17:22
Sou negra,meu noivo e loiro dos olhos azuis !!Na verdade todos de uma certa forma tem preconceito,seja ele por ser BRANCO,NEGRO,MAGRO,ALTO,GORDO,BAIXO,RICO,POBRE,.....Mas o pior disso tudo e que nao aceitamos!Ja sofri varios tipos de preconceitos,mas voces acham que me abalei?Nao pois na verdade todos tem direito de falar o que quer!!!!!! So tem uma coisa que nao aceito e a tais bolsas de estudos (especiais para negros)eles colocam isso como se os negros nao tivessem a mesma capacidades que os outros para concorrerem as vagas!!!!Cada um tem seus gostos na vidae nimguem tem o direito de faze-los mudar.Em especial aos negros:VAMOS ACORDAR COMO QUEREM BUSCAR "IGUALDADE"SE VOCES MESMOS TEM PRECONCEITOS PIORES?!!!!!!!!!!?!?!?!?!?!?!?!?!?
murilo andrade, 06 Maio 2009 - 14:10
muita gente acha que preconceito só existe com os negros. é um erro fácil de se entender, pois é um dos poucos que é comtemplado na mídia. no lugar onde moro já sofri bastante por ser muito branco. as pessoas me mandavam tomar sol, falavam que a praia era de graça e me olhavam com uma certa expressão de desprezo e nojo nos olhos. não sei dizer se em outros lugares isso acontece, mas no nordeste é assim
murilo andrade, 06 Maio 2009 - 13:42
muita gente acha que preconceito só existe com os negros. é um erro fácil de se entender, pois é um dos poucos que é comtemplado na mídia. no lugar onde moro já sofri bastante por ser muito branco. as pessoas me mandavam tomar sol, falavam que a praia era de graça e me olhavam com uma certa expressão de desprezo e nojo nos olhos. não sei dizer se em outros lugares isso acontece, mas no nordeste é assim
Fernando Lima, 05 Maio 2009 - 15:51
O que seria de toda a nossa história se esse sistema de exclusão estivesse vigente? o que seria do Pelé? o que seria do Gil? e ainda o que seria do Mussum? Nem imagino um mundo com tal perversidade humana. Só de pensar em atrocidades como o holocausto e a segunda guerra mundial que foram frutos da uma só mente eugenica... Kehl que bom que você não teve sucesso.
Eric Nabor, 05 Maio 2009 - 13:51
Sou pardo e nunca fui vitima de preconceito, pelo menos que eu saiba. Como tenho descendencia italiana, então não tenho muita caracteristica de negro.E ja passei por varias brincadeirinhas desagradaveis com relação a minha cor mas nada demais. Muita gente ja fez comentarios do tipo, voçe é moreno tem cabelo liso, alisou?Ta qurendo ter cabelo de branco? Quando na verdade sempre tive cabelo liso por causa do meu pai. Agora acredito que o preconceito esta na cabeça das pessoas, é algo triste. Mas é algo que deve ser bem analisado. Hoje em dia se generalisa muito com relação a esse assunto e as pessoas enxergam sempre para o lado do preconceito. Se fazemos escolhas diferentes, espomos determinadas opiniões dependendo do que for acham que somos preconceituosos. Eu por exemplo não namoraria garotas orientais, não me casaria com uma garota negra e isso não quer dizer que eu tenho preconceito. Tenho amigos gays e ja me criticaram por isso, é triste as pessoas pensarem assim. Negro tambem tem preconceito, branco enfim. Depende do ponto de vista.
ALESSANDRO CARDOSO RIBEIRO-ARACAJU-SE, 05 Maio 2009 - 13:01
Na verdade somos todos iguais:negros,brancos,índios,orientais,etc.Somos todos descendentes do mesmo ancestral(australopritecos) e que ironia,que tem sua origem na África.Devemos sempre nos lembrar também que o conceito de "raça'" não existe(é uma criação racista),afinal somos "homo sapines",independente da etnia e se houvesse raça, a espécie(sapiens) mudaria,como ocorre com os cães,por exemplo.
Estrelinha - Bangu, RJ , 04 Maio 2009 - 16:13
Sou branca demais, admito que detesto sol ... mas odeio quando me chamam de 'branca de neve' , 'branca azeda' ou coisas afins ... é preconceito tb! Mas ninguém vai ser preso por isso...
michel lima, 04 Maio 2009 - 15:36
sou pardo, e defendo a eugenia...Exceto os EUA, tds os paises de primeiro mundo sao eugenicos.O abismo das desigualdades, corrupçao e preconceitos sao frutos da miscigenaçao.....
Rafael, 04 Maio 2009 - 13:16
Quando um negro, que sempre namorou negras, fica famoso e rico, e aparece com uma namorada branca, loira, modelo, isso é preconceito da parte dele ? Ou coincidência ?
Sighard Alan de Souza Seidel, 03 Maio 2009 - 21:41
Mesmo sendo branco, se você é gordinho, por exemplo, você sofre com a pré-concepção que as pessoas têm de você (que é feio, lerdo e seboso). A sociedade elege um padrão de beleza e atribui qualidades a ele que muitas vezes não condizem com a realidade. Se você diverge muito de tal padrão, você vai sofrer preconceito.
Luiza Barros, 02 Maio 2009 - 23:22
Todos nos dizemos que preconceito é uma injustiça, uma baboseira mas quem é imune a ele? Por mais que não cansemos de espalhar nas nossa teoria politicamente correta de que o negro e igual ao branco, ao japonês, etc...na pratica a situação é diferente: quantas vezes não escolhemos nossos parceiros amorosos, amigos e colegas de emprego baseados em concepções que, por mais que lutemos contra, estão impostas em nosso sub consciente? A quem supostamente apóia a causa anti-preconceituosa mas na realidade é bem discriminatório um aviso: Há uma grande diferença entre PENSAR e AGIR.
Andreas Richter Weber, 02 Maio 2009 - 19:27
É muito complicada essa questão de preconceito. Na sociedade ele nunca deixará de existir,pois quando uma pessoa é preconceituosa ela incentiva outras a serem e isso é como se fosse um ciclo,nunca acaba.
Renata Villa Lobos - BH -MG, 01 Maio 2009 - 01:42
Não há como negar que o preconceito existe... as pessoas o restringem à discriminação raça-opção sexual-tipo físico. Quando criança era discriminada pelos colegasde por ser loira, muito branca... eu era a única na sala com esas características. O preconceito vai muito do meio em que se vive e não se trata de escolha: querer um marido negro ou uma esposa magra.
Otávio Henrique , 01 Maio 2009 - 01:31
Morava numa cidade pequena e as pessoas mais velhas tinham um preconceito com minha família, pelo fato de meu avô ter morrido com hanseníase. Alguns atéhoje pensam que é um mal hereditário.
lillo, 30 Abril 2009 - 14:41
eu penso que estes "intelectuais" do sec XIX e XX estavam apoiadas em teorias científicas de sua época para dar sustentação a eugenia, como por exemplo o darwinismo social.Tudo bem um erro do passado agora no inicio do sec XXi eu assintir um programa que estava entrevistando o dr. Ricardo Chemas, neurocientista bastante renomeado no Brasil e o infeliz abriu a boca para falar que os estudos de Lombroso (apoiados na eugenia e na frenologia) estavam sendo revistados e sendo reafirmados. isto é um escrúpulo.O programa que Chemas se apresentou é da emissora da rede bahia filiada a globo que passa todo sábado, agora não me lembro a data.
nathalia - SC, 28 Abril 2009 - 17:05
Acredito que a própria mídia hoje induz ao preconceito (gordo, magro, alto, baixo...) Sofro preconceitos por ser vegetariana, mas simplismente ignoro. Ninguém ganha nada com isso.
silmara, 27 Abril 2009 - 11:23
Não devemos confundir preferências com intolerância...
Bruno Cunha, 26 Abril 2009 - 22:05
Sou branco e ja sofri preconceito racial. O vizinho de bairro da minha vó não deixou eu jogar basquete na quadra municipal pelo fato de eu ser branco e eles todos negros.
denison, 26 Abril 2009 - 09:26
Vc gosta mais de uma cor mais que outra, prefere mais uma especie que outra como animal de estimaçao, prefere o frio ao calor, musica classica ao rock....É preconceito? Me casei com uma Japonesa, mas não me casaria com uma mulher negra, sou preconceituoso? Para os que digam que sim, muitas mulheres são preconceituosas pois me regeitaram ao longo dos anos. Um homosexual sofre preconceito da sociedade, so por alguem achar que o mesmo e estranho, fora do padrao? ou seria o fato de que ele sendo diferente da maioria se sente reprimido? A um ditado que se encaixa muito bem ao assunto: Nos tornamos naquilo que mais odiamos. pura verdade... assim como uma pessoa pode definir sua sexualidade, religião, ou até mesmo estilo livimente, o resto do mundo pode definir o que lhe agrada ou não e uma questão de gosto. lembre-se toda vez que vc altera um padrão vc estará chamando a atenção.] se em sua rotina vc está abtuado a comer sua torrada com geleia de morango e derrepente por algum motivo vc tenha que comer pão com margarina pode ter certeza que nw será facil se abtuar. Então nw espere que uma sociedade estruturada pela religião va aceitar facilmente algumas mudanças, mas agora fica a pergunta quem tem que ser tolerante????
rosa maria carletto, 25 Abril 2009 - 16:24
Preconceito não existe, não existe, está na cabeça das pessoas, eu sou negra, e aliso o cabelo, acho isso preonceito da minha parte, pq eu deveria me aceitar como sou, e não querer ser como os brancos, pq meu cabelo tem q ser lisinho? Então quem alisa cabelos nao gosta de si próprio, aliás, dos seus cabelos. porque não deixá-los como são?[
sara maria abdala, 25 Abril 2009 - 10:28
Sim, e dentro da minha própria família.Meu pai que era descendente de sírios, se casou com a minha mãe que é descendente de Italianos, portanto não sou síria "pura" e assim, sou menos neta que minhas primas que descendem de sírios , bem pelo menos é isso que eu ouvi a minha vida inteira!
silmara, 24 Abril 2009 - 12:27
Todo mundo já sofreu com idéias preconcebidas(será que está de acordo com a nova gramática?! xD) a seu respeito. Por exemplo, eu sou negra, e fora já ter sido discriminada por isso, passo constantemente por situações constrangedoras, afinal sou negra e tenho que gostar de samba, de pagode, funk, etc.... fora outras características obrigatórias a quem é negro. Acho que no Brasil, o preconceito, especialmente o racial, vai demorar muito a diminuir (não acredito que possa acabar), já que em nosso país, as pessoas sequer admitem que exista, e consideram como normais e corrirqueiras situações assim.
Diego Inácio Goergen, 23 Abril 2009 - 20:47
Eu sou branco, e todo o preconceito que sofri foi na rua e na escola, que era predominantemente negra. Mas nada que me abalasse, pois segui com meus estudos naturalmente. Em todas minhas entrevistas de emprego ou concursos, nunca vi qualquer tipo de preconceito a outras pessoas, nem a mim...
maria rodrigues pereira, 23 Abril 2009 - 13:00
como sou negra,já sofri preconceitos de várias formas,só que isso jamais me abateu,pois fiz dos estudos uma alavanca para superar todo tipo de discriminação.
Luciana Santos, 23 Abril 2009 - 10:13
Gostaria que vocês colocassem na Internet as revistas de 2008 - todos os assuntos - afinal, o ano de 2008 já passou. Por enquanto, só tem até 2007.
Publicidade

Superinteressante

[1987 - 2009] Editora Abril S.A.

Todos os direitos reservados.