ROSELI, 07 Outubro 2009 - 20:37
Não deveriam ter adotado o enem como forma de selecionar os candidatos , precisamos é de ensino público de qualidade , alunos preparados para seguir rumo ao curso superior com base e o minimo de conhecimento , desse jeito que aí está é mudança de nome .....pura hipocrisia .
Raquel, 03 Agosto 2009 - 14:37
Desculpa, mas o que mudou no vestibular? O nome? Não vejo diferença nenhuma nisso. Como disse um dos colegas abaixo, só acreditarei que alguma coisa mudou quando houver vagas para todos nas universidades, ricos, pobres, brancos,pretos,amarelos, gordos, magros...
Infelizmente só há vagas na rede publica pra quem pode parar pra estudar e na rede privada só há vagas pra quem pode pagar.
Srh, 01 Julho 2009 - 00:09
se mudar mesmo (e pra melhor) pra mim vai ser ótimo pq estou na 4ª série!!!!!!!!!
Felipe Floriano Adão, 26 Junho 2009 - 16:21
É evidente que o sistema de vestibular antigo não comprendia todas as áreas de conhecimento, mas será que não serão prejudicados os candidados que farão o vestibular esse ano?Uma vez que não tiveram tempo suficiente de apagar as fórmulas desnecessárias e começar a treinar o seu raciocínio lógico?
E lá vai outra pergunta:
_Os alunos que não cursaram ainda o terceiro ano do ensino médio devem fazer o ENEM para treinar?
Elói Mendes MG
Felipe Floriano Adão, 26 Junho 2009 - 16:20
É evidente que o sistema de vestibular antigo não comprendia todas as áreas de conhecimento, mas será que não serão prejudicados os candidados que farão o vestibular esse ano?Uma vez que não tiveram tempo suficiente de apagar as fórmulas desnecessárias e começar a treinar o seu raciocínio lógico?
E lá vai outra pergunta:
_Os alunos que não cursaram ainda o terceiro ano do ensino médio devem fazer o ENEM para treinar?
Elói Mendes MG
José Gabriel Diniz, Paraná, 14 Junho 2009 - 16:39
Bom, eu tenho doze anos, e tem muita matéria que eu não gosto de ver, e sempre penso "Na hora do vestibular eu vejo".
Pelo jeito terei que começar a "vêr" hoje mesmo.
Fim dos bons tempos.
Emília Carolina - Pará, 14 Junho 2009 - 12:41
Estou cursando o 2º ano do ensino médio, mas na escola em que estudo, nós do 2º ano, já recebemos tratamento de pré-universitários, nossas próximas provas já terão modelo do novo enem, com menos questões é claro. Somos muito cobrados pelos professores por causa das mudanças no modelo do vestibular, são aulas de manhã e a tarde, é uma rotina ''super'', só assim dá pra encarar o ''monstro'' do novo vestibular. Se já é assim no 2º ano, eu mal espero pelo 3º...
Amilton Coitinho, 29 Maio 2009 - 10:43
O diabetes tem cura!
Meu nome é Amiltom Coitinho tenho 47 anos, sou casado e resido em Arapongas Pr. Como muitas pessoas eu também sofri muito por causa da diabete, eu não sabia o que tinha até que um dia eu passei mal e fui levado já quase em coma para o hospital. Fiz muitos exames e um deles deu diabete tipo dois já num gral muito elevado, pois, eu já estava ficando sego, fiquei internado e quando recebi alta veio a decepção, o doutor me disse que eu tinha que tomar insulina pelo resto da vida. Entrei em depleção, não aceitava ser escravo de insulina, mas, tomei-a durante três longos anos, ai comecei a procurar remédios caseiro, até que me ensinaram um tal de chá de JAMELÂO, eu estava disposto a qualquer coisa pra se livrar da insulina. Mesmo sem acreditar que ia me curar eu comecem tomar o chá de JAMBOLÂO, pois, eu não tinha nada a perder. E não é que depois de três meses tomando o chá de JAMBOLÂO fui ao medico medir a diabete, e, a surpresa, a diabete tinha sumido, o medico disse que eu não era mais diabético e não precisava mais de insulina, não é incrível? E agora já faz dois anos que eu não tomo mais insulina graças a Deus e ao chá de JAMBOLÂO. É difícil acreditar, pois, eu também não acreditava, mas, estou totalmente curado e levo uma vida normal já há dois anos, e agora eu quero que outras pessoas que sofrem com esse mal também sejam curadas. Façam o chá de JAMBOLÂO mesmo que você não acredite, pois, eu também não acreditava, mas, façam você não vai perder nada, e o JAMBOLÂO pra quem não a conhece é uma arvore semelhante a um pé de jabuticaba só que maior, mas que da umas frutinhas idênticas à jabuticabeira, procure-o com pessoas do sitio eles vão te arrumar, pois, ele é muito comum nos sítios. PEGUE DEZ FOLHAS DE JAMBOLÃO DEIXE-AS SECAR E VERVA EM DOIS LITROS DE AGUA, GUARDE NA GELADEIRA E TOME TRES COPOS DURANTE O DIA E CONTINUI COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL, VOCE VAI VER QUE EM ALGUNS MESES ESTARA LIVRE DE APLICAR ISULINA. EU ESTOU E A MINHA DIABETE ERA A TIPO DOIS, AMILTOM COITINHO, FONE (43)-8804-2760.
Marco Bonamico - São Carlos - SP, 25 Maio 2009 - 01:01
Gente, se a única mudança na educaçã do Brasil for no ENEM, o vestibular não vai acabar.
As vagas nas universidades PÚBLICAS ainda são pouquissimas e enquanto não houver vaga para todos no sistema público de ensino superior (como previsto na Constituição), haverá vestibular. Só a universalização das vagas resolve essa a humilhação que é o vestibular.
Já que ninguém ta nem aí pro aumento do número de vagas no ensino superior publico, vamos nos contentar com a nova prova:
Louvo a nova forma de vestibular, que preza a interdisciplinaridade. Infelizmente, mesmo com o novo formato, já prevejo que os primeiros lugares do continuarão sendo das pessoas que obitnham os primeiros lugares no vestibular tradicional. O ensino fundamenta e médio públicos ainda não passam as noções de interdisciplinaridade exigidas na prova protanto, novamente, a classe média média-alta e alta ficaram com as vagas públicas. Não será mais facil entrar em vagas do ensino público, só nas do privado, como explico abaixo.
Quanto à forma de se estudar, sim, isso graças a deus vai mudar. Mas vamos ver quanto, pois nem os reitores das IFES tem projeto bem claro.
Durante meu texto faço questão de falar 'vagas públicas', porque nosso secretário de estado da educação Paulo Renato disse que as universidades privadas entrarão na lista para escolha do candidato do novo ENEM. Voi lá! Quem não entra nas públicas pode entrar na rede privada! E o melhor, com o dinheiro do Estado, que pagará uma bolsa pelo Prouni ao invés de usar este dinheiro pra ampliar as vagas do ensino superior público. Será finalmente então criada a ilusão de que há vaga para todos no ensino superior, de que se extinguiu o vestibular.
Ana-Porto Alegre-RS, 23 Maio 2009 - 18:30
Fiquei um pouco triste com a mudança do vestibular pra Enem, pois já fiz algumas questões de Enem e vejo que precisamos estar muito mais atualizada sobre o que acontece no mundo do que estudar teorias e realmente saber as matérias. Problemas lógicos e de raciocínio estão no Enem, e pra quem não é muito bom em problemas de raciocínio e entretanto estudou muito e se daria bem no vestibular antigo sai em desvantagem. Será que a melhor forma de avaliação seria questões da atualidade aliadas a raciocínios lógicos ou testar realmente o conhecimento de cada um como no vestibular de antes?
Prefiro o vestibularzinho de antes, já fiz muitas questões de português e matemática e não vejo problema algum neles. Comprovam o nosso estudo e entendimento das matérias. Mas como não nos cabe decidir o remédio é aceitar. Preciso me acostumar a ler mais jornais e me atualizar, pois antes a minha preocupação única eram os livros didáticos. Agora além deles os jornais vão me acompanhar....fazer o quê? Mas como ainda não me acostumei com isso vou voltar para minha geometria molecular, pois a minha prova é essa semana e são questões do noso "antigo" vestibular..
Larissa Ap. Forner, 20 Maio 2009 - 11:21
Acredito que com o novo Enem naõ terá nenhuma mudança significativa,afinal,que passa nas melhores faculdades são os mais bem preparados,e esses com mudança ou não,estão se preparando a muito tempo...por tanto,nada ficará mais fácil,já que a concorrência abrangerá a totalidade do território.
Vitor, 19 Maio 2009 - 19:42
Não se sabe ao certo como será o novo formato do ENEM porém, uma coisa é certo,independente da prova o aluno mais capacitado e mais bem preparado será aprovado.
Jairo Campos, 19 Maio 2009 - 12:18
Geralmente troca-se uma coisa por outra afim de modernizar-la.Ao trocar o vestibular, não estamos inovando a forma de seleção, mas sim a facilidade de aprovação.O ENEM seleciona alunos do ensino médio aptos á universidade, de forma comum e simples, não há toda aquela complexidade do vestibular.
Luso Augusto, 18 Maio 2009 - 16:51
Eu acho que esse novo vestibular será mais competitivo, o vestibulando terá que concorrer com todos os outros estudantes do Brasil.
Minha opinião é que para alguns vai ser bom e para os outros nem tanto.
Lais, 18 Maio 2009 - 16:23
Essa nova maneira de seleção prara o ingresso ans faculdades realmente é uma faca de dois gumes. Primeiro, como se tem informando por aí o aluno poderá escolher cinco cursos em universidades diferentes e a partir do seu desempenho na prova e a porcentagem necessária para o ingresso nas faculdades, a sua escolha dos cursos poderá ser mudado, de acordo tambpem com a concorrencia de cada curso. Bom isso ao ver de muitos alunos facilita bastante, sem contar na mega tensão que se apodera da maioria dos vestibulandos, com viagens exaustivas de cidade a cidade e maratonas de dias fazendp provas, nesse ponto pode-se até afirmar que é uma boa a unificação do vestibular, e também no ENEM, que contribui também para o ingresso em algumas universidade públicas. Agora vamos ao lado negativo disso. Segundo, o Brasil não tem estrutura alguma de adotar métodos educacionais de outros países, uma vez que essa escolha influencia é muitas coisas, e uma delas é o desenvolvimento do país, e antes de mais nada ter como base já antes da mudança uma educação nacional exemplar, que não é o que vemos emmuiats partes do Brasil, o método de ensino é outro fator importantíssimo para essa mudança, como vêm informando, as questão não serão mais de matérias tãoe específicas como se via antes nos vestibulares e sim de conhecimentos gerais, o que implica em uma mudança drástica na forma de ensino dos professores de escolas e pré- vestibulares, que ao longo dos anos tem usado muitos macetes para vestibular, e ao longo do ensino médio tem uma vasta lista de assuntos desgastantes como os de física, química e matématica, que dependendo do curso as vezes nem são usados. Essa mudança é inusitada e inpensada.
JAQUELINE/PR, 18 Maio 2009 - 11:38
O vestibular realmente apavorava, lembro que na época em que prestei vestibular, eu bem relaxadona não estudei nada, passei em uma universidade estadual, e concluí minha graduação sem maiores problemas, tive uma amiga qu mudou de cidade e passou dois anos estudando feito louca para passar em uma universidade pública, bem ela conseguiu graduar em uma universidade particular. O que isso significa? Eu não sei, mas se naquela época fosse como está sendo planejado hoje, ela teria entrado em uma universidade pública com certeza porque as notas e o desempenho do Enem dela foi invejável, e eu teria cursado o curso dos meus sonho, claro se houvesse proune.
Roberto D. Souza - São Luís/Ma, 17 Maio 2009 - 20:44
Com sempre, o Brasil querendo imitar modelos de outros países, sem ter as condições necessárias para isso. A idéia é ótima! Mas, convenhamos, como a idéia de acabar com o vestibular pode funcionar aqui no Brasil, com as disparidades educacionais que temos? O ensino público é ruim; o privado está cada vez mais capitalista; os professores são mal pagos... e por aí vai. Creio que ainda temos que repensar muitas coisas antes de vislumbrar a possibilidade de extinguir de vez com o vertibular, com êxito!
Hérmon Almeida,Carlos Chagas MG, 16 Maio 2009 - 15:08
Dá até para rir quando o ministro da Educação fala em melhorar o padrão do vestibular para dar chance ao aluno de escola pública ingressar em uma universidade federal.Só lembrar de uma medida já anterior que reserva 50 % das vagas das universidades federais para alunos de escolas públicas.A medida só facilita o ingresso o que deixa de lado a importancia do investimento em educação básica,que hoje está em niveis vergonhosos.Pode até ser que a medida pegue .É ver para crer.
Rayza Miranda, Recife- PE, 14 Maio 2009 - 22:57
Como é que a gente vai fazer uma prova daqui a cinco meses se nem mesmo saber como ela será realmente aplicada? E os pais de alunos pobres, terão dinheiro pra sustentar seus filhos em outro estado? Pra mim, essa é só mais uma jogada polítca em véspera de eleição. Espero que o tiro saia pela culatra!
Ariele Dourado, 14 Maio 2009 - 19:59
Bom em alguns termos sim...mas prefiro o vestibular tradicional da Unesp e não a mudança atual. E sim acho que é uma das formas de obterem candidatos mais preparados..E também acho que poderá sim mudar a rotina de muitos que estudam de uma mesma forma para o vestibular.. Mais a mudança que menos me agradou foi de saber que o Sistema de Cotas universitária poderá atingir 60% isso é uma discriminação a quem estuda em escolas particulares e tem muitos alunos que estudam em escolas publicas e ao mesmo tempo fazendo cursinho e esse beneficio ajuda ainda mais esses individuos.
Osmário Caldeira Gonçalves, Belém-Pa, 12 Maio 2009 - 14:02
Seria muito importante que não só o Enem, mas também o ensino no Brasil seja unificado, isto sim é uma notícia Superinterresante.
Bruna Dacroce, 11 Maio 2009 - 13:44
Olá,fugindo um pouco do assunto...nesse tempo de crise fica meio díficil escolher uma profissão que seja boa financeiramente e adquada de acordo com sua personalidade e sempre que vamos pelo caminho do dinheiro é Medicina algo que nem todos são aptos a fazer,então eu gostaria que saísse na revista uma reportagem sobre as carreiras que mais são bem pagas de acordo com a área vocacional ou algo do tipo,outra idéia é uma relação sobre as profissões do futuro e o que pode ser feito agora para que possamos nos dar bem em alguns anos,obrigada
Sua fiel leitora,Bruna Dacroce
gleydson caucaia - ce, 10 Maio 2009 - 22:04
bem a dificuldade sempre existiu e sempre vai existir, a diferença e que agora ela, alem do vestibular, vai ser unificada. restringindo ainda mais os candidatos e bote prouni, pois as faculdades privadas e que vão se beneficiar com o projeto.
Leidiane Juazeiro-BH, 10 Maio 2009 - 21:47
Essa mundança pode ser resumida em algumas palavras,o vestibular agora pode ser comparado a bolsa de valores,vamos dormir aprovados e acordar fora da universidade,já que podemos escolher cinco cursos.faço cursinho de pre-vestibular,os professores hora dizem que é bom e outra que só piorou.Nós vamos ser cobaias,não nos foi dado a oportunidade de conhecer o que vamos enfrentar e desseperador.
Camilo Moreira, Nova Europa - SP, 10 Maio 2009 - 03:49
Acredito que vai continuar o mesmo. Fácil para quem já era fácil e difícil para quem já sofria. A única difernça é que as provas vão ser mais "competitivas". Sorte que eu não peguei essa mudança.
Max-Rocha, 09 Maio 2009 - 23:58
Há muito tempo Eu percebi que "as provas não provam nada". Afinal, elas provam alguma coisa - boa memória - mas será que precisamos de pessoas com memórias ótimas para repetir tudo que decoraram em 4 anos?
Como toda mudança, de início será o caos. Mas aos poucos perceberão que será melhor testar as diversas capacidades cognitivas do que apenas uma!
Leonardo Dalmina, 09 Maio 2009 - 21:40
Se vai ser bom ou ruim, esperemos para ver. Porém, uma coisa podemos afirmar: aluno bom é aluno bom em qualquer prova e isso já foi provado. Quem se esforça e tem foco, consegue passar em qualquer vestibular.
michele, 09 Maio 2009 - 18:54
Não sei se esse novo vestibular vai ter o resultado esperado, visto que (se entendi bem as novas regras) não dá para contar como garantida a entrada em uma universidade, de uma hora para outra, dependendo da procura dos vestibulandos um numero de pontos necessário para entrar num curso da universidade "X" pode mudar de uma hora para outra. E o candidato que quizer entrar em uma universidade específica, não poderá contar com isso.
Fora que só os melhores colocados do país conseguiriam entrar em um curso bem conceituado e concorrido, e os que não tiveram um numero de pontos tão alto deve se contentar com o que sobrar.
E segue o vestibular da mesma forma que sempre foi, pois cursinhos nunca deixarão de existir, mesmo com o novo vestibular.
alininha, 09 Maio 2009 - 15:22
gente!
quero fazer o vestibular ano que vem e nao sei por onde começar, alguém me ajude ae, me diga se eles dizem pelo menos mais ou menos o que vai cair quais os materiais para o estudo etc...?? alguémme fala????
obrigda.
rodrigo Lúcio de Souza, 09 Maio 2009 - 09:45
Estou feliz com a mudança na forma de avaliação no Vestibular. Tenho certeza que os vestibulandos serão testados pelo seu comnhecimento real e não pelas milhares de fórmulas que tivera que decorar durante o ensino médio.
beatriz, 09 Maio 2009 - 00:40
Não acho que essa mudança mude realmente alguma coisa. Também não acho que o atual vestibular seja apenas decoreba; aprendendemos sim muitas coisas aparentemente inúteis mas serão úteis para algumas pessoas, dependendo da área que forem seguir. Não adianta só raciocínio, é preciso conhecimento também, é preciso "bagagem" e isso implica em saber um pouco de tudo.
Penso que, o vestibular no molde que está, não mede o verdadeiro conhecimento de ninguém, mas mede o esforço para atingir um objetivo, mede o hábito ao estudo e muitos outros fatores que são importantes na universidade e no mercado de trabalho.
Rayane Brito, 08 Maio 2009 - 20:00
Acredito que o "terror" dos vestibulandos nunca irá acabar. Apenas mudar de forma. Fiz vestibular esse ano e afirmo que foi sem dúvida, uma das maiores aflições da minha vida. Repito, o candidato vai ter que se preparar e competir do mesmo jeito.
Izabel Amorim, Curitiba PR, 08 Maio 2009 - 17:24
Acredito que com a nova forma de vestibular o estudante enfrentará um nível de exigência maior do que o que está acostumado. Como vestibulanda acho que esse tipo de avaliação é uma boa alternativa. Não concordo porém com a proposta de 200 questões, divididas em dois dias de prova. Resolver, com seriedade, 100 questões em uma tarde é quase impossível!
Heloisa Galiza - João Pessoa - Paraiba, 08 Maio 2009 - 14:41
Acredito que o vestibular unificado será um grande feito, principalmente por que ele vai neutralizar, de certo modo, as barreiras de alguns concursos super concorridos, e consequentemente, de alto nível. O problema é que o nível de ensino nas regiões não estão equiparados e, sem dúvida, os que sofrem são os das regiões norte-nordeste, porque além de não terem condições de concorrer para vestibulares como o da USP, ainda perdem as vagas em suas próprias regiões para os estudantes das regiões do sul do país. estudo em universidade púbica e dois terços da minha turma são de outros estados.
Letícia Maria, 08 Maio 2009 - 13:59
Como vestibulanda esse ano, fiquei feliz com a mudança, uma vez que agora o que prevalece é o conhecimento adquirido ao longo de toda a vida escolar e não aquele decoreba dos cursinhos em que os alunos deixavam para aprender na ultima hora.
Luiza Azevedo de Oliveira, 08 Maio 2009 - 13:21
O vestibular não vai ficar mais facil, e sim dificultar, e muito,pois antes er só decoreba, agora, com desafios quase que de QI,talves, daqui a pouco nós nem vamos mas estudar materia,como português e matemática, e sim testes de QI, para depois passar no 'QIbular'.
Silvio Florio, 06 Maio 2009 - 17:27
Ops! também esqueci...
Sou professor de Química para o E.M. e moro em Santos - SP.
Silvio Flório, 06 Maio 2009 - 17:22
Depois de ler atentamente a reportagem, chego a conclusão que esse novo ENEM nada mais é do que um novo mecanismo para as boas universidades poderem selecionar os melhores candidatos a nivel nacional reduzindo a regionalização. Com isso somente os melhores alunos A NIVEL NACIONAL é que preencherão as vagas.
E ai fico pensando nas políticas de educação e critérios de promoção dos alunos do ensino médio. Eles parecem que foram criadas para alunos de alguma outra galáxia já que não refletem em absoluto nossa realidade.
Nas escolas do ensino fundamental e médio a competitividade deixou de existir já que as aprovações são praticamente compulsórias quando não totalmente carentes de fundamentos de avaliação.
A legislação e os procedimentos pedagógicos devem se adequar aos processos seletivos sérios que estarão selvagemente competitivos.
Rodrigo Ferreira de Sousa, 06 Maio 2009 - 01:00
Ops! Ia esquecendo: Colégio LICEU Estadual de Maracanaú, Maracanaú - Ceará.
Rodrigo Ferreira de Sousa, 06 Maio 2009 - 00:58
Sou autor do comentário abaixo. Curso o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual de Maracanaú, Ceará. Sou editor do Jornal O Verbo e escrevo algumas matérias também. E sou uma das "vítimas" do monstro de vestibular. Esse comentário é uma atividade proposta pela minha professora de Lingua Portuguesa I, Maria do Carmo. Esse assunto é muito mais do que comentário na minha sala: não se fala em outra coisa. Minha professora logo percebeu que poderiamos aprender e nos informar ao mesmo tempo. E para a produção de uma carta de leitor, nada melhor que fazer uma de verdade. Escolhemos a matéria "A decoreba jé vai tarde" para comentar. Espero que leiam com carinho esse e outros comentários que certamente virão da nossa escola. Muito Obrigado.
Rodrigo Ferreira de Sousa, 06 Maio 2009 - 00:48
Pois é, pessoal da SI: a decoreba vai mais do que tarde.
Essa partida bem que poderia ter acontecido há mais tempo. Mas isso não importa muito. O que importa é que o velho e viciado vestibular está de Saída.
Mas isso é bom ou ruim?”. Com certeza é a dúvida que tem assombrado a maioria dos alunos do ensino médio nesses últimos tempos. É a dúvida que assombra a MINHA cabeça, inclusive: bom ou ruim, eis a questão! Pra mim, nem 08 nem 80. O “Novo ENEM” não chega a ser a solução de todos os nossos problemas (óbvio). Mas continuar sustentando uma prova burra não dá.
O Vestibular atual é um teste que não testa. Se pensarmos bem, a maioria das coisas pedidas nas provas nunca mais será vista por nós; uma outra parte nem ao menos foi usada de fato. E basta decorar (aprender nem é tão necessário assim). Eu, sinceramente, espero que o “Novo ENEM” possa deixar o vestibular com mais vida: a vida real.
Essa iniciativa do ministro Haddad pode não ter sido “A” solução. Mas foi o primeiro passo para que comecemos a repensar a educação no Brasil. O vestibular arruína toda a estrutura educacional do nosso país. Durante toda a nossa vida estudamos fórmulas e cálculos que certamente nunca usaremos; decoramos uma série de datas e eventos; tentamos aprender o nome de tudo quanto é grupo de animais, plantas, seres-vivos e um monte de coisa que eu mesmo já esqueci; isso tudo para que no futuro passemos no vestibular. O bendito vestibular: um dia, uma prova, um único momento. E se der uma dor de barriga no dia? E se meu pai morreu no anterior? Como eu vou fazer a prova? E a vida cotidiana? Onde ela entra nessa história? E tudo o que realmente interessa? O ensino médio deixou a realidade praticamente de lado.
Uma prova bem elaborada, que faça o aluno pensar, não é tudo. Mas é um começo. Quem sabe um dia a gente possa entrar numa faculdade por tudo o que a gente construiu; ser avaliado por quem eu me tornei e não pela quantidade de coisas que eu consegui decorar em onze anos e consegui passar para o papel em um dia.
marquescunha@gmail.com, 05 Maio 2009 - 23:31
Gostaria de saber qual a fonte da informação da taxa de suicídio de 3,5 milhões anuais da China que está na matéria.
Pitágoras Matheus -Ba, 05 Maio 2009 - 14:56
Se já era difícil passar numa univesidade federal agora vai ficar quase uma missão impossível,já que o número de concorrentes irá aumentar e com isso o nível da provas vai subir,é o funil esta estreitando cada vez mais...
Marcos Juliano, 05 Maio 2009 - 13:32
Disseram que o vestibular é uma forma de ver quem está preparado para o mercado de trabalho. Opa, será que a maioria das profissões mexe com teorias? Acho que não! Tudo bem, o Enem até agora era prático demais, digamos, pois usa muito a lógica e a interpretação. Mas acho que tirar um pouco da teoria dos vestibulares tradicionais e acrescentar um pouco da prática do Enem, resulta num teste quase perfeito. (Perfeito ainda não há, tendo em vista que a cultura de cada um é diferente e cada um, dentro da sua classe social, pensa diferente) Veja: o estudante de escola com ótima qualidade e que transforma seus aluno em máquinas de conhecimento, nem liga, pois ele sabe que não tem diferença, ele passa e acabou. Já o estudante da escola com nem boa qualidade fica feliz pois pensa que terá mais chances. Será? Quem fica bravo é quem tem um conhecimento razoavel, digamos, é sabe que a concorrencia vai aumentar e pode tirar suas chances de ingressar na univ publica e tal. É ver pra ter certeza se o "bicho" pegará.
Lilian Oliveira, 05 Maio 2009 - 13:28
Adorei a matéria. Acho fantástica a idéia de igualar o vestibular tradicional ao ENEM, pois é uma prova que exige não só o raciocínio lógico, como também o conhecimento das disciplinas, afinal os dois caminham juntos.
Odiei química durante todo o meu Ensino Médio e sempre passei raspando, essa nunca foi a minha praia... Aí chega o vestibular, e qual matéria impediu que eu cursasse Direito em uma universidade pública? Justamente a maldita da química! Enquanto fiz o ENEM e fui muito bem sucedida porque me exigia RACIOCÍNIO e não uma decoreba de fórmulas que não me serviriam pra nada depois. Hoje curso Direito em uma universidade particular com uma bolsa de 100% conquistada através do PROUNI. Parabéns a Super por trazer essa questão. A decoreba já vai tarde!!!
Marcos Juliano, 05 Maio 2009 - 13:19
Sighard, concordo relativamnte com o que você disse, pois os alunos das escolas públicas, geralmente com notas menores no Enem, não terão tanto conteúdo para estudar( não que os de escolas privadas não tenham, esses tem ensino com outras técnicas) e facilitará o estudo para concorrerem quase de igual para igual, isto, sme falar na questão da mobilidade entre estados para fazer a prova.
Marcos Juliano, 05 Maio 2009 - 13:15
É uma indignação para os vestibulandos 2008, como eu, pois se o Enem existe há vários anos, por que só pensaram nisso agora? Bom, não passei na universidade federal, mas o importante é que vai ser melhor daqui pra frente. Mas que eu fiquei com raiva, ah fiquei!!!
Sighard Alan de Souza Seidel, 03 Maio 2009 - 23:28
Nada muda. Vai continuar sendo uma concorrência que filtra os mais inteligentes. Falta inteligência na cabeça de quem acha que pode ser o contrário.
Laryssa Oliveira, 03 Maio 2009 - 21:32
Creio que tal mudança será boa para mudar o método de educação do Brasil. Pois passará de "decoreba" para o estudo da prática. Porém essa mudança não só deveria ocorrer incialmente para os alunos que ainda entrarão no ensino médio, pois os que já cursam, serão totalmente prejudicados, pois passaram a vida toda se preparando para um tipo de avaliação e justamente na hora "H" mudam o método. Portanto, creio que será uma boa mudança, porém que essa seja adotada daqui há alguns anos, e não para o vestibular 2011.1.
Lucas Primo de Carvalho Alves, 03 Maio 2009 - 19:37
É uma pena que revistas como a Super expressem que a mudança no vestibular será benéfica, ou mais justa. Sou aluno da faculdade de medicina da UFRGS e hoje percebo que, se não tivesse o conhecimento obtido no estudo para o vestibular, seria praticamente impossível acompanhar o desenvolvimento do meu curso, por mais que eu tivesse uma capacidade de raciocínio absurda, que é o que o ENEM promete avaliar. Hoje em dia, ninguém passa em um vestibular concorrido sem ter um bom raciocínio; por isso, talvez a solução fosse aumentar o ponto de corte de alguns cursos, como engenharia, que tem um índice de reprovação enorme, graças a falta de conhecimento de matemática dos alunos, por exemplo, já que seríamos no mínimo ingênuos em achar que eles não têm um bom raciocínio. A Super peca em achar que um bom profissional, atualmente, não tenha que ter uma boa quantidade de informações armazenadas na cabeça: obviamente essa não é a capacidade mais importante presente em alguém, mas o ENEM praticamente ignora a cobrança de conhecimento.
Lucas Primo, Porto Alegre, RS
Bruna Soares, 02 Maio 2009 - 19:18
Fiquei chateada com o fato da Super não comentar na reportagem da Super Novas de que no Brasil já existe a coleta robótica. A minha cidade, Caxias do Sul, possui containers para lixo orgânico e seletivo e a coleta é realizada por um caminhão com braço mecânico. Pode não ter toda a tecnologia dos EUA e Inglaterra mas o projeto é muito semelhante. E esse tipo de coleta está sendo implantada também em outras cidades aqui do sul.
Bruno Taumaturgo, Capinópolis-MG, 02 Maio 2009 - 17:32
Essa mudança vai demorar muito pra ficar boa, apesar de ser bem melhor, a educação pública brasileira por mais que índices mostrem que está boa (em alguns estados), não é suficiente pra esse modelo. É legal a mudança, damos o primeiro passo, quem sabe pra uma educação de qualidade, mas acredito eu que devemos mecher na base, na educação fundamental e média para resultados positivos nesse novo processo seletivo.
Dennise Joyce Liar Bandeira. Teresina - PI, 01 Maio 2009 - 21:06
O vestibular não é um teste para confirmar se a pessoa está preparada para o mercado de trabalho, sua única finalidade é barrar aquelas pessoas que não estão aptas para iniciar um curso superior. Quanto a essa mudança no sistema do vestibular não acredito que seja benéfica, visto que ainda existem muitas dúvidas quanto a esse sistema (que foi aprovado às pressas, sem nenhuma necessidade), como por exemplo não ser cobrada língua estrangeira, também disciplinas como física e química são abordadas de forma muito superficial, a partir da qual não é preciso muitas informações pra respondê-las ( isso se a prova for conforme as provas do ENEM anteriores). No quesito concorrência, eu acredito que não fará tanta diferença do vestibular tradicional, pois eu não creio que existem tantas pessoas dispostas (financeiramente ou não) a sair da sua cidade de origem para arriscar a vida em um local totalmente estranho, e também o vestibulando tem que ter a noção de que seu principal concorrente é você mesmo.
Marcela Moura, 01 Maio 2009 - 16:08
O modelo de vestibular que está chegando, além de acabar com a grande e cruel certeza de que para entrar em uma boa universidade, se precisa recorrer ao velho método da ''decoreba'', traz ainda aos estudantes brasileiros a oportunidade de vivenciar culturas diferentes de outros povos de seu país, assim respeitar melhor as pessoas e suas diferenças, algo de muito importante para nossa sociade atual.
Verônica, 01 Maio 2009 - 16:06
Não vou prestar vestibular este ano, só ano que vem, mas confesso que não gostei muito dessa mudança. Acho que deveriam deixar como sempre foi o vestibular, e apesar de ainda estar no 2º ano do ensino médio eu me preocupo muito com cada mudança que fazem, porque já estou me preparando para o vestibular. Se o governo pensou que com este método iria ajudar os estudantes, estão enganados, pois só aumentou a concorrência. Acho que quem quer mesmo passar em uma faculdade, a pessoa se esforça e vai atrás, não precisamos de ajudas, e aquelas pessoas que moram longe e não tinham oportunidade de ir para outro lugar para fazer a prova, vai dar na mesma, pois são poucas as pessoas que tem condições financeiras para sustentar seus filhos em lugares distantes. E essa frase de “ A decoreba já vai tarde” foi um pouco absurda, ninguém passa vários anos decorando as fórmulas e sim resolvendo exercícios e entendo a matéria, não se consegue decorar algo e tentar fazer um exercício, porque o entendimento é o principal fator de um estudo.
Verônica, 01 Maio 2009 - 16:04
Não vou prestar vestibular este ano, só ano que vem, mas confesso que não gostei muito dessa mudança. Acho que deveriam deixar como sempre foi o vestibular, e apesar de ainda estar no 2º ano do ensino médio eu me preocupo muito com cada mudança que fazem, porque já estou me preparando para o vestibular. Se o governo pensou que com este método iria ajudar os estudantes, estão enganados, pois só aumentou a concorrência. Acho que quem quer mesmo passar em uma faculdade, a pessoa se esforça e vai atrás, não precisamos de ajudas, e aquelas pessoas que moram longe e não tinham oportunidade de ir para outro lugar para fazer a prova, vai dar na mesma, pois são poucas as pessoas que tem condições financeiras para sustentar seus filhos em lugares distantes. E essa frase de “ A decoreba já vai tarde” foi um pouco absurda, ninguém passa vários anos decorando as fórmulas e sim resolvendo exercícios e entendo a matéria, não se consegue decorar algo e tentar fazer um exercício, porque o entendimento é o principal fator de um estudo.
Bonine John, Manaus., 01 Maio 2009 - 14:45
Eu, tenho 15 anos e estou no 2° grau (prestes ao vestibular). A mudança precisa ocorrer nos colégios também: o estímulo de formalização de senso crítico e exercícios de lógica. Se não, não vai ter adiantado nada.
No colégio publico não tem ralação, tem moleza demais, alunos e professores preguisoços demais...
Gostei da mudança, mas a base para o vestibular ainda está errada.
Lorena Guedes Santos Lima, Brasília, 30 Abril 2009 - 10:39
Meu sonho é que não existisse vestibular, que houvesse um lugar na universidade pra todo mundo, assim como nas escolas públicas. Mas se isso acontecesse haveria outro meio para complicar nossa vida, como cursos de especialisação, ou seja, de qualquer forma, o mundo sempre vai ser competitivo.
Carlos Eduardo, 30 Abril 2009 - 08:19
Em questão de decoreba, foi exelente, e como facilitará a vida dos vestibulandos por que decorar formulas, ninguém merece.
Giovanna Besagio Calegari - Maringá - PR, 29 Abril 2009 - 20:45
Sou estudante e pra mim sempre foi muito frustrante ser obrigada a decorar fórmulas e macetes que certamente não usarei em outra ocasião a não ser na prova do vestibular, onde cobram só um pouquinho do muito que decorei. Creio que a nova versão do ENEM será ótima, pois facilitará a vida dos vestibulandos e proporcionará uma melhor formação educacional durante o Ensino Médio. Adeus decoreba!
Ingrid Santos, 29 Abril 2009 - 10:59
Adoro a Super, mas muito triste uma matéria "essencial" como essa ignorar a crítica mais importante ao novo modelo do MEC. É claro que uma prova unificada facilitaria e muita a vida daqueles que prestam exames em muitas faculdades diferentes; possuem condições econômicas de se deslocar para estudar em outro estado... Mas será um problema para as regiões menos desenvolvidas do país (norte e nordeste), que já são preteridas em vários aspectos (por exemplo as inundações recentes de mais de 20 municípios no interior do Pará, que não receberam nem a comoção nem a filantropia do resto do país e do resto do próprio estado). Não podemos igualar as condições dos estudantes de São José do Rio Preto em SP com os de Oriximiná, no Pará. Se, com o exame unificado, a imigração de estudantes dos outros estados aumentar ainda mais (pois já concorremos com os estudantes do Amapá e Maranhão), ficará ainda mais difícil desenvolver e melhorar a qualidade de vida do interior do nosso estado (sou paraense também).
Gustavo Longaray - Camaquã - Rio Grande do Sul, 27 Abril 2009 - 20:54
Terminei o ensino médio e também fiz cursinho pré-vestibular
em 2008,não pude me dedicar muito ao vestibular pois,os horários eram muito apertados.Sempre quis cursar Direito mas acabei optando por alguma Engenharia por serem mais fáceis de ser aprovado,já que eu sabia que não conseguiria Direito.
Apesar de não ter estudado,consegui ser aprovado em uma instituição Federal entre os dez primeiros colocados,tudo é uma maravilha até você lembrar que não é o que quer,e pensa em fazer um novo vestibular.
Quando soube que o velho e ultrapassado vestibular acabara,não fiquei muito triste.Apenas não gostei do fato de ter que concorrer com pessoas de outros estados,o pessoal da Medicina provavelmente concorrerá com mais de cem por vaga.Claro que o numero de desistentes será maior,até porque sair de um Estado para morar em outro custa uma fortuna,e eles lá de cima não pensaram nisso.
A mudança pegou todo mundo de surpresa,tanto vestibulandos quanto os maravilhosos cursinhos,todos teremos que nos adaptar inclusive os pais a verem mais reprovações de seus filhos.Acredito eu que a mudança será para melhor,apenas irá dificultar um pouco mais e nos obrigará a estudar de verdade para o vestibular,afinal estudar não é perder tempo.
Resta á milhões de estudantes rezar e esperar,para que este novo teste não seja um banho de água fria na esperança de chegar a uma universidade,se tem que mudar que mude para melhor.
Vou novamente fazer "vestibular" sei lá como vai ser chamado,e espero ser aprovado...!!!
Angela , 27 Abril 2009 - 18:45
Olha sempre adorei todas as matérias da super,mas está sobre o vestibular foi a pior que li até hoje na revista!É uma tremenda injustiça esse tipo de vestibular;por vir de um ensino público sei o que falo,vejo que os únicos favorecidos vão ser os alunos das escolas particulares,os alunos de escolas públicas jamais vão dispor de professores e materiais que estes possuem.
O governo deveria criar vergonha na cara e para de implantar cotas e vestibulares unificados,"arrumar a parte de cima da casa não vai resolver os problemas,é o alicerce que está condenado";se eles prezam tanto por igualdade e melhores condições de ensino que invistam em professores realmente capacitados para darem uma boa aula;não em lecionadores que nem mesmo sabem dizer que foi Gandhi,Martin Luther,o ensino no Brasil sempre foi uma vegonha e vai continuar sendo pelo que vejo!!!!!!!!
Jessica Souza, 25 Abril 2009 - 17:06
corrigindo meu erro de portugues: o correto é "especificadamente"
Jessica Souza, 25 Abril 2009 - 16:55
essa mudança só vai nos mostrar o quão diferente é a qualidade de ensino no nosso país! Eu moro na regiao norte, espicificadamente no Pará e garanto que aqui o ensino é pessimo. Como um aluno que nao tem acesso a uma educaçao como a do Rio Grande do sul, que é de longe muito melhor,podera concorrer com alunos que tem acesso a essa educaçao? Daqui a pouco os medicos daqui do Pará serao na maiorioa de outros estados pois tem mais chance de passar no vestibular para medicina!
Caroline - Sorocaba/SP, 25 Abril 2009 - 13:55
Estou passando aqui só para elogiar a matéria"A decoreba já vai tarde: o vestibular pode acabar.." Achei o texto mutíssimo bem elaborado. Parabéns para o autor!
Mariana, 25 Abril 2009 - 12:56
Faço cursinho e estou prestando medicina. Fiquei indignada ao ler a frase "a decoreba já vai tarde". Será que quem escreveu isso sabia o que estava falando? Me pergunto se existe alguém ignorante de achar que passamos o ano decorando coisas e assim passamos no vetibular. Gostaria que quem escreveu essa frase decorasse fórmulas de física e tentasse resolver alguns problemas e eu aposto que não conseguiria. O vestibular não é decoreba, é CONHECIMENTO.
Bianca HT Pinto, 25 Abril 2009 - 12:24
Em referência a matéria "A decoreba já vai tarde:o vestibular pode acabar" publicada na Super Interessante (não sei qual é a edição da revista já que li no site de vocês), gostaria de esclarecer que o MIT(Massachusetts Institute of Technology) não é um membro da Ivy League americana, conforme afirmado. Os 8 membros dessa elite universitária são: Brown University, Columbia University, Cornell University, Dartmouth College, Harvard University, Princeton University, University of Pennsylvania e Yale University. O termo "Ivy Plus" é usado normalmente para incluir, além das 8 Ivies originais, universidades de prestígio nos EUA mas que não são tradicionalmente da Ivy League. O MIT é incluso no Ivy Plus. Uma rápida pesquisa no google teria certificado o autor dos dados utilizados! :)
Juliana, 25 Abril 2009 - 11:25
Mais fácil nunca será, afinal sao poucas vagas para muitos alunos. Mas só de saber que decorar uma fórmula ou não nao vai influenciar na minha entrada na universidade diminui o stress. O que vai mudar é que terei que fazer mais exercicios que estimulem minha capacidade de raciocínio.
Marcos Vínicius Machado Rodrigues, 24 Abril 2009 - 20:55
Se for para falar de benefício eu só vejo por parte do MEC, em minha opnião, eu sei o quanto que o governo tem ciência do que facultades públicas ganham por ano através de inscrições de vestibulares.
Por que mexer em algo que está bem, facultades públicas dificilmente, pelos menos algumas do rio de janeiro, mudaram seu estilo de prova.
Por que o governo não se preocupa com a qualidade do ensino em escolas públicas, que inegavelmente está péssimo, para que esses estudantes no futuro tenham a capacidade de prestar um vestibular.
Rio de janeiro, Duque de caxias
Joyce Fernandes Gonçalves, 24 Abril 2009 - 20:46
Vou prestar vestibular esse ano. Moro no Rio e sei que as universidades daqui são almejadas por muitos.
Sinceramente não gostei desse novo tipo de prova.Penso no quão meu curso vai ficar concorrido, porque sei que não são só pessoas daqui que serão meus concorrentes, mas de todo Brasil.Não quero sair do meu estado para fazer faculdade caso um concorrente do "Acre" esteje com notas melhores que eu.
Miquéias, 24 Abril 2009 - 12:25
Não poderia ter outra notícia melhor.
Filipe S. Rocha - Natal/RN, 24 Abril 2009 - 09:28
O vestibular é um teste para confirmar se aquela pessoa está preparada para enfrentar o mercado de trabalho, a extinção da prova acarretaria em uma demanda muito grande de alunos, e consequentemente o governo teria de aumentar consideravelmente o número de vagas, coisa que acho difícil de acontecer, tornando desta forma o ingresso nas universidades de pessoas despreparadas que muitas vezes irá tomar o lugar de outras realmente interessadas, sem falar que o "fluxo" de desistências também aumentaria muito, pois quem sabe que pode entrar na universidade a qualquer momento, sem prova, poderá muito bem trancar um curso para tentar outro ou desistir facilmente, já que não teve trabalho nenhum para ingressar na faculdade. Por outro lado ajudaria quem não tem condições de ingressar na universidade particular..mas sou contra a extinção do vestibular, quem quer passar no vestibular consegue, só depende da força de vontade.
Liz Fonseca, Amargosa - BA, 23 Abril 2009 - 21:34
Depois de toda uma preparação para um estilo de prova, vem o governo e muda tudo sem consultar a opinião mais importante: a dos estudantes. Quem está encerrando o ensino médio agora terá dificuldade de ingressar em uma federal pois a concorrência aumentará exorbitantemente entre outros motivos. Mas já que a medida está aprovada, vamos "meter a cara" nos livros e bola pra frente!
Marina Azerêdo, 23 Abril 2009 - 21:31
Acredito que essa prova unificada seja uma boa tentativa de melhora, só que no entanto haverá uma grande exclusão social quanto àqueles estudiosos que não possuem dinheiro para ir ao Acre, por exemplo.
Liz Fonseca, 23 Abril 2009 - 21:29
Depois de toda uma preparação para um estilo de prova, vem o governo e muda tudo sem consultar a opinião mais importante: a dos estudantes. Quem está encerrando o ensino médio agora terá dificuldade de ingressar em uma federal pois a concorrência aumentará exorbitantemente entre outros motivos. Mas já que a medida está aprovada, vamos "meter a cara" nos livros e bola pra frente!
Danielly Maia, Manaus - AM, 23 Abril 2009 - 10:49
É uma grande iniciativa a mudança de estilo nas provas de vestibular. Mas para ser eficiente, o ensino nas escolas (principalmente públicas) também deve sofrer mudanças. Os alunos estão acostumados com professores que não saem da rotina livro/quadro, sem preocupação nenhuma de aplicar o que ensinam em experiências diárias. As novas provas levam essa teoria para o dia-a-dia, então, como um aluno que recebe um ensino assim vai ter chance?
Investir antes em ensino de qualidade - escolas bem estruturadas, bom salário para professores, colaboração de faculdades nas escolas - traria mais resultados, mas, de qualquer forma, já é um grande passo rumo a um ensino melhor no Brasil.
Larissa, 22 Abril 2009 - 20:23
Acredito que ficou mais difícil passar no vestibular. Agora a concorrência é de todo um país e não só de candidatos que vem para nossas cidades (em que há Universidades). Para mim que não posso sair da cidade onde moro pois tenho uma filha agora, vai ficar difícil passar aqui. Estou estudando ao máximo e encarando demais os estudos.. mas e se não for suficiente? O ensino daqui é bom, mas é do interior. E o ensino das cidades grandes? Com bons cursinhos e estuturas melhores?? Vai continuar passando quem tem mias condições financeiras de se preparar para a seleção do Enem. E o Ensino Médio vai continuar o mesmo... ruim como sempre (na maioria das escolas públicas). Acredito que só irá dificultar quem está se preparando pelo menos para este ano. Ainda é muito cedo para se adotar esta medida. Queremos ser igual ao EUA mas enquanto o ENSINO BÁSICO não mudar, a educação tende a ficar pior.
Paulo Gustavo de Mattos Júnior - São Mateus - ES, 22 Abril 2009 - 18:23
Faço cursinho pré vestibular e é inevitável ouvir falar sobre essa mudança. Uns dizem que vai ser bom e outros que vai ser ruin. Acredito que para quem estuda, não vai fazer tanta diferença. Mas um fato que me intriga nessa mudança é que, com isso os alunos poderão se inscrever em universidades de outros estados, e assim teriam chances maiores e a oportunidade de igressar em uma universidade que antes não teria condição financeira de ir fazer a prova. Mas o problema é o seguinte: Quem não tem condição de ir fazer a prova em outro estado, vai ter condição de se manter nesse lugar?